Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Gaúcho Wianey Carlet, que chamou Galo de “marrecada” informa: “Evidentemente que eu sei que o Atlético não é um time de marrecas!”

Pedro Ernesto e Wianey Carlet (direita), no papel de “Azedinho” durante o programa Sala de Redação, da Rádio Gaúcha

***

Clima de festa e de tensão em Belo Horizonte para Atlético x Grêmio. Ambiente tipicamente de final de uma grande competição: a cidade respira futebol e o assunto é este em todos os cantos. O preto e branco nas ruas faz lembrar o dia da final da Libertadores da América em 2013, em que carros e pessoas “trajando” o uniforme alvinegro buzinam e gritam “Gaaaaallllllloooo” quando passam um pelo outro. E assim como em 2013 tem muito azul na parada, todos contra, obviamente. Porém, o azul gaúcho se mistura ao preto, não só na camisa, mas também na sintonia que é tradicional entre atleticanos e gremistas. Nessa rivalidade histórica e salutar, a torcida do Cruzeiro tem como parceira no Rio Grande do Sul a do Internacional.

Por isso é que a diretoria do Grêmio se apressou em soltar nota oficial duas semanas atrás, quando o radialista Wianey Carlet incendiou essa final da Copa do Brasil, chamando o time do Atlético de “naba” e “marrecada”, expressões típicas sulistas para desqualificar um adversário. Mas a nota nem teria razão de ser, já que o próprio Wianey disse dias depois que aquilo não passou de uma brincadeira, dentro do espírito do programa Sala de Redação, tradicionalíssimo da Rádio Gaúcha, um dos mais longevos do rádio brasileiro. Virou inclusive tema de livro, “Sala De Redação – Aos 45 do primeiro tempo”, recém lançado, pelos jornalistas Cléber Grabauska e Junior Maicá.
Um programa que faz lembrar o nosso saudoso Minas Esporte, que durou mais de 30 anos na TV Bandeirantes, que fez história na imprensa mineira. Estive lá por 16 anos, trocando zoações com o cruzeirense Flávio Carvalho e até hoje pessoas comentam comigo episódios dos programas daquela época. Hoje mesmo, no Redação Sportv, o Fred Melo Paiva lembrou do Minas Esporte, dizendo que “saía da PUC e ia almoçar” nos assistindo.
Quando o Wianey zoou com o Galo ele estava interpretando o personagem “Azedinho”, que cumpre o papel de sacanear todo mundo que pode no programa, que tem uma audiência fantástica. Só que em Belo Horizonte pouca gente sabe disso e o circo pegou fogo, com a repercussão dada por colegas da capital mineira. Wianey morreu de rir da onda que seus comentários criaram e em seus textos e falas normais, no jornal Zero Hora e na própria Rádio Gaúcha, disse: “Evidentemente que eu sei que eu o Atlético não é um time de marrecas, eu falei aquilo pra provocar o João de Almeida Neto”, colega de programa.
A situação faz lembrar também a turma da 98FM, maior sucesso recente do rádio mineiro, cujos programas e transmissões esportivas são excelentes, porém com 90% de humor e gozações pra cima de tudo e todos do futebol. Principalmente quando falam dos adversários mineiros. Já pensou se os gaúchos tivessem levado a sério a enquete feita pelo 98 Futebol Clube dias antes do Azedinho chamar o Galo de “marrecada”?

Veja aí: 98 Futebol Clube ‏@98FC: O Grêmio levou um pau do Sport…… isso significa?

45% Só pra rebaixar o Inter
5% É fraco mesmo
11% Tá fingindo de morto
39% Normal, gaúcho gosta
Sobre a bola rolando, não sei. Tenho certeza apenas que teremos dois jogos sensacionais, para quem quem “nervos de aço”, como diria o gremista Lupicínio Rodrigues. E espero que o Galo esteja inspirado hoje e dia 30 para ficar com a Taça!

GAUCHO

A propósito, estou aguardando o voo de volta do Rio para Belo Horizonte e ao meu lado aqui no Aeroporto Santos Dumont, este gremista já roeu quase todas as unhas, embarcando para chegar em Confins e seguir direto para o Mineirão.


» Comentar

Comentários:
4
  • ita disse:

    FORA CAZARES

    FORA MARCELO, simplesmente por não ter moral pra colocar ele no banco

    Estamos numa final e conseguimos ser piada

    ABSOLUTA VERGONHA DA POSTURA DO TIME

    O gol do gremio, nem em rachão é aceitável

  • Julio Cesar disse:

    Chico, seu xara Chico (Buarque de Holanda) mandou retirar a musica dele do programa da TV Cultura apos participação do golpista.
    Quanto ao jogo, com gramado encharcado, é ganhar bem ! Galo deicidiu fora em outros anos e jogou bem mas não levou.
    E este time do Galo, este ano jogando no campo do adversario foi decepcionante. Portanto, faça bom resultado em casa.

  • Marcão de Varginha disse:

    Caro Sr Wianey Carlet: se ainda não aprendeu, a boca fala o que o coração sente… além do mais uma pessoa que tem por profissão levar informações íntegras aos ouvintes, deveria priorizar o exemplo e comportar-se de forma mais profissional. Desmerecer e desqualificar o adversário jamais deveria ser uma tônica de jornalistas profissionais, se é que me faço entender. Sugiro-lhe que doravante teça comentários mais isentos, mais imparciais, com mais profissionalismo que esperamos encontrar em profissionais tão veteranos, como é o caso de V. S².
    – Que ambas equipes exibam um bom futebol, que as arbitragens não queiram aparecer mais que os atletas, e que vença àquela equipe que apresentar um futebol mais coeso, sem violência… boa sorte, Galo, respeite o Grêmio, continue humilde, procure vencer na bola, com boas apresentações e honestidade, afinal somos um clube que nunca assumiu publicamente ter comprado arbitragens!
    – #benecyeternomito

  • Fernando Rocha disse:

    Boa tarde Chico. Saudades do “Minas Esporte” que aqui nestes grotões e em todo o estado tinha uma audiência sensacional. Lembra do primeiro clássico Atlético x Cruzeiro no Ipatingão em 1996 vencido pelo Galo (2 x 1) gol da vitória do saudoso “super” Ézio. Pois eu estava na transmissão pela Rádio Vanguarda e você chegou na cabine. Coloquei você no ar para nos dar uma palhinha do jogo e aí a torcida abaixo das cabines que era do Cruzeiro se levantou e começou a te xingar. Do outro lado imediatamente a massa do Galo passou a gritar o seu nome. Me lembro disso até hoje com emoção. Tudo isso fruto da audiência e prestígio que o programa “Minas Esporte” proporcionava a vocês todos seus integrantes. Um abraço.