Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Que dia difícil de passar!

É tanta gente tão próxima, de um mundo em que vivo desde criança, que o sentimento é de perda de parentes e amigos muito ligados. Em poucas vezes me senti tão deprimido na vida. Talvez só no dia em que perdi meu pai, em 2002.

Jogadores de futebol, treinadores, preparadores, médicos, jornalistas, radialistas, dirigentes, enfim, todos nós, lutamos muito para conseguir um espaço neste meio, na maioria absoluta dos casos. É muita batalha, renúncias, incompreensões, competição. O futebol é um dos maiores agentes de inserção social do Brasil, trampolim de onde gente simples de qualquer canto desse país desigual salta para o sucesso no mercado de trabalho. Muitos para melhorar a situação de suas famílias e comunidades.

Ainda mais quando se trata de um clube como a Chapecoense, de uma cidade de porte médio, vivendo um sonho, fruto de trabalho sério, modelo para coirmãos pequenos, médios e grandes.

A rotatividade no futebol é enorme e todo mundo se conhece, nem que seja apenas através de contatos rápidos. Quantas dessas vítimas já passaram pelo futebol mineiro? Caio Jr., jogador do Cruzeiro, Bruno Rangel e Kempes do América. Os caríssimos companheiros de imprensa, alguns com quem tive o prazer de trabalhar na mesma empresa, caso do Mário Sérgio na Band, ou nos tempos em que ele foi técnico do Atlético. Paulo Júlio Clement, de coberturas memoráveis de Pré-Olímpico, Copas América, Copas do Mundo, dos tempos dele como repórter do O Globo e agora na Fox Sports. Vitorino Chermont fez bons amigos em Belo Horizonte, principalmente durante a cobertura das últimas Libertadores da América, também pela Fox. Deva Pascovicci é um dos colegas mais elogiados pelo Mário Marra, mineiro que faz sucesso na imprensa de São Paulo. Conta que o Deva foi um dos principais apoiadores que ele teve em seu início na capital paulista, um ser humano muito especial. Ironia do destino, o Deva lutou bravamente contra um câncer bravo, durante três anos e venceu.

O filho do Caio Jr. contou em entrevistas não estava no voo porque esqueceu o passaporte em casa. Situação semelhante ocorrida comigo, e que me faz repensar a vida todo fim de ano, quando dezembro se aproxima. Vai fazer 30 anos, dia 1º, que três amigos queriam me dar uma carona para Sete Lagoas e eu agradeci. Passaram na Rua Paraíba, onde ficava a Rádio Inconfidência meu local de trabalho na época. Não fui porque era dia de prova na Faculdade de Direito e eu pensei que eles fossem se atrasar e me complicar. Optei por um dos ônibus especiais que levavam diariamente os estudantes para a Faculdade em Sete Lagoas. Chovia forte, os ônibus se atrasaram demais para sair do centro de Belo Horizonte e chegar à BR-040 que era de pista simples na época. No meio caminho o trânsito quase parou, na região de Andiroba/Esmeraldas. Acidente. Com o ônibus trafegando a 20 Km/h, em meia pista, me foi possível ver quase a metade do Ford Del Rey dentro da cabine de um caminhão Mercedes 1113. Me recusava a acreditar, mas eram eles: Zé Carlos ao volante e Marco Antônio Padrão no banco do carona. Mas faltava um, Éder, deixando uma ponta de esperança que não fossem os meus amigos. Mas, desfeita quando me informaram que ele foi retirado com vida do carro e levado ao Hospital de Sete Lagoas, onde morreu pouco depois da entrada. Foi como nascer de novo, mas nunca vou esquecer a imagem dos três caixões no velório no dia seguinte, além da falta que fazem até hoje!

Porém, como gostava sempre de repetir o saudoso Dirceu, o “falso ponta” do Telê Santana na Copa da Espanha, “vida que segue!”. Doída, mas que segue!


» Comentar

Comentários:
26
  • André Corrêa disse:

    Belo relato, Chico!

    Foi um dia que custou a passar.

    Eu gasto cerca de 1h da minha casa até o trabalho, todos os dias.

    Ninguém viu, mas eu chorei copiosamente nesse trajeto todo.

    Não há como gostar de futebol como a gente gosta e não se sentir essas mortes como se fossem de gente querida.

    Nós, amantes do futebol, estamos todos de luto.

  • Marcão de Varginha disse:

    O Presidente da FIFA poderá participar dos velórios em Santa Catarina… e por razões óbvias “nosso” presidente da CBF não pôde estar “in loco” na Colômbia, solidarizando-se. Já não é hora daqueles que acompanham o futebol, principalmente daqueles que fazem desse esporte seu meio de vida (atletas, federações estaduais, comissão técnica…) exigir a renúncia desse cidadão de nossa entidade-mor, elegendo outro que tenha mais capacidade para dirigi-la, resgatando sua moralidade? o falido e combalido futebol brasileiro necessita de mais transparência, maior representabilidade, mais lealdade, moralidade… senão daqui um lapso de tempo outros dirigentes poderão aparecer assumindo literalmente ter manipulado arbitragens e tudo cairá no esquecimento, na normalidade; afinal, “os exemplos arrastam” , a impunidade reina e a lei da mordaça ainda é rotineiramente utilizada de forma corriqueira!
    – #benecyeternomito

  • Marcos Vitório disse:

    Msg de amigos do MPF:
    Não, pessoal, não foi uma vitória.
    O caixa 2 era o de menos, perto de tudo o que o Congresso fez para desfigurar as 10 Medidas, transformando-as em 10 Medidas a favor da corrupção.
    Caíram as medidas sobre:
    – Extinção de domínio
    – Fim da prescrição retroativa
    – Whistleblower
    – enriquecimento ilícito
    – teste de integridade
    – confisco alargado
    – acordo penal
    – simplificação do procedimento da AIA

    Ficaram:
    – penas maiores/escalonadas, mas com alterações
    – criminalização do caixa 2

    Entrou:
    – crime de responsabilidade de juízes e membros do MP
    – criminalização de desrespeito a prerrogativas de advogados

    Os instrumentos introduzidos pelo Congresso inviabilizam a atuação do Ministério Público e demonstram a desfaçatez de corruptos, que não se intimidaram diante de 2,5 milhões de assinaturas que apoiaram os projetos de lei e de todas as manifestações da Internet. Ou seja, diante do medo de serem investigados, resolveram atacar quem pode questionar suas atitudes nefastas.
    Tudo isso, feito na calada da noite, em que o Brasil chorava uma tragédia. Tudo de uma baixeza incrível, de uma vilania imperdoável! Uma segunda tragédia e de grandes proporções.
    Não há nada a comemorar, é hora do povo partir pra cima do Congresso e lembrá-los que “todo poder emana do povo” e que a nação não aceitará mais que políticos governem guiados por seus interesses particulares.

  • Marcos Vitório disse:

    A bandidagem travestida de representantes do povo aproveitou a comoção nacional de uma tragédia e junto com a calada da noite fizeram uma farra na legislação, bem como legislando em causa própria, aprovaram o maior Frankenstein. Distorcerem todo o projeto de crime de corrupção e transformaram quem investiga em réu, o maior absurdo. Agora a sociedade não pode ficar calada de braços cruzados diante dessa situação, ou essa casa representa os interesses da nação ou fecha de vez.
    Uma medida deveria ser exigida. “Nenhum projeto de lei poderá ser aprovado na madrugada.” Todas as votações deveram ser feitas em horários compatíveis para que seja acompanhado pelo maior número de pessoas possível, nada de votações que entram madrugada a dentro assemelhando-se a bandidos que trabalham na calada da noite.

  • Marcos Vitório disse:

    É, mas o que parece, esse acontecimento foi por negligência. Por isso essas vidas humanas foram ceifadas. Um avião com autonomia de voo de 2900 km nunca poderia fazer um voo Santa Cruz de La Sierra, Bolívia a Medelín, Colômbia sem uma parada pelo menos. Foi talvez uma tentativa de economizar no fretamento da aeronave que possibilitou a tragédia, Lamentável.

  • Marcão de Varginha disse:

    O país e o mundo todo se comoveu e ainda se comove com esse terrível acidente vitimando não só atletas de futebol, mas outras pessoas do povo que também merecem toda nossa consideração, respeito e solidariedade.
    – Mas se tem uma pessoa com mais “obrigação” de ter ido acompanhar pessoalmente a situação “in loco”, com toda certeza seria o presidente da CBF… mas por razões óbvias esse não irá ao local, pois, está literalmente proibido de sair do país… isso é uma afronta aos bons costumes!
    – Alguém tem que falar ao presidente da CBF que por essa e outras razões incabíveis, e para não continuar envergonhando o povo brasileiro por não poder ir à Colômbia, ele deveria abandonar o barco para que houvesse eleição e o futuro presidente procurasse moralizar o tão combalido futebol brasileiro!

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    A vida é feita de mistérios insondáveis. Tentar entender o que aconteceu é o mesmo que tentar desvendar o mistério da nossa existência e da fragilidade da vida humana. Não há o que falar. Há que se refletir e rezar pelos que se foram e pelos que ficaram com esta dor infinita.

    Será que havia a necessidade de escrever certo por linhas tão tortas? Não vamos (nem podemos) questionar os desígnios de Deus. O que ficou escrito e que vai retumbar para sempre em nossos corações é que a brutalidade do fato descobre e expõe um sentimento de solidariedade nos quatro cantos do mundo. São linhas muito tortas, mas o resultado é um ensinamento misterioso e fantástico.

    Ainda que apareçam seres com aspectos de humanos que não fazem parte desta solidariedade, pela simples incapacidade de ter qualquer sentimento nobre em relação a tudo que a tragédia trouxe, devemos agradecer pela imensa lição que foi para nós os “humanos”: não existe nenhuma cor de camisa que seja superior ao grande ensinamento “ama o próximo como a ti mesmo!”

    Chapecó, seu povo, o clube, os familiares merecem o nosso respeito eterno e as nossas preces.
    Somos impotentes para ir além.

  • Marcelo de Andrade disse:

    Um dia de luto, triste, para todo o povo brasileiro, e os caras do congresso lá votando e com direito até a coquetel. Não era pra ter sido votado nada ontem, luto no congresso. A quem esses caras representam? Povo de marte?
    Estarrecedor. Aberração.

    Soltei os panos
    Sobre os mastros no ar
    Soltei os tigres
    E os leões nos quintais
    Mas as pessoas da sala de jantar
    São ocupadas em nascer e morrer

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Todos os times poderiam jogar a última rodada com o uniforme da Chapecoense.
    Uns jogariam com o uniforme A, e os adversários com o B.
    Não resolve nada, mas seria uma homenagem digna e emocionante.

  • Pablo de Oliveira disse:

    Absurdo o Piloto ter feito esse trajeto com combustível no limite.
    Viajando de carro por uma estrada onde não conhecemos se o veículo entrar na reserva já ficamos tensos imagina um avião.
    Com o aeroporto fechado para a prioridade do outro avião que relatou vazamento de combustível, ele teve de esperar fazendo círculos no ar, e essa espera foi fatal….
    Esses aviões fretados tem que ser melhor fiscalizado, absurdo as Autoridades Bolivianas terem autorizado um plano de voo desses.
    Acho que na ultima rodada do Brasileiro a Chapecoense deveria enfrentar o Atlético sendo representada pela seleção do campeonato, o estadio ia lotar e a renda seria muito útil em um jogo repleto de emoção e homenagens.

  • Raws disse:

    Depois da dor a revolta. O que essa CORJA fez nessa madrugada, é de pedir licença à Deus que me ensina só coisas boas e desejar coisas ruins. Quadrilha, antro de pestes, aberrações sem caráter, estrume sem finalidades. Ahh. É muito nojo, é muita revolta. Fizeram uma encenação domingo com relação ao caixa 2, dando uma de três mosqueteiros(Na hora comentei, aí tem coisa), e alinhavaram uma escárnio no momento adequado para eles. Malditos. A vida não exime ninguém da lei do retorno, você colhe o que planta.

  • Renato César disse:

    Sobre a próxima rodada, acho que os clubes poderiam se inspirar na Tragédia de Superga. Quando houve o acidente com o Torino, as rodadas seguintes do campeonato italiano ocorreram, só que o Torino entrou com time juvenil porque não tinha atleta profissional e os principais clubes acabaram fazendo o mesmo em solidariedade.

    Pelo menos o jogo do Galo contra a Chapecoense na Arena Condá poderia ter em campo apenas atletas juvenis, de preferência com a Chapecoense jogando toda de verde (patrocínios e numeração em branco) e o Galo todo de branco (patrocínios e numeração em verde).

  • Julio Cesar disse:

    Chico, postei ontem e o que escrevi foi certamente voce conhecia essas pessoas que se foram. Se eu que so vi essas pessoas em reportagens ou transmissões pela TV fiquei num baixo astral terrivel, imagino voce.
    Mas com essa solidariedade em todo mundo que se viu, #somostodosChape, poderia servir de reflexão aos membros de torcidas que vão as ruas e aos estadios se degladiarem. Por nada ! Torcedores se matando e atingindo tambem aqueles que so vão torcer. Seu time venceu, ok, va aos bares, ruas e comemore. Perdeu, va pra casa ! Futebol é temporada. Nessa perdeu, na outra vence.
    Sera que estas pessoas tem QI ou mesmo sentimento pra refletir diante de uma tragedia dessa ?
    Aquela sensação de fragilidade que a vida passa diante dos acasos tem que acabar sendo superada e procurarmos força pra continuar.

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Tragédia. Todo mundo triste, um pouco sem atitude. talvez por perceber a fragilidade da vida e… os deputados se aproveitando para transformar as 10 medidas contra a corrupção num presente de natal para… eles!!!
    Que Deus cuide de todos… os que se foram, os que ficaram e dos políticos.

  • Rick disse:

    Meus sentimentos para todo mundo. Não tem palavras… Um abraço holandês.

  • Raws disse:

    Que dia… Se não bastasse o meu sentimento de tristeza, tenho de conviver e tentar consolar meu pequeno de 12 anos, muito infantil ainda, apaixonado com o” cartola” e sem compreender que a vida é assim. Cheia de alegrias, porém rodeada de dores e tristezas. Chorou várias vezes, e agora repetindo que nem papagaio, teorias de sua imaginação. Acabou de me perguntar, papai, será que pode algum jogador ter saído na mata procurando ajuda e ainda estar vivo? É duro, é doido ter fé mas não conseguir acreditar nesse milagre e não poder manter suas esperanças de criança. O melhor que pude dizer e acredito nisso foi, filho, eles morreram como heróis. Deus os tirou do anonimato, deu-lhes uma notoriedade jamais antes alcançada e os eternizou em todo o planeta. Isso ninguém jamais apagará desse grupo de seres humanos, modestos e até desconhecidos. Se for para morrer, que morram na glória.

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Triste , muito triste, que Deus de forca as famílias. Tambem ja passei por situação parecida, e realmente nos faz repensar nossas vidas.

  • Marcos Almeida disse:

    Sete a um não significa nada perto desse desastre que matou todo o time da Chapecoense. Acima de jogadores eram filhos, maridos e pais de família! E tinha gente famosa dizendo em 2014 que o 7×1 foi o 11/09 brasileiro.
    A queda do avião que levava um clube do interior brasileiro a uma final de Copa sul- americana é o verdadeiro 11 de setembro dos brasileiros. Uma tragédia que levou aos prantos todos os profissionais da bola e da mídia.
    Que esse pequeno notável clube do futebol brasileiro possa se recuperar o quanto antes dessa desolação e#forçachape

  • Leandro Fábricio disse:

    DEUS tem um proposito na vida de cada um de nós, uma folha não cai de uma arvore se não for da vontade de DEUS, o rapaz ia estar no voo e não esteve por causa que esqueceu o passaporte… coincidencia?? Não…… muitos jogadores eram pra estar no voo e não estavam porque não foram relacionados pra partida…. coincidencia??? chico maia recusa carona que mais tarde seria envolvida em acidente fatal…coincidencia????

    que deus conforte os familiares de todos os envolvidos no acidente…

  • Tom Vital disse:

    Dia muito triste.O destino gosta de pregar peça na gente.Mas apesar de tudo a vida tem que seguir…E até chegar a nossa hora a gente vai vivendo de alegrias e tristezas.

  • Thiago disse:

    Pra quem é ateu, fica a pergunta: como explicar que seis pessoas sobreviveram à essa tragédia?
    Deus tem algo pra mostrar a essas pessoas, senão qual motivo seria?
    Que deus conforte a dor das famílias na sua misericórdia!

  • Luis Cláudio disse:

    Sem palavras, desde o Hora 1 de hoje! Trabalhei durante a noite, não consegui dormir até agora.

  • Renato César disse:

    Todos nós nos lembramos nestes momentos de histórias assim. Também já passei por isto, é complicado.

    Fato é que, independentemente de crenças, cada um tem sua hora.

    Que Deus conforte família e amigos da vítimas!

  • J.B.CRUZ disse:

    DURANTE NOSSA VIDA:
    Conhecemos pessoas que vêm e que ficam.
    Outras que vêm e passam..
    Existem aquelas que vêm, ficam e depois de algum tempo se vão…
    Mas existem aquelas que vêm e se vão com uma ENORME VONTADE DE FICAR….
    Que o REI DOS REIS os acolham no ORIENTE ETERNO….AMÉM !!!

  • luiz ibirite disse:

    Meu de Deus que sentimento é esse? Misericórdia é o que peço!!! Que o Senhor conforte aos familiares e amigos!

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Bota difícil nisso viu Chico…

    Essa terça-feira está terrível…
    Essa tragédia abalou todo mundo. Hoje não produzi nada. Não consegui trabalhar direito. Não consigo me concentrar. Tem coisa pra fazer, mas tô postergando…
    A alegria e otimismo são algumas das minhas características. Mas hoje a tristeza tomou conta de mim e estou impressionado até agora.
    Só Deus e o tempo mesmo pra cuidar do coração dos familiares e amigos das vítimas.