Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Nosso direito de desconfiar, “tomara que eu esteja errado” ou, “o dia de bonzinho do Tony Soprano”?

Ontem a imprensa nacional deu destaque para as bandeiras da Galoucura e Máfia Azul, lado a lado, harmonicamente, na Arena Condá, estádio onde os corpos do voo da Chapecoense estavam sendo velados em Chapecó. Hoje, li na Gazeta Esportiva: “… Em uma cena que seria difícil de imaginar não fosse o atual contexto pelo qual o futebol está passando, a Independente, do São Paulo, a Gaviões da Fiel, do Corinthians, a Mancha Verde, do Palmeiras, e a Torcida Jovem, do Santos, levantaram todos as sua bandeiras que levam as cores de seus times de coração, no entanto, para entoar o mesmo grito: o de solidariedade pela Chapecoense…”

Cenas como estas estão sendo registradas em todo o país, em que inimigos (sim, entre grupos como estes não há rivalidade, mas ódio e outros interesses) se confraternizam neste momento de comoção mundial. Infelizmente sou obrigado a ficar ressabiado da mesma forma que o experiente e ótimo jornalista Sérgio Xavier Filho, que twittou: ‏@sxavierfilho “Da série “tomara que eu esteja enganado”: o tal ato das organizadas no Pacaembu é o dia de bonzinho do Tony Soprano”. O passado dessa turma nos leva à desconfiança e nos faz pensar em oportunismo.

 

Sem defesa

Diz a Declaração dos Direitos do Homem, que “Todo acusado tem o direito de ser presumido inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa”. Mas será que este Miguel Quiroga, o piloto que não obedeceu as normas de voo merece ter estes mesmos direitos?

 

Nada a ver

Muita gente diz que devemos aceitar essa tragédia como “desígnios de Deus”. Não dá! Foi ganância, tragédia anunciada, que pegou a Chapecoense, mas poderia ter sido a seleção da Argentina ou uma das outras quatro delegações que viajaram com essa LaMia, com limite de voo sem direito a nenhum imprevisto. Só que nessa roleta russa do piloto Quiroga, dessa vez houve um contratempo.


» Comentar

Comentários:
15
  • Julio Avila (Mariana) disse:

    A Chape vai se reerguer tenho certeza absoluta disso,sempre foi bem administrada,tem uma torcida atuante,ajuda da prefeitura local entre outras coisas!
    muito bonito a iniciativa dos times em ajudar mas não podemos esquecer das familias que vão precisar ainda mais de ajuda pois perderam quem tinha a maior fonte de renda que era os jogadores,esses que a maioria estava no melhor momento da carreira mas ainda não tinha um contrato que desse garantia de sustentar essas familias por muito tempo!

  • Luiz disse:

    Certamente essa bandeiras são de gente de lá de Chapecó. Esses ignorantes de Mafia Azul e Galoucura não tem essa sensibilidade.É só ter um joguinho aqui que as turras começam.
    Quanto à tragédia da Chapé foi indiscutível e lamentável. Agora, nesse momento de dor profunda , todos prometem “mundos e fundos”..quero ver daqui um mês, quando a coitada da Chapecoense retomar suas atividades. Todos sumirão.

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    Falou tudo, Chico!

  • Pablo de Oliveira disse:

    Falando do Galo:

    Sonhei com Nike e Adidas como fornecedores de camisa do nosso Galo e acordei com Topper.
    Entra presidente e sai presidente e nenhum consegue fechar com a Nike ou Adidas, será por quê?
    Será que eles não percebem que mesmo ganhando menos que as concorrentes no ato do contrato, não vai fazer muita diferença pois a venda das camisas vão ser muito maiores e globais podendo arrecadar até mais que marcas como Topper, Penalty, Lupo etc
    Nosso manto sagrado é a identidade do clube e todo ano a mesma coisa nenhum presidente tem coragem de colocar Nike ou Adidas no peito, deixando nosso manto muito mais bonito e respeitado.
    Na boa preferia até a Umbro ou a Puma mas Topper de novo não mil vezes não…

    • Paulo César disse:

      Penso da mesma maneira, Pablo. Critiquei quando o Galo fechou com Lupo e Dry World. Tomei pancada de alguns que disseram que “o importante era a grana, marca era bobagem…”. Pergunto: “que grana, cara pálida?”. Lupo’s e Dry Word’s da vida PROMETEM mas não têm lastro para honrar o que prometem…

      De que adianta acenar com um contrato mega giga tera ultra blaster se a cor do dinheiro NÃO aparecerá?

      E o agravante é: Topper é péssimo dos péssimos. Nos vestiu mal em 2011 e 2012. Duas camisas horrorosas (tudo bem, questão de gosto…). Atlético talvez seja o clube mais “esculachado” em termos de cuidado com marketing e a própria imagem. Como pode ter tão pouco cuidado com uma coisa tão básica? Camisa bonita vende, até para torcedores de outros clubes que façam coleção. Básico.

  • Pedro Vítor disse:

    Eu não me iludo com essa foto porque no momento tudo são flores e mais o espirito de porcos estão ali em acordo de cavaleiros dando uma trégua se assim pode dizer ou pensar…

    Se pesquisar a fundo o passado dos camaradas vai encontrar o passado tenebroso as lutas de sangue onde muito inocente foi ferido ou até morto…

    Infelizmente no meio da torcida organizada tem gente de bem mas a grande maioria gosta de aprontar, principalmente quando estão em grupos, depois que aprontam e São pegos aí é se pousam de bom moço e entram os defensores a mim uma imagem dessa não quer diEe nada….

    Aliás diz que a qualquer momento a coisa pode feder

  • Thales Rosa disse:

    Concordo totalmente com voce Chico, tragedia? Houve homicidio! O tal piloto matou 70 pessoas e suicidou.. esta é a verdade!

    • Alisson Sol disse:

      Thales,

      E você é advogado, espalhando uma coisa destas…
      Sabe muito bem do interesse enorme das empresas envolvidas em se colocar a culpa no piloto. Eu vi a entrevista de um “especialista” na TV que, primeiro, falava que era preciso esperar o resultado das apurações. Logo em seguida, já dava o veredito de que o piloto era culpado, e isto não era acidente, indo mais longe, chegou a afirmar algo no sentido de “…a seguradora não vai pagar isto aqui“.

      Ora, avião não é ônibus. Tente entrar em um avião e programar um vôo para uma distância além do que a autonomia do avião permite! Tem gente falando de avião como se fosse piloto formado e experiente, mas seria incapaz de pousar sequer uma teco-teco em um simulador de vôo no modo tutorial…

      O histórico da avião é impressionante em relação à sequência:
      1) Culpam alguém que morreu, ou um subordinado do mais baixo escalão.
      2) A empresa fabricante estuda o acidente.
      3) São feitas modificações no equipamento e/ou nos procedimentos recomendados.
      Ora, se os procedimentos e equipamento não tinham problemas antes, mudar para que?

      Claramente, todo procedimento e equipamento pode ser melhorado. Mas isto tem de ser feito proativamente, e não apenas depois de acidentes. Claramente, há decisões econômicas em todos os escalões que levam a acidentes, mas não se pode apenas atribuir tudo à “última decisão”.

      Vamos aguardar e ver no que vai resultar a investigação dos especialistas.

  • Leandro Fábricio disse:

    No site do globoesporte a esposa do piloto diz em entrevista que a familia está recebendo ameaças por causa da tragédia… se for verdade e não for matéria sensacionalista .. digo que é aí que começa a aflorar a ignorancia humana…

  • Tom Vital disse:

    Quem sabe a tragedia com o time da “Chape”,sirva para colocar juízo na cabeça dessa gente.Pois como bem disse o Lendário treinador escocês,Bill Shankly: ” O futebol não é uma questão de vida ou de morte.É muito mais importante que isso…”

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    “Mas será que este Miguel Quiroga, o piloto que não obedeceu as normas de voo merece ter estes mesmos direitos? ” e Juiz que nao respeita a Constituição ?, tem direito a carta branca? e Juiz que poe menina numa cela com 60 Homens ? tem direito a aposentadoria com todos os direitos ao invés da prisão ? e o Juiz que vende Habeas corpus ? tem direito a ficar sem punição ? eo Juiz que matou um segurança desarmado em Sobral , so pq o supermercado estava fechado ? tem direito a ficar livre sem punição ?

  • Renato César disse:

    Ao que tudo indica, o piloto e sócio da empresa foi imprudente. Ele correu o risco de causar um acidente de grandes proporções.

    Alerto que, pelo que entendi a partir desta tragédia, parece que as companhias aéreas estão usando esta mesma estratégia de andar com combustível no limite.

    Caberia uma investigação das autoridades para evitar mais tragédias.

  • Leandro Fábricio disse:

    Concordo, porque se assim for não haveria culpado algum em nenhuma morte, porque se está na sua cina que irá morrer naquele dia, naquela hora, naquele minuto então o autor não teria culpa não é mesmo???? Ele foi apenas o elo de ligação…

    todos sabemos que um dia morreremos, não sabemos como e de qual jeito, mas muita morte pode sim ter sido antecipada, sonhos interrompidos antecipadamente sim… é no que acredito…

  • Leandro Fábricio disse:

    como diz o ex goleiro chilavert, também acho que a conmebol também tem muita culpa nisso aí…