Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O melhor exemplo desta final de Copa do Brasil entre Atlético e Grêmio

Esta foto me foi enviada direto de Porto Alegre pelo Cláudio Vaz de Melo, natural de Cachoeira da Prata-MG, gerente do Banco do Brasil em Sete Lagoas. Ele é o de camisa branca, à esquerda, segurando a bandeira do Galo. A torcida do Grêmio recebeu a do Atlético com “honras de Chefe de Estado”, assim como os atleticanos a recebeu em Belo Horizonte no primeiro jogo.

As torcidas dos maiores clubes do país têm sintonias entre elas nos diferentes estados, porém seletivamente, na maioria dos casos. Nessa relação Rio Grande do Sul/Minas Gerais a sintonia dos torcedores do Internacional é com a torcida do Cruzeiro.

Quando se fala em Rio de Janeiro, é Galo/Vasco, Cruzeiro/Flamengo. Em São Paulo, apesar da mesma origem palestrina, a sintonia cruzeirense é com a do São Paulo; do Galo com a do Palmeiras.

O ideal seria este bom entrosamento entre todas, para que não tivéssemos tantos fatos lamentáveis de violência nessas rivalidades. A razão de ser do futebol em sua origem é confraternização, motivo de festa e integração.

Aquele outro belo exemplo que vimos na Arena Condá, das bandeiras da Galoucura e Máfia Azul juntas, prestando homenagem à Chapecoense, poderia se perpetuar e se espalhar país e mundo afora. Que a rivalidade fosse civilizada, normal, e que ficasse dentro das quatro linhas. Fica aqui o meu pedido à Papai Noel para o ano de 2017.


» Comentar

Comentários:
26
  • Pedro Vítor disse:

    Mas dizem que por de trás da “paz” das torcidas organizadas de São Paulo está uma ordem do Pcc de que se as torcidas brigarem entre si o Marcola vai pegar os líderes

    Com essa turma ninguém brinca, chama crime organizado não são bandidinhos do Rio tão bem acima disso.

    Torcida organizada não respeitam nem a mãe deles nem a Polícia agora bandido eles respeitam

  • Sérgio Lopes disse:

    Algumas figuras tradicionais da política brasileira contribuíram para o desenvolvimento do Brasil e a consolidação da democracia. Contudo, a cúpula atual do PMDB está envolvida em vários casos de corrupção. Vamos refletir a respeito desta situação. Acessem : blogdosletradosdesalienados.blogspot.com
    Desejo o melhor para todos.
    Sérgio Lopes

  • Alex disse:

    …eu sempre sonhei com o um Galo financeiramente equilibrado….parece que esse sonho se concretizará em breve….vivemos em um mundo capitalista e que o dinheiro sempre fala mais alto….e é quase impossível concorrer com os protegidos do eixo sem dinheiro …..o próprio ,Pirangi é a prova disso…enquanto esteve equilibrado financeiramente, competiu de igual pra igual com eles…aí a grana ficou curta, todos já sabem do final….a começar pelas rendas penhoradas e empréstimo pra pagar salários…..enfim, pra mim, o estádio do Galo é essencial pra esse equilíbrio….a prova maior disso é que a partir desse ano, depois de décadas, parece que o Galo passará a ter lucro….

  • Fernando disse:

    Tem jeito não Chico, e normal ter amigos e inimigos

  • JOAO PAULO HORTA CAVALIERI disse:

    Boa noite a todos!

    Bagunça a vista em 2017, com o presidente, a diretora executiva e sem diretor de futebol presente no CT, vão largar a bomba na mão de um treinador mediano e iniciante, que eu esteja errado.

  • Lucio disse:

    O Galo é o único time do mundo que joga sem um armador, sem um jogador que distribua o jogo e municie o seu poderoso ataque. Poderíamos ficar atuando contra o retrancão do Grêmio durante 12 horas que não faríamos gol nenhum.
    E isto acontece porque nossa diretoria entende muito pouco de futebol (o Cuca foi nosso melhor diretor de futebol em décadas). E o presidente ainda vai dividir seu tempo com a prefeitura…

  • Marcos Almeida disse:

    E o curioso disso tudo é que torcidas organizadas daqui(tanto a do Atlético quanto a do Cruzeiro) nâo possui ligações de amizade om as organizadas de times como Corinthians e Fluminense, por exemplo. Nem as organizadas de Santos e Botafogo possuem algum vínculo com as organizadas mineiras. Mas no caso do Corinthians, não faltam razões para Máfia Azul e Galoucura arredarem da Gaviões da Fiel.

  • Cesar Lopes disse:

    Num país em que a educação fica sempre em 2º plano, é impossível ver todas as torcidas reunidas
    nesse clima de harmonia.
    Adversário(no futebol) não é inimigo.

  • Leandro Fábricio disse:

    Atlético sem adriana branco e com nepomuceno dividindo prefeitura e presidencia do galo… maluf todos sabem que teve um problema de saude e possivelmente não terá atenção exclusiva para o atlético, mas o mais importante é a vida humana e nesse caso maluf estará insento de qualquer culpa se não conseguir exercer sua função no clube como antes…

    e aí amigos… sem querer ser pessimista mas já sendo, estou muito preocupado com o atlético para 2017, não bastasse isso tudo que falei acima, estará a frente do time um treinador novo com outro planejamento em mente ou seja vamos começar do zero, atrás no quesito planejamento de clubes que já tem desde o ano passado treinador definido…

    é gente…

    • luiz ibirite disse:

      fala marcio, daqui a pouco o mais iludido de todos vai comentar, espere só, ele não perde uma, ja tem ate um comentario dele acima dizendo que o cruzeiro está quebrado. sabe de nada inocente, kkkkkk

      • Alex disse:

        …menino chorão de Ibirité, mais um que virou fã e vive mandando indireta…amigo, homem não manda recado, fala na lata….é só ter coragem e bater de frente com o papai aqui….e fique tranquilo, sou da paz, sou da zoeira, nunca apelo…kkkk….sabe oque fez vc me seguir/..é por que sempre tenho respostas ….e outra, sempre falo a verdade…quer a prova que o dindin tá escasso no seu time?…a Dimara, cruzeirense declarada disse que o problema do seu time principal é as finanças….sinto muito amigo, mas o presente de vcs é cabuloso…kkkk…agora, ao invés de mandar indireta, por que não junta vc, o rosa, o chorão de Mariana e o Márcio bency e arrumem algum jeito de desmentir o que eu escrevo?…xingar, babar, descabelar e chorar vc pode, me desmentir, jamais….tenta a sorte….

  • Jorge moreira disse:

    Sabem como eu vejo futebol e torcidas,assistam o programa rivalizando aos domingos as 9 da noite no yutube ,muito bom muito engraçado, os caras fazem brincadeiras entre o Galo e a Raposa mas sem desrespeito só nas brincadeiras melhor do que assistir o programa da rede minas eles falam de futebol sério mas em tom de briicadeiras como o futebol deve ser tratado eu assisto o rivalizando

  • Alex disse:

    …pra não dizer que sou ruim e que não ajudo aos amigos cruzeirenses, consegui a agenda celeste em 2017….isso vai ajudar a vcs se programarem:
    1)Janeiro: assistir ao Galo no sofá na Flórida Cup
    2)Fevereiro:tentar chegar pelo menso a final do rural…
    3)Março:formação da equipe de vôlei…
    4)Abril: Libertadores do “Sofá”
    5)Maio: vôlei…
    6)Junho:Vôlei…
    7)Julho: mais um pouquinho de vôlei…
    8)Agosto:começar a secar o Galo no brasileiro…
    9)Setembro: comprar foguetes pra soltar caso o Galo seja eliminado de algum torneio…
    10)Outubro:superfinal do Vôlei: cuzero X Sorocaba…
    11)Novembro: tentar escapar da série “B”
    12)Dezembro:rezara para o Galo não ganhar nada pra soltar foguetes…
    Ps: e aí, gostaram…que agenda cheia hein?…cheia de nada….kkkk…time da roça sofre demais….kkkkk

    • Márcio Borges disse:

      Kkkkkkkkkkk. E no fim ter a certeza que o galo continua sendo o velho e bom paraguaio. E pode aguardar que o cruzeiro não vai continuar assim. Em 2011 e 2012 foi a mesma coisa. Ai 2013 e 2014 você já sabe a história….
      Agora começa a choradeira….ja passei por isto, sei como é estar assim, nunca ganharam competição nacional em cima do galinho, aqui não pica pau, o kaliu subornou um coleguinha na escola, aqui é arOeira….3,2,1… já.
      Kkkkkkkk

      • Alex disse:

        ..bom dia Márcio…parece que vc está aprendendo direitinho amigo….parabéns, já aprendeu minhas falas…esse é o primeiro passo pra entrar no mue fã clube….continue assim que vc chega lá….kkkk…nem eu me lembrava tão bem das coisas que eu escrevi…kkkkk..e o vídeo, j´arrumou?….tá demorando hein….#benecymito….kkk

        • Marcio Borges disse:

          Alex, bobo do blog, só quis mostrar que voce, diferente do que alardeia, tem sempre as mesmas falas. Argumento te falta a todo momento. Quando não consegue convencer pela chatice começa com a repetiçao….

          • Alex disse:

            …Márcio, vc fala de argumentos mas vc só sabe xingar, chorar e falar da tal confissão do diretor do Galo…..amigo, seu eu fosse desocupado, passaria o dia te ensinando algumas coisas…..pra cada choro seu, tenho 3,4,5 respostas verdadeiras…..kkkkk….tenta a sorte….e pelo jeito, minhas “repetições” tem te deixado incomodado…..e aí, já conseguiu o vídeo?….kkkkk

          • Alex disse:

            ….tá nervoso Márcio?…vá pescar….amigo, se quiser mesmo me seguir,aumenta a dose do seu remédio, vc não sabe com quem tá debatendo….kkkkk…….mas fique tranquilo, pode continuar decorando minhas falas…..estou te influenciando…..é melhor ser influenciado por mim que sou da paz, da zoeira, do que ser influenciado por outros malucos por aí….kkkkkk…vc até tentou se esquivar, mas vai ter que rebolar mais…..kkkkkk

  • Alex disse:

    ….bom, quando se tem um elenco qualificado como o do Galo, é normal as cobranças….mas nunca fui profeta de apocalipse, procuro sempre extrair o melhor até nas derrotas:1) em Novembro, o orçamento do Galo já havia sido superado em mais de 10% e me parece que depois de décadas, o Galo passar a dar lucro…se levarmso em conta que o elenco é caro e os salários estão em dia, até mesmo os que a Dryworld deu calote, não é pouca coisa….sinal de equilíbrio financeiro…..para o próximo ano, o orçamento al´m de ser recorde, prevê pagamento de mais de 100 milhões de dívidas….a continuar nessa toada, acho que em 3, 4 anos o Galo estará sem dívidas…..se o estádio sair, aí a coisa fica ainda melhor…é o único jeito de concorrer com Flalido e Curicas que ganham patrocínios absurdos…..2) continuamos disputando vários torneios importantes, e a Libertadores 20167 vai pagar muita grana….3) mesmo sem títulos, nosso elenco supervalorizou…..enfim, olhando para títulos, foi ruim, mas financeiramente, as coisas estão caminhando muito bem…..os números estão aí, comparando com ex-rival, nesse ano tivemos 14 milhões a mais de rendas…..como atleticano nunca torceu para taças, a coisa não foi tão ruim assim…..o que falhou foi o planejamento….preciava rodar mais o time pra que as contusões não prejudicassem o time no Brasileiro….e outra coisa que foi errado e que inclusive eu também errei, foi manter Marcelo no cargo por tanto tempo….mas estou bastante confiante para 2017….e parece que aprenderam com os erros, o time principal será poupado na Primeira Liga, na Flórida Cup e no rural…..e não adianta falar que jogador tem que jogar todos s jogos que isso tá errado….tá provado que nenhum atleta aguenta jogar mais de 70 partidas em uma ano…..

  • Claudio Cláudio Vaz de melo disse:

    Penso que tudo isso é resultado da empatia; se recebermos bem aqui, qualquer torcida, fatalmente seremos bem recebidos lá também.
    Todos os torcedores com os quais falamos lá sabiam da boa recepção que a sua torcida tivera aqui. Criou-se uma onda de amizades.
    Acho que pode sim, perfeitamente, acontecer com as demais torcidas tidas como “não amigas”.

  • Pablo de Oliveira disse:

    Chico isso só aconteceu porque a torcida do Grêmio é considerada co-irmã como a do Palmeiras, Vasco, Coritiba, etc
    Se fosse contra Internacional, Flamengo, São Paulo, Atlético Paranaense, infelizmente essa cena não seria possível…
    E mesmo assim o Erazo que não jogou nada deu um péssimo exemplo brigando ao final do jogo.
    Paz nos estádios, e a Paz do nosso senhor Jesus Cristo a todos desse blog!

    • Jorge moreira disse:

      Devemos considerar que algumas torcidas de outros estados recebem os infiltrados de uma torcida do outro time que brigam até entre eles vide caso desta torcida com os torcedores do time vermelho e preto de Curitiba ,no jogo Atletico e o time de Curiitiba o pau comeu solto, pois os infiltrados aqui de BH forneceram até mesmo armas ,pedaços de porrete e bombas pra torcida visitante

  • Creuzer Americano Júnior disse:

    Pena que dentro de campo os jogadores não deram exemplo nenhum com aquela pancadaria Chico!Foi um vexame aquilo!

  • Pedro Vítor disse:

    Rivalidade sempre irá existir agora respeito com o próximo é outra história, falta de educação e querer tumultuar quando se estar em grupo também, sem contar a falta de punição que existe no Brasil, o sujeito apronta e a Polícia faz vista grossa ou ão invés de pegar o indivíduo solta a Borrachada em vários em crianças, mulher ou quem achar pela frente, é um problema cultural brasileiro essas mesmas pessoas em um show de rock não iriam tumultuar porque culturalmente sempre foi um programa fe paz e felicidade assim como nas festas de funk e pagode o pau quebra, porque o cara mexe com mulher de fulano, ou quer aparecer com seus amiguinhos cabeça de furico …

    Vamos ser bem claros papai Noel e mula sem cabeças é do folclore…