Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Robinho leva três troféus no Guará; Mano Menezes, técnico do ano, Daniel Nepomuceno o dirigente

Mesa apuradora dos votos do Troféu Guará 2016 com Emanoel Carneiro (esquerda), Úrsula Nogueira, Bruno Azevedo, Henrique Fernandes, Dimara Oliveira, Alexandre Simões, Cadu Doné, Leo Figueiredo e Michel Ângelo.

***

Do site da Itatiaia:

* “Imprensa mineira elege os melhores do futebol na 54ª edição do Troféu Guará”

Os melhores da temporada de 2016 no futebol mineiro foram escolhidos pela imprensa do estado, na noite desta terça-feira, na 54ª edição do Troféu Guará. A seleção foi equilibrada entre Atlético, que emplacou seis jogadores, e Cruzeiro, com quatro. O América teve um representante.

Os vencedores foram escolhidos por representantes de 30 veículos de comunicação de Minas, mais a Rádio Itatiaia, entre emissoras de rádio e televisão, jornais impressos, revistas e portais de internet. Cada órgão de imprensa teve direito a um voto, assim com a Itatiaia.

Destaque para o atacante Robinho, do Atlético, que conquistou três troféus, como artilheiro da temporada, craque do ano (com 26 votos) e única unanimidade no ataque da Seleção Guará.

Pela primeira vez, o presidente do Atlético, Daniel Nepomuceno, foi eleito o dirigente do ano em Minas com 16 votos. O zagueiro Gabriel, também do Galo, ganhou como revelação de 2016, com 22 votos.

Mano Menezes, do Cruzeiro, recebeu 18 votos e foi eleito o melhor técnico no estado superando Givanildo Oliveira, que comandou o América no primeiro semestre, foi escolhido por dez veículos de imprensa de Minas.

Igor Junio Benevenuto recebeu 12 votos e foi eleito o melhor árbitro da temporada em Minas. Eduardo Silva, do Cruzeiro, foi escolhido por sete veículos de imprensa como o melhor preparador físico.

Alguns títulos conquistados em campo já estavam definidos, como o atacante Robinho (artilheiro da temporada em Minas e no Brasil com 25 gols), América (campeão Mineiro), Boa Esporte (campeão brasileiro da Série C), Cruzeiro (campeão Mineiro Júnior Sub-20), Democrata-GV (campeão Mineiro do Módulo II) e Sada Cruzeiro (campeão Mundial de Vôlei).

Seleção Guará

O goleiro João Ricardo, do América, levou o troféu pelo segundo ano consecutivo. Ele recebeu 16 votos. Na lateral-direita, Marcos Rocha, do Atlético, arrebatou o prêmio pela sétima vez seguida. Na ala esquerda, Fábio Santos, também do Galo, foi o escolhido por 27 órgãos de imprensa.

Leonardo Silva (Atlético), com 17 votos, e Manoel (Cruzeiro), com 14, foram os escolhidos como os melhores zagueiros na Seleção Guará.

O meio-campo foi dominado pelo Cruzeiro: Henrique, com 27 votos, e Robinho (Cruzeiro), com 22, foram eleitos os volantes da Seleção Guará. A armação ficou com Arrascaeta, com 25 votos.

Se no meio, o Cruzeiro foi soberano, no ataque só deu Atlético. Fred (Atlético), com 18 votos, Lucas Pratto (Atlético), com 18, e a única unanimidade na Seleção Guará: Robinho, que foi o escolhido pelos 31 veículos de imprensa.

Os componentes da mesa apuradora do Guará 2016 foram os jornalistas Alexandre Simões (jornal Hoje em Dia), Henrique Fernandes (TV Globo Minas) e Dimara Oliveira (TV Band Minas). Também estiveram presentes os comentaristas da Itatiaia, Léo Figueiredo e Cadu Doné, além da diretora de esportes, Ursula Nogueira, e do diretor-presidente da Itatiaia, Emanuel Carneiro.

Criado em 1962 pela Rádio Itatiaia, o Troféu Guará é reconhecido pelo público como o mais importante e tradicional prêmio do futebol mineiro, exaltando os destaques da temporada em sua posição. O nome Guará é uma homenagem ao ex-jogador Guaracy Januzzi, que defendeu o Atlético nas décadas de 1930 e 1940.

Confira os premiados:

Seleção Guará

Goleiro: João Ricardo (América)

Lateral-direito: Marcos Rocha (Atlético)

Zagueiros: Leonardo Silva (Atlético) e Manoel (Cruzeiro)

Lateral-esquerdo: Fábio Santos (Atlético)

Volantes: Henrique (Cruzeiro) e Robinho (Cruzeiro)

Meias: Arrascaeta (Cruzeiro)

Atacantes: Fred (Atlético) Lucas Pratto (Atlético) e Robinho (Atlético)


Outros prêmios

Técnico: Mano Menezes (Cruzeiro)

Preparador físico: Eduardo Silva (Cruzeiro)

Dirigente do Ano: Daniel Nepomuceno (presidente do Atlético)

Jogador revelação: Gabriel (zagueiro do Atlético)

Melhor árbitro: Igor Junio Benevenuto

Craque do ano: Robinho (Atlético)

Artilheiro: Robinho (Atlético), com 25 gols

Campeão Mineiro: América

Campeão Mineiro Módulo II: Democrata-GV

Campeão Brasileiro da Série C: Boa Esporte

Campeão Mineiro Júnior Sub-20: Cruzeiro

Campeão Mundial de Vôlei: Sada Cruzeiro


Prêmio Guará Especial

Cruzeiro, que comemora os 50 anos do título da Taça Brasil de 1966.

http://www.itatiaia.com.br/noticia/imprensa-mineira-elege-os-melhores-do-futebol-na-54-edicao-do-trofeu-guara


» Comentar

Comentários:
16
  • humberto disse:

    Mano o melhor técnico do ano é uma piada, fugiu do rebaixamento o campeonato todo, marcelo oliveira pra mim foi o menos ruim.

  • Marcão de Varginha disse:

    Uai, a “ousadia” daquele dirigente celeste réu-confesso não vai ser premiada? nem investigada? nem punida? de que adiantou ele ter mostrado a podridão no futebol brasileiro, especialmente do clube que faz parte?
    – Mas que está gravado pra eternidade, isso está, sem sombra de dúvidas! Essa camisa cheira a podridão, eternamente!
    – No Brasil tudo termina em pizza (que também é de origem italiana – “coincidência”, não?).
    – #benecyeternomito

  • Luis Cláudio disse:

    O Leandro Donizete é melhor que o Henrique. Este meio campo passou boa parte do Brasileirão na Zona. Não concordo com o Nepomuceno, pelo menos no Boa, único campeão nacional de Minas no futebol, deve ter alguém melhor. Mano Menezes não consegue cumprir um contrato sequer. Marcos Rocha, Dátolo e Dedé são melhores chinelinhos mineiros. É um ano para o futebol mineiro esquecer!

  • Pablo de Oliveira disse:

    A Seleção do troféu mostra bem o deficiência do Atlético, perdemos tudo esse ano por causa do nosso meio campo e zagueiros.
    Se tivéssemos esse meio campo com Henrique, Robinho e Arrascaeta teríamos ganhado vários títulos com certeza.
    É aí que o Atlético tem de contratar com urgência, Elias vem sendo especulado e é uma ótima contratação.
    Acho que o Atlético tem de pensar grande Renato Augusto, Jadson, Ricardo Goulart, são ótimos nomes.
    Sem falar no Tardelli, temos que trazer o Tardelli de volta

  • Jorge moreira disse:

    Esta é a imprensa esportiva mineira, a mesma que cançou de eleger o pessimo diego renan como o melhor lateral direito kkkkkkkkkk, e agora elege a bailarina da toca como o melhor treinador kkkkkk sem contar o nepomusono como melhor dirigente kkkkkkkkk imaginem o pior que é ele mesmo, quantos jogadores do campeão mineiro estão nesta ridicula selecinha hem, toma juizo jornalistas mineiros tomem juizo, é por estas que a radio globo e cbn estão enchendo o saco e trnsmitindo noticiários do eixo do mau direto pra bh alem de ter mandado os baba ovo pra rua

  • Marcos Vieira disse:

    Piada esse Igor Junio Benevenuto ganhar.
    Triste você ser conivente com esse árbitro que manchou o campeonato para o Palmeiras.
    Aquele Figueirense x Palmeiras foi vergonhoso.

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    O Nepo melhor dirigente?cada uma viu! Marcos Rocha que ficou no dm o ano inteiro mereceu mais que o C Cesar?o restante estou de acordo!

  • Aquiles Rezende disse:

    Não entendi a ausência de Rafael Carioca. Pelo Mineiro, Libertadores e 1º Turno do Brasileiro,seria o único a ameaçar Robinho como craque do ano, sendo que foi até pra seleção. Talvez porque em Minas tem que ter jogadores do rival na seleção, mesmo que esteja mal.

  • Renato César disse:

    Para o pessoal que gosta de falar de chacota, clube falido, inexpressivo, etc, quem tomou toco e está com dificuldade para conseguir até um Diretor de Futebol? Aliás, fica a dúvida: quem toma 03 tocos seguidos de Diretor de Futebol tem direito a pedir música no Fantástico?

  • Leandro Fábricio disse:

    Pelos eleitos como dirigente do ano (nepomuceno) e treinador do ano (mano menezes) é que a gente vê como o futebol mineiro está em baixa…

    • Renato César disse:

      Concordo com o Leandro Fábricio e incluiria ainda o Eduardo Silva (preparador físico de um time que também teve inúmeros jogadores contundidos) nesta lista que só mostra o nível que chegamos.

  • Leandro Fábricio disse:

    Esses dirigentes dos clubes paulistas ou beberam água de vaso ou estão querendo tirar onda com a cara do Nepomuceno…

    primeiro me aparece o palmeiras dizendo que iria contratar lucas pratto, pelo coachar da imprensa paulista parecia que era questão de tempo pro pratto desembarcar lá no palmeiras, como se o time paulista fosse um grande clube europeu ou algum clube chinês com bala na agulha para tirar um dos destaques do atlético do elenco, e tem gente do lado de lá com a petulancia de continuar esse papo ridiculo…
    agora é a vez da diretoria do santos com mais uma piada, querendo azares por emprestimo e tentando colocar thiago ribeiro no negócio, aquele mesmo thiago ribeiro que o atlético devolveu pra equipe santista kkkkkkkkkk só podem estar de gozação esses paulistas…

    eu se fosse o nepomuceno lançaria um interesse no lucas lima dando patrick como moeda de troca e dudu por 2 milhoes de euros… vamos ver como eles iriam encarar essa noticia….

    • Alex disse:

      …meu caro Leandro, eu estou mijando de rir dessa “paulicéia desvairada”….kkk….por isso eu defendo muito o kalil e agora o Nepomuceno….já se foi a época que os paulistas v aqui e levavam os jogadores de graça…..agora, pra eles pelo menso atravessarem as “fronteiras de Minas”, tem que mandar na frente , um caminhão cheio de dinheiro…..esse Modesto tá mais quebrado do que tudo e acha que os outros são bobos…..kkkk….por isso eu sempre defendi o equilíbrio das contas….contas em dia é a melhor maneira de combater esses caras…..é muito triste qdo se faz necessário vender as promessas por causa da falta de grana….o Galo já sofreu muito com isso….kkkk

      • Leandro Fábricio disse:

        e a imprensa de lá ainda insistindo em falar que lucas pratto o vai pro palmeiras….
        que robinho vai pro santos e agora essa ridicula do cazares…

    • Rodrigo Assis disse:

      Presidente do Santos é um fanfarrão

    • Leandro Fábricio disse:

      só pra me expressar melhor…

      ofereceria pro palmeiras 2 milhoes de euros no dudu