Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

MG tem ótimos executivos de futebol, mas os nossos clubes andam preferindo os de São Paulo, e se dando mal

Anunciado ano passado como “jovem, acadêmico e bem relacionado”, Thiago Scuro (esquerda) ao lado do então técnico Deivid

***

O Cruzeiro dispensou Thiago Scuro, contratado ano passado como a “revelação” entre os novos executivos do futebol brasileiro, vindo do Red Bull. Nada contra nenhum profissional de outro estado trabalhar em Minas, muito pelo contrário, mas os melhores diretores de futebol do Brasil atualmente são mineiros e vivem recebendo propostas de outros grandes clubes: Eduardo Maluf e Alexandre Mattos.

O América também se deu mal ao tentar um paulista para comandar o seu departamento profissional e voltou para a Série B, graças em grande parte ao senhor Sidiclei Menezes, que cometeu um monte equívocos e não deixou nenhuma saudade. Interessante é que há nomes de potenciais bons dirigentes em Minas, que poderiam ganhar oportunidades em nossos grandes clubes, como o Alberto Dalva Simão, que começou no próprio América e levou o Tupinambás ao título da Segunda Divisão mineira deste ano. O tradicional clube de Juiz de Fora estava fora do profissionalismo desde 2007.

Sem falar em Valdir Barbosa, que teve ótima passagem no Coritiba, depois de acumular experiência no próprio Cruzeiro. Os mestres dele são ninguém menos que Zezé e Alvimar Perrella. Valdir trabalhou no Cruzeiro em todo o período dos irmãos Perrella, que, queiram ou não, de futebol conhecem tudo, e deram à Raposa algumas das maiores glórias da história do clube. Em Minas temos também os irmãos que comandam o Boa Esporte, que mesmo com todas as dificuldades enfrentadas por todo clube, principalmente do interior, mantém o time em evidência em todas as disputas.

Este ano os irmãos do Boa conquistaram o título da Série C, numa grande final com o tradicional Guarani de Campinas. E nessa procura por substituto para o Thiago Scuro, a diretoria do Cruzeiro tomou uma esnobada do Erasmo Damiani, candidato a emergente no futebol brasileiro, mas que até agora só é conhecido por coordenar a base da CBF, nomeado por José Maria Marin. Convenhamos, nada que o credencie a comandar o futebol profissional de um clube como o Cruzeiro.


» Comentar

Comentários:
9
  • Cesar Rodrigues disse:

    Chico Maia eu até entendo o Lobby feito para o Valdir Barbosa, seu antigo companheiro do Minas Esporte, mas o senhor esta confundindo alho com bugalhos. Valdir Barbosa, saiu da Itatiaia, a convite do Zezé Perrella para integrar a assessoria de imprensa do Cruzeiro, com o passar do tempo, o mesmo se ligou para o futebol, mas sem a função de diretor de futebol, na era Perrela, isto só veio acontecer com o Gilvan, ai se formou a dupla do barulho Valdir Barbosa e Benecy Queiroz, que azar do Cruzeiro. Trocou Marcelo Oliveira por Luxemburgo, anunciou Robinho, com ele o time quase foi para segunda divisão. Foi para o Coritiba, e não fez absolutamente nada de positivo, o Coxa entrou em queda livre até a saída do Valdir Barbosa. Me aponte aqui uma contratação, um ponto positivo do mesmo nestes dois clubes.

  • Marcão de Varginha disse:

    O cargo de diretor de futebol do clube estrelado pode ser uma mera especulação, pois, àquele dirigente pode acumular facilmente outras funções nos bastidores… afinal, ele sabe tudo de futebol e ainda conhece todos os árbitros brasileiros. É a “competência” em pessoa!
    – #benecyeternomito

  • Helio Antonio Corrêa disse:

    Chico, sem essa de fazer loby para o Waldir Bobo Barbosa, é seu amigo, Mas sem corporativismo ok>?
    Sou seu fâ, mas essa foi na canela viu?
    Ja passou pelo nosso Cruzeiro, e não deixou saudade nenhuma , nao sabia que tinha se desligado do Coritiba, e ja fico preocupado, a nossa sorte é que o grupo politico dos Perrelas não se afina com o grupo do Gilvan, pelo menos isso né GILVAN?

  • Rodrigo Assis disse:

    Com um amador como o Vicintim gerenciando o futebol, não tem diretor que vá pra frente.

  • Pablo de Oliveira disse:

    Chico pra mim o grande exemplo de diretor de futebol é o Alexandre Mattos, em 4 anos, 2 no Cruzeiro e 2 no Palmeiras ele ganhou 3 Brasileiros e 1 Copa do Brasil.
    A tática dele é contratar promessas que estão surgindo com grandes nomes já consagrados, e contrata em grande quantidade para ir peneirando ao longo da temporada.
    Muitos criticam esse método pois muitos jogadores não deixa saudade, mas no final sempre da certo com títulos e vendar lucrativas para os clubes como no caso do Ricardo Goulart e Everton Ribeiro.
    Seguindo esse linha o Galo poderia fazer algumas apostas, por exemplo pegar alguns jogadores do Juventude, veja o que o Técnico Antonio Carlos Zago disse:
    Reforços do Juventude

    ”Nunca escondi que vários jogadores cresceram comigo. Se tiver que indicar os dois zagueiros Klaus e Juan, 22 anos, vou indicar. Eles têm condições de atuar em qualquer clube do Brasil. Tiveram um crescimento muito grande contra grandes adversários. O goleiro Elias também, apesar de o Inter estar bem servido de goleiros. Roberson é um jogador diferente. Tenho admiração e se aparecer alguma oportunidade, trarei um ou dois porque são jogadores de confiança”.

    2 zagueiros promissores e jovens 22 anos, um meia diferenciado Roberson a custo zero pois seu contrato se encerrou no fim do ano, e ainda tem o goleiro Elias se precisar.

    O próprio Zago deu a dica agora cabe a um diretor competente ir buscar, fica ligado Maluf

    Saudações

    • Renato César disse:

      Klaus (Willian Klaus) e Ruan (Ruan Renato Bonifácio Augusto) são os dois zagueiros de 22 anos do Juventude. O Galo está emprestando o Jesiel. Com isto, o elenco terá Leo Silva, Gabriel e Erazo, sendo que o Erazo pode ser vendido para a Turquia.

      Estão falando em Bruno Rodrigo, que eu não traria. Mas os dois zagueiros do Juventude poderiam ser integrados para compor elenco, desde que viessem outros dois mais experientes.

      • Pedro Vítor disse:

        Só lembrar que o Tiago zagueiro que jogou no Galo, e foi um dos que contribuíram pro Atlético perder o titulo do Mineiro era do Caxias, novo e revelação por lá, mas chega no Atlético a parada é outr a completamente diferente, a começar pela maneira do time jogar, esses times pequenos, jogam numa retranca danada e os erros são diminuídos pela postura tatica das equipes.

        Tem que analisar muito porque depois que chega aqui, com contratos longos não podem ser mandados embora, mas acho válido!

        • Renato César disse:

          Sim, tem que analisar. E acho que os times analisam. Este Klauss, por exemplo, é um jogador de potencial sim e está na mira de vários grandes times. O Palmeiras do badalado Alexandre Mattos, por exemplo, é dos times que está tentando.

          Mesclar jogadores experientes e jogadores jovens de bom potencial é essencial para o clube se manter competitivo.

  • Anderson Palestra disse:

    Valdir Barbosa? Tá de sacanagem, Chico?
    Tudo bem que seja seu amigo, pode ser um cara gente boa (Não o conheço), mas ele entende de jogador o mesmo tanto que eu entendo de física quântica.
    Que esse encosto arrume um emprego longe do Cruzeiro.