Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Fim de ano diferente do Galo, Cruzeiro e América visando a próxima temporada

Os clubes estão se mexendo para a próxima temporada e algumas saídas e chegadas já foram anunciadas. De modo geral, Atlético, Cruzeiro e América estão se montando agora de forma mais positiva do que iniciaram esses preparativos em fins de 2015. Ano passado o Atlético patinava em torno do nome do treinador. Aguardou até a última hora respostas do argentino Alejandro Sabella e Muricy Ramalho e buscou o uruguaio Diego Aguirre, uma aposta que deu errado. Formou um time forte do meio de campo para frente e a defesa fraca. Perdeu o Campeonato Mineiro e a Libertadores, caiu o treinador e Marcelo Oliveira foi contratado.

Outro equívoco. O novo comandante chegou com um grupo que não fora formado por ele, não conseguiu dar liga a um ótimo grupo de jogadores e perdeu o Brasileiro e Copa do Brasil, caindo antes do jogo final. Triste passagem de um bom treinador de belo passado como um dos grandes jogadores da história do Galo.

O Cruzeiro tinha uma dupla de comandantes do futebol muito jovem e inexperiente que quis “fazer história”, lançando um novo treinador no mercado. A aposta de Bruno Vincintim e Thiago Scuro foi mais do que arriscada no aspirante Deivid e em jogadores de qualidade duvidosa.

Na sequência, todos se mostraram ineficientes para o tamanho do Cruzeiro. O time não chegou nem à final do Mineiro, Deivid foi o primeiro a cair. Novamente a dupla comandante do futebol quis “fazer história” trazendo um treinador português, Paulo Bento, mais perdido que cedo em tiroteio em Belo Horizonte. A segunda divisão nacional virou assombro e a “providência divina” cuidou de salvar a pátria.

 

Salvação da China

Com a queda do Mano Menezes na China, o excelente treinador retornou, arrumou a casa e está aí, já trabalhando na montagem do grupo para 2017. Thiago Scuro caiu e foi substituído pelo ex-jogador Tinga, aspirante a dirigente, que entra respaldado por um dos melhores treinadores do país, que não o deixará cometer erros comprometedores.

 

Show de erros

O América foi o caos total. Uma diretoria competente na administração do clube, mas totalmente cambaleante e dividida em relação ao futebol. Deu no que deu! Trouxe um diretor de futebol de São Paulo incompetente, não segurou os jogadores que deveria ter segurado, contratou pessimamente, demitiu o técnico Givanildo em momento errado, também apostou em um português.

 

Outro portuga

Sérgio Vieira pegou um grupo dividido, inclusive a comissão técnica. Caiu logo. O único acerto americano foi tardio para salvar o time no Brasileiro, mas que dá esperanças de dias melhores na próxima temporada. Enderson Moreira é muito bom treinador e junto com o diretor de futebol contratado, Ricardo Drubsky, também já monta o grupo de 2017.

 

O emergente

O Galo buscou um treinador “emergente” de prestígio, com o país inteiro de olho, na expectativa: como será o Roger Machado em sua primeira experiência fora do Grêmio, depois de ter sido alçado à condição de técnico de ponta?

Quanto aos jogadores que estão saindo e chegando, é assunto para a próxima coluna. Essa é uma tarefa dos dirigentes tão difícil quanto à escolha do treinador.

* Estas e outras notas estarão em minhas colunas de amanhã nos jornais O Tempo e Super Notícia


» Comentar

Comentários:
19
  • J.B.CRUZ disse:

    O CRUZEIRO precisa de pequenos ajustes..O que fará certamente Mano Meneses, agora que tem o time em suas mãos; e, entrosado…Que venha os Títulos…
    CRUZEIRO SEMPRE !!!
    Obs: Vamos ganhar a Sul americana, por que agora vale vaga na Libertadores em 2.018…
    Uma nova Tríplice Coroa se aproxima……

  • Helio Antonio Corrêa disse:

    Nao acho que os dirigentes do Cruzeiro, tenham que esquecer 2015 e 2016, Acho que tinham era que lembrar permanentemente para que não se repita todos os erros acumulados.
    Também o que se esperar, quando se juntam os 3 PATETAS, num mesmo local de trabalho? só podia dar no que deu.
    E rezemos para que apareça um iluminado lá, e não permita que o Vice Pateta(Vincintim) consiga a proeza de virar presidente. Ai sim seria o caos total. Se como vice ele é uma nulidade, imagina esta praga como presidente.
    O Cruzeiro, é grande demais para experiencias, não ha lugar para amadores, o futebol é muito caro para dar lugar a este tipo de aventura, é só olhar tudo que fizeram nestes dois anos que se passou, para ver que o que o torcedor mais quer neste momento, é que estes aprendizes desapareçam do clube. ou que vá lá somente para torcer. Pois de comando , eles não sabem, nada.
    O Vincintim, chega a ser pior que o Dimas Fonseca, vê se pode uma coisa dessa? o desgraçado do Dimas ainda nos deu o Montilho, e o Vincintim? Ele nos deu este monte de argentino meia boca que o clube agora nem consegue passar para frente.
    Portanto, Vincintim, fica a naoí, vá para casa, lá eles devem estar precisando de vc. mais que no Cruzeiro.
    Nós torcedores comuns, torcemos muito quando vc. chegou, achamos que vc. era a reencarnação do
    Sanches do Corintians, veio do seio da torcida, falava a nossa língua, tinha os mesmos anseios que nós, e aí?, Vc. se mostrou vaidoso,mostrou que o cargo era maior do que vc., e foi uma enorme decepçao para nós torcedores de arquibancada.Portanto Vincintim, vá pra casa, larga isto aí, isto n´ao é para amador.

    • Cesar Rodrigues disse:

      Vou um pouco mais longe! O Vicentim e o Gilvan, ficam se gabando dos dois títulos Brasileiros. Eles só se esquecem que o Vitorio Pifero , foi peça fundamental na conquista do Inter, dos títulos mundial e Libertadores. Sentou sobre os louros e fez de tudo para queda do gigante da Beira-Rio. Gilvan e o tal Vicentim estão fazendo o mesmo. Enquanto não jogarem o Cruzeiro para segunda divisão não vão se dar por satisfeitos. Os passos estão sendo dados,02015,2016 e para 2017 já deram outro passo de nome Tinga.

      • Helio Antonio Corrêa disse:

        Cesar, muito bem lembrado, a chapa do Inter multi campeao, era FERNANDO CARVALHO e VITORIO PFERO, 2 ícones na historia recente do grande colorado. e veja no que deu?
        Agora, é o mesmo caminho que estão trilhando os 2 PATETAS, E eles não aprendem com os erros, ja estão novamente repetindo 2015/2016. vejam os jogadores que estão trazendo, é tudo aposta,
        Nao ha até agora, nenhuma que chega para ser titular.

  • Juca da Floresta disse:

    Boa tarde Chico,

    Desejo a você e aos ocupados e desocupados leitores de seu Blog um Feliz Natal, com suas famílias unidas ou reunidas, e um 2017 com muita paz, saúde e conquistas pessoais e esportivas.
    Vale para você também Alex.

    • Alex disse:

      …obrigado Juca…eu desejo o mesmo pra vc….o espírito é esse aí, rivais porém ,inimigos jamais….esse é o lado legal da coisa…..no próximo ano te prometo, continuarei te zoando muito e ao mesmo tempo , te respeitando como sempre…..Que Deus abençoe a vc e sua família enormemente….

  • Renato César disse:

    Vou fazer um parênteses na questão do Marcelo Oliveira. Tenho visto todos os jogadores criticando seu trabalho após sua saída. A diretoria tinha que ter percebido isto antes. A ausência do Maluf talvez tenha sido o problema. Mas acho que deveria ter alguém entre o Maluf e o treinador, com visitas mais frequentes, para detectar estes problemas.

  • Cesar Rodrigues disse:

    Este ano foi muito ruim mesmo, mas devido a mãos que comandam o futebol mineiro. O atletico, dispensou o Levir, que apesar dos melindres com certeza, teria feito um trabalho muito melhor, que o Aguirre e o Marcelo Oliveira a decepção do ano, vide o jogo contra o Gremio no mineirão. Já o Cruzeiro que quase caiu em 2015,tirou como lição, a contratação de Deivid,Gino,Pisano,Sanchez Nino,Alano,Paulo Bento, Alano, Rafael (centroavante que veio do Vasco),Riascos. Minha nossa, como este time não caiu? Já o América fez a sandice de mandar o Givanildo embora, creio que na cabeça do Alencar, o time iria disputar o titulo. Ano Perdido aqui em minas.

  • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

    BOM DIA! a todos. Fraternos, acho que já disse isso aqui, eu dividiria o sucesso no futebol em três partes:1. a parte que envolve o planejamento, trabalho, organização, estrutura (requer dinheiro); 2. Talento e aptidão técnica para o ofício e 3. Vamos dizer, sorte, ou seja, vento favorável, quando o time dá liga, a bola bate na trave e entra, o cara pega um “pombo sem asa” do meio de campo e a bola entra, os adversários passam por momentos ruins, etc. Isso vale tanto para os jogadores como para os dirigentes. Prova disso foi o meu Cruzeirão em 2013/14 que com um time e treinador que não inspiravam muita confiança ou expectativa se tornou aquele timão bi-campeão brasileiro. Deu liga. Por outro lado tem coisas muito óbvias que sinalizam que as chances de fracassos são maiores do que sucesso. Efetivar Deivid (que agora está fazendo a coisa certa treinando um time médio na série “B”), depois trazer um treinador português com a competição em andamento, etc. Claro que os cuidados mencionados não são garantias de títulos, mas sim de bom desempenho e mais acertos do que erros, via de regra. Penso que os 03 grandes de Minas têm tudo para fazer um 2017 muito, mas muito melhor do que esse terrível 16 para os 03.

  • Alisson Sol disse:

    O mais impressionante é ninguém lembrar que o Sr. Alexandre Mattor foi diretor de futebol do América-MG de 2005 a 2001, e neste período o clube chegou a visitar tanto a Série C do Brasileiro quanto o Módulo II do Campeonato Mineiro. Mas dirigente ruim é o Thiago Scuro. Vá entender…

    • Cesar Rodrigues disse:

      Sem querer polemizar mas um diretor de futebol, que contrata, Matias Pisano, Sanches Nino, Gino,Rafael Silva, aposta no Deivid, Fez aquele contrato maluco e irresponsável com o Paulo Bento, não tem como não ser chamado de incompetente.

    • Tonho ( Mineiro ) disse:

      Acho que neste caso nao tem nada a ver, a ( abre aspas ) ” verba ( fecha aspas ) ” que ele tinha no america com a que tem e teve em outros times e muito diferente. O dinheiro ajuda, e ele e ( abre aspas ) ” bom ( fecha aspas ) ” no que faz pq gasta rios com barcas e tem alguns que dao certo e a maioria nada.

      • Alex disse:

        …então fica assim Tonho, aspas sempre, Brasil com Z jamais……kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Alex disse:

        …Tonho, vc gostou das aspas né…a história das aspas mexeu com vc…kkk……é isso aí , tá aprendendo….e lembre-se meu amigo, Brasil com Z jamais….kkkkkk……é isso aí, o negócio é levar na esportiva…..

        • Tonho ( Mineiro ) disse:

          Brazil SIM, um pais que nao respeita seu povo, NAO merece respeito !!!

          • Tonho ( Mineiro ) disse:

            Alex, falar de políticos e piada, quem são os Políticos ? seres de outro planeta ou são Brasileiros escolhidos por Brasileiros para representar o povo, o congresso e um retrato da nossa sociedade. Quem foi as ruas exigir que meu voto fosse anulado ????

          • Alex disse:

            …Tonho, vc diz que o Brasil não respeita seu povo…..se permite , discordo…..o Brasil respeita demais seu povo, o povo(políticos) é que não respeitam ele…..amigo, uma coisa é se indignar contra a corrupção, outra coisa é se indignar contra a terra que Deus te deu de presente para viver……é um direito seu, mas eu já fui assim….porém, um amigo me alertou já que eu estava falando até em mudar de país…..eu quero é que os bandidos tirem as mão imundas do nosso BRASIL…..está no nosso DNA infelizmente, somos roubados desde o descobrimento…..o Brasil respeita seu povo sim….ele nos oferece uma natureza exuberante……sabe amigo, durante um bom tempo, torci contra seleção brasileira,aí conheci um amigo de Barranquila (Colômbia) que me chamou na responsa….ele me disse:” vcs brasileiros precisam ser mais patriotas e se orgulharem do seu país…vcs reclamam muito mas deixam fazer o que querem com pátria de vcs….vcs precisam defender mais o país de vcs”….ele me disse que na Colômbia, qdo o governo quer aumentar alguma coisa, os sindicatos param as estradas e obriga o governo a negociar com eles……..o Brasil só nos faz bem, seus filhos, alguns deles é que nos prejudicam……um abraço amigo!!!….respeito o seu Brasil com Z, mas o meu é verde e amarelo e com S do tamanho do mundo……quer um exeplo claro de precisamos r mais patriotas?….vá lá na Argentina e me acha algum argentino com a camisa do Brasil…..e a corrupção é total por lá também, mas eles defendem o país deles com unhas e dentes…..”o problema não é o pais, o problema são as pessoas que governam”……”qdo um povo tem um governo corrupto, toda a nação geme”…..um abraço amigo……