Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ano novo, vida nova, fortes emoções, tempo de agradecer e pedir licença!

A todos vocês que me prestigiam com essa companhia desejo um ótimo 2017. E muitíssimo obrigado por tudo em 2016. Abraço!

* * *

Ontem postei no twitter esta foto da Lagoa Paulino em Sete Lagoas, por volta das 19h30, desejando um ótimo ano novo para os senhores e senhoras. Hoje vivi alguns dos momentos mais emocionantes da minha vida no Teatro Francisco Nunes, quando a Câmara Municipal de Belo Horizonte deu posse ao prefeito Alexandre Kalil e depois, na transmissão do cargo do Márcio Lacerda para o novo mandatário. Que emoção atravessar a Avenida Afonso Pena e daí a pouco estar ao lado do novo prefeito na sala onde Juscelino Kubitschek iniciou a trajetória para se tornar o maior presidente da história do Brasil.

Kalil voltou a fumar. Depois de um cigarro após outro, enquanto aguardava o início da solenidade que lhe daria o poder, respondeu a pergunta que eu fiz:

— Algum dia você imaginou que se sentaria nessa cadeira onde o JK se sentou?

— Nunca! -, respondeu.

E nem eu imaginei que algum dia eu pudesse ser testemunha de um momento desses. Nem tampouco participar dessa história. É coisa demais para este filho do saudosíssimo seu Vicente e D. Terezinha, cuja única ambição na vida era ser um jornalista respeitado na minha terra. Chegar a ocupar um espaço na Rádio Cultura de Sete Lagoas era a glória dos meus sonhos. Quando recebi um telefonema do Gil Costa para trabalhar na Rádio Capital, em princípio pensei que fosse trote, depois, fiquei pensando como agradecê-lo e recusar, pois na minha cabeça, sair da minha “roça” era inimaginável. Pois é!

Hoje, com muito pesar, mas sem nenhuma dúvida, enviei essa coluna, que sairá nesta segunda-feira no jornal O Tempo:

* “Tempo de agradecer”

Minhas caras e meus caros leitores, que desde 2005 me prestigiam neste espaço, esta é uma coluna de um “até qualquer dia”, já que hoje assumo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte, a convite do prefeito Alexandre Kalil. Uma honra, já que ele tinha tantos grandes profissionais para escolher e optou justamente pelo meu nome. Também um enorme desafio, responsabilidade gigante, de integrar ao governo de uma das maiores cidades do país, em momento delicado da vida nacional. Temos que atender às expectativas da população belorizontina e de todos os brasileiros. O país anseia por novas práticas políticas e administrativas na esfera pública e Kalil foi eleito dentro dessa perspectiva. Como ele mesmo disse na reunião com toda a equipe convidada, quinta-feira, “não podemos fracassar nessa missão que nos foi confiada, de tomar conta de Belo Horizonte, da melhor forma”.

Não tenho a menor dúvida que vai dar certo e que Alexandre Kalil entrará para a história como um dos melhores prefeitos que a nossa Capital já teve. Que prazer estar neste time. Fui escalado para ajudar aos colegas da imprensa no dia a dia, a dar a devida transparência que toda gestão pública precisa ter.

Novos rumos I
Para cumprir bem com as minhas obrigações terei que ter dedicação exclusiva às atribuições que o cargo exige, e infelizmente, de me afastar dos espaços que ocupo na mídia, que me dão tanta satisfação. Esta coluna aqui em O TEMPO, a do Super Notícia e aos debates do Rádio Vivo, da Rádio Itatiaia. Sentirei muita falta. A imprensa e o esporte, futebol sobretudo, são a minha vida.

Novos rumos II
Também me afastarei da direção do nosso jornal Sete Dias, que completou em novembro passado, 25 anos de circulação ininterrupta, toda sexta-feira, na região de Sete Lagoas. Mas, para não ficar totalmente distante de tudo que foi e é a minha vida até hoje, continuarei com o meu blog pessoal (www.chicomaia.com.br) onde troco ideias com os leitores sobre tudo, sempre que possível.

Gratidão
A minha eterna gratidão a todas as senhoras e senhores que me prestigiaram aqui. À direção da Sempre Editora, aos colegas da redação, atuais e que já não estão mais conosco, que me proporcionaram este prazer de estar nessas páginas há 12 anos. Foram muitos campeonatos brasileiros, mineiros, Copas do Mundo, Copas América e Olimpíadas, juntos.

Licença
Entro de licença como repórter/comentarista e passo a coordenar o relacionamento do prefeito, das diversas secretarias e demais órgãos da prefeitura de Belo Horizonte com a imprensa. É muito trabalho e estou muito animado para esta nova atividade. Farei o meu melhor, para ajudar Alexandre Kalil a escrever um capítulo diferente, digno, na história do Brasil. Vamos à luta!


» Comentar

Comentários:
27
  • marcelo araujo disse:

    Parabéns e boa sorte, Chico Maia! E que o Kalil tenha juízo e competência à frente da PBH, junto com toda a sua equipe. Façam por merecer!

  • humberto disse:

    Sinceramente não estou vendo com bons olhos este inicio de ano no galo. Primeira semana do ano, não temos um diretor de futebol, o novo treinador que pra mim já deveria estar por aqui, só chega no sábado, e o pior de tudo, nepomuceno está na prefeitura de bh, o clube esta entregue ao desconhecido treinador da base, desculpem não consigo escrever o sobrenome dele. Por estas e outras que é bom a massa colocar as barbas de molho, se continuar neste ritmo sei lá aonde a coisa vai parar.
    ACORDA NEPOMUSONO

  • Carlos Benjamin disse:

    Prezado Chico Maia, desejo sucesso nesta empreitada e fazer da nossa BH a cidade humana e representativa no cenário nacional.

  • Leandro Fábricio disse:

    Parabens chico maia, vc merece e nada na vida é certeza de sucesso, mas de uma coisa não podemos desconfiar, não podemos desconfiar nem duvidar do bom carater e da moralidade das pessoas que o kalil escolheu para lhe ajudar nessa caminhada, e do proprio alexandre kalil… que DEUS lhes abençoe nessa jornada e lhes deem força e sabedoria nessa trajetória, porque os abutres estarão sobrevoando, mas o bem sempre vence e vcs vencendo quem tem a ganhar é o povo belo horizontino…

    força e honra

  • Marcos disse:

    Mal assumiu a prefeitura de BH o sr Kalil arregou pro aumento da passagem de ônibus. Bom lembrar que BH tem o pior serviço de transporte coletivo e quanto mais caro o valor da passagem pior fica o transporte público da cidade.
    Uma coisa é presidir um clube e outro é governar uma cidade. Kalil nâo vai conseguir governar BH com a mesma destreza que presidiu o Atlético. Ele é o prefeito de BH mas tem gente mais poderosa que ele que nâo vai aceitar que o progresso domine a capital de Minas
    Preparem povo de BH, a cidade de vocês já é ruinzinha pra viver(já foi boa, agora não é mais) e agora sentirá na pele mais quatro anos de trevas…

  • Rafael disse:

    Boa sorte e bom trabalho, Chico! Esperamos mesmo que a gestão Kalil seja diferente das gestões públicas que temos visto no País há décadas.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Chico, felicidades nessa nova etapa.
    Tenho certeza de, com sua competência já comprovada, vc vai brilhar nessa nova atividade.
    (Mas a resenha na FV, pelo visto, vai dançar, né ??? kkkkkk )
    Abraço.

  • Marcão de Varginha disse:

    Parabéns, Chico Maia… que Deus conceda ao Executivo e Legislativo da PBH, e seus competentes assessores, a indispensável e inteligente “sabedoria de salomão” para governar com humildade, capacidade, responsabilidade, imparcialidade em prol de toda essa grande população da capital das alterosas, notadamente à mais carente!
    – #benecyeternomito

  • Enio Eduardo disse:

    Meu caro Chico Maia, fiquei muito feliz por sua nomeação. Desejo todo sucesso a você. Fiz questão de ir à posse do Secretariado e cumprimentar você. Como te disse, naquilo que você necessitar estou à sua disposição. Me senti orgulhoso em ver um conterrâneo como você assumindo esta missão. Como funcionário da PBH posso garantir que todos nós estamos com a melhor perspectiva quanto ao Governo Kalil.

    Abraço, Enio.

  • David Filho disse:

    Sucesso, Chico!!

  • Alisson Sol disse:

    Como alguém que em breve irá pagar de uma vez o IPTU 2017 para meu apartamento em BH, desejo boa sorte a toda a administração da cidade, e espero ao menos honestidade!

    Sou realista em minhas expectativas: entra um prefeito no estilo “Collor/Trump”, sem qualquer experiência na administração pública, e recebendo uma prefeitura sem dinheiro e sem crédito. Vai descobrir logo que funcionário público não é torcedor, e aprender que “gritar” não funciona com grevistas, pois eles gritam também! Mas os eleitores fizeram sua decisão, e agora vamos literalmente “torcer”…

  • Luiz disse:

    Chico,
    Há dias estive aqui e antecipei-lhe meus parabéns e votos de sucesso. Volto e felizmente vejo que continuará com seu blog. Parabéns de novo e feliz 2017.
    Agora, já que está lá,ao pé do ouvido do prefeito Kalil, será que você poderia “assuntar” sobre o estádio do Galo? Será que sai mesmo ? A quantas anda o trâmite do projeto ai na PBH ?
    Veja isso para nós..
    Abraços e muito sucesso para você , Adriana, Kalil…essa galera toda.
    Feliz 2017..2018..2019..2020..e quem sabe muito mais?!

  • Ramon Menezes disse:

    Sucesso Chico! Boa sorte!

  • J.B.CRUZ disse:

    Uma Liderança na política só é eficaz quando serve ao interesse público; e, que deseja servir à Sociedade com seu trabalho..Em todos os seguimentos da sociedade ,sempre teve e terá bons e maus administradores…Acompanho-o desde os tempos no programa de Gil Costa,na Rádio Capital, lá pelos idos da década de 80, Minas Esportes,etc,,e recentemente no Super Notícias,Tempo, com o José Lino na Itatiaia e no seu blog..Com esse belo Nohal e essa larga experiência jornalística, deve contribuir e muito para fazer de Belo Horizonte um lugar melhor e voltar aquela alegria dos anos 60,70,80 até meados de 90, quando uma certa ideologia acampou por aqui , e, acabou com o folclore bons costumes e a tradicional família mineira até os dias de hoje, com o famigerado politicamente correto…O Prefeito Kalil passa uma certa confiança que J.K. tinha junto ao povo..Que Deus o ilumine, por que a equipe de assessores que ele nomeou é de primeira linha…FICHA LIMPA….
    Até os novos Vereadores na Câmara Municipal, tem mais jeito de povão:

  • Ademir Junior disse:

    Parabéns Chico.

    Já faz bastante tempo que não escrevo no blog, mas o acompanho diariamente. Te desejo muito sucesso e acredito na sua competência para apoiar ao Kalil na melhoria da cidade.

  • José Eduardo Barata disse:

    Há quatrocentos anos sem revelar nenhum
    atleta na base ( calma , calma , dois ou três
    reforçam a máxima de toda regra ) o GALO
    anuncia novo técnico sub-20 ( a base agora
    tem de sub-20 até sub-12 ou 13 , sei lá eu ).
    O campeão tem como maior qualidade ser
    um ” estudioso ” .
    Ah! , Zé das Camisas , ah! Barbatana , você
    também Wilson de Oliveira , como puderam
    passar tanto anos entregando ao profissional
    jogadores como Alves , Márcio Gugu , Vantuir
    e Romeu , Lôla , Lacy , Marcelo , Edvaldo e
    Humberto Ramos , Cerezo e Isidoro , Danival
    e Heleno , Beto , Buião , João Leite e aqueles
    que aqui chegaram pelas mãos de nossos
    diretores de plantão como Luizinho , Renato ,
    Osmar Guarnelli , Jorge Valença , Spencer …
    e mais um monte que não caberia por aqui .
    Ops !!! , não falei Reinaldo ?
    É que esse não jogou nada .
    Como se atreveram vocês ( que não tinham
    em seus currículos o “estudo” da matéria , o
    futebol de laboratório ) a comandar a “base”
    do Clube Atlético Mineiro ?
    Nos dias atuais vocês estariam aí a carregar
    as pranchetas dos professores Micales da
    vida , e olhe lá .
    Santo Deus !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • José Eduardo Barata disse:

    Acreditamos em você , Chico .
    Faça o novo , faça diferente .
    O objetivo somos nós , cidadãos .
    Chega de “legislação” em causa
    própria por parte de políticos .
    Ponha abaixo o castelo de poder
    circundado por um fosso profundo
    que afasta a “casta” da “plebe” .
    Acreditamos em você .
    Sucesso !!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Renato César disse:

    Sucesso na sua nova caminhada! Que o trabalho renda os melhores frutos, para o bem de todos!

  • Carlos Almeida disse:

    Todo sucesso ao Kalil, vc Chico Maia e demais integrantes da equipe de governo!
    Boa sorte à nova gestão!
    E que nós belorizontinos possamos ao menos nos sentir mais representados.

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    Só posso te desejar todo o sucesso do mundo, Chico! Você merece! Torço muito para que BH esteja muito melhor daqui a 4 anos. Tenha muito força, pois as críticas (justas e injustas) serão pesadas. Ótimo trabalho pra você e demais membros do Governo Kalil.

    Aproveito para desejar sucesso aos governantes de nossa querida Sete Lagoas, capitaneados pelo Leone Maciel! Vão precisar trabalhar demais para colocar esta cidade nos trilhos.

    Que nossos governantes (recém empossados em todo o Brasil) pensem no povo e não apenas no seu umbigo.

  • Pedro Vítor disse:

    Bom Dia Chico Maia, lhe desejo de todo coração paz de espírito, que Deus Abençoe você, será com certeza um dos momentos mais extraordinário do nosso país, Belo Horizonte precisa de pessoas competentes e você é competentíssimo, já lhe acompanho há bastante tempo o jeito simples que a gente nota com certeza fará a diferença.

    Conto com a sabedoria e visão política que tem o Alexandre Kalil, um sujeito sincero, que mudou a história do Clube Atlético Mineiro de uma forma gestão de simples e de sucesso!

    Boa sorte

  • M. Silveira disse:

    Te acompanho sempre e assim te desejo o melhor desempenho na nova empreitada ao lado do Kalil. Que bom para ele e para a minha querida e amada Belo Horizonte. Abraços.

  • EDUARDO - BH disse:

    Kalil soube escolher muito bem. Parabens , Chico. Boa Sorte nesta nossa empreitada.

  • Vinicius Campos disse:

    Chico,

    Boa sorte na nova jornada e fique certo que continuaremos acompanhando vosso trabalho. Tenho certeza que será om excelente trabalho assim como sempre foi sua qualidade na imprensa.

    Parabéns.

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Parabéns Chico !! Boa sorte na nova caminhada !! Voce fala do espaço desde 2005, eu o acompanho online no blog e antes na coluna do Hoje em Dia desde 1999/2000. O único blog que sigo diariamente. Obrigado pela paciência com os comentários a vezes malucos rsrrsrsrrs Valeu boa sorte novamente,

  • jean disse:

    Sucesso Chico Maia neste novo trabalho!

    • Ivan disse:

      Boa sorte Chico Maia, fiquei muito feliz por vc fazer parte da equipe do Alexandre Kalil na prefeitura de Belo Horizonte, sei que vão fazer diferente e vai ser uma das melhores administrações que BH já teve.