Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Viagem a um tempo que não volta mais: prazer danado ir ao Independência assistir à final da Copa Itatiaia

COPAITATIAIA

Fotos: Leonardo Silva Faria

Me senti como nos antigos festivais do futebol amador do interior de Minas, em que famílias inteiras iam juntas para a beira dos campos, gramados ou não, torcer pelo time do bairro ou da cidade contra “visitantes” de outro bairro ou de cidade vizinha.

COPABANDA2

Não faltou a banda musical . . .

COPACAMELOS

. . . nem as barracas dos camelôs que vendem de tudo, nem os bares da vizinhança.

COPABAR2

Só que tudo em proporções gigantes, justificando os 56 anos da promoção de uma das maiores emissoras de rádio do Brasil e dos milhões de habitantes de Belo Horizonte e região metropolitana.

O prazer de estar no Independência se renova a cada jogo e confesso que não esperava que uma final de Copa Itatiaia fosse tão e até mais prazerosa que muitos jogos profissionais, do Galo, Cruzeiro e América. Quase 15 mil pessoas, gente simples, que enquanto caminhava nas imediações do estádio ou nas filas de acesso comentava que iria entrar no “Gigante do Horto” pela primeira vez.

COPAFAMILIA

Não é prá menos: com o ingresso do futebol profissional custando os olhos da cara é realmente difícil para alguém que vive do salário ou pouco mais que isso, pagar para entrar num templo desses. Senti ao vivo e em cores vivas, frente a frente, o que é a famosa, covarde e sacana elitização do futebol no Brasil.

COPAENTRADA

Verona do Bairro Aparecida, representando Belo Horizonte e o Sarzedo Esporte Clube, da cidade do mesmo nome, representando o interior, tiveram tratamento VIP para decidir o título. Tudo de primeira, como se fosse um jogo do Brasileiro: estrutura total da FMF, autoridades policiais, bombeiros, segurança, ambulâncias e cobertura da imprensa com uma vantagem fundamental: sem tanto protocolo que tanto passou a encher o saco nos últimos anos no futebol mineiro e nacional.

COPAORGANIZACAO

Gramado impecável, arquibancadas cheias, bares internos e externos lotados, vendendo cerveja até o intervalo e diversão pra todo mundo. Com direito a provocação e respostas das torcidas, numa boa, como antigamente, só no jogo de palavras e palavrões, sem porrada, sem agressões.

A torcida do Sarzedo mais provocativa mandava a do Verona “praquele lugar”. A do Verona, maioria absoluta presente, retrucava com gestos e gritos de “roceiros”. Um gordinho encarava com gestos os “sarzedenses” que davam o troco: “Gordinho viaaado, gordinho viaaaado…” e o danado, gozador, simplesmente se virou, baixou a bermuda e mostrou o traseiro, provocando gargalhada geral, inclusive dos provocadores.

Mesmo presente em grande número e bem armada a PM não precisou agir, porque todo mundo que estava ali só queria se divertir, como deveria ser sempre o futebol.

O jogo foi razoável. O Verona parecia que quebraria o jejum: há cinco anos nenhum time da capital ganha a Copa Itatiaia. Mas tomou um gol em meados do segundo tempo e não teve forças para reagir. A turma do futebol amador de Beagá jura que os times do interior detém tanto poder porque as cidades se unem em torno do seu representante, inclusive o poder público. Segundo Claudinho, do Santa Cruz, oito dos 11 titulares do Sarzedo trabalham na prefeitura da cidade e são liberados para treinar. Sem falar que o comércio injeta grana para que o time fique forte e derrote o adversário da capital.

É do jogo! Parabéns ao Sarzedo que fez por merecer e manteve Belo Horizonte na fila nessa briga.

Só sei que valeu demais a pena ter ido ao “Indepa” e convido às senhoras e senhores que nunca foram, que não deixem de ir na final de 2018. Uma viagem no tempo em que o futebol profissional era parecido com isso!


» Comentar

Comentários:
29
  • Alisson Sol disse:

    Estranho: eu também vivo de salário. Tinha um salário de 1/4 do salário mínimo no meu primeiro “trabalho” como professor assistente na Universidade (nem era “emprego”). Fui estudando, e hoje assisto o jogo que desejar.

    O bem “público”, construído com o dinheiro de todos, não pode ser usado para politicagem. Com o “bem público”, há quem ache bonito dar acesso a estádios que custaram centenas de milhões de reais para pessoas que tiveram decisões na vida que as levaram a conseguir apenas um emprego com salário-mínimo. Mas ninguém quer tais pessoas na sala de sua casa… Não por serem seres humanos com menos “direitos”: simplemente são seres humanos que falharam na parte dos “deveres” e consequências de suas próprias decisões.

    Mas parece que o Brasil decidiu virar uma Cuba ou Venezuela e achar que todo mundo tem “direitos”, e ninguém tem “deveres”. E isto no momento em que Cuba está abandonando tal modelo social.

    • Marcão de Varginha disse:

      Garganta, essa foi demais e à altura de sua indisfarçável mania de querer aparecer (ou reaparecer, como queira!): “… e hoje assisto o jogo que desejar”. Sim, falta-lhe modéstia, infelizmente!
      – Por mais que vc tenha estudado, em nenhuma série (ou “período”) conseguiu aprender que humildade nunca é demais. Avareza, arrogância e vaidade são-lhe muito peculiares, familiares!
      – Estudo nenhum é sinônimo de educação, meu caro!
      – #benecyeternomito

      • thiago disse:

        Rapaz se o outro tem possibilidades melhores que a sua te irrita, faz um favor, levanta mais cedo, trabalha mais, e toma uma maracujina e para de vim ofender as pessoas aqui. Vc não tem educação ou e só mais um frustrado na vida descontando a raiva nos outros.

        • Marcão de Varginha disse:

          Aproveite que seu “colega” possui pós-doutorado em Harvard, e peça para ensinar-lhe interpretação de texto…
          – #benecyeternomito

        • Marcão de Varginha disse:

          Jamais equiparo o que está temporariamente “emprestado” à minha pessoa; as oportunidades que a vida me ofereceu foram muito bem aproveitadas, graças à Deus. Não invejo nenhuma pessoa na face da terra, mas parece que seu amigo que tanto defendeu vive no mundo da lua demonstrando sua capacidade e bens materiais.
          – Acaso tenho culpa por vcs serem “testemunhas” do mesmo time, àquele que comprou (ou ainda compra!) arbitragens?
          – Também graças à Deus não tenho mais a necessidade de (sic) “levantar mais cedo e trabalhar”, mas faço de bom grado alguns trabalhos voluntários, e assim continuarei fazendo. Continuo achando o Garganta um ser que até pode ser estudado, mas ainda falta-lhe modéstia e humildade. Se ainda não entendeu, posso desenhar só pra vc, ok?
          – Se todos que visitam essas páginas citar seus bens e capacidades, este blog deixará de ser voltado à sua real finalidade… e quem interessa pelos bens materiais é o próprio detentor e a receita federal, entendeu meu camarada? E se ainda não sabe, TUDO que temos nos é emprestado, ok?
          – #benecyeternomito

          • Alisson Sol disse:

            A discussão era sobre “elitização” do futebol, e todo o meu comentário é relevante: não há desculpa para governo nenhum se preocupar com os preguiçosos recebendo salário-mínimo e subsidiar seu accesso a estádios.

            Sai o Macunaíma de Varginha para destilar sua eterna inveja. Agora com a desculpa de que “como vou morrer um dia, vou estudar pouco e trabalhar pouco, pois tudo que tenho é emprestado por Deus“.

            Macunaíma: isto vale para todos! Só que alguns pagam o emprestímo, devolvendo à sociedade invenções, produtos e serviços, como gratidão por tudo que receberam. O problema são exatamente as sangue-sugas como você que “só tomam emprestado” e ficam nesta do “Deus dará!”.

            Felimente, as novas gerações tem mais ambição e conexões, e no futuro teremos menos velhinhos aposentados sentados o dia todo na Internet destilando inveja e chamando os outros de “não humildes” por terem conhecimentos e bens. Morra sabendo de uma coisa: você foi uma pessoa útil, para ser utilizada como “contra-exemplo” para as novas gerações!

        • Alex disse:

          …olha aí….a “LIGA protetora dos OSTENTADORES”….kkkkkk….Thiago, vc além de fazer isso tudo que vc recomendou ao Marcão, vc deveria aumentar a dose do seu remédio, tá saindo da casinha….kkkkkkkkkkkk…….e quem está ofendendo é vc….o fato é que vcs se irritam por que o Marcão não os deixa esquecer o Benecyzão da MASSA…..mas infelizmente amigo, vcs vão ter que aprender a conviver com isso…..não é todo dia que um cara confessa uma coisa dessa…e ainda continua impune…..kkkkk…..não nos deixe esquecer disso Marcão…..kkkkk

          • Marcão de Varginha disse:

            Vc é dotado de razoabilidade e imparcialidade; daí a perfeita interpretação de minhas palavras. Obrigado!
            – #benecyeternomito

        • Tonho ( Mineiro ) disse:

          Pelo que deu para entender foi a falta de possibilidades dos outros que irritou !! Marcao de Varginha so respondeu no mesmo nível o comentário preconceituoso, que deixa imaginar que o Brasil e o pais mais justo do mundo !!!

          • Marcão de Varginha disse:

            Vc também possui razoabilidade e imparcialidade; daí a perfeita interpretação de minhas palavras. Obrigado!
            – #benecyeternomito

          • Alex disse:

            “Agora mesmo, vou para minha aula de Chinês, me preparar para o futuro.”
            Ps: que tristeza……o pai cria um filho, aí ele se torna alguém na vida pra isso……lamentável……Alisson, agora na boa, com todo respeito, deixa eu te perguntar algo: vc já pensou que um dia não estaremos mais aqui nessa terra?….amigo, eu não sei se vc faz isso por que sofreu muito na infância, ou se faz isso por vaidade mesmo, mas o certo é que é a sua prepotência é monstruosa e assustadora….eu que pensei que gente assim só existia em novela….kkkkk…..amigo, eu sei que a soberba está explícita na natureza humana, mas vc sobressai a qualquer parâmetro……..”aprendi que , se vc não consegue ser feliz com poucas coisas,não conseguirá ser feliz com muitas coisas” Pepe MUJICA….ex-presidente do Uruguai….”gastamos o dinheiro que não temos,em coisas que não necessitamos,para impressionar gente com quem não nos importamos”…Will Smith…..”Pode ser que não tenha nenhum dinheiro em meu bolso,mas tenho um sorriso em meu rosto e isso vale mais que todo dinheiro do mundo”…..Don Ramon ( sr . Madruga do seriado Chaves)…….espero amigo ter te ajudado…..ah, “humildade vc não consegue em faculdade, nem em “Harvard”, isso vem de berço”…..essa frase é do “filósofo de porta de buteco” aqui que vos fala….não estudei muito infelizmente, mas fiz doutorado em “níveis de arrogância humana” pela Universidade”Vivendo a Vida Pela Ótica de Jesus” e me especializei em “Ciências da loucura humana”….com ênfase em “como não devemos ser”…..kkkk……e por último , me tornei MESTRE pela “Faculdade da VIDA” em “Relacionamento humano”…..e meu prático está sendo aqui nesse blog lidando com pessoas como vc…..um abraço amigo e sinceramente, obrigado por me ensinar tanto…..ensinar como eu não devo ser e nem agir…..
            Ps: tomara Alisson que vc apenas seja um brincalhão e que esteja apenas ostentando pra zoar com a galera…..

          • Alex disse:

            “Fui estudando, e hoje assisto o jogo que deseja”
            Ps:….Jesus…..aonde vai parar a arrogância humana?…..”vaidade, tudo vaidade….é como correr atrás do vento”…..

          • Alisson Sol disse:

            Preconceituoso contra quem? Contra que não estudou com afinco e não trabalha direito?
            Nesta categoria aí, pode realmente me incluir: tenho um enorme preconceito contra quem faz a opção pela ignorância e a preguiça! (Exemplo: os membros da “LERDA” aqui do blog…)

            Já quem faz a opção pelo estudo sério e trabalho duro, tem todo meu apoio. Pode confirmar com gente que, através mesmo deste blog, achou meu e-mail e pediu ajuda ou orientação para conseguir estudo ou emprego.

            Este negócio de “Brasil é país injusto” é desculpa de preguiçoso. Eu só estudei em escola pública e gratuita (CEFET, UFMG, USP) e se você demonstra um mínimo de afinco já te jogam uma bolsa para ajudar. Agora mesmo, vou para minha aula de Chinês, me preparar para o futuro.

            Todo brasileiro teve as mesmas ou até melhores chances do que eu, com poucas exceções que nasceram em famílias onde realmente “não tem jeito”. Mas a maior prefere não aproveitar as oportunidades, pois reclamar e invejar o outro é mais fácil.

  • José Eduardo Barata disse:

    O que vou escrever tem que passar pelo crivo
    do politicamente correto .
    Fica à cargo do moderador o palavreado chulo
    e ofensivo que usarei .
    Pois bem !.
    Saudades do tempos em que os times entravam
    em campo correndo pelo gramado , cada jogador
    a seu modo e vontade .
    Explosão de alegria nas arquibancadas !
    Em jogos contra os azuis fazíamos questão de
    entrar primeiro , dando chance à torcida de
    cantar a plenos pulmões SOLTA AS BICHAS .
    E havia o troco : CACHORRADA .
    Quando o Raul se dirigia ao gol da lagoa , por
    provocação , vinha com os braços levantados ,
    a irritar a MASSA , mas quando chegava no gol
    tocava o travessão com as duas mãos , como
    se fosse um ritual .
    E durante o percurso o que se ouvia era o
    grito incessante de Vanderleia , Vanderleia .
    Como era bom tudo aquilo !!!!
    Até hoje tenho amigos azuis , que jamais se
    sentiram ofendidos , como eu mesmo jamais
    desenvolvi qualquer síndrome de vira-lata .
    Dá para passar o comentário , Chico ?
    E hoje ?
    Aquela bola no pedestal , hino da CBF a tocar,
    jogadores de mãos dadas , perfilados , Hino
    Nacional , vinheta da Globo , tapinhas nas mãos,
    um palco armado com os patrocinadores para as
    entrevistas , tem mais ?
    Ah! , juiz aguardando o final da novela para que
    seja dada a saída .

    • Tonho ( Mineiro ) disse:

      Verdade, precisa de organização, so que passaram dos limites, e a coisa ficou chata.

    • thiago disse:

      Concordo com vc, futebol ficou chato pra caramba. Se o cara driblar e falta de respeito, levar bandeira não pode, cerveja dentro do estádio sem álcool, se provocar o adversário ou a torcida então vão ficar duas semanas sendo criticados, tomam punição, perda do mando de Campo e o escambau mas cobrar 120,00 ; 200 conto no ingresso pode? Cobrar 30, 40 reais de estacionamento também pode? VAI PRA P….. QUE PARTIU COM ESSES DIREIGENTES, PRESIDENTES, CARTOLAS.

    • Jorge moreira disse:

      Futebol esta muito chato, eu tambem vivi este tempo de cachorrada, e de ….pro outro lado, hoje qualquer coisa é o tal de politicamente correto, ir ao estádio virou aventura, vestir o Manto Sagra
      do só se for louco,ir ao Mineirão nem pensar afinal quem garante que eu volto pra casa,tudo muito
      sem graça ,eu fui a um jogo das olimpiadas e sinceramente não reconheci mais, o lugar onde passei
      a maior parte das tardes de domingo da minha vida, muito luxo,sem a geral e eu por descuido levan
      tei a voz a um erro do juiz, absurdo as pessoas me olhando e minha filha logo me chamou a atenção
      pai não grita as pessoas estão te olhando com cara feia, eu não havia falado palavrão(afinal estava
      em um teatro) mas sim chamado o juiz de….não pode falar né DUKE, muito estranho , eu não tenho mais vontade de ir mais ao estádio pra ver o meu Galo jogar, os estádios não me atraem mais, pelo preço,pela qualidade dos jogadores( afinal eu assiste, Reinaldo,Eder, Marcelo, Luizinho,Paulo Isidoro, agora tenho que me contentar com a saudade e rezar pro nepomusono sair logo do meu Galo,porque com estes jogadores nem o eu acredito consigo gritar dentro da minha casa ,pois no estádio isto é politicamente incorreto

    • Márcio Borges disse:

      Sensacional!!!! Hoje o futebol, como tudo na vida, ta muito chato. Não pode isto, não pode aquilo. Tudo é bullyng,

  • Leandro Fábricio disse:

    Infelizmente o futebol amador segue os passos do futebol profissional… ou seja… nível fraquissimo…

    falando do atlético… e os nomes vão surgindo mas contratação que é bom nada, se foram arouca, ritchely, marlone, bruno rodrigo, carbonero, poblete, sandro, etc etc, alguns desses graças a deus não deram certo… agora surgem lucas leiva, jadson, elias e hernane…. pagar 600 mil pra jadson??? lucas leiva viria pra ganhar menos de 500 mil???? Na minha opinião tomara que não venham nenhum desses dois, se for isso mesmo estou achando que nepomuceno começa a dar sinais de doutor gilvan, lucas leiva sempre achei fraco e esse sim tem um histórico vasto de graves lesões, jadson fez uma boa temporada no corinthians arrumadinho de tite onde foi campeão, não se compara aos históricos de robinho e fred… aí te pergunto vale pagar 600 mil reais a jadson e dizem que por um contrato de 3 anos?? Bem, é o que se escuta e lê por aí…

    Pra mim tá faltando tato para maluf e nepomuceno olharem com mais atenção o mercado sulamericano, onde podem garimpar jogadores mais baratos e que podem ser mais promissores ao clube, vide otero, cazares e o proprio lucas pratto…
    agora tem outra coisa, isso pode ser armadilha de maluf e nepomuceno pra enganar a imprensa e outros clubes, jogam nomes ao vento, a imprensa e clubes concorrentes caem matando e deixam caminho livre para outros jogadores que realmente o atlético estaria interessado, fazendo assim com que não atrapalhe as negociações… tipo assim.. “olha estou louco querendo comprar essas aboboras” aí o mercador aumenta o preço por que vc está muito interessado, só que na verdade vc quer levar são batatas que estão com o preço lá embaixo e o mercador acha que vc não tem interesse nelas”….
    bem essa é a minha opinião… vamos aguardar

    • José Eduardo Barata disse:

      Opinião muito boa , por sinal .
      Quanto ao Jadson , três anos de contrato ?
      Uai ! , e o Donizete ?
      Saiu porque queria os três anos …..

    • Pedro Vítor disse:

      Bom dia Leandro

      É realmente o Atlético analisou bastante o mercado deixou de pagar absurdos em jogadores medianos pra fracos no futebol desgastado brasileiro e não vai fazer loucuras também por jogadores em fim de carreira vindo da China, Portugal, Inglaterra, Rússia, Itália entre outros, primeiro que o Galo não tem o cheque em Branco que tem o presidente do Palmeiras por exemplo e nem dinheiro saindo pelo ladrão como sempre foi o Flamengo e também a diretoria do Galo não fica especulando e fazendo gracinha na imprensa como o presidente do Santos então fica a diretoria do Galo sempre na defensiva…

      Só pra lembrar que em 2012, vindo de uma péssima campanha no Brasileiro e recém sofrido o famoso jogo da entrega dos 6 a 1, Kalil, Cuca iniciaram o ano com duas contratações era o Leandro Donizete e o Danilinho reforços pontuais só vieram em Junho após o campeonato Mineiro que foi conquistado na época invicto…

      Lógico que hoje a situação é bem diferente temos uma Libertadores e não há tanto tempo assim pra esperar além disso temos a necessidade de ajustar o meio de Campo que foi o calcanhar de Aquiles da equipe nas duas últimas temporadas…

      Eu não pagaria 600 mil no Jadson, acho um jogador muito bom mas tem uma ressalva ele não jogou nada com o Muricy no São Paulo, era meia, e foi para o Corinthians praticamente dado de tanta raiva que fazia na diretoria do São Paulo , lá no Corinthians também estava mal só foi melhorar quando o Tite ajustou o time e colocou ele como um meia direita num esquema em que o armador era um volante este era o Renato Augusto que hoje na China convocado pra seleção este com certeza valeria pagar algo mais é quase um craque, ou pelo menos teve perto de ser, sofreu com muitas lesões na Alemanha…

      Pra mim o que Jadson fez no Corinthians o Datolo fez no Galo, do grupo atual o Otero tem potencial e características de meia direita mas joga melhor na esquerda, Robinho também sabe jogar de meia pelos lados, a dificuldade dele é jogar na faixa Central, nesta faixa temos o Casares é muito bom. Luan pode jogar ali estamos bem servido falta mesmo é volante de qualidade ou um meia diferenciado que faça as duas funções hoje este meia não existe no futebol brasileiro é aguardar pois dos especulados até agora pra mim só o Elias tem essa característica …

      • Leandro Fábricio disse:

        Fala pedro… pagar 600 mil reias a jadson é rasgar dinheiro, ainda mais por tres anos de contrato… jadson não é lá essas coisas o mesmo digo sobre lucas leiva que também não viria pra receber menos que 500 mil reais… não acredito que maluf e nepomuceno farão esse tipo de loucura, pra mim isso é onda de empresário… pelo menos torço pra que seja…concordo com vc que de todos os nomes especulados o melhor até agora foi o de elias…se o galo conseguir trazer aí sim será um grande reforço…

  • Jarbas Vieira disse:

    Boa tarde amigo Chico Maia.

    Sou morador de Sarzedo e servidor da Prefeitura Municipal, o time do Sarzedo fez uma campanha muito boa. Há quase quatro décadas aguardávamos por este título, desde o “roubo” de um pênalti contra o Pitangui na década de 70, ainda pela extinta Copa Arizona. O que os times da região metropolitana tem de melhor na verdade é a estrutura física. A cidade de Sarzedo possui 5 campos / estádios modesdos mas completamente gramados e bem cuidados. O que pode ser observado em cidades da região como Ibirité, Brumadinho, Igarapé, Esmeraldas e região. Ano passado a Liga desportiva adequou o calendário do campeonato local, para que o time campeão tivesse tempo para se organizar para a Copa Itatiaia, resultando em um trabalho competente e planejado pela Diretoria do Sarzedo que culminou com o título. Em relação aos 08 TITULARES que são funcionários da prefeitura e que são liberados do trabalho para treinar, PAPO DE PERDEDOR. Nenhum dos jogadores trabalham na administração municipal. Os que moram em Sarzedo trabalham na MINERAÇÃO (TURNO – DIA/NOITE), tem também o CRAQUE do BOCHECHA, aquele que fez o GOL do título, rala o dia inteiro na horta da família pra fornecer alface e hortaliças para BH.

    Boa tarde amigo.

  • Julio Cesar disse:

    Frequentei muito campos do futebol amador em minha cidade natal, desde garoto ate os 26 anos quando vim pra BH. La, São Cristovão é o meu time e o campo fica no bairro onde morei. De cores preta e branca. Coincidencia ! Lembro do time campeão regional na decada de 70.
    Chico, se algum clube chines ou europeu estiver interessado não tem como concorrer. Estou falando porque o nome de Fernando Gago, Elias e Lucas Leiva estão sendo comentados no Atletico. A não ser que o cara opte em não ir pra China. Então é bom mirar em outro alvo. E Jadson tambem ja que tenho duvidas sobre quem sera o armador do Atletico. Maicossuel ? Cazares ? Tardelli tem vinculo com time chines. Jadson esta livre ! Corintians quer mas quem disputa Libertas é o Galo.

  • Pedro Vítor disse:

    Adversário do Galo na Libertadores vibra, dança “vou festejar ” e canta o Hino do Atlético!

    É mole? É mole mais sobe como diz o José Simão kkkjkkk

    http://camisadoze.net/informacao/presidente-do-sport-boys-fala-sobre-duelo-pela-libertadores-e-danca-ao-som-do-hino-do-galo/

  • J.B.CRUZ disse:

    CARO CHICO MAIA:
    Consultando meus alfarrábios ( como dizia Olavo Leite ‘Kafunga’ Bastos), deparei-me com uma velha reportagem sobre a final do campeonato mineiro de 1.961, em que o CRUZEIRO se sagrou Tri-campeão (1.959,60 e 61) no ”Gigante do Horto”..
    ‘ Durante 15 anos o Estádio Raimundo Sampaio (Independência),, foi o maior palco do futebol mineiro..
    Construído para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 1.950, o chamado ‘Gigante do Horto’ teve seu reinado até Setembro de 1.965, quando Belo Horizonte ‘ganhou’ o Mineirão e o futebol Mineiro e Brasileiro sofreu uma reviravolta, graças principalmente, ao CRUZEIRO ESPORTE CLUBE..
    Na era Independência o CRUZEIRO conquistou um sensacional tri-campeonato (59,60,61)..
    O último título (61) foi o mais difícil, pois CRUZEIRO, Atlético e América ‘brigavam’ palmo a palmo por ele.. Quando faltavam três rodadas para o encerramento do campeonato, o CRUZEIRO derrotou o Atlético por 2 x 0 e ficou dependendo de apenas dois pontos* nas últimas duas rodadas, para ser o Campeão..
    E foi na rodada seguinte, a penúltima; que o CRUZEIRO comemorou o título diante do BELA VISTA de Sete Lagoas..
    O adversário tentou surpreender , mas, ELMO (o ‘canhão’ do Preto, maior cobrador de faltas Cruzeirense,20 anos depois veio o Nelinho), aos 25 minutos do primeiro tempo, abriu o marcador..No segundo tempo, ELMO marcou mais um e ORLANDO sacramentou a conquista aos 38 minutos..
    No dia seguinte o DIÁRIO DA TARDE estampava em Manchete: “”Nas ruas, nos bares, onde estivesse mais de um CRUZEIRENSE o carnaval prosseguia nas comemorações do Tri-campeonato..Difícil descrever o entusiasmo da gente estrelada..A conquista do certame de 61**, representando o terceiro consecutivo, faz do adepto do clube AZUL um carnavalesco em plena quaresma***..
    Por toda a noite o foguetório no centro, nos bairros, comemorou o CRUZEIRENSE a façanha do quadro AZUL”.
    FICHA DO JOGO: DATA- 04/04/1.962***
    CRUZEIRO 3 X 0 BELA VISTA.
    Local: Independência..
    Juiz: Geraldo Toledo..
    CRUZEIRO:
    Mussula – Massinha e Vavá..
    Bento, Amauri de Castro e Emerson..
    Antoninho, Elmo, Paulo, Rossi e Orlando..
    Técnico: Geninho..
    BELA VISTA:
    Joel – Amauri – Gugu e Fifi..
    Gato, Lúcio e Edésio..
    Nenenzão, Jair, Chiquinho e Ivo..
    —————————————–
    Obs;
    * Cada vitória valia dois pontos.
    ** Geralmente os campeonatos das décadas de 50, e 60, começava em um ano e ternminava no outro..
    *** Este jogo foi em 04/04/1.962, depois do carnaval daquele ano e em plena Quaresma..
    Coincidentemente, ano do começo da Copa Itatiaia….
    Velhos tempos em que o Futebol era encantamento, eletrizante, paixão e Amor a camisa..

    • José Eduardo Barata disse:

      Interessante notar que a torcida dos azuis nos bares
      se restringia a MAIS DE UM …… segundo o Diário da
      Tarde , não é mesmo ? , caro Cruz .
      Desde aquela época era uma CHINA , de um ou dois.