Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ecos do passado: Cruzeiro, América e Atlético em vistoria na Arena do Jacaré

ARENA

Toda semana publico em minha coluna no jornal Sete Dias uma foto antiga, na seção “Ecos do Passado”. Hoje a foto é esta: “Numa das cabines da Arena do Jacaré, da esquerda para a direita, Valdir Barbosa, Alexandre Matos, Francisco Santiago, Antônio Baltazar e Eduardo Maluf. Em 2010, Cruzeiro, Atlético e América enviaram representantes a Sete Lagoas para conferir se o estádio do Democrata estaria aprovado para receber os jogos dos times enquanto o Mineirão era reconstruído para a Copa do Mundo”.

Valdir era Supervisor do Cruzeiro; Alexandre Matos diretor de futebol e Dr. Francisco Santiago vice-presidente do América; Baltazar presidente do Conselho do Coelho e Maluf o comandante do futebol do Galo.


» Comentar

Comentários:
16
  • Marcos disse:

    Mas na época da arena do Jacaré nem tudo foi espinhos: em 2010 o Cruzeiro foi vice-campeão brasileiro e o América subiu da série B para a série A. E o Atlético não foi rebaixado de novo. A falta do Mineirão e do independência foi fatalmente sentida no ano seguinte.
    E a propósito, uma outra reforma bem dada na arena do Jacaré cairia muito bem, com acréscimo de mais lugares disponíveis. Seria um excelente estádio reserva em eventuais indisponibilidades do Mineirão e Independência.

  • Marcos disse:

    Foi nessa época em que Minas quase sumiu do mapa do futebol brasileiro. Resolveram reformar o Independência juntamente com o Mineirão na época e deixaram BH sem estádios à disposição dos times da cidade. Em 2011 só o América foi de fato rebaixado, mas Atlético e Cruzeiro fizeram um esforço tremendo pra disputar a segunda divisão de 2012 junto com o América. Mas felizmente esses dois estádios voltaram à ativa, e já em 2013 Atlético e Cruzeiro ganharam Libertadores e Brasileirão respectivamente.
    Fora do futebol a mediocridade, vaidades políticas e condutas medievais amarram o progresso de Minas Gerais há anos. Nada vai pra frente e nada progride em um dos mais populosos e ricos estados do Brasil. Já imaginaram amigos se essa mediocridade predominante em Minas refletisse também no futebol mineiro? MG jamais teria dois times na série A, teria apenas um time e olha lá, e esse único time só iria lutar contra rebaixamento. De títulos grandes, só existiriam a Taça Brasil de 1966 do Cruzeiro, o Brasileirão de 1971 do Atlético(o que passasse disso seria de campeonatos mineiros e série B). E digo mais, jamais nossos times comemorariam títulos de Libertadores e Copa do Brasil.
    Se é que a partir de 2016 o futebol mineiro já é seguido de perto pela mediocridade…

  • Marcão de Varginha disse:

    Na foto aparece um eterno chato de galocha amigo “daquele” dirigente!
    – #benecyeternomito

  • Jorge moreira disse:

    Valdir Barbosa o cara que se achava a ultima bolacha do pacote,tambem né era protegido de quem….
    do dono do……,,agora esta no lugar de onde nunca deveria ter saido no ostracismo até que o dono do….volte a mandar naquele time, aquele time merece o dono do…. e o Valdir Barbosa, quanto ao Santiago ele com certeza é um otimo profissional pena que no futebol se tornou um cara arrogante assim como o deputado falastrão, e o Malluf felizmente voltou ao Galo pra por ordem na zona que o nepomusono fez

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    Chico, foi ótimo você tocar no assunto Arena do Jacaré. Há algum tempo, gostaria de ter escrito sobre isso. Ano passado, o Flamengo rodou o Brasil (em função das Olimpíadas) jogando, inclusive em estádios do interior, e fez excelente campanha. Quando voltou ao Maracanã, que, aliás, trouxe resultados ruins, fez questão de estender faixas agradecendo um por um dos locais em que esteve.

    Aqui, ao contrário, os três da capital (e até o América que subiu pra série A jogando na Arena) nunca fizeram qualquer tipo de agradecimento à cidade de Sete Lagoas e ao Democrata (proprietário) que receberam todos de braços abertos. Aliás, em muitos momentos, detonaram o estádio e colocaram a culpa de seus fracassos nele, o que é mais cômodo.

    Só queria fazer este registro sobre a diferença de tratamento dos clubes. Lamentável.

    Lembrando que a Arena virou o maior estádio de peladas do Mundo. Só não sei se a prefeitura está vendo a cor do dinheiro do aluguel. Tem muita gente mamando e o Democrata, jogado pra escanteio, tem a maior dificuldade de fazer jogos de suas categorias de base lá. Também lamentável.

  • J.B.CRUZ disse:

    CARO CHICO MAIA;
    É por essas e outras, que sempre considerei a fotografia; o maior invento humano..É o que nos liga em um momento, um instante, o passado distante…

  • Alex disse:

    ….recebi a confirmação que Elias vem para o Galo….e daí a César o que é de César….quem informou foi o Melane….segundo ele,recebeu um zap de madrugada de uma pessoal que intermediou essa contratação e disse que estava fechado…vamos esperar, tomara que seja verdade…..