Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Parabéns Tostão, 7.0, hoje!

O grande craque dos anos 1960/70 chega aos 70 anos. Atualmente ótimo colunista, tive o prazer de dividir a bancada do saudoso Minas Esporte, da Band, nos anos 1990.

Duas homenagens a ele, às quais me junto, na data de hoje: do Juca Kfouri e da ESPN.

http://blogdojuca.uol.com.br/2017/01/tostao-setentinha/?cmpid=tw-uolesp

TOSTAO2

Com Dirceu Lopes e Pelé, numa época de ouro do futebol brasileiro

http://espn.uol.com.br/noticia/665322_tostao-70-anos-sete-feitos-de-um-dos-maiores-da-historia-do-futebol?utm_content=buffer3e624&utm_medium=social&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer


» Comentar

Comentários:
13
  • Guilherme Leôncio disse:

    Em 72 numa arrojada contratação o Vasco fez mega investimento no Tostão que deu um baita prejuízo ao time cruzmaltino. Tostão só ficou 2 anos lá e abandonou o futebol aos 26 anos devido ao problema no olho depois de uma conturbada passagem pelo Vasco. O Vasco ainda tentou processar o atleta e o Cru cru. Pouco tempo depois o Vasco deu o troco comprando o mando de campo na diretoria Cru cru da final do Brasileiro de 74 e sendo o campeão. Título que os Cru crus choram até hoje. Na era Perrela, muito próximo do Eurico os dois times tinham estreitas relações. Mas dizem as más línguas, que ainda com resquício de vingança, o Vasco mandou Dedé pro Cru cru por uma grana bem alta.

    • thiago disse:

      Da pra perceber que vc não sabe a história do jogador Tostão e nem da história do Cruzeiro. Venda de mando de Campo? Só estando alterado por psicotrópicos pra falar uma dessas…

  • Leandro Fábricio disse:

    tostão com a bola nos pés foi um dos melhores…

    como comentarista uma lástima… e vejo um pequeno ressentimento por parte dele por reinaldo ser para muitos o melhor jogador do futebol mineiro de todos os tempos e ser considerado também por muitos maior que ele…. tostão…

    • thiago disse:

      Outra bobagem. Ressentimento pq o Reinaldo foi melhor ? Não diga bobagens Leandro.
      Tostão para os que são fora de Minas foi o Maior jogador de Minas. Aqui dentro a coisa e dividida, cada torcida tem sua preferência lógico.

      • Leandro Fábricio disse:

        bobagem??? Já foi falado aí que tostão deu uma entrevista onde citou inumeros jogadores dos quais ele achava serem grandes jogadores e não citou reinaldo, tem como citar grandes jogadores sem tocar no nome de reinaldo??? até a maior parte dos torcedores do seu time concordam que reinaldo foi um dos melhores jogadores de todos os tempos… ressentimento sim

        de onde vc tirou essa de que para os de fora tostão foi o melhor jogador de minas amigão… me fala a fonte… digo pra vc o mesmo, que para muitos de fora reinaldo foi o maior jogador de MG, e aí…

        pergunta um tal de romário em quem ele se inspirou para jogar futebol e qual jogador pra ele é o maior depois de pelé… e pra muitos reinaldo foi o maior depois de pelé, não foi só romário que disse isso não…

  • thiago disse:

    E sem dúvida o ícone do cruzeirense, respeitado por todos, inclusive adversários, gênio da bola.
    Muito introvertido faz ótimos textos com um português que não existe em nenhum ex jogador, muito culto mas e avesso a homenagens e elogios, não entendo porque e concordo com o barata que disse bem, parece não valorizar os vários craques daqui s Minas e sempre elogia os de fora.
    De qualquer forma parabéns ao nosso ídolo, nosso maior goleador, o nosso Pelé branco.

  • J.B.CRUZ disse:

    A MARCA DE TOSTÃO;
    NO CRUZEIRO, TOSTÃO é o maior artilheiro; e, na história do Clube não há até o presente momento quem o suplante..Ao sair do CRUZEIRO para o VASCO, TOSTÃO fechou com chave de OURO, sua passagem pelo MAIOR DE MINAS com 275 gols…
    Para TOSTÃO o futebol não tinha mistérios..Muitos diziam que ele estava sempre uma jogada à
    frente dos demais dentro de campo..Habilidoso, Inteligente e profundo conhecedor de futebol, TOSTÃO é considerado a maior figura do CRUZEIRO; e um dos maiores jogadores do mundo em todos os tempos..O TOSTÃO DE hoje, ainda me faz lembrar o garoto das ”peladas” no Bairro São Cristóvão, onde tive o prazer de compartilhar lá pelos idos de 60…TOSTÃO é Natural de Belo Horizonte, nascido em 25/01/1.947, no conjunto residencial do I.A.P.I, Bairro São Cristóvão..Após a Copa de 70 (TRI CAMPEÃO MUNDIAL NO MÉXICO), muita gente que TOSTÃO seria o sucessor de PELÉ; mas, para ele, dificilmente alguém iria suplantar PELÉ com o Maior de todos os tempos (o qual concordo)..
    Ele sempre dizia: O futebol de PELÉ é algo maravilhoso..A sua posição no mundo é inabalável..Tenho certeza de que durante muitos anos o lugar ficará vago, depois que PELÉ parar (e continua até hoje)..
    PARABÉNS; ÍDOLO, levando o nome do MAIOR CLUBE BRASILEIRO DO SÉCULO XX, NAS AMÉRICAS…
    CRUZEIRO SEMPRE !!!..

  • Renato César disse:

    Esta foto junta 03 mineiros que estão entre os maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Lembrando que ainda temos Reinaldo nascido aqui, Minas Gerais poderia ser considerado o Estado do futebol.

    Para mim, Pelé, Reinaldo e Tostão foram tecnicamente os 03 maiores jogadores de futebol da história. Pelé superou os dois devido às condições físicas.

  • José Eduardo Barata disse:

    Volto aqui depois de ter lido uma entrevista do
    Tostão no Globo .
    Quanto ao futebol jogado , não retiro nada .
    Como comentarista , lembram de dias atrás em
    não citou Reinaldo entre os grandes ?
    Muita gente diz que foi por esquecimento .
    Pois leiam lá a sua entrevista de hoje .
    Em nenhum momento citou Reinaldo , de
    novo .
    Falou de Flamengo de Zico sem falar do
    GALO de Reinaldo , que era muuuito mais
    time que o carioca .
    E a “loucura” pelo Neymar , aquela coisa de
    circo , de piruetas e malabarismos ?
    Esse cara tem algum tipo de trauma .

    • thiago disse:

      Ou será que ja tiveram alguma treta? Que eu saiba não mas os mais antigos ai podem dizer

    • Jorge moreira disse:

      O Reinaldo deixou marcas profundas na memoria do tostão, eu sinceramente esperava que o Eduardo não tivesse guardado tantas magoas dos estragos feitos pelo Reinaldo do time dele, esquecimento ou as magoas pelas derrotas acachapantes ainda doem na memoria do tostão(Eduardo), ,Tem problema não que viveu sabe reconhecer os estragos deixados pelo Reinaldo, inesquecivel os classicos tendo o Reinaldo sempre humilhando o outro time

  • José Eduardo Barata disse:

    Por nada não , mas esses caras aí jogaram bola
    demais da conta !!!!
    Emblemática , a imagem , com Pelé ao centro .
    Nada do que temos hoje chega aos pés deles .