Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

E lá se foi o Edésio, grande lateral do Bela Vista, um dos primeiros clubes brasileiros a excursionar pela Europa

Edésio é o primeiro, em pé, à direita.

O Bela Vista já figurou entre os maiores clubes de Minas; os mais velhos dizem que Edésio jogou muito, ao lado de um craque que fez história no Vasco, Genuíno. A história da viagem à Europa é fantástica e pode ser lida em reportagem do Luiz Astoni (Globoesporte.com) e texto do Juarez Lanza (Páginas Heróicas Digitais), cujos links estão neste post.

Tive o prazer de ouvir muitas histórias do Edésio, uma grande figura, a quem homenageio neste momento e abraço à família. Reportagem do Renato Alexandre ano www.setedias.com.br :

“Morre Edésio, lateral esquerdo do lendário Bela Vista que desbravou a Europa”

 EDESIO

Foto: Reprodução – Globo.com

Morreu na madrugada desta terça-feira, 31, Edésio Pereira, o lateral esquerdo do Bela Vista de Sete lagoas que encarou grandes clubes europeus no em 1958, três meses após o Brasil conquistar seu primeiro título mundial. Ele foi vítima de um infarto aos 80 anos de idade deixando a esposa Vilma, os filhos Sérgio e Cláudia e dois netos.

Edésio nasceu em Barra do Piraí, interior do Rio de Janeiro, e  começou a carreira no Royal, time de sua cidade natal. Depois passou por América-RJ e Vasco, onde jogou ao lado de grandes nomes do futebol brasileiro, como o goleiro Pompeia e o zagueiro Djalma Dias, campeões cariocas em 1960, e Ademir Menezes, artilheiro da Copa do Mundo de 1950.

Edésio foi contratado pelo Bela Vista junto ao América-RJ especialmente para participar da série de amistosos na Europa. Desde que veio para Sete Lagoas, nunca mais deixou a cidade. Pessoa simples e de boa prosa gostava das rodas de bate-papo com amigos nos bancos da orla da Lagoa Paulino, onde era visto rotineiramente. Na pauta, o futebol de antigamente e o atual.  “O futebol de hoje chega a ser vergonhoso se comparado ao tempo em que eu jogava. Parece uma guerra de 11 homens cooperando entre si para não afundarem juntos”, declarou em entrevista ao SETE DIAS em 2010.

Quando deixou o futebol, Edésio foi trabalhar na Cemig onde ficou até se aposentar. Ele era morador do bairro de Fátima. O velório está sendo realizado na Assistencial Santa Clara e o sepultamento será às 8 horas desta quarta-feira, dia 1º, no cemitério Parque Boa Vista.

http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2010/09/brasil-afora-bela-vista-de-sete-lagoas-lotou-bernabeu-contra-o-real.html

bv2

O início da viagem em 1958 “nas asas da Panair” 

http://paginasheroicasdigitais.com.br/blog/a-excursao-do-bela-vista-a-europa/

Por Renato Alexandre

http://www.setedias.com.br/noticia/destaques/morre-edesio,-lateral-esquerdo-do-lendario-bela-vista-que-desbravou-a-europa/53/14510


» Comentar

Comentários:
3
  • Adriano Dasilva disse:

    Foi.meu.amigo.sempre.falava.de.Jesus.para.ele.sempre.bricava.gue.ele.tinha.de.estar.em.dia.com.Deus..pois.para.morer.basta.esta.vivo..mais.guando.vai.Ghegando.uma.certa.idade.e.melhor.ficar.mais.perto.de.Jesus…pois..no.ceu.j.o.departamento.pesoal.ja.estava.fasendo.sua.carterinha.para.chamalo.para.morar.la…entao.se.ria.muito….do.Hamburgao……gue.Deus.o.tenha.na.Gloria…incontramos.um.dai.Meu.guerido.Amigo.saudades…Adriano…..Hamburgao..coco.boa.vista.

  • Marcão de Varginha disse:

    Meus sentimentos à familiares, amigos…

  • J.B.CRUZ disse:

    Me lembro de ter assistido 2 jogos do CRUZEIRO x BELA VISTA na década de 60..O primeiro jogo pelo campeonato de 59 (CRUZEIRO BI) EDÉSIO jogou; e o segundo jogo já em 62****(CRUZEIRO TRI), ele não aparecia na escalação…
    ***Houve um tempo que o campeonato mineiro, começava em una e terminava no outro..
    Ficha do jogo de 59: (ele jogou)..
    CRUZEIRO;
    Genivaldo, Massinha e Vavá; Dircinho, Amauri de Castro e Clever..Antoninho, Elmo, Dirceu Pantera,Gradim e Raimundinho..
    BELA VISTA:
    Joel-Amauri e gil..Gato e EDÉSIO…Miltinho,Jair,Nenenzão, Lúcio, Fifi e Yvo..

    Obs: Pertinente a observação dele (EDÉSIO), quanto ao futebol do passado em relação ao de hoje..
    Valeu CHICO…
    A família de EDÉSIO Meus sentimentos..