Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Futebol mineiro homenageia nomes que fizeram história na imprensa esportiva de Minas

Orlando Augusto, Castelar  e a família do Felippe Drumond

A ideia foi do Orlando Augusto, logo depois de uma edição do programa Meio de Campo (Rede Minas), aceita na hora pelo presidente da FMF, Castelar Neto e pelo presidente da Associação Mineira de Cronistas Esportivos – AMCE -, Luiz Carlos Gomes. Na rodada inaugural os primeiros homenageados foram Osvaldo Faria, Felipe Drumond e Fernando Sasso.

A divulgação pela maioria da imprensa foi muito menor que a merecida. Um equívoco dos colegas, já que esta iniciativa resgata a história da mídia mineira, importante no contexto nacional. Com a velocidade da informação nos dias de hoje, ninguém mais se lembra direito de feitos e nomes que fazem ou fizeram a nossa história. Só quem já passou dos 40 ou 50 anos de idade recorda que Osvaldo Faria foi um dos maiores radialistas, repórter e comentaristas do país, responsável por grandes reportagens e coberturas internacionais. Um dos pioneiros no empreendedorismo midiático, que ajudou a Rádio Itatiaia a se tornar que ela é hoje. E que Bob Faria, da Globo, é filho dele.

E Fernando Sasso? Criador do bordão “Tá no filó” que marcou gerações. Narrador imitado até hoje. Famoso pelas transmissões da saudosa TV Itacolomi, Rede Tupi e Rede Globo. Um dos maiores boas prosas, contador de histórias que já tivemos.

Felippe Drumond foi um dos grandes textos da imprensa brasileira, apoiador principalmente dos esportes chamados “especializados”, atualmente “olímpicos”. Tão importante para o esporte que o Mineirinho leva o nome dele. Pai do Ivan Drumond, fera da imprensa atual, repórter do Estado de Minas, avô do Felippe, também jornalista, até outro dia no Hoje em Dia.

Como diz o Juca Kfouri, nós jornalistas, somos “cordialmente odiados”, porque agradamos e desagradamos a leitores, ouvintes e telespectadores, alternadamente, dependendo do que falamos ou escrevemos, mas somos nós que registramos a história. Lembranças assim são muito significativas e parabenizo ao Orlando Augusto pela ideia e ao Castelar Neto pela execução.

SASSO1

Henrique Sasso, neto do Fernando, recebe a homenagem das mãos do Castelar Neto

SASSO

Bob Faria, filho do Osvaldo, com a placa em homenagem ao grande comentarista


» Comentar

Comentários:
16
  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Tempo Bom !! tinha um programa no domingo a noite depois dos jogos acho que era ” Papo de Bola “era gravado no restaurante Lalhambra ???? Alhambra ??? nao lembro o nome na contorno, voltava do mineirao correndo pra ver ao vivo o Kafunga falar ” Não tem kore , kore o REInaldo e Galo e de esporao afiado ” depois ia ver o ” VT completo ” do jogo .

    • Jurandir Lazarotti disse:

      A homenagem é oportuna e merecida. Mas, em qualquer lista de radialistas (esportivos ou não) do rádio em Minas, não incluir nomes de ALDAIR PINTO, e dos Anatólio ( Jairo João, etc) é incompleta e injusta.

  • Jorge moreira disse:

    Fernando de Campos Sasso o ultimo grande loucutor de futebol aqui das Gerais, o resto e principalmente os de hoje fraquissimos, fraquissimos, este da tv minas pqp, que mala sem
    alça já deveria ter tomado vergonha e sumido da midia,
    Saudades do velho, gordo e gente bôa do Sasso este sim um Sr loucutor jamais será imitado

  • Helio Antonio Corrêa disse:

    Jose Eduardo Barata.
    Quer outra do saudoso FERNANDO CAMPOS SASSO?
    Quando um lateral ficava levantando as bolas seguidamente para area, sendo esta zaga muito alta, ele dizia e ria;
    “ISTO É DÁ MILHO A BODE”
    Lembra-se dele dizendo isto?
    Quanta saudade, bons tempos da TV. Itacolomi., Quanta saudade do verdadeiro Bola na Area.

  • Cássio Lima disse:

    Muito bacana a reportagem, só acho que faltou um grande radialista, que talvez por ser meu tio jamais cairá no esquecimento, pelo menos da família e por tudo que representou para o futebol mineiro, que na época não tinha tantos meios de comunicação assim, o inesquecível Nelson Carvalho, o eterno de Olho na Cidade… Um grande abraço

  • Guilherme Leôncio disse:

    A resposta evasiva do Mano é resquício da Copa do Brasil de 2014. Dançou lá e aqui. Justamente agora que Mano está aqui, surge o Veto do Independência.
    É técnico chorão, que nunca passa do meio do ano em alguma equipe, quando inicia a pre temporada.
    Falar que aquele chute do Ábila no rosto do vilanovense é limpo, já não entendo de futebol.

  • Geraldo Magalhães disse:

    A maioria eram atleticanos, mas por imposição do sistema, a partir de 97, tinham que falar bem do Cru cru. Senão, a degola!

  • J.B.CRUZ disse:

    Osvaldo Faria: ”Coragem para dizer a Verdade’..
    Olavo Leite ‘Kafunga’ Bastos” Lenda no gol do galo por mais de vinte anos; comentarista bem humorado no futebol..Tancredo Naves: o ‘Premiêre’ dos comentaristas: Sérgio Ferrara: o ‘Comentarista que você gosta de ouvir’ ..Esmeraldo Botêlho : O ‘Tigre de bengala’..Jairo Anatólio Lima ( para mim o maior Locutor esportivo de Minas)..Vilibaldo Alves “Adivinhe!!’..Jota Junior:”Vai buscar lá dentro”..Carlos Valadares: ”Balançou a Roseira”..Carlos Cézar ‘Pinguim, Rindo a’toa” Dirceu Pereira, Paulo Cézar Pinto Coêlho, Ronam Ramos ‘O Repórter da camisa amarela’..
    Valeu CHICO, pela lembrança, que ainda está viva do que nunca em nossas recordações..(IN MEMORIAM)…

  • jose alves disse:

    Alguns torcedores atleticanos, e crônica esportiva acham que é um desperdício em valores, ter dois jogadores como o Fred e o Pratto disputando a mesma posição. Outros reclamam a falta de mais um meia camisa 10 no elenco. Sendo assim, por que a diretoria do Galo não tenta com o Sevilla, a troca do Pratto pelo Ganso? Isso poderia até render algum troco aos cofres do CAM. Veja no link, a atual situação do meia, na Espanha -http://blogdorafaelreis.blogosfera.uol.com.br/2017/01/31/fora-ate-do-banco-ganso-vira-ultima-opcao-no-elenco-do-sevilla/#comentarios

  • José Eduardo Barata disse:

    Tancredo Naves , Ronan Ramos , Kafunga …
    Do Sasso , tem uma que é usada até hoje :
    na cobrança de uma falta , quando alguns
    jogadores se reuniam para resolver quem
    batia , vinha ele e dizia que se formava um
    “petit comité” .
    Ê , saudade !!!

    • Alisson Sol disse:

      A diferença é que o pessoal antigamente tinha alguma cultura, sabia o que significava o “petit comité”. Hoje, virou vergonha ter conhecimento…

      Ainda bem que, de vez em quando, um caso como o do Sr. Eike lembra a vantagem do curso superior, mesmo que por meios tortuosos!

      • Marcão de Varginha disse:

        Garganta, dê uma volta pela periferia (isso se o seu orgulho permitir, é claro) e saberá que há “doutores” formados pela vida que são excelente pessoas, e doutores reais de faculdades que são exímios analfabetos de coração com excesso de arrogância. orgulho, vaidade…. Diploma algum e saber não são sinônimos de humildade, capacidade, humanidade… é assim a vida, caro conivente e eterno falastrão!
        – #benecyeternomito

    • Helio Antonio Corrêa disse:

      JOSE EDUARDO BARATA.
      Outra muito boa do FERNANDO DE CAMPOS SASSO, vc. deve lembrar bem.
      Quando os laterais da epoca ou os pontas ficavam cruzando bolas na area , quando estas eram altas ele dizia.
      “fazer esta jogada, é da milho a bode” lembra?
      Como vc. disse; bons tempos.
      Brilhante ideia do Orlando Augusto. mineiro de Conceição do Mato Dentro

      • José Eduardo Barata disse:

        Os programas com o Kafunga eram imperdíveis .
        Quando ele ‘tava inspirado , o Sasso ria o programa
        inteiro .
        Me lembro de estar no Mineirão e voltar voando pra
        casa ( em jogos noturnos ) só pra pegar o video tape
        que entrava no final da noite .
        Ê , saudade .

  • lauro disse:

    será que o Castelar levou a fantasia dele de galo doido?