Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Na bola e na vida cotidiana: realidade e irresponsabilidade Sul-americana

A notícia saiu em milhares de veículos de imprensa: “O Atlético Tucumán (da Argentina) conseguiu uma classificação heroica na Libertadores, ao vencer o El Nacional por 1 a 0, em Quito. O time argentino enfrentou problemas de documentação em seu voo, se atrasou na cidade de Guayaquil, já no Equador. Mesmo com a decisão de adiar a partida em uma hora e meia, a delegação da equipe visitante precisou deixar suas malas no aeroporto e correr de ônibus para chegar a tempo.

De acordo com relatos da imprensa do Equador, o veículo alcançou 130 km/h. Não foi multado, porque estava escoltado pela polícia local, em todo o caminho do aeroporto de Quito até o estádio Olímpico Atahualpa. Sem material esportivo, o Atlético Tucumán entrou em campo com a camisa da seleção argentina, já que o time sub-20 disputa o Sul-Americano da categoria, disputado justamente em Quito.

Na próxima fase, o Atlético Tucumán enfrenta o Junior Barranquilla, da Colômbia. Quem vencer o duelo, entra no grupo 5, de Palmeiras, Peñarol e Jorge Wilstermann”.

 

Realidade Sul-americana II

Vale o destaque ao “heroísmo”, mas não podemos nos esquecer que este é mais um retrato da nossa pobreza financeira e cultural. Trata-se de futebol profissional, da principal competição do continente e prova inequívoca da esculhambação que move as nossas instituições e seus quadros diretivos. Ao invés de destacar esta vitória “heróica” do time argentino, poderíamos estar falando hoje de mais uma tragédia envolvendo uma delegação de futebol. Como da Chapecoense, por exemplo, que a exemplo até da seleção argentina, fretou uma “empresa” aérea de fundo de quintal e tantas famílias choram e vão continuar chorando seus mortos eternamente.

 

Realidade Sul-americana III

O pior é que essa realidade do futebol é a mesma das demais modalidades esportivas, e mais grave ainda: das instituições políticas. Querem esculhambação maior que a escolha dos membros da suprema corte de justiça, do Brasil, por exemplo? Peguemos essa indicação do atual presidente Michel Temer para a vaga do falecido Teori Zawaski. Trata-se do próprio Ministro da Justiça dele, até outro dia advogado de alguns dos maiores bandidos do país, filiado a um dos partidos políticos (PSDB) implicados até o pescoço na Operação Lavajato. Sem falar que o presidente é de outro partido, mais manjado ainda (PMDB), igualmente ou até mais implicado nos mesmos escândalos.

Feliz foi o Raul Seixas que mandou parar o mundo e desceu (cantando a música do Silvio Brito) e não precisou chegar a viver aquela balela dita pelo filósofo austríaco Stefan Zweig, que previu: “Brasil, o país do futuro”.

Bem, voltemos ao futebol, menos podre!


» Comentar

Comentários:
7
  • Juliano Coelho Silva disse:

    Assino onde?

  • Pablo de Oliveira disse:

    Venho recebendo apoio de torcedores que pensam como eu, compartilhamos das mesmas idéias. Muito mais importante que a venda do Pratto que ao meu ver é importante para manter o equilíbrio financeiro do Atlético é a consolidação do sistema de jogo, isso sim é que deveríamos nos preocupar, pois um sistema bem ajustado muda-se o jogador e a qualidade do time permanece praticamente a mesma.
    Quem estudar e acompanhar um pouquinho a maneira do Chelsea do técnico Antônio Conte jogar vai entender o que estou falando.
    O Chelsea mudou da água para o vinho se tornou quase imbatível vem batendo todos os recordes de vitórias, partidas sem tomar gols etc depois que consolidou o sistema 3-4-3.
    Parece que o Roger enxergou que precisava mudar o esquema e mudou na boa vitória sobre a Tombense 3×0, ótima noticia vai repetir o time e o esquema contra o Joinville.
    O esquema escolhido foi o 4-3-1-2 que na prática é um 4-1-2-1-2 formando um losango no meio, esse esquema abre um leque de opções para o Roger até com o jogo em andamento.
    O Carioca é fixo a frente dos zagueiros, podemos usar o Gabriel como líbero nessa função também, acho que daria muito certo.
    Essa linha de três na defesa é fixa em qualquer variação do esquema, se adiantarmos os laterais o esquema fica um 3-4-1-2 e se o Cazares cair para o lado ficamos com uma linha de três atacantes no 3-4-3 se o Roger preferir pode sacar o Cazares e colocar o Luan mudando o esquema para o 4-1-4-1 vejam:
    Giovanne
    Marcos rocha, Leo Silva, Felipe Santana, Fábio Santos
    Carioca ou Gabriel
    Luan, Elias, Danilo, Robinho
    Fred
    Apesar de precisar de alguns reforços pontuais principalmente um zagueiro top, temos uma base boa.
    Por isso que eu digo o importante é apoiar a diretoria, os jogadores e principalmente o Roger Machado e consolidar o esquema.
    Não tenho dúvidas que com esse esquema somos muito fortes tanto para defender quanto para atacar e o Roger tem tudo para consolidar esse esquema e nos tornamos o Chelsea das Américas, bem diferente do Barcelona das Américas azulado que caiu para Once Caldas se lembram?
    Saudações

  • Leandro Fábricio disse:

    Ninguém tá entendendo nada sobre os valores dessa negociação do pratto com o são paulo… uma hora é que são 6 milhoes por 50% do passe outra hora é 6,5 milhoes por 65% do passe (essa me parece ser a mais verdadeira porque foi o leo gomide que passou) e por aí vai…e dizem que o restante vão ser pagos pelo são paulo por uma venda futura de lucas pratto ou se não for vendido vão ser pagos parcelados… mas qual é a porcentagem restante que o galo tem ainda sobre o passe de pratto já que dizem que o atlético não teria 100% do passe??? O negocio tá meio confuso…

    pelo que entendi seria assim… 6,5 milhoes de euros agora por 65% do passe (segundo leo gomide), são 5% do Pedrinho BH e 15% do bmg com os outros 20% sendo do atlético… esses 20% restantes é que o são paulo teria que repassar mais a frente, segundo o reporter claudio rezende da itatiaia o velez não tem 20% do passe do pratto e sim 20% de lucros em uma venda do jogador…
    foi assim que entendi se estiver errado alguém me corrija, mas que tá meio confuso está…

    não sei se foi tão bom negócio assim, mas os “republicanos” vão dizer… “ha mas o clube tem que pagar as contas em dia, tem que diminuir a folha salarial que está muito alta, vc não entende nada das finanças do clube, os jogadores passam o clube fica, o galo é maior que lucas pratto” e etc etc etc… de tudo isso eu sei e concordo plenamente… mas também sei que o elenco se enfraqueceu, que reforçamos um clube brasileiro que vai disputar duas competições importantes junto com a gente e que daniel nepomuceno caminha a passos largos para ser um dos melhores presidentes que o clube já teve sem sequer ganhar um titulo de relevancia com o clube… essa é que é a verdade…
    espero que eu esteja errado…e não adianta vir com a desculpa esfarrapada de que não conseguimos competir com os clubes de rio e são paulo por conta de suas cotas de tv e patrocinio serem maiores… ora, a culpa são dos proprios dirigentes dos clubes fora eixo rio e são paulo que aceitam tamanha discrepância na divisão de cotas de tv na hora de tomarem o cafezinho com os donos da dona rede globo… lá na inglaterra o mais bem organizado campeonato do mundo as cotas de tv são iguais para todos…
    sairam
    edcarlos e ronaldo conceição….. otimo
    carlos
    junior urso
    leandro donizette
    pratto
    luan????????? será que podemos realmente contar com esse atleta pro restante da temporada?????????????????????????????????????????
    chegaram
    elias… otimo
    danilo
    rafael moura
    felipe santana

    sinceramente desanimo total para esse ano… essa é minha opinião e respeito quem é contra

  • Bernardo Montalvão. disse:

    E acredite, em pleno século XXI, o Colo Colo pouco antes da partida contra o Botafogo, molhou apenas a grama do seu ataque e defesa do Bota, no 2º tempo inverteu o processo e deu no que deu. Pior ainda, pintou o vestiário do Botafogo com uma tinta fedorenta e tóxica. Alguns atletas tiveram náuseas e enjoos. É o retorno do primitivismo! Só me estranha uma coisa, desde a semana passada a tv aberta da rede bobo é só babação em torno do time do Botafogo. Não mostraram o clássico pra nossa região e anunciaram com antecedência o grande jogo do Bota na quarta feira. Seria retaliação aos times que apoiam a 1ª Liga?

  • orlando Cardoso disse:

    Chico, ao que me consta, que está envolvido radicalmente na lava-jato é o PT, pois a roubalheira e a quebra da Petrobrás ocorreram nos governos Dilma e Lula. Grandes advogados defendem bandidos. Veja os defensores de Lula, Jose Dirceu, Pimentel, Marcelo Odebrecht e outros. Isso não os desqualificam, fazem parte do ofício.

  • José Eduardo Barata disse:

    Enquanto a população brasileira não encarar a
    psico-adaptação que a lesa e acomoda , a achar
    que tudo é natural , “que somos assim mesmo” ,
    NADA MUDA .
    O escárnio , o deboche , a ofensa , a agressão à
    moral e à ética , tudo isso faz parte dessa gente
    abjeta que governa o país .
    E essa gente está lá por nossa “livre” escolha ,
    não é mesmo ?
    Prezado jornalista Chico Maia , hoje você vive
    as entranhas do poder .
    Pelo seu perfil , pela sua postura , e por ter um
    certo conhecimento de como as coisas são por
    aí , chego a apostar que você vai cair fora logo.
    Aí dentro , meu caro , prevalecem a mentira ,os
    apoios deletérios , a farsa e a enganação .
    Queira saber que assumi no estado um cargo
    da mais alta relevância e responsabilidade .
    Depois de um certo tempo e de ter tomado
    consciência de como as coisas funcionavam ,
    em carta solicitei minha exoneração .
    Não dava para permanecer naquele meio
    fétido .