Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

E lá se foi mais um campeão brasileiro de 1971: Roberto Bastos, filho do Kafunga, preparador físico do Atlético

CAM

Roberto Bastos foi o responsável pela preparação física do time (acima) que conquistou o Brasileirão 1971. Renato, Humberto Monteiro, Grapete, Vanderlei Paiva, Vantuir e Oldair; Ronaldo, Humberto Ramos, Dario, Beto e Romeu.

Só fiquei sabendo hoje, alertado pelo amigo jornalista Warley Andrade, vizinho de sítio dele, em um belo condomínio em Juatuba. Não tive o privilégio de conviver com o Roberto, que vivia mexendo em suas plantas em casa e se afastou do futebol muito cedo. Aos 72 anos, teve um infarto e a morte dele foi registrada pelo Frederico Ribeiro em reportagem no Hoje em Dia:

* “Filho de Kafunga e preparador físico do título de 1971, Roberto Bastos falece em Belo Horizonte”

O Atlético perdeu mais um personagem participante do único título do Campeonato Brasileiro conquistado pelo clube. Membro da comissão técnica de Telê Santana, carregando o DNA de um dos maiores jogadores do Galo, Roberto Bastos faleceu na segunda-feira (20) em Belo Horizonte.

O último filho vivo de Kafunga (Olavo Leite Bastos), Roberto morreu aos 72 anos, tendo sido o preparador físico da equipe de Dadá Maravilha e cia. naquela troféu nacional de 1971, conquistado há 45 anos. Ele levava o nome do pai no futebol, sendo chamado de Kafunguinha no mundo da bola.

Roberto formou-se em Educação Física na UFMG em 1970 e foi integrante da comissão ao lado do auxiliar Léo Coutinho, do massagista Gregório, do roupeiro Waltinho e do faz-tudo Otacílio.

Kafunga, falecido em 1991, naquela época já era comentarista de futebol. Ele pendurou as chuteiras em 1954, após 20 temporadas pelo Atlético, onde chegou aos 21 anos em 1935. Seu último filho vivo foi sepultado nesta terça-feira (21), no Cemitério do Bonfim.

HOJE

Referências a Roberto Bastos na Revista Placar e no Livro ‘1971: o ano do Galo’

http://hojeemdia.com.br/esportes/filho-de-kafunga-e-preparador-f%C3%ADsico-do-t%C3%ADtulo-de-1971-roberto-bastos-falece-em-belo-horizonte-1.447592


» Comentar

Comentários:
8
  • Pablo de Oliveira disse:

    A entrada do Luan no time vai dar um ganho de qualidade, principalmente pelo lado direito, o Marcos Rocha não está tendo a cobertura do Otero que fecha muito pelo meio ou vai para o outro lado toda hora.
    Com a volta do Luan até o futebol do Elias vai crescer pois o Luan ajuda muito na marcação e libera mais o Elias para vir de trás como surpresa.
    Espero que o menino maluquinho já entre alguns minutos contra o Vila e contra o Godoy.
    E que agente não perca mais nenhum jogador para chegar em Abril completo e voando.
    Saudações

  • Pablo de Oliveira disse:

    Leandro o elenco é limitado sim, minha esperança é o Roger consolidar o esquema de jogo como o Tite faz e o Corinthians aprendeu e vem fazendo.
    Com o esquema consolidado mesmo com as carências do elenco temos chance.
    Pois sai um e entra outro e o time não sente tanto pois já tem uma forma consolidada de jogar.
    Considero nosso time titular muito bom, acho que no mínimo um título de expressão ganhamos esse ano, o mais provável de mata mata como Copa do Brasil ou Libertadores.
    O Roger escolheu o mesmo esquema do Tite 4-1-4-1 então é focar nisso fazer até os jogadores da base jogar nesse esquema, fazer esse time que vai jogar hoje jogar nesse esquema, quanto mais rápido os jogadores assimilarem e se entrosarem nesse esquema melhor vai ser.
    Que Deus livre esse time titular de lesões e vamo que vamo.
    Victor
    Marcos Rocha, Leo Silva, Gabriel, Fábio Santos
    Carioca
    Luan, Elias, Robinho, Danilo
    Fred
    Eu acredito!

  • Lucas H. Nobre disse:

    Tá chegando Adilson para o Galo. Estão fazendo barca de volantes, trocam quantidade por qualidades. Quem é esse? Tomara que acertem, mas, mais um desconhecido que não brilhou na Europa. Parece que no Galo ultimamente, consultam no google e manda vir.

  • Silvio T disse:

    Foi um trabalho perfeito a parte física desse time. O galo voou o campeonato inteiro. Veteranos, como o Oldair, corriam como meninos. Rip Roberto Bastos! Quanto ao time atual, estou na contramão da maioria da torcida. Acho o Hyuri uma boa opção de banco. E parece que o tal do Adilson é mais um que o galo contrata que não sabe jogar futebol. Vai se juntar a Conceição, Erazo, Felipe Santana.

  • Pablo de Oliveira disse:

    Todos os envolvidos nesse título merecem nossos comprimentos, temos muito orgulho desse título e não vejo a hora de conquista lo novamente.
    Chico só de ver o nome do Carlos Eduardo relacionado me da até arrepios! Saber que vai ser titular é desânimo total. Qualquer da base é melhor que ele, o empresário dele é muito forte, mesmo depois de não fazer absolutamente nada de bom no Atlético conseguiu até uma vaguinha de titular nesse jogo importante contra a Chapecoense.
    Ótimo o empréstimo do yuri se o Clayton não melhorar tem que tomar o mesmo rumo fora Carlos Eduardo.
    Gostei da decisão do Roger em poupar o time nesse jogo, é mais uma chance para Felipe Santana, Cazares, Clayton, Rafael Moura mostrarem serviço.

  • José Eduardo Barata disse:

    E assim se escreve a história !
    Mas como nosso hino diz , o atleticano
    é imortal .
    Descanse em Paz , Roberto Bastos !
    P.S
    Coloque nesse time aí Lôla , Spencer ,
    Tião , Cincunegui , … meu Deus ! , que
    timaço .
    Esse , sim , era um grande ELENCO .

  • Leandro Fábricio disse:

    Sinceramente fico um pouco preocupado com treinadores estilo roger machado que priorizam demais a parte defensiva e não a parte ofensiva… apesar de nosso ataque estar muito bem obrigado, não estou vendo a diretoria muito empenhada em reforçar a equipe do meio pra frente não, parece que está chegando mais um volante, adilson ex gremio que estava no terek da russia, bem fraco na minha opinião mas tomara que surpreenda… foram embora hyuri e carlos vou nem contar patrick… jogadores suplentes, e nada de reposição para esses que se vão, carlos eduardo um zero a esquerda, luan não se sabe como vai reagir seu joelho bombado, cazares não inspirando confiança em uma sequencia de bons jogos, maicossuel sofrendo com lesões musculares e por aí vai…

    parece que a diretoria do atlético não aprende nunca com os erros recentes, grupo enxuto no quesito opções não aguenta longa temporada e isso é insucesso na certa…

    depois as desculpas são as mesmas… calendário apertado, numero excessivo de jogos, o juiz roubou e blá blá blá….

    acorda nepomuceno

  • Leandro Fábricio disse:

    Que DEUS o tenha..