Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

As artimanhas de todo clássico, que não valem nada, mas que podem valer tudo

Ricardo Marques Ribeiro, de novo na geladeira alvinegra

Cada dia mais me convenço que Tim Maia é que está certo quando diz que “Tudo é tudo e nada é nada”. Vale para futebol, principalmente quando se fala de um clássico entre Atlético e Cruzeiro. A cada jogo, medidas tomadas pelos dirigentes de um ou outro, quase sempre de ambos, que raramente se justificam, em que o bom senso e a racionalidade passam longe. Eles inventam fantasmas e acreditam neles. Mas às vezes estas fantasias podem ser verdadeiras e acabam influenciando no resultado. Nunca se sabe, não é? Por isso, seguro morreu de velho e é melhor tomar porrada da imprensa ou do lado adversário fora de campo do que lá dentro. Sempre foi assim e assim será. Não dá pra tomar partido de uma das diretorias neste clássico, quando Galo e Raposa vão se enfrentar. A razão está com as duas, ou não; depende do lado de se enxergá-la.

Sendo assim, o Cruzeiro acha que limitar o acesso da torcida do Galo pode ajudá-lo. Tentou evitar a entrada até dos mascotes.  O Atlético voltou a colocar o apitador Ricardo Marques Ribeiro na geladeira, alegando que ele é suspeito. Foi funcionário do gabinete do desembargador Wanderley Salgado de Paiva, presidente do Conselho do Cruzeiro, o que motivou o primeiro veto atleticano, da era Alexandre Kalil, em 2009. Retirado da geladeira pouco tempo atrás, voltou apitar jogos do Galo, até bem, mas . . . errou contra o Uberlândia, na semana do clássico, justamente a favor do Cruzeiro.

Se a Federação vai aceitar o veto é outra história, mas a pressão sobre a arbitragem já está feita. Qualquer que seja ela.

Que seja um jogão, e vida que segue…


» Comentar

Comentários:
32
  • Julio Cesar disse:

    “Nem tanto ao mar, nem tanto a terra”, é a a melhor frase pra esse jogo que não vale nada pra Pirangi e muito menos pro Atletico que tem a vantagem para as semis. Quanto ao aspecto de “dar moral” pra sequencia, Ronaldinho disse “quando ta valendo , ta valendo”. Mas é Ronaldinho e junto ainda tinha Tardelli e Bernard arrebentando; “Torres gemeas”. O São Paulo venceu a partida da fase classificatoria , jogo que não valia nada pro Galo e todos pensaram que nas oitavas o São Paulo atropelaria e acabou atropelado. Penso que Pirangi tambem não vai querer se expor desnecessariamente.
    A empolgação esta mesmo na rivalidade e torcedores querendo zoar.

  • Leandro Fábricio disse:

    Não sei o porque de tanto bate boca… jogo que NA MINHA OPINIÃO será apenas mais um para o atlético… aliás temos que nos preocupar com coisas muito maiores esse ano (libertadores), nem sequer é jogo que decidirá o titulo do regional… tudo bem que tem a questão da “rivalidade”, da zoação, do tempo em que o galo não ganha do enseada e blá blá blá mas e só… sei que muitos não vão concordar com minha opinião, mas penso que o time e treinador atleticano tem que pensar é em fazer um grande jogo independente do resultado, o mais importante é dar corpo a esse time para a libertadores e campeonato brasileiro, deixar esse negócio de guerrinha de menino de escola para o senhor vincintin (aquele que queria ser alexandre kalil), o cara bobo sô, nem pra ser polêmico o cara presta… é só manota, mas é de se esperar, o desespero do lado de lá está grande, e o medo de não conseguir pela terceira vez concecutiva chegar a final do regional não é mesmo????

    No mais é aguardar, lembrando que o galo também ainda tem que mostrar um futebol mais convincente, que comece no sabado mesmo contra um adversário mediano como é esse time do enseada…

  • thiago disse:

    Tem muito torcedor do atlético que pensa pra falar mas tem uma moçada ai que passa o limite da ignorância. Não da pra conversar!!!

  • Marcão de Varginha disse:

    De tanta, com o perdão da palavra, “porrinhação” celeste, o Galo também será proibido de entrar no Mineirão, o eterno salão de festas alvinegro!
    – #beneyternomito

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    Começaram as desculpas em caso de derrota! como sempre né!
    o atletico está tão focado na libertadores que não poupou jogadores em nenhum jogo do rural,sabendo que sua pouca chance de ganhar o rural é com a vantagem de 2 empates por isso estão comemorando tanto essa vantagem!Roger sabe que se não ganhar o rural a sua corda arrebenta! e Mano do povo esta mais firme no cargo do que nunca,falando nisso teve gente por ai que disse que o Mano tinha brigado com a diretoria e seria demitido rsrs,o vontade de demitir o Mano em gente? SQN.

  • Carlos Henrique disse:

    O Galo t apensando na libertadores em abril, vamos ganhar e avançar.
    por outro lado o time daenseada, aposta as suas fichas no classico
    depois vai perder para o Sao Paulo em evoluçao,.
    NA copa do Brasil. classico pode acontecer de tudo.
    espero um Atletico COM RAÇA E COM CONTRA ATAQUE LETAL PARA MATAR O JOGO.
    COMO É BABACA ESSE Bruno vincintin o criador do time do povo
    um cara, que fala besteira demais e acirra a rivalidade DESNECESSARIA.
    vai tomar como dizem os cariocas um sacode
    se nao for desta vez sera na fina,l ja que o jogo sera outro e o Galo jogara por dois empates..

  • Pablo de Oliveira disse:

    Chico e amigos do blog, vai ser um grande clássico, com uma grande vitória do Galo podem anotar.
    O Atlético vem em uma crescente, melhorando a cada jogo, muito forte dentro de casa, e o Mineirão não deixa de ser nossa casa, e nosso salão de festas.
    O time tá bem armado, motivado e com boas opções de banco, se entrar com aquela RAÇA tradicional é GOLEADA. (podem anotar)
    No mais precisamos conseguir o mais rápido possível nossa estabilidade para os jogos FORA DE CASA, e para isso eu faria alguns ajustes como entrar com o Adilson na vaga pela direita, fica assim:
    Victor
    Marcos Rocha, Leo Silva, Gabriel, Fábio Santos (4)
    Elias, Adilson, Carioca, Cazares (4)
    Robinho, Fred (2)
    Nos jogos em casa sai o Adilson e entra o Marlone e o Luan de talismã entrando sempre no segundo tempo.
    Otero, Danilo, Rafael moura, Maicosuel são bons bancos e sempre vão ser acionados.
    Nosso maior REFORÇO esse ano é não machucar ninguém, mantendo os principais jogadores sem lesões vamos ter um 2017 de muitas alegrias, pois o trabalho está sendo bem feito, estamos no caminho certo, Vamos ganhar o Clássico, ganhar moral e ir em busca dos títulos.
    Eu acredito!!!, Aqui é Galo!! Vamo Galão!!!

  • André Rosa disse:

    Acho que o Daniel nunca deveria ter retirado esse veto. Não é a primeira vez que esse apitador “erra” a favor do Cruzeiro. Em 2012, se não me engano e se tiver enganado me corrijam, ele apitou Ipatinga x Cruzeiro pela semi do Campeonato Mineiro, “errou” em uns 3 lances, todos a favor do Cruzeiro e mesmo assim, o Ipatinga se classificou. Quanto os vetos do Cruzeiro pro clássico, só comprovam o que todos já sabem… Tremem mesmo.

    • César disse:

      Esse jogo é mais antigo, o Ipatinga decidiu o Campeonato com a Atlético na despedida do Marques marcando um gol no jogo final. E não foram 3 erros, foi uma sucessão de erros no primeiro tempo vergonhosos, muito claros sem deixar qualquer dúvida, foi para mim uma das piores arbitragens no Futebol de todos os tempos, erros gravíssimos todos contra o Ipatinga. Segurou o Ipatinga que deveria estar ao final do primeiro tempo já goleando o Cruzeiro. No vestiário alguém deve ter alertado a arbitro do desastre que ia ser se ele continuasse cometendo aqueles erros, ele voltou para o segundo tempo fez uma arbitragem normal , e o jogo terminou com o placar que mostrava o que foi o jogo, vitória do Ipatinga se em não me agano 3X1.

  • Jorge moreira disse:

    Este pessimo(não me processe, tenho filhos em faze de faculdade) deveria sumir dos quadros de arbitragem, pessimo, tendencioso, apadrinhado, vergonhoso o que este sr(kkkk) faz nas arbitragens dele mas tambem com um costa larga que o proteje , ele tem que tomar vergonha assim como quem o escala pra apitar

  • Audisio disse:

    Acho que o Atletico deveria colocar um bom time em campo. Não com todos os titulares. Faria o mesmo que Adilson Batista e Levir Culpi cansaram de fazer contra o proprio Atletico. A responsabilidade da vitoria ficaria toda para o Cruzeiro num jogo que absolutamente nao vale nada. Digo isso porque na semana que vem o Atletico tem um jogo fundamental pela Libertadores enquanto o Cruzeiro, segundo o seu treinador, esta sobrecarregado fisicamente. So se for de ficar parado enquanto seca o rival na Libertadores. O Cruzeiro iniciou o ano querendo mostrar que seria tudo diferente. Termina o turno tropecando em adversarios ridiculos com exibicoes mediocres com publicos dignos dos piores momentos do clube no inicio dos 80.

  • José Florentino de Castro disse:

    Eu fico triste com essa divisão de torcidas ,que deveria ser meio a meio !Nisso eu acho que os dirigentes dos dois são amadores! Porque é um jogo de emoção é perigoso que os repórteres que cobrem os clubes ,podem caírem na segunda feira ,em decorrência do time que perdeu a partida !Eu hein

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    30 dias depois o Galo tem um time mais arrumado e sem desfalques. O cruzeiro fez valer o entrosamento de um grupo formado e de um treinador que conhece o time até quando deu. Muitas vezes eu falei aqui, o cruzeiro não tem nenhum jogador decisivo, não é um time tão ruim, mas é previsível demais, por isso tem amargurado resultados difíceis. Muito toque de bola, sem aquela jogada aguda que termina em gol, a coisa tá tão feia, que o tropeçador em bola argentino foi ressuscitado pela torcida, é o mesmo time do ano passado, correndo o risco de fazer sofrer como em 2016.

  • Celso Gomes disse:

    Há muita violência por aí. Para nós, torcedores, isso deveria ser uma diversão.
    Torcidas meio a meio, bandeirões de ambas, papel picado ,mascotes, criançada e que vença o melhor.O resto é,de fato, perfumaria.
    Avante Galo!

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Caro Chico,

    Pra mim, isto é preparação para possíveis desculpas pós-jogo…

    Agora só um detalhe… O Cruzeiro não acha que limitar o acesso da Torcida adversária poderá ajudá-lo. Absolutamente não. Me desculpe, mas nesta aí vc está enganado. Tanto que na reunião que os dirigentes tiveram na FMF, a iniciativa de propor o jogo com Torcida dividida 50% / 50% foi do próprio Cruzeiro. O Atlético Mineiro, na pessoa do seu Presidente, que não quis aceitar, alegando outras questões contratuais do Clube. Direito dele não aceitar. Mas daí, a falar que foi o Cruzeiro quem impôs assim, sem esclarecer devidamente os fatos, não condiz com a plena verdade.
    Quanto aos mascotes ( Criançada… ) o Cruzeiro também não se opôs. O que o Cruzeiro se opôs, foi à entrada do “galo mascote” ( Aquele que fica animando a Torcida igual ao Raposão do Cruzeiro ) e às bandeiras do Atlético Mineiro. Exatamente como o Atlético Mineiro já fez com o Cruzeiro em jogos no Independência como mandante, quando o Raposão não pôde ir e nem a Torcida pôde levar suas bandeiras.
    O que o Cruzeiro deixou claro na reunião da FMF, é que: “O que pode pra um, tem que poder para o outro. Da mesma forma que, o que não pode pra um, também não deve poder para o outro”. Simples assim… Questão de direitos iguais…

    Mas continuo pensando que esse circo todo é coisa dos dirigentes dos dois lados, que por saberem que ainda não têm o time que achava que teria, já começam a se preparar com as desculpas esfarrapadas pra enganar bobo…

    Se todos se preocupassem mais com o futebol em si, jogado dentro das quatro linhas, seria muito melhor para todos…

    • Alex disse:

      …Claytinho, comentário muito bom como sempre….porém, o seu time tentou vetar as crianças sim….a FMF não aceitou e deu ruim para sua diretoria,…..e isso é uma vergonha!!!!…..vetar mascote, bandeiras e instrumentos, tudo bem…o Galo fez o mesmo….agora, impedir as crinças de entrarem no campo com seus ídolos é algo lastimável!!!….coisa de gente com cérebro de ervilha…..
      Ps: tenho observado o comportamento do sr. Vicentin….ele deu entrevista hoje citando lei da reciprocidade…..tudo bem, direitos iguais…..aí o Lásaro respondeu ele sobre o veto as crianças e ele disse que o diretor do galo tá querendo aparecer…..mas o Vicentin é o cara que mais procura holofotes em dias de clássicos….vive provocando e quer se passar por santo……lembra da história do “Time do Povo”?…pois é, invenção dele…..acho que isso virou até maldição……depois disso o seu time não passou de 8000 torcedores no Mineirão….kkk….um abraço amigo!!!!

      • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

        Grande Alex !

        Já respondi ao Fabrício, o que vale também pra vc, quanto a tentativa de veto do Cruzeiro também às crianças. Veja lá o motivo.

        Quanto comportamento do Bruno Vicintin, eu prefiro nem comentar por não apreciar o seu trabalho.

        Abraços

      • Marcelo de Andrade disse:

        Alex, lembra tb que esse mesmo Vicentim, que não é o de moeda, antes de um clássico disae que se não desse na bola, seria na porrada?
        Benecy eterno mito

        Esse é o time do povo. Só se for do.povo aloprado.

    • Fabricio disse:

      Para completar o meu comentario senhor Claytinho segue a resposta do diretor de competições da FMF, Paulo Bracks. “Não participei da reunião de ontem (terça). Vi na ata que há uma solicitação do Cruzeiro neste sentido (de vetar as crianças atleticanas). Mas nós não vamos vetar. Não há nada que vete a entrada de crianças no regulamento”. Segue o link para o senhor ver a reportagem completa a respeito do veto as crianças partiu do Cruzeiro. O senhor e que esta enganado.
      http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/interior/2017/03/29/noticia_interior,392558/fmf-libera-a-entrada-de-criancas-atleticanas-no-classico-mineiro.shtml

      • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

        Prezado Fabrício,

        Você que parece não muito bem informado e está se baseando só no “depois”…
        Inicialmente, o Cruzeiro não iria se opor a nada ou tentar vetar nada que o Atlético Mineiro quisesse, desde que os Clubes chegassem a um acordo de Torcida 50% / 50%. Somente após a negativa do Atlético Mineiro, aí sim que o Cruzeiro quis fazer valer os mesmos direitos, de quando vai jogar no Independência e tem que respeitar as imposições do Atlético Mineiro. Inclusive aí sim tentando também vetar a entrada das crianças, o que foi prontamente negado.
        Mas querer vir colocar que a culpa disso tudo, por não termos Torcida meio a meio, é só do Cruzeiro, não dá né… Vamos nos ater aos fatos !

        Abraços

    • Fabricio disse:

      O Claytinho, primeiramente procure se informar antes de escrever alguma coisa, o Cruzeiro enviou um oficio a FMF pedindo para ser proibido a entrada de crianças no campo acompanhado dos jogadores do Atlético, oque foi negado pela FMF.

  • Juca da Floresta disse:

    Quanto ao lance com o Ábila tenho uma opinião, se fosse o Fred seria pênalti com certeza…kkk ou todo mundo se esqueceu daquele pênalti mandrake contra o América de Teófilo Otoni….

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    O cam quer colocar pressão no árbitro do clássico. Bem típico deles.
    o desespero por esta a muito tempo sem vencer um classico deixa o lado rosa em estado de choque! o medo de que a fama de cavalo paraguaio aconteça novamente nesse rural é real,fato!
    a tremedeira começou mais cedo que eu imaginava!

    • Jorge moreira disse:

      Benecy ETERNO só que os tempos mudaram e que merda logo pra vicintin ,voçês merecem

    • Alex disse:

      …o nosso “desespero” é grande mesmo…..afinal temos só 6 pontos na frente dos retardatários…..e isso é desesperador….6 pontos só na frente de um time ruim como esse seu, é pouco……firma o corpo, dessa vez depois de muito tempo, vamos completo….vamos ver se vcs vão dar conta do recado….

    • Stefano Venuto disse:

      Você precisa se atualizar meu filho, cavalo paraguaio de quê? A única vez que Galo e cruzeiro decidiram um título importante o Galo ganhou em casa e no nosso salão de festas lotado de smurfs.
      E Claytinho, o cruzeiro quis impedir a entrada do meninos sim, aliás, por um motivo óbvio, ia ter um monte de meninos azuis doidos para entrar com Fred. Robinho, Léo Silva, Marcos Rocha, Elias, Fábio Santos, Carioca, todos com passagens pela seleção, sem falar no Cazares e Otero.

      • Marcão de Varginha disse:

        Eles não tem vergonha alguma do dirigente deles ter afirmado ter comprado arbitragens, muito menos ainda de exigir que vc fique nu para atender seus anseios e sonhos, rapaz! Sim, eles gostam demais do “produto”!
        – #benecyeternomito

      • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

        Caro Stefano Venuto,

        Bom, se quiser realmente um bom debate, pautado em cima de fatos verdadeiros, tô sempre por aqui… Agora, se prefere viajar nessa sua maionese, no seu fantástico mundinho da ilusão, aí prefiro não render muito…. rsrs

        Sobre a questão da tentativa de veto do Cruzeiro também à entrada das crianças, eu já expliquei mais acima para o Fabrício e para o Alex, o que de fato aconteceu. E não as suposições e conjecturas mirabolantes que alguns de vocês insistem em propagar como “verdades”… rsrs

        Ahhhhh…. E vc já voltou a ser um homem de palavra ?? rs

        Abraços

      • luiz ibirite disse:

        Dr. Estéfano, por favor, não suma por tanto tempo deste humilde espaço, vc tb é um dos que nos diverte muito aqui. kkkkkk (tem muitos comentarios bons tb).

      • Jorge moreira disse:

        Eternokkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, parabens pela resposta , e sem precisar desenhar.