Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A desconfiança em relação ao Atlético e a situação dos brasileiros na Libertadores

Fred of Brazil's Atletico Mineiro, celebrates his goal during their 2017 Copa Libertadores match against Bolivia's Sport Boys at Independencia stadium, in Belo Horizonte, Brazil, on April 13, 2017. / AFP PHOTO / DOUGLAS MAGNO        (Photo credit should read DOUGLAS MAGNO/AFP/Getty Images)

O Galo de Fred está passando da hora de inspirar confiança na temporada 2017

Gostei de ver o empenho e o futebol do Botafogo em Guayaquil, ontem, contra o Barcelona. Casa cheia, torcida equatoriana empurrando o time e o clube carioca se impondo como se estivesse jogando em casa. Perdeu um monte de gols, quase perdeu o jogo, mas saiu com um empate, 1 a 1, que acabou sendo satisfatório. No programa Redação Sportv de ontem o Carlos Eduardo Eboli, brincou dizendo que o Botafogo seria hoje “a Juventus” da América do Sul. Claro que foi uma brincadeira, que considero exagerada.

O canal ESPN fez um balanço da situação dos brasileiros na Libertadores 2017, em que destaca a desconfiança, justa, em relação ao Atlético.

* “Após metade da fase de grupos, seis brasileiros estariam nas oitavas da Libertadores; veja a situação de cada clube”

Se a fase de grupos da Copa Libertadores terminasse exatamente nesta semana, seis dos oito representantes brasileiros estariam classificados para as oitavas de final do torneio. Isto é: Botafogo, Santos, Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG e Grêmio. Apenas os torcedores de Atlético-PR Chapecoense teriam motivos para lamentar. Todos já disputaram metade da fase de grupos e tem ainda três jogos pela frente.

Os seis citados estão na zona de classificação para as oitavas, sendo que apenas o Atlético-MG não lidera a própria chave.

Já o Atlético-PR, que está no mesmo grupo do Flamengo, é o terceiro colocado e teria de se consolar com a ida para a Copa Sul-Americana. O mesmo ocorre com a Chapecoense, que é a terceira colocada do grupo 7 da competição.

Mas quem está mais próximo de confirmar a vaga nas oitavas? Confira abaixo:

  • Botafogo: time que impressiona

A situação na chave é aparentemente tranquila. O Barcelona-EQU é o vice-líder com sete pontos, mas o terceiro colocado (Estudiantes, da Argentina) tem apenas três e o Atlético Nacional, da Colômbia, é o lanterna sem nenhum ponto conquistado.

Isso significa que se o Botafogo derrotar o Barcelona no próximo dia 2 de maio e o Estudiantes perder para o Atlético Nacional, a equipe carioca estará nas oitavas. Se ocorrer empate nesta partida, o time alvinegro dependerá de só mais um ponto para avançar.

  • Santos: apesar de tudo, está bem

Uma vitória e dois empates em três rodadas. Apesar de o desempenho não transmitir tanta confiança, o Santos lidera o grupo 2 com cinco pontos. Mas a chave está embolada.

O Santa Fe, da Colômbia, e The Strongest, da Bolívia, tem quatro pontos cada um e apareceram na segunda e na terceira colocação, pela ordem. O Sporting Cristal, do Peru, é o lanterna, com apenas dois. Mas todos ainda têm chance de classificação.

Duas vitórias, no entanto, devem resolver a vida do Santos. Os próximos rivais são justamente Santa Fe, no Pacaembu, e Strongest, na Bolívia, os rivais diretos pela classificação.

  • Flamengo e Atlético-PR: grupo difícil

O Flamengo faz uma boa campanha, com duas vitórias e uma derrota. Lidera assim o grupo 4 com seis pontos, mas a vida não é nada mole para o clube rubro-negro porque a chave é uma das mais complicadas da competição sul-americana.

Na segunda colocação, está a Universidad Católica, que já derrotou o Flamengo no torneio, com cinco pontos. Logo em seguida aparece o Atlético-PR, com quatro. Na laterna, o San Lorenzo tem apenas um ponto, mas ainda tem chance de classificação. Com nove pontos em disputa, ele pode somar dez e ir tranquilamente para as oitavas de final.

Ou seja, o grupo 4 está longe de ser resolvido.

  • Palmeiras: vaga mais perto

O Palmeiras não precisou passar pela dramática fase preliminar da Libertadores, e o atual campeão brasileiro soma os mesmos sete pontos do Botafogo após três rodadas.

Porém, o Palmeiras já jogou duas vezes como mandante, enquanto os cariocas jogaram somente uma vez. E o grupo da equipe alviverde tem uma situação mais favorável.

O Jorge Wilstermann, da Bolívia, é o segundo colocado, com seis pontos. Logo depois estão Peñarol, do Uruguai, com três, e Atlético Tucumán, da Argentina, com um.

O Palmeiras enfrentará o Peñarol, em Montevidéu, na quarta rodada. Um triunfo deixará o time com dez pontos e virtualmente classificado de forma antecipada às oitavas. Isso porque os uruguaios poderiam somar no máximo nove pontos.

Para a vaga ser confirmada com certeza e de forma antecipada, o time alviverde precisa contar com uma vitória do Jorge Wilstermann contra o Tucumán ou até empate.

  • Atlético-MG: sem confiança

Com elenco forte e técnico que chegou a ser cobiçado por outros grandes clubes, o Atlético-MG vem sofrendo na Libertadores. É o segundo colocado do grupo 6, na fase de classificação para as oitavas, é verdade, mas ainda não convenceu.

O time de Belo Horizonte tem quatro pontos. O líder é o Godoy Cruz, da Argentina, com sete. Em terceiro, está o Libertad, do Paraguai, com quatro. E na lanterna aparece o Sport Boys, da Bolívia, com apenas um.

A situação é bem desconfortável. Difícil prever a classificação. O Atlético-MG precisa derrotar o Libertad, de quem perdeu por 1 a 0, para não ficar ameaçado.

  • Chapecoense: testando a própria força

A Chapecoense passou por uma reconstrução na atual temporada e tem buscando fazer um bom papel em sua primeira Copa Libertadores. Está na terceira colocação do grupo 7, com quatro pontos, com uma vitória, um empate e uma derrota.

A chave é bem complicada. Tem o Lanús, da Argentina, na liderança com seis pontos. O Nacional, do Uruguai, é o segundo, com quatro. E o lanterna é o Zulia, da Venezuela, com três. Ou seja, todos estão bem próximos e com chances de classificação.

  • Grêmio: embalado

A exemplo de Botafogo e Palmeiras, o Grêmio também tem sete pontos e lidera o grupo 8. Mas a situação da chave é mais parecida com a realidade botafoguense.

Isso porque o vice-líder é o Guaraní, do Paraguai, que tem os mesmos sete pontos. O Deportes Iquique aparece em terceiro, com três, enquanto o Zamora não somou ponto.

Para avançar às oitavas de forma antecipada, os gremistas precisam vencer o Guaraní, no próximo dia 27, e torcer por uma derrota do Iquique para o Zamora. Se houver empate neste jogo, o Grêmio dependerá de mais um ponto para avançar. http://espn.uol.com.br/noticia/688447_apos-metade-da-fase-de-grupos-seis-brasileiros-estariam-nas-oitavas-da-libertadores-veja-a-situacao-de-cada-clube?utm_content=bufferc4bc9&utm_medium=social&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer


» Comentar

Comentários:
26
  • Pedro Vítor disse:

    Assistir agora a pouco o time do Galo ser mais vibrante e dominar o jogo e ser completamente diferente do que vinha demonstrando ultimamente

    Lógico que a Urt não mostra perigo algum a uma equipe do nível do Atlético,é obrigatório a Vitória mas jogando bem melhor. Ruim foi o jui que amarelou o time do Galo todo e conseguiu tirar o Rafael Moura da primeira partida da final.

    Bom também foi ver o Maicossuel de volta ao time e principalmente o Victor que apesar de aind não estar em plena forma é muito mais importante e passa muito mais segurança que o Giovanni Chama Gol,qualquer bolinha que o adversário chuta ele aceita facilmente, pelo que demonstrou o Giovanni nesta sequência o Uilson é melhor e ano passado quando teve sua sequência falhou muito por insegurança e falta experiência, já o Giovanni já jogou vários campeonatos Brasileiros tem 7 anos de Atlético então desculpa suas falhas.

    Agora é esperar pra ver se América ou Cruzeiro vão pra final. Neste momento o América estava nem postado mandou bola na trave teve um pênalti claríssimo a seu favor mas tomou um gol muito rápido praticamente na primeira chance que as Maria chegou.

    Tudo indica que será Atlético e Cruzeiro na final já que as Maria jogam por empate e fez o primeiro gol o Mano adora jogar retrancado ainda mais quando faz o gol cedo

    • Leandro Fábricio disse:

      Fala Pedro, pedro não acho o giovanni mal goleiro, uma dupla de volantes que não marca ninguém e com a zaga sem confiança não há goleiro que resista, mas concordo que giovanni tem falhado muito ultimamente mas é um bom reserva, já uilson é fraquissimo…
      Os jogadores parecem que sentiram a pressão da torcida por uma melhora no futebol e pelo menos uma melhora no animo pra jogar bola, até rafael carioca correu feito louco hj, mas ainda se vê um time desorganizado em campo, antes do primeiro gol a urt começou a controlar a partida e apesar do victor não ter feito nenhuma defesa no jogo, a urt conseguiu rondar a grande area do atlético varias vezes, depois no segundo tempo com o segundo gol atleticano aí a urt entregou os pontos de vez, aí foi ataque contra defesa…
      achei o cartão para rafael moura bem aplicado, rafael moura foi muito inocente e fez uma falta dura e desnecessária no campo de defesa do adversário, os outros cartões achei exagerado…
      uma vitoria que deixa as coisas um pouco mais calmas pelos nossos lados, e principalmente para roger dar um breve suspiro de alívio, mas roger machado e nenhum torcedor atleticano se iluda, o time ainda está muito aquém de um bom futebol e organização dentro de campo…

      até que enfim o time do bairro enseada das garças conseguiu chegar a final do mineiro Pedrão, que angustia deve ter sido para os vaidosos ficar dois anos seguidos sem sequer ser vice do “rural”…

      agora é libertadores na quarta feira… meio a zero é goleada… vamos ver o que esse elenco e roger machado vão nos aprontar daqui pra frente…

      abraços

  • Pedro Vítor disse:

    Daqui a pouco o Atlético irá entrar em campo, será que vamos ver algo diferente do que já vimos em três meses de trabalho do Roger ou iremos mais uma vez lamentar a falta de vontade e raça com a camisa.?

    Não que eu esteja pessimista mas não estou notando em alguns jogadores uma postura vencedora, estão muito acomodados, não há disputas de posições no Galo de Roger, não há cobranças e conseguentemente os resultados são péssimos.

    O discurso do treinador não conquista o time não faz o torcedor vibrar e ninguém da diretoria se manifesta de uma forma contundente.

    Essa morosidade, está calma, não combina com o Atlético. Atlético é um clube acostumado a grandes emoções e reações inesperadas.

    Eu espero ver um time enjoado mesmo que não vá com tudo pra cima como em outros anos então que seja mais precavido mas com emoção e raça agora nessa calma e morosidade não dá liga. Assistir o Atlético de Roger jogar da forma que vem jogando é muito triste, é preferível não ver, chegar na hora do jogo ir preparar o almoço ou ir capinar o terreiro ou fazer uma caminhada porque me bate uma desgosto quando olho a escalação do time e a repetição da inhaca do Giovanni, da desatenção do Gabriel e Rocha, e lenga lenga do Fábio Santos e Robinho.

    E chega ao final dos jogos o Roger vem explicar ou tentar justificar o porque do time estar tão ruim.

    Então vou fazer o seguinte vou ligar a TV e vou acreditar que será diferente de quarta-feira, dos dois clássicos, mas se notar aquela inhaca novamente infelizmente terei que me afastar pra não ter um “troço ” como diz no interior.

    De todo modo depois eu posso vir aqui no blog ou nosso grupo de whatsapp pegar tudo pronto sem sofrimento e com unhas e dedos na mais perfeita harmonia

    Espero ter meu Galo de volta, está fazendo falta meu time no sábados, Domingos e Quartas-feiras. Minha alegria tem sido imaginar o quanto eu teria sido feliz se meu time já estivesse voltado da pré temporada!

  • Pablo de Oliveira disse:

    Tem que ganhar da URT e do Libertad separem os Homens dos meninos agora é pressão total dois jogos decisivos, TESTA o Galo Doido contra a URT e Confirma contra o Libertad e tá resolvido.
    Time para Domingo, esquema 4-3-3 Galo Doido toma um mas faz dois ou mais e vamo que vamo!!!
    Giovanne (volta Victor)
    Rocha – Leo Silva – Felipe Santana – Danilo (4)
    Carioca – Elias – Cazares (3)
    Maicosuel – Rafael Moura – Robinho (3)
    Quando o Fred voltar o Maicosuel vai para o meio e ele entra na vaga do Cazares.
    Nesse jogo temos a vantagem do empate, e temos um time bem mais qualificado que a URT, por tanto é a ultima chance de testar esse esquema que foi testado no segundo tempo contra o Sport Boys e Quarta no segundo tempo contra o Libertad, onde o time foi bem, chegou a hora de colocar em prática.
    Lembrando que esse esquema é variável para o 4-4-2 e vice versa, dependendo do jogo ou do momento do jogo entra no 4-4-2 é só Tirar um atacante e colocar o Adilson no meio.
    Adilson – Carioca – Elias – Maicosuel (4)
    Fred – Robinho Ou Rafael Moura (2)
    Gabriel – Fábio Santos – Otero – Cazares – Marlone o banco vai fazer bem a eles.
    Carioca, Elias e Robinho voltam as posições que os levaram a seleção.
    Se quiser me pagar 10% do salário do Roger eu topo ser Técnico do Galo rs
    Com mudanças EU ACREDITO!!!

  • LUCIANO MARQUES disse:

    Na verdade o time do galo esta precisando de reformulação o time do galo esta com media de idade muito alto. Mas o que me deixa intrigado é o fato da diretoria não tomar nenhuma atitude parece que esta deixando as coisas acontecer. Onde anda o diretor de futebol? Acorda Nepomuceno……

  • Tarcísio Coimbra disse:

    O Róger não me agrada, assim como a diretoria inerte que aposta no ruim e barato e não reforça o elenco.
    Mas vejo a torcida atleticana muito alvoroçada por pouca coisa, ou então são cruzeirenses se passando por atleticanos. É um hábito constante deles em blog de atleticanos. É fato que o time não vem bem, mas no returno da Libertas jogaremos duas dentro de casa. Até agora, vencemos uma em casa, e empatamos e perdemos fora. Ainda não é esse desastre todo. O Galo nunca que joga bem fora a história tai pra contar. Entra técnico sai técnico e o setor defensivo é falho, principalmente em jogos fora. Até hoje não acharam reposição para os lugares de Jemerson, Donizete, Tardelli e Bernard. Vamos aguardar!

    • Marcão de Varginha disse:

      Com o prévio respeito à sua valiosa opinião,mas discordo quando afirma que “.. Galo nunca que joga bem fora a história tai pra contar”, pois, já assisti várias partidas do Galo idos passados em inúmeros campeonatos e mesmo jogando em outros domínios, o alvinegro mineiro que não compra arbitragens apresentou-se com respeito,garra, técnica, raça e vontade de vencer que parecia que estava treinando.
      – #benecyetrnomito

      • Helio Antonio Corrêa disse:

        É, deve ser por isso que acumula este monte de títulos.
        Cara parece que vc. vive sonhando, até a cronica que normalmente torce para vocês vive falando disto, que são leão em casa e cordeiro fora. e vc. vem falar esta asneira.
        Veja qual foi o percentual do seu time em 15/16 fora e dentro no campeonato nacional.?
        Se tivessem ganho 50% a mais fora nestes dois anos, seriam campeoes, deixe de ser comedia. Faça como a maioria de atleticanos lúcidos, nao coloque viseira.

      • Tarcísio Coimbra disse:

        Caro Marcão, também já vi, mas são em raríssimas ocasiões. Abraços.

        • Helio Antonio Corrêa disse:

          TARCISIO CIMBRA
          Para ilustrar isto que vc. está falando veja aí.
          Este ano o CAM jogou 10 partidas como visitante, perdeu 6
          e é 100% como mandante.
          É isto que o ET de VARGINHA, nao quer enxergar.

  • Leandro Fábricio disse:

    Botafogo o juventus das americas???? Me lembrei logo do barcelona das américas aqui de mg kkkkkk, é cada uma…

    a verdade é que o atlético corre serios riscos de não se classificar para a fase seguinte, pegou um grupo relativamente “fácil” e está se complicando…. o atlético na verdade tem um elenco fraco, um elenco de fama mas com jogadores sem o perfil atleticano, jogadores descompromissados com o clube essa é que é a verdade, um presidente sem culhão e com opiniões que oscilam bastante em relação a planejamento, no extra campo nepomuceno é muito bom, nas quatro linhas é ruim… hj o atlético tem um elenco irregular, time de muito toque pra não dizer firula e de pouca ou quase nada de raça e gana pra vencer… cazares, rafael carioca, marlone, e pasmem fred e robinho estou descobrindo que também não fazem o perfil de jogadores atleticanos, fred está fazendo muitos gols e salvando o time em algumas ocasiões?? Sim, mas não consigo enxergar no fred aquele jogador com gana e vontade de fazer história no atlético, diferente de rafael moura que sim tem futebol inferior ao de fred mas com aquele espirito de atleticano… robinho me decepcionou, achei que poderia repetir o feito de ronaldinho gaucho mas infelizmente é outro que não está nem aí pra mais nada, a verdade é que ronaldinho veio querendo mostrar que ainda estava vivo para o futebol, saiu escurraçado do flamengo onde ninguém o queria pelo histórico extra campo, a imprensa esportiva do brasil inteiro fazendo chacota com seu nome, veio com sangue no zóio, e quem o contratou foi um cara que aprendeu a mexer com futebol, um cara que impõe respeito no meio da boleirada, esse cara se chama alexandre kalil, foi lá e teve uma conversa de homem com r-10, disse que se quisesse realmente jogar bola poderia ter uma chance de recomeçar no atlético, e o resto todo mundo sabe no que deu..

    totalmente o oposto foi a contratação de robinho, veio com toda pompa, disputado por atlético, flamengo e santos, veio com moral elevada e quem o contratou não tem a experiencia necessária para tratar com esse tipos de boleiro, nepomuceno é muito paz e amor, deixa o barco correr solto, esses atletas melindrosos não respeitam presidentes tipo nepomuceno…. e robinho aí está desfilando displicencia…

    cadê os jogadores xerifões??? cadê os porreteiros e carregadores de piano dando suporte para que jogadores de tecnica refinada possam mostrar o que sabem, sairam os brigadores pierre, donizette, jô, josué, datolo, não podemos contar mais com luan, bernard com sua correria, rever com sua liderança e raça, tardelli com seu compromiso e vontade…. foram trocados por fred, robinho, cazares, rafael carioca, marlone, hyuri, carlos eduardo, clayton etc etc… estão vendo a grande mudança no perfil dos jogadores…

    no mais é aguardar

    • Pedro Vítor disse:

      Se o Robinho der um sanguinho a mais e tocar a bola um pouco mais rápido ele já vai dar uma melhorada boa na equipe, ano passado ele também estava jogando mal no Campeonato Mineiro com o Diego Aguirre, e subiu de produção com o Marcelo muito também por causa do esquema de jogo que o beneficiava, agora com o Roger além de não viver boa fase que antes escondia um pouco essa displicência o esquema mudou sua forma de atuar, está mais distante do Fred ou Moura. Acredito que ele pode render bem mais que tem rendido apesar da falta de disposição que me parece que seja ou da idade ou até falta de comando do Técnico ou da diretoria.

      Era para o Robinho ser o diferencial dessas equipe por tudo que envolve seu nome e sua história no futebol que começou com 17 anos ele pedalando em cima do zagueiro Corintiano em 2002. Na seleção apesar de não ter participado de uma grande conquista ele foi importante em Copa América e Eliminatórias viveu grande momento.

      Hoje a minha esperança é o Robinho resolver jogar bola por que não estou convicto que o Roger Irá dar um padrão tático que coloque o time no caminho dos títulos como foi Com Cuca e Levir. Roger está mais pra Aguirre e Autuori

      Vamos ver se as Marias conseguem chegar na Final Leandro

  • José Eduardo Barata disse:

    Se a gente pudesse escalar , eu mandava a campo
    daqui pra frente :
    Um goleiro ( sei lá quando Victor volta )
    Carlos César , Silva , Gabriel , Danilo
    Adilson , Marlone , Elias e Otero
    Moura e Fred .

    Determinações
    ============
    Volantes não passam da intermediária e descem
    o sarrafo tipo Pierre e Donizete
    Carlos César fica na dele
    Danilo pode descer e bicar pro gol em toda bola
    que chegar pra ele
    Otero e Elias vão correr sem parar
    Moura vai fuçar no cangote dos caras e dividir
    com a zaga adversária em todo lance
    Fred joga pra dentro a sobra que tiver
    Ah , Silva e Gabriel espanam tudo DENTRO de
    nossa área , se sobrar algum atacante depois
    das porradas do Adilson e Marlone .
    Pronto !
    GALO forte , raçudo e marrento .
    Chega de conversa fiada de futebol moderno.

    • Pablo de Oliveira disse:

      Fala Barata meu Bom!!
      Eu também tenho minha escalação em um esquema 4-3-3 Galo Doido esse é nosso DNA vencedor!!
      Obs: Testado e aprovando nos 30 minutos finais contra o Sport Boys onde fizemos 4 gols e não levamos nenhum foi o melhor Galo de 2017 é só ver o VT dos últimos 30 minutos daquele jogo.
      Victor
      Rocha – Leo Silva – Felipe Santana ou Erazo – Danilo (4)
      Elias – Adilson ou Carioca – Maicosuel (4)
      Rafael Moura – Fred – Robinho (3)
      Lembrando que esse esquema é variável com o 4-4-2 se quiser fechar mais o time é só tirar um atacante.
      Daria a ultima chance ao Rocha, Robinho e Carioca pois esse esquema atual do Roger Machado não ajuda, Carioca e Robinho estão jogando fora de posição e o Rocha está sem cobertura tá uma peneira.
      Garanto que tanto a minha quanto a sua sugestão é melhor que esse time atual do Roger Machado, nós torcedores sabemos que o time pode melhorar muito pois está jogando no esquema errado e sendo escalado errado, se o Roger não tiver humildade e mudar suas convicções acho difícil ele continuar, sou totalmente contra troca de treinador no meio da temporada mas o treinador tem que fazer pelo menos o básico mudar quando é preciso, e já passou da hora do Roger mudar o esquema e o time antes que seja tarde de mais.
      Saudações!!

  • Bernardo Montalvão. disse:

    Mano Menezes foi agraciado com a medalha da inconfidência… Pimentel disse que só assim o distribuidor de camisas azuis para de chamar Minas Gerais de Aldeia.

  • J.B.CRUZ disse:

    Pelo andar da ”carruagem” na Libertadores, presume-se que: Botafogo,Flamengo,Palmeiras e Palmeiras; classificam-se sem maiores sustos..Já Chapecoense e Grêmio tem chances;;Atlético do Paraná e Genérico Mineiro: SEM CHANCES…

  • Gustavo Adolfo disse:

    Acho, infelizmente, que quinta-feira o Roger cai…

  • Edmar Sanches Dias disse:

    Prezado Chico. Gostaria que você ajudasse um desempregado, O pobrezinho do Cuca. Você ajudando o mesmo, vai acabar com a aflição de milhões de pessoas. Um abraço. Edmar Sanches Dias – Coronel Fabriciano/MG.

  • José Eduardo Barata disse:

    O Roger TEM QUE SAIR .
    Não é possível voltar a “morrer abraçado” como foi
    como Ricardo e o Tite .
    A torcida do GALO não vai aceitar mais uma dessa.