Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A justa indignação de um consumidor do produto futebol em um estádio

SOM

Senhoras e senhores, na semana passada publiquei frase do Marcelo Barreto, do Sportv, que define bem como as coisas funcionam em nosso futebol:

“…O futebol justifica qualquer pensamento torto, desde que sirva para garantir os três pontos, evitar uma suspensão, provar que o pênalti ou o impedimento a meu favor foram bem marcados, e contra mim, um roubo…”

Serve para definir também o uso da palavra “ética” no Brasil, que existe, desde que seja em defesa dos “meus interesses”. Os dos outro, que se danem!

Recebi e-mail do Alex Sousa, cruzeirense, que está indignado, com toda a razão, por causa da história do excesso dos auto-falantes no Independência, domingo. Deveria ter o seu desabafo ecoando nos veículos de comunicação e gerando consequências. Mas, tudo indica, que o tema ficará resumido a este blog:

* “Olá Chico Maia. Será que o torcedor adversário não merece no estádio pelo menos o tratamento de consumidor? Afinal paga o preço do ingresso, tem o direito de estar no espaço público e se sujeita às exigências dos órgãos de defesa social, na forma prevista do Estatuto do Torcedor.

Lamentável a idealização, instalação e operação daquelas caixas de som destinadas a tentar abafar o barulho da torcida do Cruzeiro. Verdadeiramente, jericos & ideias formam uma dupla terrível, sobretudo quando o assunto é ser hostil ao torcedor adversário.

Mais lamentável ainda uma parcela da mídia, que deveria denunciar e preferiu minimiza a questão como sendo coisas de rivalidade. Consumidor tem direitos; nenhum torcedor do Cruzeiro foi ao estádio de favor. Como canalhas estão em vários lugares logo apareceu uma justificativa de que “teria sido algo emergencial para corrigir falta de som naquele lugar do estádio”.

De quem teria sido a ideia? Será coisa do gênio que projetou aquelas arquibancadas? Infelizmente está cada vez mais claro que a insanidade governa o futebol mineiro; de nada adianta as leis como Código de Defesa do Consumidor e  Estatuto do Torcedor. Incrível que algo deste tipo aconteça num estádio que foi reformado com dinheiro público recolhido de contribuintes de todos os clubes, inclusive torcedores do Cruzeiro.

E as autoridades? Já sei: “só trabalham se provocadas”. Sei…

As caixas foram instaladas e operadas sem o consentimento da Luarenas? É papel de administradora de estádio (concessão pública) ser hostil à torcida visitante? O Atlético, clube mandante, estaria envolvido? O que a Federação tem a dizer sobre este tipo de situação? É permitido? Ou será que mais uma vez aceitaremos desculpas esfarrapadas por violação legal e vale-tudo?

Só há um remédio: punição pecuniária e condenação do responsável ao pagamento de indenização a cada consumidor submetido a tal tipo de abuso por violação dos direitos do consumidor e do torcedor. Só assim o riso vai embora da cara de canalhas capazes de patrocinar coisas dessa espécie. Quem avisa amigo é: “sabiá que sai atrás de joão de barro acaba virando servente de pedreiro”.

Abraço amigo. Minha filha, atleticana, sócia-torcedora, comemorou o resultado aqui em casa; meus parentes e amigos torcedores do Atlético mandaram mensagens, vídeos, fotos. Não somos inimigos. Respeito e respeitarei o direito deles de festejar, como eles respeitam o meu”.

Alex Souza


» Comentar

Comentários:
35
  • Bruno disse:

    Dos tópicos que falam de resultados de jogos, elas tão sumidas… Mas aqui onde um nó cego vem com mimimi, aí elas vêm cheias de razão. Torcidinha meia boca, bando da vaidade aflorada!

  • luiz ibirite disse:

    Alex Souza estou contigo nesta, o engraçado é que tem alguns aqui que querem justificar como rivalidade, rivalidade é dentro das quatro linhas, é no torcedor comemorar a vitoria e zoar o rival pela derrota, não ver uma empresa que diz seria desrespeitar o torcedor sabendo que ele esta pagando pelo mal atendimento.

  • marcelo araujo disse:

    É o típico falso moralista com essa conversa pra boi dormir.

  • Rodrigo Assis disse:

    Mimimi e chororô de perdedor, como não houve os alegados “erros de arbitragem operados via FMF”, se agarram em caixa de som em estádio. #choramenosjogamais

  • Gabriel Maciel disse:

    Tanto jogadores quanto diretoria faltaram com respeito ao Cruzeiro e o seu torcedor.Toda essa arrogância será castigada !

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    Calma gente não precisa duplicar as respostas,rsrs! o serviçal continua o mesmo!
    tudo que eu falo ele se desespera,calma meu jovem,cuidado com o coração pra não disparar hein,rsrs! e as caixas de som?

  • Alex disse:

    …eu acho que a Luarenas errou ao instalar os auto-falantes mesmo….deveriam ter instalado alguns porta-lenços……pra enxugar o choro desses caras….kkkk……a Luarenas deveria ter dado pra cada um deles um calmante pra ver se a tremedeira deles……enquanto isso o Galo fatura 8 taças em 4 anos…..sendo 2 internacionais e uma nacional de espancamento……kkkkkkkkkkkkkk….por isso estão há 3 anos sem ganhar nem Finco na Areia e quase 20 anos sem ganhar pelo uma MULTA de trânsito fora do país…..kkkk…o time Copeiro, virou time Mimizeiro……kkkkkk

  • Alex disse:

    …eu acho que a Luarenas errou ao instalar os auto-falantes mesmo….deveriam ter instalado alguns porta-lenços……pra enxugar o choro desses caras….kkkk……a Luarenas deveria ter dado pra cada um deles um calmante pra ver se a tremedeira deles……enquanto isso o galo fatura 8 taças em 4 anos…..sendo 2 internacionais e uma nacional de espancamento……kkkkkkkkkkkkkk….por isso estão há 3 anos sem ganhar nem Finco na Areia e quase 20 anos sem ganhar pelo uma MULTA de trânisto fora do país…..kkkk…o time Copeiro, virou time Mimizeiro……kkkkkk

  • Jorge moreira disse:

    O benecy mito afirma que comprava arbitros de futebol(juizes eu não reconheço apitadores com tal) agora ladrões, quem rouba é ladrão sim, roubaram o bandeirão de uma torcida organizada? do Galo e ninguem fala nada, querem incentivarem a paz nos estádio prendam todos os que se denunciam como compradores de apitadores e os que roubaram o bandeirão o resto é choro de quem se acostumou a ganhar de formas escusas, que eu vou me privar de citar, chora, chora, chora, mas que a policia dê uma resposta sobre o roubo da bandeira e prenda os ladrões

  • Luis Cláudio disse:

    Moro no Triângulo e acompanho inúmeros programas esportivos da capital, seja no rádio ou na tv. Estou percebendo uma parcialidade danada na imprensa mineira. A torcida azulina é uma das torcidas mais arrogantes, mais intolerantes e mais fundamentalistas do Brasil. Portanto; quem quer respeito dá respeito!

  • Jorge moreira disse:

    A solução da violencia entre os torcedores esta facil de resolver, prendam os ladrões, os bandidos que roubaram o bandeirão da torcida do Atlético, ou se preparem para a guerra entre os das (não acho nada organizadas) Caso contrário se preparemos baderneiros achavam o que queriam um motivo pra continuar com a guerra, prendam , e joguem a chave fora,e mais façam com que os bandidos paguem o dinheiro investido na confecção do bandeirão, Roubo é caso pra policia resolver

  • Alexandre Magno disse:

    Bom dia Chico, lendo este post fiquei me perguntando o quão ofendidos os torcedores do Mônaco se sentiram ontem, vendo e ouvindo alguém com usando os alto-falantes do Estádio da Juventos para exaltar o Daniel Alves que jogou demais. Acho também que clubes de futebol que tem gandulas sendo expulsos em todos os jogos que fazem como mandantes também devem ser punidos, mas isso a torcida acha lindo, né mesmo?

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Caro Alex Souza,

    Infelizmente, vindo de quem veio, essas coisas baixas assim nem nos espantam mais. Isso é bem a cara deles.

    Abraços

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    A turma do lado rosa inovando rsrsr,caixa de som pra abafar 1800 cruzeirenses?
    a massa é uma farsa rsrrs que vergonhaaaa gente! mais eu entendo afinal rural pra eles é mundial basta ver como eles estão descontrolados,tem gente ai falando até em processo,menos gente!cada um com seu tamanho!

    • Alex disse:

      …..se rural pra gente é MUNDIAL, pra vcs deve valer a vida tamanho o CHORO que vcs fizeram……se rural vale muito pra gente, imagina pra quem tem 3 anos que não ganha nem torneio de truco?….se o rural vale pra gente tano, imagina pra quem depende dele pra sobreviver?…..agora, v vale pra gente Mariana…..vc é uma animador de platéia de primeira…..aqui vc tem valor….kkkkkkkkkkk….

    • Alex disse:

      …..se rural pra gente é MUNDIAL, pra vcs deve valer a vida tamanho o CHORO que vcs fizeram……se rruala vale muito pra gente, imagina pra quem tem 3 anos que não ganha nem torneio de truco?….se o rural vale pra gente tano, imagina pra quem depende dele pra sobreviver?…..agora, v vale pra gente Mariana…..vc é uma animador de platéia de primeira…..aqui vc tem valor….kkkkkkkkkkk….

  • Raws disse:

    Como já falaram aqui, se houve algo errado do horto deveria ser apurado, porém vamos lembrar das palavras do bobão do Vicentin, “política da reciprocidade”.

  • Tarcísio Coimbra disse:

    No futebol existe a catimba e todos os clubes fazem isso nos seus domínios. O Cru Cru tentou impedir a entrada das bandeiras no Mineirão e queimaram um bandeirão atleticano que seria usado no Indepa. No Mineirão usaram até os gandulas contra o Atlético e em outro momento já tivemos até a loja do Galo depredada. O problema é que eles usam e abusam de atos ilícitos, mas como eu disse em outro post, tudo é ofensivo no lado de lá. Sem querer apoiar ou defender barbaridades os dois times praticam as mesmas coisas. Vamos para de encontrar defeito só nas coisas do Galo. A justiça está ai e o que for ilegal tem que ser coibido dos dois lados.

  • Leo disse:

    Eu estava no estádio e não vi problema algum com as caixas de som. Em momento algum ela foi utilizada da forma como foi narrado. Todos os estádios do planeta tem caixas e som. Elas foram utilizadas somente antes da partida , no decorrer do jogo para anunciar cartões e substituições e ao final para completar a festa. Creio que a torcida do cruzeiro está muito carente de motivos e ultimamente tem se utilizado de artifícios bem pífios para tentar diminuir o grande momento que vive o time atleticano nos últimos anos. Baloezinhos, drones, roubo de bandeiras e agora essa da caixa de som. Futebol mesmo, nada. Abraço saudoso!

    • Jorge moreira disse:

      Isto é mais uma palhaçada pra tentar justificar o fracasso do time azul, coisa do mano dancinha fresquinho, que povinho chato tudo incomoda, mas tambem mandaram no futebol mineiro quando da dinastia da familia guilherme ferreira, e sempre com a desculpa os caras são Atléticanos sempre com esta mesma disculpa ridicula, usavam a desculpa para pressionar e a federação fazia o que os…. queriam, vejam bem resulcitaram até o dono do helicoptero, ele ao inves de falar do helicoptero esta ameaçando voltarkkkkkkk volta anão de jardim mas nós não nos esquecemos que voçê continua sendo o dono do helicoptero tá

  • Leandro Fábricio disse:

    Tentar fazer um fato tão pouco relevante tomar proporção maior do que deveria na minha opinião é choro de perdedor….

    se tivessem ganhado o titulo será que esse fato seria algo tão “absurdo” assim para que queressem que tomasse proporção e indignação nacional…

    ha para gente…

    chora menos
    joga mais

  • Leandro Fábricio disse:

    Chico com todo respeito eu não sou de fazer isso publicamente mas agora eu vou desabafar e espero que vc publique essa minha postagem…assumo qualquer coisa futura que possa acontecer comigo judicialmente…

    mas falo com toda convicção que esse rapaz aí é um mentiroso e mais um desonesto que como vc bem disse aí no post, é o famoso ética que só serve para quando é do meu interesse…

    pois bem eu estava fazendo a escolta da torcida do cruzeiro e fiquei posicionado ao lado da torcida cruzeirense, junto com eles na arquibancadas fazendo a divisão da torcida, as caixas de som estavam instaladas sim mas em nenhum momento elas se faziam funcionar até os 7 ou 8 minutos finais da partida momento esse quando o titulo já estava praticamente definido, esse negócio de que foi para abafar os gritos da torcida cruzeirense é mentira e choro de perdedor, nem no mineirão com a torcida 90% de cruzeirenses eles conseguiram gritar mais alto do que os 10% de atleticanos..ISSO É MENTIRA E ESSE RAPAZ É MENTIROSO… eu estava lá meu amigo bem juntinho de vcs… aquelas caixas de som elas ficaram recolhidas e como eu disse aos 7 ou 8 minutos finais da partida elas começaram a tipo descer e aí começou a tocar algumas canções relacionadas ao time do atlético que no momento estava sendo campeão, é claro que o jogo não tinha acabado ainda e se o cruzeiro nesse tempo virasse a partida e fosse campeão esse fato hj seria um motivo de gozação por parte deles e não de reclamação de como está sendo depois que perderam o campeonato… isso é provocação???

    se é então vou levantar uma questão aqui chico… toda vez que o cruzeiro joga contra o atlético no mineirão e o jogo é mando de campo do cruzeiro, eles mostram no telão gols do cruzeiro contra o atlético e em evidencia os gols do 6 a 1… isso também não seria provocação a torcida adversária então??? Qual a necessidade disso??? Isso não pode alterar os animos da torcida adversária também??? Então porque quando o cruzeiro joga contra um outro time que não seja o atlético não é feito a mesma coisa????

    Esse rapaz pergunta porque a midia não deu tanta importancia para o assunto… simples porque não era assunto para tanto… clima hostil??? Aonde teve clima hostil, eu fiz a escolta da torcida cruzeirense a não tenho medo de afirmar que o que esse rapaz disse é mentira, os cruzeirenses estão revoltados porque viram seu time perder o titulo para o atlético dentro do independencia e estão procurando desviar o assunto caçando chifre na cabeça de cavalo chico maia… e não é só ele não a maioria que lá foram também estão inventando essa farsa ….. eu estava cerca de 5 metros dessas caixas de som…outra coisa de que eles reclamaram foi que tinha apenas um bar aberto para eles comprarem cerveja e o pessoal da luarenas explicou a situação para eles de que aquilo era procedimento da administração do estádio por causa do espaço fisico de onde estavam posicionados e dos bares também…

    ESSE ASSUNTO NÃO TOMOU REPERCUSSÃO MEU AMIGO PORQUE SE TRATA DE CHORORÔ DE PERDEDOR…. clima hostil…. ha menos

    chico maia lhe peço encarecidamente que publique essa postagem minha, assumo qualquer situação futura…

    • Leandro Fábricio disse:

      Fiquei tão p da vida com esse chorão que no calor da indignação ao invés de falar ha 25 metros das caixas de som falei 5 metros…

    • Alex disse:

      …Leandro, assino embaixo…esse “projeto” de comentarista nunca me enganou….além de não entender anda de futebol é tendencioso e parcial…..se ele almeja ser jornalista um dia vai precisar aprender um pouquinho sobre parcialidade….Chico meu caro, estão estragando sua classe….a Itatiaia por exemplo, mais precisamente a Úrsula ,acaba de contratar uma menina que desrespeitava todo mundo nas redes sociais……ele chegou a chamar o Cazares de drogado…..pode?…..vergonha pra Itatiaia…..daqui a pouco eles contratam o Neuber Soares pra lá também…..

    • Renato César disse:

      Eu não estava no estádio, mas, em comentário anterior, eu o qualifiquei como fanfarrão, chorão e insensato torcedor que se acha brilhante, isento e inequívoco comentarista esportivo.

      Na primeira resenha que ele enviou, já manjei o rapaz. Seu comentário agora só confirma a minha avaliação. Só lamento o Chico ainda dar trela para este tipo de situação. Ainda bem que o assunto vai morrer por aqui mesmo.

  • Alex disse:

    ….amigos atleticanos, temos que devolver o título para o time azul….os auto-falantes fizeram a diferença ao nosso favor…..kkkk……sabem qual o erro nessa história?….deveriam ter sido instalados microfones poderosos ali naquele lugar……assim quem sabe ouviríamos o cântico do projeto de torcida celeste….aliás, deveriam ter dado megafones para os cruzeirenses…..

  • Alex disse:

    ….Alex Souza, muda de nome…kkkk..to .brincando…….. para de chorar amigo…..como vcs não acharam nada pra justificar a lambada que levaram, resolveram despejar a culpa nas caixas de som….aonde está escrito que não podem instalar caixas de som em estádio?….outra coisa, vcs tiveram a boca amordaçada?….aí sim, seria caso de polícia…..os auto-falantes atrapalharam a visão de vcs?….algum deles caiu em cima de algum torcedor?….ah para…..engole o choro…..faz o seguinte, qdo formos jogar contra vcs no Mineirão, peçam a Minas Arena(vcs não mandam em nada) pra instalar auto-falantes aonde fica a MASSA……mas aceita um conselho, vai ser dinheiro jogado fora….não há auto-falante no Mundo capaz de calar a MASSA….sabe por que?….por que usamos os nosso pulmões e nossa garganta pra incentivar o time…..e não para chorar e criar teorias da Conspiração?…..me mostre aonde o seu direito como torcedor foi prejudicado……o único risco que vcs correram foi de sair cantando o hino do Galo….isso vário de vcs já fazem….é o único hino de clube cantado em Minas……vcs tem vergonha do hino de vcs……enquanto vcs viverem dessa síndrome de vira-latas, vão continuar perdendo e servindo de chacota…..

    • Leandro Fábricio disse:

      boa alex…. os caras nem no mineirão com 90% de simpatizantes conseguiram abafar os 10% de atleticanos lá aí me vem um sujeito dizer asneira falando que as caixas de som prejudicaram a torcida tibet azul no independencia kkkkkkkkkkk tem que rir de um sujeito desses e de alguns “maria vai com as outras” que ainda fazem côro com seu chororô…

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    onde estava este torcedor quando o time dele colocou preços dos ingressos para a torcida do Galo nas alturas ??? onde estava este torcedor toda vez que o Galo vai jogar contra o pirangi e eles tentam barrar ate as crinas de entrar em campo ??? o Galo fez o certo jogou no indecência onde tv 100% da renda e e o Estádio do GALO !!! o resto e choro de mal perdedor !!!!

  • Renato César disse:

    Desculpa, mas este aí é um fanfarrão, chorão e insensato torcedor. Cisma que é um brilhante, isento e inequívoco comentarista esportivo. Sempre manda uma resenha tendenciosa do time dele. Parei de ler no começo da primeira por já ter manjado o sujeito.

    Agora com este papinho de consumidor e caixa de som? Chora na cama que é lugar quente!

  • Newton F Neto disse:

    Se a rivalidade esportiva fosse regida por ética e respeito, existiria essa rivalidade?? No Brasil?? Sábias palavras do nosso torcedor adversário, lúcido e raro, mas a verdade nua e crua é q estamos mto, mto longe disso.

  • Sérgio Ricardo de Azevedo Cassiano disse:

    Clássico dessa envergadura deveria ser jogados no Mineirão. Sou atleticano e o que não aceito é a torcida adversária alegar nqie perdeu o título saber porque jogamos no Idenpendência. Concordo que os alto falantes não deveriam estar ali.Mas usar isso como desculpa é não reconhecer que o Atlético foi mais competente nos dois jogos.

  • Marcão de Varginha disse:

    Concordo com todo argumento do Alex Souza, e como ele gostaria que alguém fosse pelo menos inquirido para justificar esse ato irresponsável, pois, todos nós merecemos o devido respeito e consideração. Infelizmente o que pode ocorrer é que a impunidade vai reinar novamente, e que poderá haver o ” troco” aos torcedores alvinegros quando em embates no Mineirão, pois, o ego dos dirigentes de ambas as equipes que contam com os ânimos inflamados da oposição de cada clube, poderão facilitar uma possível vingança… o tempo dirá!
    – Mas porque até hoje nenhum torcedor celeste apareceu para exigir daquele dirigente explicações mais detalhadas de sua fala espontânea num programa esportivo semanal da TV Minas? Só pode ser medo dele se comprometer ainda mais e por tudo à perder conquistado pela equipe celeste nos últimos quase meio século! Se esse assunto for colocado em pauta pelas autoridades que comandam o futebol, todo cruzeirense viverá com o … na mão!
    – #benecyeternomito

    • Alex disse:

      …pois é Marcão…..aqui nesse blog tá cheio de falsos moralistas……choram por causa de auto-falantes mas ninguém tem coragem pra exigir a saída do Benecy do time…..por que pior do que saber que um dirigente do time que o cara torce compra juiz, e fingir que nada aconteceu e não exigir a renúncia desse diretor……por que meu caro Alex souza vc não entra na justiça exigindo a saída do benecy?….chega de hipocrisia……

  • Ivan junior disse:

    Oh chico, pelo amor de Deus! Voce dar espaco a este energumemo choramingando que sua torcideca nao tem folego pra abafar caixas de som? Na data historica de 26/11/14 a torcida do Galo abafou as marias choronas no nosso salao de festas. Quanto mimimi