Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

As previsões quanto aos times e revelações do Brasileirão 2017, especialmente sobre Atlético e Cruzeiro

HEVERTON

Na manhã desta sexta-feira, Hérverton Guimarães (cuja  foto ilustra  este post), previu na Band News FM, que Atlético, Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras e Santos são os maiores candidatos ao título do Brasileirão 2017 que começa neste fim de semana não nessa ordem. Pelo tom da fala, demonstrou uma expectativa maior em torno do Flamengo, como o principal candidato.

Semana passada ele entrevistou o vidente Carlinhos, no programa da Band TV, Cidade Alerta, em que este cidadão paranaense previu que o Galo seria campeão mineiro e que três safados atolados na Operação Lava-Jato vão morrer este ano. Não ponho fé nestas figuras, mas este Carlinhos previu ano passado que um avião cairia com uma delegação de futebol.

Pena que o Héverton não tenha perguntado a ele quem será o campeão brasileiro!

Sei não! Esta disputa é complicada demais e sempre apresenta surpresas, positivas e negativas. O Bom Dia Brasil, da Globo, mostrou jovens jogadores que a emissora aposta como destaques desta temporada nacional: Vinícius Jr., do Flamengo, 16 anos; Wendel do Fluminense, Douglas do Vasco e Maycon do Corinthians, que se destacaram nos estaduais. Nenhum de Minas, no que sou obrigado a concordar, porque não tivemos nenhuma “promessa” se destacando.

Quando à previsão do Hérverton, concordo que o Galo e a Raposa poderão brigar na cabeça. Ano passado os dois não ganharam nada, nem o campeonato mineiro. O Galo era apontado como um dos favoritos e patinou o tempo todo, com um elenco caro e treinadores que não mostraram serviço que justificasse os altos salários que ganharam. O Cruzeiro lutou contra o rebaixamento. Salvo pelo Mano Menezes, que montou um bom time pra este ano, mas que entrou em turbulência pela perda do estadual, que só serve pra isso: gerar crise no que perde o título, na única disputa que justifica a competição, que é o clássico contra o Atlético.

A competência do Mano é indiscutível. Um dos melhores treinadores do país. Peca pela língua solta, de transferir responsabilidades dos resultados negativos. Põe culpa na imprensa, na arbitragem, na federação, na CBF, na torcida e depois da eliminação da Sul-americana, cometeu o pecado dos pecados, que é culpar erros individuais de jogadores. Essa turma não é fácil. Nestes casos, mais unida e corporativista do que qualquer outra categoria profissional do Brasil. Emerson Leão durou pouco no Cruzeiro por causa disso.

Uso uma expressão do grande radialista José Luiz Gontijo para definir o Galo de Roger Machado: “sob observação”. A reta final do campeonato mineiro foi muito boa, o time mostrou bom futebol e convenceu. Mas, estadual é estadual, e a briga com o Cruzeiro é muito específica. Vamos ver a partir de amanhã, contra o maior rival nacional, na casa dele. No campeonato por pontos corridos, toda partida é decisiva. A briga pelo título começa na primeira rodada. O mesmo se aplica quanto ao Cruzeiro contra o São Paulo. Depois das pauladas consecutivas Mano também está “sob observação”.


» Comentar

Comentários:
30
  • Ferreira disse:

    Não gosto das previsões desse Carlinhos, ele já errou uma vez quando previu, que o Galo ganharia do Grêmio no jogo de volta pela copa do Brasil ano passado.
    Aqui no final do vídeo, ele diz : ” o impossível vai acontecer, Atlético Mg vence o Grêmio”.
    https://www.youtube.com/watch?v=WAlWnAUsQa8

  • Thiago disse:

    Hoje começando o brasileiro, não coloco o Cruzeiro entre os seis primeiros. Acredito que o Mano vai mesmo mudar o esquema de jogo pq o atual não funcionou, vai ter que começar do zero essa é que é a verdade.
    E a diretoria pelo menos saiu da inércia mandando o Mike pro Palmeiras e trazendo o Rafael Marques que pode tanto jogar pelos lados quanto fazer o tipico centroavante. Sem Robinho, Ariel, Manoel, Ezequiel e agora Sobis também machucado, precisamos correr atrás de jogadores pra essas posições. Se todos esses tivessem em condições poderia estar jogando melhor portanto não acredito em posições mais avançadas na tabela.
    Já fica a vergonhosa lição na sula como sinal amarelo no jogo de volta contra a chapecoense.

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    Minha previsão: derrota para o mengo e mais um ano na fila!
    cruzeiro vence o são paulo e é um candidato ao caneco,com a gente não tem desculpa de cbf,juiz,campo etc etc somos tetra contra tudo e contra todos essa é a diferença de um clube gigante para os pequenos emergentes! tem que comer muito angu pra ser um cruzeiro da vida ainda viu rs!

  • Leandro Fábricio disse:

    Passada as zuações ao time azul calcinha e diaga-se de passagem zuações bem merecidas pois são sempre arrogantes e vaidosos… agora vamos virar um pouco a pagina e falar das competições que estão por vir…

    Desde o começo do ano que bato na tecla de que de acordo com a dificuldade e as longas competições que estão por vir acho que tanto atlético quanto enseada tem times titulares competitivos mas não tem elencos para segurar o rojão para a sequencia do ano… não vou apontar aqui a minha opinião sobre o elenco do enseada porque quero que eles se lasquem e o que me interessa é o atlético…
    mas olha pra vcs erem, leo silva que todos sabem que já não é mais nenhum garotinho e que seus reflexos e velocidade já não são os de outrora está machucado e vamos enfrentar o flamengo lá no RJ de felipe santana…precisamos de um bom mas é um bom zagueiro para ser titular na zaga do atlético ao lado de gabriel, tendo em vista ao que já falei sobre o capião léo e por erazo além de não ser uma brastemp também sofre com inumeras lesões… jesial acho um otimo zagueiro mas duvido que roger tenha coragem de formar uma zaga com jesiel e gabriel nas competições importantissimas que ainda temos que disputar….
    podemos contar com o luanzinho???? Incognita
    marlone o considero uma pessima opção de banco
    carlos eduardo nem sei o que está ainda fazendo em BH
    então acho que para o elenco do galo se fechar ainda precisamos de um bom zagueiro e um bom nome para jogar do meio pra frente…

    não sou muito de previsões mas acho que o galo briga pelo titulo junto com flamengo, palmeiras e acreditem…com o são paulo, acho que o corinthians corre por fora…
    na briga pelo rebaixamento acho que dos considerados grandes vasco e botafogo de novo vão brigar para não cair…. com o enseada correndo por fora nesse quesito…

    no mais é aguardar….

    só pra não passar despercebido…

    não consigo entender tanta gente achar um cara ser tão bom treinador com 20 anos de estrada ter somente de relevancia no curriculo um titulo de copa do brasil na bagagem… (mano menezes)

    enquanto que outro é considerado inferior a esse acima citado com no curriculo de 2 brasileiros, 1 copa do brasil, e com muito menos rodagem como treinador (marcelo oliveira) 10 anos… citei marcelo oliveira só como exemplo mas tem muitos outros que na minha opinião são muito superiores a esse mano menezes e não tem tanto destaque quanto ele…

    é igual o alê oliveira falou na espn…. quem são os culpados do mano menezes se achar o rei da aldeia no futebol é a propria imprensa, que jogou para ele uma “tamanha competencia” que de fato ele ainda não tem…

    aliás o alê oliveira detonou o mano menezes na espn… o colocou abaixo de gato deu até dó… quem puder assistir o comentário que o faça…

  • Adalton disse:

    O Atketico precisa se conscientizar que tem que priorizar o Brasileiro. Mas parece que não aprende. ..cada jogo vale 3 pts e hj vai ser duro encarar o Fla com os desfalques. Será que vai começar de novo período de poupar jogadores? Precisa contratar urgente um grande zagueiro. Hj tem que marcar muuito. Jogar como na final do mineiro. Qd tiver que poupar, acho que deve set na Libertadores. Precisa se dedicar so máximo pra tentar vencer o hrasileiro.

  • Carlos Henrique disse:

    Rogerio Ceni foi eliminado nas competiçoes, so resta o Brasileirao
    assim como Mano ( reclamando Menezes) so reta o Brasileirao
    e a copa do Brasil, apesar que o placar de 1×0 em casa foi magro.
    a Chape vai jogar a partida de volta em casa.
    o confronto amanha Domingo, vai ser um duelo dos dois tecnicos
    Rogerio é um tecnico que esta, ainda tentando se consolidar como treinador
    o Sao Paulo de Rogerio , é agressivo, faz muitos gols
    mas foi eliminado, o tecnico, tem a confiança ainda, da torcidae dirigentes.
    vai pra cima do cruzeiro, podem apostar.
    Dolado da enseada, Mano, nao vai sair do seu estilo
    marcar primeiro e sair no contra ataque.
    pode dar certo, será que vai ter publico bom,
    nesse jogo.
    vamos ver, dois times que ainda nao engrenaram,
    o que perder a pressao so va aumentar.
    o Cruzeiro perdeu Sobis, por dois meses
    quando esse jogador, estava no Tigres, ate pensei nele no Galo.
    deus me livre , agora o vendo mais de perto.nao é isso tudo.
    por outro lado, o tal “hermano” Abila, é aquele camisa nove
    que fica parado , pouco movimenta, faz muitos gols mas perde muitos na mesma proporçao.
    nao é um centro avante ,,confiavel, e se bem marcado
    corre o risco de passar em branco, por que nao movimenta muito.
    tanto que o cruzeiro ja t rocou Mayke por Rafael Marques.
    Mano nao gosta do estilo do Abila, e de centro avante fixo.
    quem perder se aproxima da crise, sim, pois foram eleiminados das competiçoes., o cruzeiro pode sair da Copa do Brasil na Arena KONDA
    e o Sao Paulo, precisa de uma vitoria logo, para começar bem o Brasileiro e afastar a crise.
    por outro lado o Galo joga, com seu maior rival.
    fico com o pé atras ,coma zaga, ja que Leo silva nao joga.
    Mas tomara, que Felipe Santana queime minha lingua e faça um bom jogo.
    que venha nosso maior rival o FLA.

  • Pedro Vítor disse:

    Campeonato Brasileiro todos os clubes que disputam São candidatos pelo menos até 10 rodada, ali já começa a desgarrar o grupo dos pra baixo e os de cima, este existe um mistério por causa da mudança de calendário das competições principalmente Libertadores, se as equipes vão priorizar um ou outro se vão com tudo ou se vão poupar ou não vão poupar, as vezes poupa e ganha as vezes não poupa e perde e isso tudo é um mistério ainda.

    Antes a equipe tava Libertadores ela não estava nem aí para o Brasileiro, pois dava prioridade a Libertadores que nas fases decisivas é muito atrativa.

    São Paulo por exemplo não disputa mais nenhuma outra competição só exclusivamente o Campeonato Brasileiro, vocês podem pensar que não mas faz uma diferença danada em termos de desgastes do time. O Galo por exemplo disputa hoje a primeira partida e nas duas próximas semanas a Libertadores e Copa do Brasil fará até quarta rodada três jogos a mais.

    Assim da mesma forma, Santos, Flamengo, Palmeiras, Grêmio, Falsos, Chapecoense e Botafogo, e aí vai depender se o planejamento de resultados será alto, médio ou baixo no Campeonato Brasileiro.

    O Cruzeiro que foi eliminado tem o Brasileiro e a Copa do Brasil mesmo assim pode viver situação semelhante a do São Paulo, abrindo o caminho bem mais fácil que de outras equipes!

  • Nivaldo Santos disse:

    O JB escreveu outro dia que o Cru cru não estava nem ai para a Segundona da Libertadores, o que importa é o Brasileiro/17. Uai Cara Pálida; o Cru cru não conseguiu passar da 1ª fase da Segundona da Libertadores? Que Mancha é essa? Chamam o torneio de Segundona, pra desvalorizar dois títulos Internacionais do Galo, disputam o torneio, mas é só o Galo que tem a mancha. Eu sabia que Matemática de Cru cru é Furada, agora o Português também? O argumento deles não convence nem eles mesmos!

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Vou fazer uma previsão, o jogo de domingo e o jogo da queda !!! Quem cai Rogerio Ceni ou este rei das desculpas Mano ?? empate ??? acho que seria o melhor resultado pq vai retardar a demissão do treinador do time do Grande Riascos !!!! e com ele no comando o pirangi nao vai a lugar algum, o pior e que se voltarmos no tempo, vamos ver que o pirangi passou apertado para pegar um treinador que aceitasse treinar o time do Riascos, ou melhor tava todo mundo correndo da mierda !!!!

  • luiz ibirite disse:

    Cruzeiroooooooooo… vamos começar bem o br17, outro campeonato, outra historia a ser contada, mesmo que seja esta pedra (sp) no inicio, temos totais condiçoes de fazer um campeonato melhor.

  • Leonardo Amorim disse:

    Olá Chico ! Respeito seus comentários, mas … tem sempre um masss… você fica em cima ma do muro em 99% dos casos ! Aí fica fácil ! Gregos e Troianos felizes ! Né?

  • Luiz disse:

    Se previsão valesse para alguma coisa, esse tal de Carlinhos seria milionário, adivinharia os números da Mega-Sena toda semana. Quanta bobagem!
    O fato é que nossos times estão no páreo sim. O galo tem um ótimo elenco para o futebol brasileiro atual. Se vai ganhar é outra estória . Os fatos extra campo sempre conspiram contra o alvinegro.
    Agora, o time perrela está mais para Ibis do que para Barcelona das Américas. Fato !
    E ai Marcão de Varginha, tudo bem ? Gostou do rebaixado na segunda divisão sul americana na primeira disputa? kkkkkkkkkk

    • Marcão de Varginha disse:

      Minha alegria será ainda maior se o Chapecoense eliminar o radicado, e em seguida esse time celeste fazer um campeonato brasileiro digno de Z4, eternamente!
      – #benecyeternomito

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Me lembrou a piada do cara que liga pro vidente e o vidente pergunta “Quem é?” o cara desliga na hora. Eu sei que o Galo vai pras cabeças e o cruzeiro do meio pra baixo, com novo risco de rebaixamento. Não vou prometer correr pelado, na Lagoa Paulino, podem se acalmar cruzeirenses.

  • Julio Cesar disse:

    Leo Silva não joga conta o Fla e Erazo parece não se curar nunca dessa lesão. Carlos Cesar sem avançar muito pode compor bem o setor. Mas Felipe Santana na zaga é muito, muito preocupante.

  • Lucas H. Nobre disse:

    O Flamengo é o favorito pra essa competição, alem de ter um time bom a CBF costuma não deixa-lo muito tempo na fila. Pra mim a revelação do Galo foi o Gabriel, deveria ter ganhado o prêmio no Mineiro, se continuar assim vai longe. Jogos fora fora o Galo tem que ter pegada e explorar os contra ataques e beliscando pontos fora. Marcação especial no Guerreiro

  • Alex disse:

    “A torcida do Cruzeiro ganha neste ano mais um ítem para agregar valor às coleções que contam, por meio de objetos, a história do clube. Um grupo de torcedores denominado Associação de Grandes Cruzeirenses (AGC) criou “Moedas Comemorativas” para os jogos da Raposa como mandante na edição 2017 do Campeonato Brasileiro. A primeira moeda a ser posta à disposição dos torcedores fará referência à estreia celeste contra o São Paulo, jogo deste domingo, às 16h, no Gigante da Pampulha.

    Segundo informações repassadas ao Hoje em Dia, as moedas serão produzidas em “ouro velho”, terão cinco centímetros de diâmetro, quatro milímetros de espessura e fazem parte agora do mix de produtos licenciados do clube. Cada moeda custará R$ 12, mas a primeira edição do “souvenir” (do jogo Cruzeiro x São Paulo) terá desconto de R$ 2.”
    Ps: é impressão minha ou estão copiando o Galo?…..kkkk……tá tudo bem, estão copiando o time que hoje é exemplo de administração…..kkkkkkkkkkkkkkk

    • Leandro Fábricio disse:

      Alex quando eu soube dessa noticia lembrei na hora que o atlético já fazia isso se não me engano na libertadores e aí pensem também…. os vaidosos mais uma vez copiando o marketing do galo kkkkk

      não tem jeito… é aquela vontade de ser galo

  • Pedro Vítor disse:

    Agora começa a temporada, acho que o Atlético aproveitou melhor o Campeonato Mineiro pra fazer testes e acabou que os três clássicos disputados serviu pra avaliar o crescimento da equipe.

    Já o Cruzeiro se desestabilizou e confiavam que tinham encontrado a melhor forma e jogar coisa que não ficou comprovado com as eliminações e desempenho dentro de campo no estadual.

    Acredito que o Galo foi comendo pelas beiradas e acabou surpreendendo com a classificação antecipada na Libertadores e o título do estadual.

    As atenções estavam voltadas pra Flamengo e Palmeiras, o primeiro ainda não empolgou e o segundo foi a grande decepção do futebol Brasileiro até aqui.

    Má todos são candidatos ão Campeonato

  • J.B.CRUZ disse:

    Meus favoritos para o G-4.–
    Cruzeiro-Santos-Flamengo-Palmeiras….Corinthians e o galo correndo por fora..
    Na segundona o América sobe…
    —————————————–

    • Alex disse:

      …como vc não acerta nada, acho que esse ano o Galo sai da fila, o crucru cai, e o Mequinha fica na segundona mesmo….. kkkkkkkkkkkkkkkk……J.B. Dinada….kkkkkkk

  • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

    Chico, desses quatro mencionados como favoritos, Palmeiras ,Flamengo e Atlético (nesta ordem) têm chances de brigar pelo título, além de Grêmio, Corinthians. Não acredito que meu Cruzeirão (INFELIZMENTE!) estará no páreo pq nesses 4 meses ele não conseguiu nos convencer. Precisamos de um zagueiro, lateral direito e principalmente, um armador nota 8, além de mais um centroavante de qualidade. Ah, e, sobretudo, precisamos dispensar uns 7 jogadores ou escondê-los de Mano (Fabrício, Élber, Mike (!!!) e outros. O Atlético talvez esteja 75% pronto para disputar o título. Talvez. Futebol é muito imponderável. O Cruzeiro leva 3 minutos para levar a bola do goleiro ao centroavante (quando tem este). Pensa num time sem transição e sem criatividade.

    • Alex disse:

      …esse Amaury é sincero e conhece do riscado…..

      • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

        Abraço, Alex! Esse time seu este ano tá difícil até para nós Cruzeirenses secarmos! Ontem vcs jogaram demais. Aliás, os dois times jogaram muito, realmente lembrando o Flamengo x Atlético de 80. Mas vamos dar a volta por cima!

  • Alex disse:

    …completando meu raciocínio,esse vidente aí poderia falar os números da MEGA…….kkkk

  • Alex disse:

    ….vidente é tudo charlatão…..eu me lembro como se fosse hoje que em 2005, um tal Rodrigo(que tinha uma moral lá na Itatiaia) sei lá das qtas, foi a Itatiaia(no program Bola Premiada se não me engano, e previu que naquele ano o Galo seria o campeão brasileiro……moral da história, Galo rebaixado…eu não esqueço disso…..depois dessa, ele desapareceu, queimou o filme da itatiaia…..e além do mais , quem conhece um pouquinho de Deus, sabe o que ELE acha de vidência…….eu respeito a crença de todos, mas tenho pena de quem acredita nisso……

  • Nubia Gonçalves disse:

    Cruzeiro não vai brigar lá em cima, só perceber os sintomas. Empatou com times pequenos no Mineiro, ganhou 2 clássicos dependendo de erros do Galo, na hora que o Atlético apertou eles, empatou e ganhou o outro com direito a taça. O SP veio aqui e moeu eles, que só avançou na CB pq o resultado em SP foi de gols contra. No Paraguai, tomou uma virada de um time que é oitavo no campeonato. Era um tiem invicto, mas quando foi chamado pra jogar, refugou.
    Palmeiras, Galo, Flamengo vão lutar pelo título. Corinthians pode surpreender. Vasco, São Paulo, Cruzeiro é do 10º para baixo.

  • Renato César disse:

    Não vou ser genérico e bairrista como ele. Sou mais objetivo e prático.

    Para o segundo semestre, eu destacaria:
    – Corinthians: candidato a título de Campeonato Brasileiro e Sulamericana;
    – Flamengo: candidato a título de Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil;
    – Palmeiras: candidato a título de Copa do Brasil;
    – Galo: candidato a título de Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil;

    Dependendo da situação, se o Galo for campeão da Libertadores e, sendo, principalmente como tiver sido, aí a gente avalia possibilidade de mundial. Lembrando que este ano o campeão da Libertadores terá muito mais chances no mundial, já que jogará este torneio apenas uns 10 dias depois da final sulamericana.