Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

São Victor do Horto: de Londres, a lembrança dos quatro anos da defesa mais importante de um goleiro do Atlético

VICTOR

Nem sei se ele está em Londres neste momento, apesar de ser a cidade de residência. É o jornalista, nosso conterrâneo, Sérgio Utsch, correspondente do SBT na Europa. Semanas atrás ele enviou um vídeo direto de Mossul, no Iraque, de dentro de um tanque de guerra, reportando um tiroteio do exército iraquiano contra o Estado Islâmico.‏ Tiroteio pra todo lado, gente morrendo e ele narrando.

Hoje, no twitter, a primeira mensagem dele foi essa: @utsch

“30/05/2013. Exatos quatro anos atrás. São Victor do Horto.” pic.twitter.com/ySlb8vpKgE

 


» Comentar

Comentários:
39
  • jorge disse:

    Mariana:
    Fica “tiste não”, o seu goleirinho também virou quadro também!
    Só que em casas de peças para retrovisores.

    • Alex disse:

      ……essa foi sensacional Jorge……kkk…..vou ali mijar senão faço na roupa….kkkkkkkkkkkkkkkkk….cada um tem a defesa que merece….kkkkkkkk

  • Carlos Almeida disse:

    Épico, mitológico, imortal.
    E não é apenas uma defesa.

    Riascos chutou forte, e se o Victor apenas deixasse o pé, a bola bateria nele e entraria ou daria rebote.

    Ele chuta a bola categoricamente pra longe da área.

    Monstro!

  • Leandro Fábricio disse:

    É galera é o galo sempre ditando o ritmo das coisas aqui em MG…. agora é o sub-23 do galo no mineiro do modulo2… muito boa iniciativa da diretoria do atlético de criar um time alternativo onde jogadores promissores da base e alguns com pouca chances no elenco profissional vão poder provar a torcida e ao treinador que merecem chances no elenco principal.. e se o galinho fizer uma campanha que o faça ter acesso ao modulo 1 hein…aí vamos ter uma filial do galo no campeonato regional principal é claro com o outro nome… se um atlético só os enseadenses já tremem imagina o que serão deles com dois galão da massa na parada…

    • José Eduardo Barata disse:

      Eu aqui a relembrar o campeonato de aspirantes …
      Jogadores que não estavam no time principal iam a
      campo em disputa do torneio, e faziam a preliminar
      dos jogos dos titulares .
      Assim , TODOS os atletas estavam em atividade
      pelo menos uma vez por semana .
      E a torcida podia saber como estava o elenco , de
      fato .

  • Leandro Fábricio disse:

    Tem simpatizante azul que finge não estar com as entranhas ardendo de tanto odio pelo momento alvinegro nesses ultimos 5 anos.. e mesmo quando o atlético tinha como titulo expressivo apenas o brasileiro de 71 quando se falava em futebol aqui em mg o primeiro time que vinha a mente dos forasteiros era a do CLUBE ATLÉTICO MINEIRO…o time dos mil nomes apesar dos titulos que possui, alguns atraves de fax do senhor ricardo teixeira nunca foi uma unanimidade em grandeza aqui em MG… o atlético sempre ali como o time da maior e mais fanática torcida de MG, o time de grandes craques, o time mais roubado da história do futebol brasileiro, o time do povo de MG…. e agora de uns tempos pra cá com mais alguns atributos… time mais estruturado de MG, segundo a fifa o unico time de MG a disputar um mundial de clubes e talvez mais a frente se DEUS quiser o unico time de MG com estádio proprio em MG… segunda divisão?? Sim… e isso não significa sinonimo de grandeza ou pequenez… senão corinthians, gremio, vasco, palmeiras, botafogo, internacional, milan, inter de milão, bayern de munique, borussia, river plate, independiente, racing, san lorenzo e muitos outros assim como esses não seriam o que são no cenário esportivo mundial…

    e essa defesa do victor como alguém disse aí, fez com que muito enseadense fosse parar no hospital naquela noite com principio de infarto de odio… essa defesa nos deu a libertadores que hj corroi as entranhas enseadenses… e adivinhe quem bateu o aquele penalti??? TIRARAM MINHA FELICIDADE PRA VIR JOGAR NESSA MERDA….o autor dessa humilhante frase

    • Geraldo Lopes disse:

      Caro Leandro, os próprios atleticanos ajudam os Crucrus a desfazerem das glórias do Galo. Quer dizer que as duas Conmebol e o vice de outra não valem nada. Se este título não vale nada, por que estavam doidos pra ganhar a Sul americana deste ano? Se a Comnmebol é 2ª divisão, isso significa que eles também jogaram uma 2ª divisão. As duas Copas dos campeões não valem nada? A Copa Centenário, competição internacional envolvendo times da América e da Europa, vencida pelo Galo em cima dos azulados não vale nada? Só títulos da Copa São Paulo de júnior, temos 4, fora torneios internacionais. Os azuis atuais nunca vão poder ver seu time ganhar uma Copa Centenário ou a Copa Milênio vencida no Reino Unido.Sem contar que temos mais vitórias e mais Mineiros sobre eles e o Galo é o Único time Campeão do Gelo do mundo. Rsrsrsrs! Eles valorizam até jogo de Palitinho que ganham, torneio invisível de 3 coroas, enquanto nós, não sabemos valorizar o que ganhamos. Abraços.

      • Leandro Fábricio disse:

        Boa Geraldo… em um post aqui no blog…. isso ha muitos post atrás eu falava sobre exatamente isso que vc falou… eu falava sobre a importancia que a copa conmebol teria que ter para o atleticano e que não tinha… me lembro que era no aniversário do bi campeonato da copa conmebol em que o site da entidade CONMEBOL parabenizava o galo pelo bi campeonato e no site do proprio atlético não tinha nada a respeito… aí eu fiz um longo comentário dizendo o que vc disse aí.. eu disse que nós proprios atleticanos desvalorizamos as nossas conquistas… do outro lado lá me lembro que supercopa dos campeões sempre foi super valorizada por eles tendo suas taças expostas no onibus deles… e é só conferir que a entidade conmebol considera a copa conmebol a precursora da atual copa sulamericana ou seja a copa sulamericana é a continuação da copa conmebol pela forma de disputa.. até no google se fala isso…
        concordo com tudo que vc falou aí… já pensou se esses titulos nossos aí fossem reconhecidos ou igualados com os da atualidade como o papai teixeira fez com a taça brasil de 66….
        taça brasil torneio roberto gomes pedrosa viru brasileirão kkk

      • José Eduardo Barata disse:

        Perfeito !!!!

  • José Eduardo Barata disse:

    Aos amigos do blog
    ================
    A todos peço paciência e compreensão com o que escrevo .
    Sei que me excedo , às vezes , mas a irritação faz parte de
    uma vida septuagenária , não é mesmo ?
    É aquela velha história do velho ranzinza …

    • J.B.CRUZ disse:

      O Futebol tem suas razões que a própria Razão desconhece…
      Seria você ter um Fusquinha 70 na garagem; e ficar depreciando a Ferrari do Vizinho….
      Também já estou nessa facha dos 70; e hoje não faria e nem faço o que fazia nos arroubos da minha juventude.
      Vamos passando pelo tempo; e as novas gerações, sempre vão achando que são melhores que os seus antecedentes…Paciência !!..
      Quem sou para Censura-los……..
      Durmo Tranqüilo !!..

  • José Eduardo Barata disse:

    Vamos aqui no post mais recente dialogar com nosso sempre
    antenado ALEX , que nos traz diariamente ótimas informações ,
    e com quem sempre aprendo um pouco mais .
    Agradeço a gentileza e a educação com que me tratas , mas é
    preciso esclarecer-lhe que sentimento de boleiro é coisa séria.
    Não , meu caro , eu não me deixo levar por conspirações , eu
    me apoio tão somente em observações calcadas em anos de
    arquibancada e de beira de gramado .
    Por isto , EU SINTO que este time do GALO não representa o
    verdadeiro desejo da torcida .
    Jogador MARAVILHADO com o Roger ?
    Pode ser : em algum sarau na concentração , todos em volta
    do técnico , deslumbrados com a nova versão FILOSÓFICA
    do futebol , gritando em êxtase “minutagens e periferias” .
    E cada um , após a culta sessão , embalados pelo sotaque
    gaúcho do mentor , saem embevecidos a repetir e a cantar
    glórias aos “enganches e amplitudes” .
    Mas o que queremos é uma coisa só :
    FUTEBOL !!! QUEREMOS FUTEBOL !!!
    Quando acabar o seu contrato com o clube , que cada um
    dos jogadores se inscreva na Academia de Letras para que
    lá possa colocar em prática o que aprendeu a falar com o
    Rogeroth ( esse nome é da hora ) .
    Por enquanto ,que tal se TODOS ficassem MARAVILHADOS
    com o futebol dentro de campo ?
    Um abraço , meu caro .

    • Alex disse:

      …José Eduardo, sou seu fã…..já fui tão ou mais ranzinza do que vc….mas os 8 títulos nos últimos 4 anos me fizeram ficar mais tolerante com o Galo….aprendo muito com vc…..principalmente com seu sem senso de humor apurado….um forte abraço amigo!!!!
      Ps; se vc é mesmo um septuagenário como disse, que deus me permita chegar até lá com a cabeça tão boa qto a sua….só menos ranzinza um pouco(brincadeirinha)….kkkkk

  • Pedro Vítor disse:

    Na minha casa virou um quadro que acabei dando de presente a um amigo dono de uma bar aqui na cidade.

    Muito importante essa defesa, inacreditável!

  • Pedro Vítor disse:

    Não vejo como desatenção, mas sim um time que corre desnecessariamente em campo, marca a distancia e sem cobertura dos volantes pela lateral direita. A marcação pelo lado esquerdo e muito maior, já pelo lado direito não existe a mesma. Com o Léo silva em campo, este e quem cobre o Marcos Rocha, Já o felipe santana não faz o mesmo, e nenhum dos 3 volantes vem fazendo esta cobertura, por isso que o Luan e tão importante pra equipe,pois ajuda o Marcos Rocha, e não adianta criticar o lateral, pois a anos que ele e o melhor lateral direito do brasil.

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    J.B entrou de sola na galera ai,rs!os antis piram quando se fala em canecos!mas ão fatos que o lado rosa tem que aprender a conviver! falando em ídolos o catador de borboletas que ultimamente tem um frango a cada jogo é um dos poucos ídolos que o lado reconhece,a falta de ídolos lá é muito grande,só r51,Victor e Reinaldo.

  • marcelo araujo disse:

    Vida longa e próspera ao São Victor! E que continue fazendo milagres no gol do Galo!
    PS: As marias piram! A lembrança de goleiro delas é o gol de costas do Wanderley! Tá explicado a dor de crutovelo da turma do barro preto que vem aqui espernear.

  • Renato César disse:

    Peço licença ao São Victor para falar de campeonato brasileiro.

    Em 2016 o Santa Cruz era um dos líderes na terceira rodada e foi rebaixado. Outro líder era o Inter, que também foi rebaixado. Em 2015 o Goiás era um dos líderes na terceira rodada e foi rebaixado. Em 2013 o Fluminense sairia do G4 na terceira rodada para o rebaixamento, não fosse salvo pela perda de 03 pontos da Portuguesa depois do encerramento do campeonato (que perdeu os pontos para salvar mesmo outro carioca).

    Recentemente também os campeões dos seguintes anos não estavam no G4 na 3ª rodada: 2010, 2012, 2013.

    Podemos concluir apenas que esta época do campeonato não serve de parâmetro para nada. Quem não venceu ainda pode ser campeão, quem é líder pode ser rebaixado. Assim como o líder pode ser o campeão e o que não venceu pode ser rebaixado.

    Campeonato é muito longo. Falar qualquer coisa agora é dar tiro no escuro.

  • Renato César disse:

    Um divisor de águas na história do Galo. O dia em que foi chutado para longe todo o azar, toda a macumba, toda a zica, todos os nossos pecados.

    Aquele pé esquerdo escreveu uma das histórias mais bonitas e emocionantes do futebol.

    Que Deus abençoe a toda a Massa atleticana no dia de São Victor! Obrigado São Victor!

    #milagredohorto #diadesaovictor

  • Silvio T disse:

    O curingão tem Seis! títulos brasileiros (nenhum por fax), três Copas do Brasil, Libertadores e Dois! Mundiais de Clubes. E nunca esquece e sempre faz o maior alarde do título de 1977. Sei que é difícil explicar isso para torcidas conhecidas como simpatizantes, mas a gente tenta. Defesa do Vítor entrou para a história do futebol mundial, só isso!

  • Julio Cesar disse:

    Atacantes tem lances perpetuados na historia e nunca são ou serão perdidos no tempo! Gol do Jô no campeonato brasileiro em 2012 numa jogada espetacular e genial de Bernard por exemplo. Lances e gols pra todo gosto de Rei-Rei-Rei Reinaldo é nosso Rei é até covardia. Então goleiro não pode ter defesas espetaculares perpetuadas ? Essa do Victor calou fundo os simpatizantes de Pirangi que estavam “participando” daquela Libertas e ja davam como certo a eliminação do Galo.
    Mas simpatizantes de Pirangi, voces tambem tem um lance de goleiro perpetuado, não fiquem tristes não: “…vi o o gol do Vanderlei e o Fabio de costas a olhar…” Este é o lance perpetuado na memoria de um goleiro de Pirangi !

  • Carlos Henrique disse:

    Victor tem a alma atleticana, seguro, faz o impossivel
    nao gosto de chama-lo de santo, mas de um predestinado
    orgulho de ver um goleiro que é competente no Galo
    essa defesa correu o mundo, os titulos sao tao escassos , disse um simpatizante.
    é que o Atletico, depois de Kalil, esta em outro patamar.
    o clube e sua torcida sempre foram grandes.
    nao vieram os titulos antes, por que havia muita coisa envolvida.
    nao quero “remoer’ o passado dos anos 80
    mas futebol é cíclico, estamos desde 2013 ganhando, chegando em todas competiçoes, depois disso
    oque nao acontecia antes, por que Kalil , planejou o Atletico
    planejou, para disputartodos os campeonatos para ganhar titulos
    Já ganhamos a copa do Brasil do time da Enseada
    chegamos ano passado a final contra o Gremio
    estamos na libertadores, pelo quinto ano consecutivo
    o salto que o clube deu foi magnifico.disputar todos campeonatos na ponta
    isso acontece desde 2013.
    por issso, por essa recuperaçao, que os simpatizantes vao a loucura.
    se continuar assim logo teremos, mais participaçoes que o cruzeiro na libertadores.
    temos erros sim, Nepomuceno nao é um conhecedor de futebol como seu antecessor.
    poderia colocar , um cara que conhece futebol ao seu lado.
    por isso erra, mas acerta tambem em muita coisa.
    quando vejo o Atletico nos dias atuais,volta na memoria
    os dias ruins, penhoras, saia somente, pessimas noticias.
    “caso de policia” desmandos,instabilidade politica no clube
    cada dia o time treinava num campo, e a vila Olimpica era para treinar o time profissional e conviver com os socios do clube de lazer.
    Hoje , temos um dos melhores c.t. do mundo
    os titulos vieram
    a calmaria dos conselheiros de varias correnetes
    que viviam tumultuando o clube chegou
    dividas sempre tivemos
    mas dividas, tumulto em politcia , erros de gestao, desmandos, acabaram
    e foram para casa do “visinho”, que achava sua grama mais verde
    e por isso, que o cruzeirense fica irritado
    quando tinha a carencia, de titulos, o atleticano lotava o estadio e dava show
    agora , disputando e ganhando titulos, ninguem segura
    independente de ganhar ou nao titulo esse ano
    o Galo ta preparado, para ser o grande time nos anos vindouros, com titulos com certeza.

  • José Eduardo Barata disse:

    Uma das maiores defesas da história do futebol mundial .
    Sem nenhuma dúvida .

  • J.B.CRUZ disse:

    Os títulos do galo são tão escassos, que dá até para lembrar de lances ‘perdidos’ no tempo….

    • Jorge moreira disse:

      Aproveita que voçê sempre tem tempo, pra falar do GALO e escuta as declarações do seu senador aecim e e o dono do helicoptero vai la , e escuta afinal voçê merece, se quer sujeira é só escutar no site da radio azul de minas com certeza voçê continuara se orgulhando

    • Fausto disse:

      Pois é… Do seu timinho só me lembro do gol ” de costas””””””” eternizado………

    • Hernando disse:

      Inveja mata! Do crozeiro ninguém lembra e ninguém comenta, Galão dá ibope e é a alegria da massa!!

    • Jorge moreira disse:

      Só não nos lembraremos dos titulos ganhos em cima do seu time afinal são tantos que nem vale apena ser lembrados né, voçê com certeza tera sempre insonias interminaveis ao lembrar da copa do brasil ganho facilmente em cima do seukkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk time

    • Stefano Venuto Barbosa disse:

      Não é por isso não, JB, é que aqui a gente ama, entende de futebol e sabe valorizar os ídolos. Já do lado dos simpatizantes eles idolatram um goleiro que tomou um gol de costas, então a coisa é bem diferente, a começar por aí.

    • Spereira disse:

      rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

    • Alex disse:

      ….lances esses J.B, que maltratam seu útero até hoje…..mas nessa nossa “curta” história, só uma coisa vc jamais encontrará….um réu confesso de compra de juiz trabalhando normalmente no nosso time…..e nessa “curta” história, tem uma taça que talvez vc meu caro ancião, não consiga ter nem daqui a 100 anos e mesmo que seu time venha mudar de nome trocentas vezes mais, talvez não terá….Copa do Brasil em cima do rival com direito a humilhação em Rede Nacional…..Vitttooooooooooorrrrrrrrrrrr…..defendeu vittoooooooorrrrrrrr…….esse lance J.B, deixou muito cruzeirense com problemas cardíacos….e isso te assombra até hoje….kkkkkkkkkkkkkkkkk….pra vc se libertar desse fantasma, perdoa o Vitor….vai te fazer bem…..kkkkkkkkkkkkkkk

    • José Eduardo Barata disse:

      Caro CRUZ , nada se constrói na vida sem os grandes
      exemplos do passado .
      Os feitos , as decepções e a GLÓRIA nos forjam e
      alimentam nosso presente .
      Um abraço .

      • J.B.CRUZ disse:

        Como sempre só o JOSÉ EDUARDO BARATA, entendeu o ”Espírito da coisa”…
        É claro que todos os títulos conquistados; é de grande valia para os torcedores do Clube de seu Coração,,Até troféu conquistado em torneios de verão europeu; ficam na História como mais uma conquista..; é de grande valia e recordação para o torcedor..
        A brincadeira valeu a pena…
        As brincadeiras e as gozações de antigamente eram assim: depreciar as conquistas dos Adversários, para ficarem com ‘raiva’ mesmo..Mas, era Raiva’ esportiva, que com uma vitória sobre o adversário ‘lavava a alma’ e tinha o troco até o próximo jogo..
        Antigamente os dias eram assim; no futebol..Sem torcida Organizada;;