Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Até domingo, dá pra curtir São Gonçalo do Rio das Pedras e uma das melhores comidas de Minas

SAOGONCALO

Quem conhece São Gonçalo (entre Diamantina e Serro) sabe do que estou falando. Quem não conhece, que vá depressa, de preferência até domingo, quando se encerra o VIII Festival de Tira-Gosto de Tira em Tira – Encontro de gastronomia, que festeja a arte de “botecar”!

De Tira em Tira os sabores de São Gonçalo do Rio das Pedras, a 7 km de Milho Verde. As opções são irresistíveis: da tradicional carne de lata – aquela da roça mesmo – à criatividade do Acarajé Mineiro, com miúdos de frango, jiló e creme de abóbora com dendê.

PRATO

Obrigado à Cleide Greco, da Pousada do Pequi, que nos enviou o roteiro completo, inclusive o conteúdo dos pratos. Confira:

. E a Pizza Caipira?

Sente aí:  massa crocante de mandioca com fubá, queijo, ora-pro-nobis, alho frito, abóbora ou frango e o toque especial do melaço com pimenta para servir-se a vontade!

Apreciar um bom tira gosto, acompanhado de cerveja gelada e uma cachacinha da terra, uma paisagem bucólica e tranquila e, claro, boa música é a proposta do festival de tira-gostos de Tira em Tira. Em sua VIII edição, o encontro será realizado este ano entre os dias 19 de maio e 3 de junho, no distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras, no município do Serro, Minas Gerais.

Para chegar ao distrito, o visitante tem a opção de três diferentes acessos partindo de Belo Horizonte rumo ao Serro: BR-040 e BR-259 (329 km), BR 120 (318 km) ou MG-10 (227 km, sendo 25 km de estrada de terra). Depois são mais 26 km até o distrito de Milho Verde e 7 km de estrada de terra até São Gonçalo do Rio das Pedras. Quem vem por Diamantina, pela BR-040 e BR-259, precisa percorrer 298 km até a cidade histórica e outros 32km (parte já com asfalto e cerca de 10km ainda em estrada de terra) ou 90km até o Serro e então seguir rumo a São Gonçalo.

Sinônimo de tranquilidade, beleza e bom gosto, São Gonçalo é ideal para quem quer fugir da rotina, descansar e curtir a natureza. Na rota da Estrada Real, o conjunto arquitetônico típico do período colonial convida ao passeio sem pressa, com câmera e inspiração. A Cachoeira do Comércio atravessa a cidade e deságua volumosa logo ali, no fim da rua, com direito à bucólica travessia de ponte, que divide as pequenas e contíguas casinhas do povoado da paisagem natural. Sua vegetação exuberante e o terreno irregular formam lindas e atraentes cachoeiras, tornando irrecusável o convite para um mergulho em seus poços de águas refrescantes.

Cardápio

Bar do Pescoço: Tira-gosto Tradição: Carne na lata, quiabo e angu frito. Acompanha molho de goiabada com pimenta.

Restaurante do Sossego/Casa do Açaí:  Tira-gosto Boi Manteiga: Carne de panela apertada ao molho de ervas e mandioca na manteiga de garrafa.

Bar do Ademil: Tira-gosto JK: costelinha suína com bolinho de mandioca e molho de jabuticaba.

Restaurante da Jovelina: Tira-gosto Acarajé Mineiro. Bolinho de feijão, miúdos de frango, jiló

e creme de abóbora com dendê

Ponto Natural SG: Tira-gosto Pizza Caipira:  Massa crocante de mandioca c/ fubá, queijo, ora-pro-nobis, alho frito, abóbora ou frango. Acompanha melaço com pimenta

Bar Desembarque Real: Tira-gosto Xameguinho: Linguiça caseira de frango/porco ao vinho, batata e cebolinhas em conserva. Acompanha molho especial

Point do Imperador: Tira-gosto Mineirinho:  Carne de sol em tiras coberto com angu mole

Programação Cultural Bar do Pescoço – Milena Torres

 

02/06: 21h30 – Restaurante da Jovelina – Sérgio Sat

03/06: 12h – Centro Comunitário – Feira de Artesanato

16h: Feira de Tira Gostos – Encerramento – show com Grupo Paranauê / Omar Santiago e amigos e Banda “O Jardim Mágico”.

 

Informações: Cleide Greco – (38) 988137140


» Comentar

Comentários:
4