Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Sonho do estádio do Galo está próximo, mas há conselheiros que são contra

A maquete do futuro estádio do Galo está exposta no primeiro andar da sede do clube, na Avenida Olegário Maciel

O presidente Daniel Nepomuceno concedeu ótima entrevista ao João Vitor Xavier, ontem, repetindo o que tem dito às pessoas que convivem com ele no dia a dia: o Atlético já tem parceiros que garantem a construção do estádio próprio e sem comprometer as finanças do clube.

O mesmo que foi dito aos conselheiros na última reunião do ano passado, na Sede de Lourdes. Mas, por incrível que pareça, há gente contra, talvez por desconhecimento pleno dos acordos que estão acertados com os futuros parceiros, ou em defesa de outros interesses. Pelo que ouço de integrantes do Conselho e de quem conhece bem os bastidores do Atlético, a diretoria executiva terá o projeto aprovado pela maioria, mas certamente haverá muito bate-boca nas próximas reuniões.

CAMESTADIO2

Última reunião do Conselho Deliberativo do Atlético ano passado, quando alguns conselheiros questionaram as negociações com os futuros parceiros na construção do estádio

Mais detalhes e a entrevista completa do presidente atleticano no portal da Itatiaia:

*“Atlético vai apresentar a conselho projeto financeiro para construção de estádio”

O estádio do Atlético está mais perto de sair do papel. O presidente do clube, Daniel Nepomuceno, confirmou na noite deste sábado que deve apresentar na próxima semana, ao presidente do conselho deliberativo, Rodolfo Gropen, o projeto financeiro para a construção da arena.

Conforme apurou o repórter da Itatiaia João Vitor Xavier, o Galo conseguiu parceiros que viabilizarão a ideia. Nepomuceno afirma que o Atlético não gastará com a obra. “Com esse fundo que foi criado, a gente consegue garantir para o conselheiro que o Atlético não perderá nenhum ativo nos próximos 30 anos. Nós vamos ter um estádio sem ter perda.” O mandatário destacou que não “levantará um tijolo antes que esse dinheiro esteja garantido para fazer o estádio.”

Após apresentar a proposta a Gropen, o conselho do clube será convocado para votar a questão, que, se aprovada, ainda passará por avaliação da prefeitura e da Câmara Municipal de Belo Horizonte, já que a arena deverá ser construída no Bairro Califórnia, na Região Oeste da capital.

Alguns dos parceiros no projeto são a MRV Engenharia, que vai doar o terreno e garantiu ao clube a compra do naming rights, caso nenhuma proposta melhor seja apresentada. O banco BMG deu as garantias bancárias para a construção.

O clube negocia com uma cervejaria a exclusividade na venda de bebidas alcoólicas no estádio, e pensa também em vender cadeiras cativas.

O estádio deve custar cerca de R$ 400 milhões e ter capacidade para aproximadamente 40 mil torcedores. Todas as cadeiras pertencerão ao clube, garante o presidente. A previsão é que a obre dure quatro anos.

Ouça acima a entrevista do presidente Daniel Nepomuceno ao jornalista João Vitor Xavier.

http://www.itatiaia.com.br/noticia/atletico-vai-apresentar-a-conselho-projeto-fi


» Comentar

Comentários:
18
  • Raws disse:

    Sempre imaginei, que a contra partida seria o shopping. Não tenho dúvidas e espero que seja o melhor para nós essa negociação. Com relação ao estádio, espero que pensem em não usar cadeiras em certos setores, pois a maioria dos torcedores “modernos”, preferem ficar em pé, e no caso aumetam a capacidade do estádio.

  • turco disse:

    Bom na minha humilde opinião , 40 mil e pouco pra torcida do galo , mais a verdade mesmo e que e um estadio para elite , o povão a favela que e base da torcida do galo não vai mais ao estadio , estadio tipo europeu , como eles gostam de chamar teatro ,,,,,isso e da cultura deles , porque não um estadio com geral , povão assistir os jogos em pé como era no antigo mineirão , simples assim , traz a geral de volta , deixa a parte de cima as arquibancadas com cadeiras confortáveis e tudo mais faz um estadio meio a meio , pro favelado e pro rico ,……..obs: futebol não e teatro.

  • Pedro Vítor disse:

    Acho que passa tranquilamente pelo Conselho

    E única coisa que pode demorar mesmo são os trâmites na prefeitura mesmo, porque quem já mexeu com obra comercial sabe como é chato as burocracias

    Já havia um tempo que não era noticiado algo do estádio pra ver como o processo é bem lento.

    E baseado no Horto reformado que significa uma nova era do futebol Brasileiro estádios menores porém modernos. O Horto tem capacidade pra 23 mil, maior público 22.400 final do Mineiro 2017.

    Média do Galo no Horto, 18 mil em mais de 150 jogos, mais 80 % de média de ocupação é pouco? Baseado na capacidade do estádio não é pouco, mas baseado no que o Atlético pode fazer considero que sim seja pouco. Então dobramos pra 36 mil de média. É possível?

    Ninguém no futebol Brasileiro tem média de 36 mil depois que os estádios foram reformados e os ingressos são em média o triplo que era a 10, 20 anos atrás onde havia sim naquelas épocas médias de 40, 50 mil porém o campeonato era diferente menor.

    Então 40 a 45 mil é o ideal, com sócios poucos ingressos são comercializados no dia do jogo, a grande maioria dos bilhetes são vendidos antes do campeonato começar, no Horto não dá pra fazer isso, em um estádio próprio isso é necessário.

    E o Atlético vai acostumando a torcida a agir e pensar dessa forma. A primeira coisa foi abolir a ideia de que o Mineirão é um bom estádio, na verdade ele é bem localizado e tem uma tradição porém essa tradição foi amaldiçoada pelo Governo Quando prometeu o estádio aos clubes e entregou a Minas Arena que pouco ajuda os clubes

    Kalil bateu o pé, Nepomuceno tentou até conciliar mas definitivamente pra andar pra frente precisa do estádio pra chamar de seu.

    Atlético ficará muito forte com estádio e com as dívidas fiscais pagas, saneado. Quem viver verás

  • Paulo H disse:

    Excelente!Mas poderia ser para 60.000…40.000 é pouco para essa torcida.Outra coisa que vai me fazer rir muito é como o ameriquinha vai lidar com o Indepa!Pode ser o fim definitivo do clube…

  • ELY GONCALVES BORGES disse:

    parecem que vão vender 5.000 cadeiras cativas. não sei o valor de cada cadeira, mas se for uns 20.000 cada, da 100.000.000 é uma grana ne galera. Bom, mas em se tratando do galo, eu so acredito depois que o estadio estiver pronto, mesmo porque o tempo de 4 anos ja falado pra construir o estadio me parece muito exagerado. As coisas pro galo me parecem sempre mais dificil. lembram da penhora do Bernar? Aceitaram desbloquear o dinheiro, mas pro galo pagar tudo em prestaçoes adiantas ao governo, não me constam quem nenhum outro clube teve esse mesmo tratamento, ter que pagar 6 anos antecipados.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Excelente notícia, já passou da hora do Galo ter sua própria casa e ficar aguentando a diretoria do América impondo para alugar o Independência, quero ver onde a diretoria do América vai arrumar freguês bom assim.

  • Paulo Cesar disse:

    Só quero que os conselheiros avaliem bem esta contrapartida da Multiplan. Galo vai reaver o controle (o controle…) do Diamond em 10 anos. O Diamond é um patrimônio já construído, com liquidez, e faturamento 365 dias ao ano (obviamente, existe a parte dos lojistas, o custo de manutenção e repasses), com potencial de gerar caixa ao clube não somente durante 4 eventos ao mês, 8 meses ao ano (esqueçamos o Mineiro), mas sim durante doze meses.

    Sou contra estádio próprio? É claro que não. Só acho duas coisas:

    A) 40 mil pessoas “brutas” dá, na prática, umas 33 mil “líquidas”, após Polícia Militar, Defesa Civil, torcida adversaria, como disseram abaixo. Que se faça para, pelo menos, 46 mil torcedores. Galo merece este público.

    B) principal: não abrir mão do controle do Diamond. Galo precisa agregar (e não, trocar) patrimônio se quiser ser, no futuro, um dos maiores. E time não vive de shopping. Eu sei. Mas também não vive de Estádio, que em alguns momentos, é deficitário. Time vive é de RECEITA, bufunfa, money, grana, din din.

  • Marcos Vieira disse:

    Qual será a contrapartida para a Multiplan? O aluguel do shopping?

    • Alex disse:

      …parece que sim Marcos…..irão ampliar o Shopping e aumentar a concessão do mesmo….me parece justo e o mais importante, o Shopping continuará sendo 100% do Galo….

  • Ivan junior disse:

    Passou da hora de termos a nossa arena. Chega de carregar come e dorme nas costas. Que a dupla mequetrefe dos mafiosos azuis e dos arrogantes pompons se lasquem. Com a arena o Galo tem tudo para se qualificar como o maior clube do brasil.

    26/11/14 eterno
    #cruzeiroeternofregues

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Vo ouvi nao , ler e melhor, da sono escutar o Nepomuceno conversando kkkkkkkk, bom presidente, nao concordo com algumas coisas, mas esta indo bem, como dizem o conjunto da Obra e bom.

  • Igor Mendes disse:

    Excelente, o Galo precisa sim de ter um estádio, chega de ficar carregando os outros dois nas costas. O torcedor atleticano vai a campo, não é torcedor de “butiquim”. É só observarem que nosso rival detém melhor média de público no ano, graças aos dois clássicos realizados no Mineirão sendo que no primeiro nossa torcida era maioria. Tomara que seja aprovado e o projeto vá adiante.

  • clauber disse:

    Grande noticia sobre o nosso futuro estádio. Espero que tudo corra bem e possamos em 2022 estar em nossa casa. Quanto aos opositores, penso que são necessários, e se os pontos contrários apresentados pela oposição forem pertinentes, que essas melhorias sejam pensadas.

    Não conheço a política do Galo, mas parece que esse projeto passa fácil no conselho.

  • Jorge moreira disse:

    UM alivio para a provação futura quem poderia obstruir o nosso sonho da casa propria estão sendo investigados (os dois) senadores acusados de ……………. , quanto ao conselho chegou a hora de mostrar a que serve ser conselheiro, pois aprovam tudo sem questionar nada de adminsitrações desastrosas no clube, então srs conselheiros mostrem e provem a torcida pra que voçês servem, não basta a vaidade de ser conselheiro do maior patrimonio da NAÇÃO ATLÈTICANA, penso que 40 mil seje pouco mas , só de sair do indepa e deixar de vez o mineirão ao time dos senadores investigado já vale apena, só lembrando o Kalilzão sempre esteve certo em relação ao mineirão

    • Alex disse:

      …assino embaixo Jorge…se os 2 mafiosos não estivessem sendo investigados, fariam de tudo pra obstruir……só lembrando que o Aécio disse que daria o Mineirão para os 2 administrarem….

  • Silvio T disse:

    Se tudo que Nepomuceno diz é a verdade, realmente é estranho que conselheiros se oponham ao estadio. Mas sabemos que, em todos os clubes, interesses pessoais mesquinhos e tentativas de enriquecer em cima da paixão do torcedor são comuns. Esperemos que tudo se ajeite porque o galo dará mais salto espetacular com a construção da Arena MRV. E acho perfeito o tamanho de 40 mil lugares. Nem exagerado, prá não ficar quase sempre vazio como o atual Mineirao, nem muito pequeno que impeça o galo de receber as partidas decisivas da Libertadores. Bica, Bicudo!

    • Leandro Fábricio disse:

      40 mil… aí me vem a defesa civil, bombeiros e os cambau e corta uns 4 ou 5 mil lugares por medida de segurança… cai pra 35 mil
      aí tem mais uns 2 mil reservados pra torcida visitante.. cai pra 33 mil

      na minha opinião estádio pra torcida do atlético é de no minimo 40 ou 45 mil lugares só pra torcida atleticana e já contando com medida de segurança…

      mas….

      • Silvio T disse:

        Prá que isso não aconteça é só o galo traçar uma linha imaginária de dez quilômetros de raio no local da construção. Os “profissionais” responsáveis pelos projetos e obras dos novos mineirão e independência não poderão nem pensar em passar perto desse perímetro. Pronto, problema resolvido!