Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Em momento ruim, delicado na tabela, não é hora de poupar jogadores

CK

De três anos para cá os treinadores estão com essa mania de preservar jogadores de determinados jogos, sob a alegação de que se trata de orientação dos departamentos médico e de fisiologia. “É preferível perder um jogador por um jogo do que arriscar e ele ficar parado por meses..”, dizem os especialistas, depois que apareceu o “fator CK”, que mede o índice de creatina no sangue: 350 por miligrama e quando supera 500 é recomendável preservar o atleta.

Quando os médicos e os fisiologistas passam a ter este poder de vetar jogador, tudo se complica, já que estudaram para isso e não é qualquer um que tem conhecimento nem, coragem de contestá-los.

E neste mundo em que raramente alguém tem coragem de dar o braço para a seringa, é mais fácil aceitar a determinação dos “doutores”do que questionar e peitar.

Quinta=feira, Mano Menezes irritou a torcida do Cruzeiro ao escalar um time alternativo contra a Ponte Preta, e perder. Amanhã, é dia do Roger Machado botar a cabeça dele mais a prêmio ainda, contra a Chapecoense, lá, mandando a campo um time bem feio, no papel. Apesar de quê, do jeito que o Galo está, é bem possível que este “alternativo” faça mais bonito que o time titular, que não tem jogado nada.

Fernando Rocha entrou neste assunto na coluna dele, “Bola na Área”, que será publicada amanhã no Diário do Aço, de Ipatinga.

Confira:

* “Futuro incerto”

Com um time quase todo reserva, – só Rafael Carioca começa de titular -, o Galo(16º, 10 PG) vai a Chapecó encarar a Chapecoense (10º,13 PG), que levou um “sapeca-iaá-iá” de 5 x 1 do Flamengo na última rodada, claro,  querendo agora a reabilitação.

Após o novo vexame em casa na última quarta-feira, quando só empatou com o fraco Sport Recife em 2 x 2, a busca por explicações para a má fase da equipe alvinegra, considerada uma das favoritas ao título antes do início da disputa, se multiplicaram.

Torcida, dirigentes, jogadores, comissão técnica, até boa parte da imprensa, querem encontrar motivos para este fracasso retumbante no limiar da disputa.

No meio de tantos pontos sem nó, a verdade ou o “x” da questão é mais simples do que se supõe: a diretoria atleticana apostou em jogadores experientes, caros,  que não conseguem acompanhar o ritmo frenético do nosso calendário, com jogos um atrás do outro,  por isso se machucam tanto e não rendem o esperado.

Por sua vez, os jogadores jovens, que poderiam entrar na equipe e dar o equilíbrio necessário, por conta da má fase coletiva, não conseguem se firmar, valendo-se então de alguns bilharecos de Cazares, Otero, Elias e do oportunismo do artilheiro  Fred.

Na próxima quinta-feira haverá o primeiro jogo de mata-mata contra o Botafogo, pelas quartas-de-final da Copa do Brasil, um adversário dos mais perigosos, muito certinho e bem dirigido por Jair Ventura, que tem tirado leite de pedra.

Logo adiante virá o primeiro confronto  mata-mata das oitavas na Libertadores, contra o boliviano Jorge Wilsterman, um adversário fraco, mas em razão do momento técnico péssimo vivido pelo time alvinegro, não há como deixar de ser pessimista em relação à sequência nas duas competições.

Sem noção

Ninguém entendeu direito porque o técnico Mano Menezes resolveu poupar quase todo o time titular,- somente Caicedo e Fábio começaram jogando -, alegando cansaço dos principais jogadores, sendo que o clube só disputa no momento uma competição, este Campeonato Brasileiro, pois as quartas-de-final da Copa do Brasil ainda nem começaram.

As conseqüências foram desastrosas, pois com a derrota de 1 x 0 para a Ponte Preta, em Campinas, a quarta na competição, o clube caiu para o 12º lugar com 11 pontos ganhos, quando poderia ter entrado no G-6 com uma vitória simples.

O Cruzeiro também completou o terceiro jogo sem vitórias no Brasileiro, o que incomoda bastante em qualquer clube grande, por isso é que uma vitória hoje contra o Coritiba, no Mineirão,  passou a ser mais que uma obrigação, mas também necessidade absoluta.

O Coritiba tem um time modesto, com investimento muito inferior ao do Cruzeiro, mas neste inicio de disputa surpreende realizando uma campanha fora da sua curva, que é não ser rebaixado, ocupando a 5ª colocação com 15 pontos ganhos, por isso todo cuidado ainda será pouco.

  • Neste domingo o grande jogo da 10ª rodada do Brasileiro, será disputado na Arena Grêmio, que vai receber o líder Corínthians, um ponto apenas à frente do tricolor gaúcho. Não há favorito, mas sim uma ligeira vantagem gremista por jogar em casa com o apoio da torcida. Haverá um tira-teima entre o melhor ataque do Brasileirão, o do Grêmio, com 23 gols em nove jogos, mais de dois por jogo, contra a melhor defesa, a do Corinthians, apenas cinco gols sofridos, menos de um por partida.
  • Neste Campeonato Brasileiro dois treinadores chamam a atenção por suas atitudes impróprias e inconseqüentes. Um deles, Mano Menezes do Cruzeiro; e o outro, Rogério Ceni, no São Paulo. Além do excesso de reclamações contra a arbitragem, expulsões, etc, os dois ainda se envolveram em lances hilários algumas rodadas atrás,  atrapalhando os jogadores adversários que vão cobrar lateral. Era só o que faltava.
  • Quem nos acompanha aqui na coluna ou pela Rádio Vanguarda, sabe o que pensamos sobre os nossos técnicos-“professores”. Acho que além de passar lições de futebol aos jogadores, seus “alunos”, deveriam passar também lições de educação e comportamento decente no campo.  Mas não é isso que acontece no mundo todo, aí incluído principalmente o nosso país. Então, não me surpreende nem um pouco  ver a quantidade de faltas maldosas, reclamações exacerbadas, gestos grosseiros, fingimentos, simulações, cotoveladas, que se repetem nos nossos campos. Tão comuns, que quase não se fala mais disso. É como se isso não tivesse importância nenhuma na qualidade do espetáculo. Ninguém liga.
  • Normalmente nossa arbitragem é ruim, mas este ano a coisa piorou de tal jeito que não vi, ainda, um jogo nesta temporada, seja de que competição for, sem uma lambança  dos juízes, bandeirinhas, auxiliares ou assistentes. O discurso da direção de arbitragem da CBF é um, de austeridade, posições firmes e obediência rigorosa às regras, mas na prática ocorre tudo ao contrário. A “malandragem”, continua solta regulando as atitudes dos jogadores no campo — e até as dos técnicos à beira dele, que agora, como já vimos, se acham no direito de atrapalhar jogadores adversários que vão bater laterais ali por perto.
  • A bem da verdade, com honrosas exceções, a mídia esportiva tampouco liga para a questão da ética nos jogos de futebol. Não está nem aí. Enquanto isso, aos poucos, como quem não quer nada, sem querer querendo, voltamos a assistir aquele cerco de reclamação aos árbitros, de forma covarde, por parte dos jogadores, a cada marcação certa ou errada. Enfim, a CBF e sua comissão de arbitragem nem isso conseguem resolver. (Fecha o pano!)

» Comentar

Comentários:
15
  • Leandro Fábricio disse:

    Chape 0 x reservas dos reservas do galo 1…. Tô louco pra ver os comentários no post posterior sobre o jogo…

    aposto que vão reclamar que o “time junior do galo” ganhou de pouco e da-lhe fora roger machado que vê…

  • Marcão de Varginha disse:

    Parabéns ao time “B” do genuinamente mineiro que venceu com méritos a boa equipe da Chapecoense, recém-eliminada da atual Copa do Brasil por conivência da arbitragem…
    – #benecyeternomito

  • mauricio disse:

    Esse mundo está ficando fresco demais !

  • Tom Vital disse:

    Fico triste de ver um time com o elenco que o Galo tem.Abdicar de disputar o título do Brasileirão.Parece até que daqui pra frente é apenas lutar para não cair.Uma pena.

  • Silvio T disse:

    Repito, galo certíssimo de poupar o time principal. Aliás, como já lí nas redes sociais e assino embaixo, deveria ter feito isso contra o Paraná na Copa do Brasil. Dois jogos que o time B teria dado conta numa boa, como fez contra o Sport Boys na Libertadores. Não importa muito o resultado hoje, a não ser que tome uma balaiada desmoralizante. O time principal, que está se arrastando em campo, já fez muito pior nesse brasileiro. O que importa nesta semana é a Copa do Brasil e o clássico. Esse brasileiro já foi pelo ralo com as derrotas para Fluminense e Atlético do Paraná dentro de casa e até aquela contra o fraquíssimo Vitória em Salvador. Se recuperar fisicamente o time principal, ainda dá prá tentar o título da Libertadores ou da Copa do Brasil. No brasileiro é sair do Z4 e se preparar para um grande 2018. Com um novo e atuante, vibrante Presidente!

  • José Eduardo Barata disse:

    Eu tento não me importar com declarações futebolísticas ,
    mas não tem jeito .
    Ao ouvir esse BANANA desse ROGER dizer que o GALO tem
    que ” marcar e atacar mais ” eu tenho vontade de bater a
    cabeça na parede até rachar .
    QUEM É O RESPONSÁVEL DIRETO PARA FAZER QUE ISTO
    ACONTEÇA , SEU EMBUSTEIRO ?
    Fala como se fosse alguém de fora a analisar a mediocridade
    do time que “dirige” (!?!?)
    É um completo fanfarrão .

  • Carlos Henrique disse:

    Garrafa que levou querosene nunca mais perde o cheiro!
    É verdade, mesmo aquele timaço, de Reinaldo e Cia
    ia pra cima estilo Galo doido, isso esta no nosso D .N.A.
    Muitos atleticanos, sao alienados pela midia.
    Vi um colunista, do Globoesportes, dizendoque tem que ter paciencia
    com Roger, que ele quer mudar o estilo de jogo do ATLETICO
    E isso levara tempo, talvez consiga ano que vem.
    Discordo, a copa do Brasil, mais emocionante, que teve
    foi ade 2014, onde viramos e reviramos , o placar adverso
    contra o Corinthians do Mano
    e o FLAMENGO, AQUELA CHACOTA DEPOIS DO NARRADOR
    CARIOCA, dizendo que nao acreditava, correu o mundo o Brasil
    e ate a fox, fez uma vinheta sei la se é isso mesmo
    nao é milagre é ATLETICO MINEIRO.
    Aquela passagem, esta na memoria dos atleticanos e dos torcedores
    Das duas maiores torcidas do Brasil
    Aquilo é Galo, raça pura, tecnica, futebol bem jogado.
    Logico que tem que ter uma boa defesa
    Mas a entrega, a vontade a raça que sempre foi o nosso diferencial
    Tem que prevalecer (sempre)
    essa coisa de toque de bola, posse de bola
    so é bonito, na cabeça dos jornalistas modernos.
    Aqueles que nao conhecem futebol
    Ai a torcida cai nessas coisas.
    ha SE TELÊ HOJE COMENTASSE FUTEBOL
    S E JOAO SALDANHA PUDESSE OPINAR
    CLAUDIO COUTINHO, PARA MIN ERA MAIS UM CIENTISTA QUE TREINADOR
    Por isso o futebol ta chato,NAO PODE NADA, é a modernidade
    Até arbitro de video estao implantando.
    Aquela discussao, de o juiz roubou
    foi penalty nao foi
    foi falta nao foi, estava impedido”banheira”nao tava
    vai acabar
    sera tudo, certinho
    Entao so falta mesmo no futuro
    criarem ROBÔS para jogarem futebol
    que saudade da geral
    das figuras que aparecial na geral do Maracana, do mineirao
    com publico de mais de 100 mil pagantes
    da alegria de ver futebol, ir ao estadio
    sentir a adrenalina, alta
    Daqui a poucoo car vai ir a campo em vez de gritar o nome
    do seu clube , vai ficar tirando selfies, e mexendo no cel

    • José Eduardo Barata disse:

      CARLOS HENRIQUE , perfeito , da primeira à última linha de seu
      comentário .
      Falo depois da vitória sobre a Chape, quando a garotada jogou
      PELA CAMISA que tem que ser respeitada .
      Honraram o MANTO com uma disposição poucas vezes vista
      nos últimos anos .
      Mas você pode ter certeza que vai aparecer gente por aqui para
      “elogiar” um dos maiores embusteiros que vieram parar em
      nosso clube .
      Como se dependessemos de algum aprendiz de feiticeiro para
      que nossos atletas possam jogar “com toda raça pra vencer” !

  • Carlos Henrique disse:

    O Gremio tem Brasileiro, libertadores nao esta poupando como o Galo
    Mas, vou torcer muito para os garotos, apesar de estar Marlone em campo um jogadorzinho comun.
    com todo respeito a pessoa, (ser humano) como jogador é fraco
    Mas tem a zaga, que quero, que faça um ótimo jogo
    tem os laterais principalmente o esquerdo, que talvez possa a vir a ser titular.
    vai ser legal, ver esse time.
    se ganhar, e jogarem bem, alguns,nao serao queimados.
    isso é bom
    mas tem o inverso, se forem mal, e perderem
    ai da moral a tecnico ‘boleiro’metido a treinador
    que nao tem coragem, de tirar Carioca, que nao tem D.N.A Atleticano.
    Nao tem coragem de tirar Robinho, somente o substitui.
    Robinho e Carioca tem que comer Banco
    ai se melhorarem , voltam.
    é assim que funciona o futebol.
    Como gostaria, agora no Atletico de um tecnico como Leao
    ou Yustrich , para o momento
    nao para ganhar titulos
    ai buscava o Cuca.

  • Marcos disse:

    Isso, continuem poupando jogadores importantes, o Sport já venceu o Santos e passou Cruzeiro e Atlético pra trás. Se não vencerem hoje, os dois podem terminar a 10° rodada do CB na “zona do terror”.

  • Igor Mendes disse:

    Sou contra poupar esses caras que vivem numa mordomia danada. É o único funcionário que recebe uma fortuna sem ter obrigação de mostrar produção. Queria ver esses come e dorme enchendo uma laje ou batendo picareta no asfalto e comendo pão com ovo ou feijão, arroz e jabá. Antigamente jogava-se às quartas e domingo e os atletas viajavam de ônibus. Mais sensato seria utilizar os titulares e os que mais jogam podem ser substituídos no decorrer da partida. Robinho e Carioca por exemplo nem suar a camisa suam, depois vem a mídia passar a mão na cabeça desses “pobres coitados”. Quantas vezes Reinaldo tinha que fazer infiltrações e entrar em campo, enquanto os de agora, qualquer dorzinha de cabeça ou desconforto, vamos poupar. Jogador gosta de jogar, só não gostam de treinar. Ninguém reclama quando estão numa mesa de Poker jogando apostado, nas redes sociais soltando suas pérolas ou nos shoppings gastando seus “míseros e suados” dinheirinho.

  • José Eduardo Barata disse:

    Sei não , viu Chico !
    Começou com Parreira , com Coutinho , e o futebol foi saindo
    do campo pro laboratório .
    E os torcedores mais novos , assim como os comentaristas ,
    só falam e aceitam a modernidade .
    Não tem retorno .
    Estamos a perder toda a beleza do futebol, a emoção , a magia ,
    o encantamento .
    Hoje tudo é explicado , medido , ponderado .
    É estatística até para lateral cobrado , chegada no “último terço”
    do campo , quantas “bolas alçadas” , essas chatices que eu , há
    trezentos anos na arquibancada , não aguento mais ouvir .
    Que saudade do tempo que um Reinaldo “ia pro jogo” estourado
    e, mesmo mancando em campo , aterrorizava o adversário .
    Hoje os caras ficam em casa por conta do CK.
    Mas fazer o quê , não é mesmo ?
    P.S.
    O Luan deve ser considerado um ET no meio dessa gente.

    • J.B.CRUZ disse:

      CARO JOSÉ EDUARDO BARATA; não adianta ficar explicando a rapaziada de agora as diferenças do futebol moderno com o futebol do passado…Nós que vivemos aqueles tempos mágicos do futebol Encantamento,Eletrizante e Amor á camisa; pelo menos temos o prazer de poder rememorar grandes jogadas,resultados, títulos e alegrias ( que nossos Jovens, não viram ), que nossos Clubes conquistaram; e que hoje são meros coadjuvantes em campeonatos que não tem super-times, e sim a tradição de grandes camisas…Futebol virou profissão; e não entretenimento, alegria, Paixão das Quartas-feira Nobres ( Horário único: 21:00), e das Jovens Tardes de domingo (Horário único (16:00)…..

  • Leandro Fábricio disse:

    É aí que está… coloca o time titular contra a chape, estoura mais dois titulares e aí na quarta feira pela copa do brasil e na semana que vem pela libertadores é que vai estar em campo essa escalação aí de amanhã…. aí haverá as mesmas criticas só que em cima de uma situação diferente..”porque não poupou os titulares”

    não estou falando que roger machado assim como manomenezes estão certos…. mas principalmente no caso de roger machado ele está numa sinuca de bico…..bem feito… quem mandou o time dele não fazer o dever de casa contra o fluminense, ponte preta, atl. paranaense e sport dentro de casa…
    se tivessem feito, hj não estariam sendo feitos tantos questionamentos em escalação de time reserva contra a chape amanhã

    agora segura o rojão roger machado.. se correr o bicho pega se ficar o bicho come

  • Leandro Fábricio disse:

    Do mesmo jeito que mano fez na quarta feira roger fazerá nesse domingo…

    concordo que é um momento perigoso no campeonato para se poupar jogadores, não isentando ninguém acho que tanto mano fez errado na quarta quanto roger fazerá nesse domingo, mano ainda pior porque além do brasileiro só tem a copa do brasil quanto que roger além do brasileiro tem mais duas competições a disputar…(libertadores e copa do brasil)

    agora será que um time que contará com jogadores como rafael moura, rafael carioca, giovanni, yago, valdívia, marlone, otero e luan todos experientes e já rodados com excessão de yago mas que já vem atuando desde o ano passado, será que esses jogadores não tem condições de ajudar o time a conseguir um bom resultado lá em santa catarina???? Assim como o enseada que contava com fábio, caicedo, ábila, rafael marques, hudson, bryan, rafinha apesar de reservas eram pra jogarem tão mal em campinas contra a ponte?????

    concordo que tanto mano quanto roger machado estão fazendo experimentos perigosos, mas acaso o atlético venha para BH com um resultado negativo e pior, praticando um futebol pífio acho que esses jogadores também não poderão estar isentos de criticas apesar de serem reservas… assim como não concordei com atitudes de amigos meus cruzeirenses que usaram como desculpas para a derrota contra a ponte o fato do time ser reserva… e jogando tão mal ainda por cima…. então desculpa de derrota porque o time era o reserva não vai colar… mesmo porque tem muita gente aqui cobrando leonan no lugar de fabio santos, tem muita gente aqui que cobrava rodrigao no lugar de felipe santana, tem muita gente aqui que cobrava valdivia no lugar de robinho e etc etc….então vamos parar um pouquinho com “bipolaridade”

    apesar de reserva, esse time do atlético tem jogadores que se jogarem com brio e determinação podem sim trazer um resultado positivo lá de chapecó… alías desses aí o unico que vai estrear no time principal é o matheus mancine… os outros já atuaram no time principal…

    então pelo menos determinação tem que sobrar amanhã…

    estarei de olho…