Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

“Talvez seja o momento de suportar o não saber e acolher as incertezas”, ou como dizia Brizola: mudar de opinião faz parte dos direitos humanos

BRIZOLA

Aproveito este post para homenagear figuras públicas da história a quem muito admiro: Leonel Brizola (esq.), o ex-Primeiro Ministro de Portugal, Mário Soares, que morreu este ano, jornalista e amigo José Maria Rabelo, que continua morando aqui em Belo Horizonte, ótimo de saúde e ativista político como sempre e o montesclarense, Darcy Ribeiro, um dos maiores educadores brasileiros.

O comentarista Célio Marques Alvarenga, que sempre nos honra com a presença aqui no blog, mandou uma cobrança/tijolada, muito bem escrita, cobrando, com razão, o seguinte: “no post anterior, o senhor francisco barbosa maia dizia: em um momento complicado na tabela não é hora de poupar jogadores! depois do jogo acontecido ele diz que essa foi uma decisão genial! seria um caso de dupla personalidade? porque não é possível a pessoa mudar tão radicalmente de opinião sobre um assunto em 48 horas! senhor chico maia, explique-se!!!!”

Pois não, caro Célio: recentemente, no auge do bate-boca geral sobre a crise política do Brasil, em que ninguém conseguia explicar bem, nada do que estava acontecendo, muito menos indicar um rumo, li ótimo artigo da jornalista Eliane Brum, no El País, de onde pincei uma frase que define muita coisa:”.. Talvez seja o momento de suportar o não saber e acolher as incertezas. Mas em movimento, no movimento da busca…”.

Vale para o atual momento vivido pelo Atlético. Time caro, cheio de estrelas, técnico considerado um dos emergentes mais promissores do nosso futebol, ótimas condições de trabalho, salários em dia mas o futebol não aparece, os resultados são insatisfatórios e ninguém sabe a razão, nem uma solução. Nem diretoria, nem treinador, nem a torcida e muito menos a imprensa.

Eu realmente pensava que a ideia de time reserva contra a Chapecoense lá era ruim. O Galo nunca ganhou lá, precisava de pontos para sair da zona do rebaixamento e o adversário altamente perigoso, ainda mais jogando em casa e precisando vencer também.

Mas o comandante é o Roger Machado, muito bem pago pra isso. A cabeça a prêmio, também é a dele, e ele arriscou. Deu certo! Mostrou que, com vontade de quem a veste, essa camisa alvinegra é capaz de operar façanhas inimagináveis e que tem gente chupando sangue entre aqueles que compõem o time principal. Não quero não saber quem está certo. Quero que seja quem tem a solução para o problema. Seja quem for!

Mudei de opinião, com a maior tranquilidade, pois não sou o dono de nenhuma verdade. E como dizia Leonel Brizola, “mudar de opinião faz parte dos direitos humanos”.

E por favor, caro Célio, não mude meu nome, nem suprima o Duarte, do qual faço muita questão, também: Francisco Maia Barbosa Duarte, nessa ordem.

Para reforçar a minha defesa recorro ao que escreveu o também comentarista do blog, Regi.Galo/BH:

* “Alô Roger.. (Duas verdades e meia)
– Vitória raquítica mas importantíssima. Foram creditados 5 dias de ‘paz’ em vossa conta.
– sugiro aproveitar esses 5 dias pra ensinar ao time à não ter medo de ficar com a posse de bola.
– No mais, eu gostei e quero pedir: mais minutagem para os reservas, para os jogadores da base e, quem sabe, mais minutagem para o técnico da base, quando este for o caso de se usar um time ‘alternativo’. Daí você teria mais alguns dias de ‘paz’ à favor.
Próximo!

Sugestão musical do dia:
IRA! – Dias de Luta”


» Comentar

Comentários:
54
  • Alex disse:

    ….por que não mudar?….mudar de opinião não diminui ninguém….pelo contrário, representa um gesto nobre de humildade……Os avanços pessoas e sociais advêm de mudanças e rupturas, seja de ações ou pensamentos.”Quando a mudança de pensamento é legitimada pela realidade, nunca se trata de retrocesso.Quem raramente muda de ideia olha muito pouco para a realidade”.(GREGÓRIO GRISA
    Doutor em Educação pela UFRGS )

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Como dizia Raul… “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”…

    Mudar de opinião por convencimento da verdade é ato nobre e de coragem, mudar de opinião a todo instante por conveniência, é a covardia do medíocre.

  • Valmar Azevêdo disse:

    Amigos, alguém viu a projeção que a Globo fez na hora em que o Luan ia cobrar o penal contra o Corinthians. Talvez essa projeção tinha como base cobranças de penais efetuadas pelo Luan em 2017, ou seja, umas 10 bolinhas em cada canto, as verdes foram convertidas, as vermelhas, que eram 3 e que não foram convertidas, estavam todas no canto direito do goleiro, justamente onde o Luan bateu e errou. O que mais se observa é a quantidade de penais que são marcadas em favor dessas equipes que lideram e a ausência deles na turma de baixo. lógico, somado a boa performance de atletas anônimos dos líderes, que almejam o estrelato. Como já foi dito por aqui, não se discute mais se foi ou não pênalti, pois todos são passíveis de polêmicas e entendimento do árbitro, mas a camisa pesa. Vendo o jogo no sul, não vi nenhuma brastemp em campo, apenas raça, encurtamento de espaços e boa marcação. Todo ataque do Grêmio, 9 jogadores corintianos estavam em seu campo de defesa. Não esquentam a cabeça e valorizam a posse de bola. Enquanto isso no Galo, a zaga sobe, laterais sobem, volantes e meias sobem e juntam ao ataque tentando abafar cruzamentos mal feitos. Levam contra ataques constantemente, a zaga não aguenta acompanhar atacantes adversários na corrida e sobram espaços na nossa defesa.

    • Luis Cláudio disse:

      É bom observar também o número pequeno de cartões amarelos, vermelhos e o baixo índice de contusões dos líderes. Sorte tem quem acredita nela!

  • J.B.CRUZ disse:

    CARO CHICO MAIA:
    O Ser humano, tem muita dificuldade de manejar a DUALIDADE que habita entre nós: O BEM e o MAL..
    Ás vezes praticamos Atos de incríveis Baixezas;e em outros momentos Procedimentos de SUBLIME RETIDÃO…
    Nas Outras Pessoas, devemos Capitalizar,Imitar e Admirar OS BONS ATOS e IGNORAR os maus Procedimentos…
    Não Há Mal Nenhum em Mudar de opinião; desde que seja para MELHOR….
    Você já observou que por causa da Vida corrida, Agitada e Violenta dos dias atuais, humanidade parece estar mais agressiva??
    Nos Lares, no Trabalho,no Trato Social há um Ambiente irrascivo, por vezes quase Insuportável, expulsando até as Boas maneiras de uma Convivência Humana..
    É nessas Horas que vale a Pena fazer uma Pausa e meditar Serenamente e tentar aceitar tudo aquilo que não pode ser mudado..Ter Força, para mudar tudo aquilo que pode e deve ser mudado; mas, Acima de Tudo, Acima de tudo ter a sabedoria para distinguir uma coisa da outra…
    Na Alegria e na Diversidade, manter-se tranqüilo…O Minuto seguinte pertence ao SENHOR;;

  • Carlos Henrique disse:

    Nao sou petista, mas Brizola, foi o ultimo nacionalista mesmo que vi
    o unico politico.que enfrentou a “poderosa”
    que divulgou numa sexta feira, ele em terceiro lugar , na pesquisa a governador do RJ
    AMANHECEU, NA SEGUNDA ELEITO.
    Mas voltando ao futebol,penso , que esse classico
    será pegado, tenso, o ambiente criado pela imprensa
    o posicionamento tanto de atleticanos, como de cruzeirenses
    nas redes sociais, falando e questionando os dois tecnicos
    mais até o Reclamando Menezes, que cutucou ate a diretoria celeste.
    A boleiragem do Roger, sem vivencia como tecnico
    so ganhou o mineiro desse ano
    Para quem gosta muito de futebol como nos
    Que sempre estamos aqui, comentando
    estamos ver qual será a postura desses tecnicos e jogadores
    Primeiro que os dois rivais, tem jogos na copa do Brasil, e por isso
    oque for mal vai querer corrigir e reabilitar no classico
    Roger nao vai abrir mao, dos 3 volantes com Elias mais a frente
    Mano vai querer motivar seus atacantes, mas vai pra cima do Galo
    nao sei
    Vejo o Atletico mais encorpado, Luan entrando aos poucos no time
    Gabriel que é mais veloz voltando
    LEO silva um grande zagueiro voltando
    lateral direito voltando
    Rafael Carioca, fora, e com uma zaga se jogar, Adilson e Roger Bernardo
    mais marcaçao e segurança la atras
    E uma substituiçao obvia no segundo tempo
    Sai Robinho entra Luan
    quem ganhar sobe na tabela,o ATLETICO, precisa tomar cuidado
    no campeonato Brasileiro
    essa coisa, do presidente dizer, que falta 30 rodadas
    nao é bem assim, se focar mais na libertadores, e passar na copa do Brasil
    depois para recuperar no brasileiro é dificil
    por que porco magro é que suja a água
    e times que estao la em baixo, na tabela, complicam
    e ja ressucitamos dois lanternas no campeonato
    o Vitoria que o diga

  • Raws disse:

    “Haverá um dia em que todos voltaremos a ser felizes. Será o dia em que Rosinha será apenas uma flor, Garotinho apenas uma criança, Genuíno será algo verdadeiro, Serra será apenas um acidente geográfico, Genro apenas o marido da filha, Lula apenas um molusco marinho e Severino, apenas o porteiro do prédio. Neves apenas um símbolo do inverno!
    E então nada mais a TEMER nesta vida… Só muitas Alegrias e Felicidades!” autor desconhecido.

    • Marcelo de Andrade disse:

      Fora Temer. Fora golpistas Temer, Cunha e Aécio. Eleições Gerais Diretas já!

      • Alex disse:

        ….e fora Lula, Dilma e outras aberrações…e parabéns Lula e Dilma pela herança maldita chamada Temer….e mais um fora Aécio, Cunha , Maia, Gilmar Mendes, Cabral, Perrela e outros trocentos ladrões……..
        “daqui alguns anos, vcs verão o que a DEMOCRACIA vai fazer nesse país. A corrupção se espalhará por toda a sociedade”.General Figueiredo
        ““Vocês querem então eu vou reconhecer esse sindicato (PT). Mas não esqueçam que esse partido chegará ao poder. Lá estando, tudo fará para instituir o “comunismo”. Nesse dia vocês vão querer tirá-lo de lá. E para tirá-lo de lá será a custa de muito sangue. Sangue brasileiro” General Figueiredo….
        Ps: antes que alguém diga que sou favorável a volta da ditadura, não sou….mas que esse cara tinha razão, a isso tinha….

        • Marcelo de Andrade disse:

          Enfim, este país, estimulado pela mídia, arrancou a Dilma da presidência. Sem acusá-la de nada. Agora, há provas de tudo. E todos se calam.

        • Marcelo de Andrade disse:

          Dilma, pelo que está se mostrando com delações e apurações dos fatos, apesar de algumas incompetências graves em seu governo, é a menos desonesta entre todos os políticos que temos aí hoje.

          • Alex disse:

            …mas numa coisa vc tem razão Marcelo, a Dilma não sabia de nada….e continua não sabendo….é uma analfabeta cultural…..ele não sabe nem que ele é……..acho que ela nem sabe que foi presidANTA um dia…..uma hora ela descobre isso….kkkkkkkkkkk…….

          • Alex disse:

            …..mas Marcelo, vc chorou chorou, babou babou , rebolou rebolou mas não nos explicou o que é “ser menos desonesta”…..explica aí…..cara, com todo respeito, foi umas maiores idiotices que já li de um petista como vc….e olha que já li cada coisa…..kkkk….amigo, já era, acabou o pão com mortadela…..e qto a bater panelas, tenho isenção pra bater panela contra qualquer um desses aí…..nunca votei no PT e não votei no Aécio…..minha bandeira é verde e amarela…..quem é idolatra um partido e uma bandeira vermelha, não tem isenção pra cobrar nada…..pra vc amigo, se o PT lançar uma CABRITA pra presidente , vcs além de votar na bichinha, brigam de foice contra quem não gostar dela….nos poupe de suas ideologias comunistas…..se vc quer ser guiado por uma viseira, que o seja, é seu direito, mas não tente convencer cidadãos de bem que a sua quadrilha é “menos desonesta” do que as outras….

          • Marcelo de Andrade disse:

            E eu não disse honesta pq ainda há o que se investigar. Mas se não provarem nada e os fatos e delações forem o que estão aí hoje, eu cravo: é honesta e os livros de história vão dizer. Vocês queiram ou não. Podem espernear à vontade.
            E não citei conversa de Jucá e Machado em que dizem que tem de tirar a Dilma para parar a Lava-Jato. Oras, alguém desonesto e com culpa no cartório, não impediria o avanço das investigações.
            E mais, ela trabalhou 10 anos com o direito de se aposentar e não o fez.
            Esses 10 anos a mais não aumentaram em nem um centavo a mais o valor da sua aposentadoria.
            As incompetências foram as desonerações de impostos das empresas, o não aumento da energia elétrica e do petróleo, segurando o preço de ambos pra conter inflação. Mas isso não é desonestidade. É incompetência mesmo.

          • Marcelo de Andrade disse:

            Alex,
            vá bater panelas contra Temer.

            Raws,
            nas delações de Marcelo Odebrecht, ele mesmo diz que ela e Graça Foster colocaram alguém de confiança para investigar as suspeitas de corrupção, inclusive Marcelo vai até Temer e o avisa: cuidado, A Dilma e a Graça estão investigando.
            E inclusive Marcelo diz certa hora lá que acha que Dilma não sabia de nada e por isso mandou investigar. Se isso é se omitir, eu não sei o que é.
            Vocês ouviram o depoimento do Marcelo?
            Depois estourou a lava-jato e o escândalo na Petrobrás e não tinha mais pq manter alguém para investigar. A PF e os investigadores oficiais o fariam.
            E eu não falei nada da delação do João Santana em que o delator, eu disse delator, afirma que ela é honesta, rígida, corajosa e voluntariosa.
            Vocês se informam é pelo JN, Band, Globonews, Jovem Pan e quetais?

          • Raws disse:

            Marcelo, “menos desonesta”, seria como se a pessoa fosse meio gay? Kkkk, sem preconceitos é apenas brincadeira. Falando sério, eu sempre achei a presidente mais incompetente e incapaz do que desonesta, porém ela sabia das “coisas”. Tanto na época da Petrobrás como em seu governo, se não por ação, por extrema omissão. Talvez vá para o inferno com um ventilador.

          • Alex disse:

            “é a menos desonesta entre todos os políticos que temos aí hoje.”
            Ps: meu Deus, parem o mundo que eu quero descer…..o que significa “menos desonesta”?…kkk…..amigo Marcelo, eu não sei se choro e se dou risada com esse seu post…..chorar por ver que ainda vamos demorar a melhorar por causa de pessoas cegas como vc….ou se dou risada de vc comemorar por achar que a Dilma é uma desonesta boazinha….comemorar por que ela roubou menos…….kkk…..”algumas incompetências”?….ela é a materialização da incompetência rapaz….

        • José Eduardo Barata disse:

          Uma das mais proféticas declarações que um cidadão brasileiro tenha
          dado .
          Impressionante o grau de desmanche de uma sociedade ocorrido em
          nosso país nestes desastrados anos de abertura democrática (???) .
          Abriu-se a Caixa de Pandora .

          • J.B.CRUZ disse:

            CARO JOSÉ EDUARDO BARATA:
            IRRETOCÁVEL a Observação….
            Eu vivi aqueles tempos, e não foram anos de chumbo como dizem os ”vermelhos”, mas, sim a continuação dos ANOS DOURADOS de J.K…
            Na série da Globo; ”Os dias eram assim”, vejo Fidelidade no enredo da obra..Enquanto ”meia-dúzia” de sindicalistas e estudantes com cérebros cozidos pela ideologia de Stalin (entre eles; o carismático lula, que depois traiu todos que acreditaram nele),berraram em portas de fábricas, se dizendo defensores dos Trabalhadores; a maioria esmagadora da população; 99,99%, Estudava,Trabalhava, Criava suas famílias dentro dos Preceitos de: MORAL, ÉTICA, BONS COSTUMES e sobretudo respeitando o Direitos dos Outros..O BRASIL era realmente ORDEM E PROGRESSO…
            A ”NOVA REPÚBLICA e a nova CARTA MAGNA, veio para TRAVAR e reverter tudo aquilo que o BRASIL vinha construindo para realmente pertencer ao Primeiro Mundo..
            O BRASIL de hoje é como no futebol; nivelado por baixo, parceiro de republiquetas e ditaduras sanguinárias, justamente por aqueles que há cinqüenta anos atrás, ”tentaram” implantar um regime de terror, onde a LIBERDADE,IGUALDADE e FRATERNIDADE, seriam subjugadas ao Estado..
            O BRASIL já passou por muitas crises; o Brasileiro de um modo geral é forte; vamos passar por mais essa…
            A VERDADE TRIUNFARÁ !!!

          • Alex disse:

            ….assino embaixo Barata….

    • José Eduardo Barata disse:

      Muito boa essa , RAWS !

  • Raws disse:

    Em cima do tema, mudar de opinião, tenho lido nas redes sociais muitos jornalistas ou blogueiros, ironizando a turma da “panela”, inclusive o Duke, com a charge expondo uma imaginária vergonha, sobre nós que fomos as ruas para tirar Dilma. Ora, vergonha? Tudo que o país está passando e continuará pagando por décadas, foi pela incompetência, corrupção e desgoverno dessa turma que saiu e que ainda nós deixou seu vice de opção. Vergonha eu realmente sinto foi em um momento de falta de clarividência, ter dado um voto para o molusco com características de roedor. A confirmação de que Aécio, Termer e seus pares são pessoas da pior espécie, jamais aliviará a culpa pelo estrago que os outros fizeram nesse país.

    • Renato César disse:

      “Tudo que o país está passando e continuará pagando por décadas, foi pela incompetência, corrupção e desgoverno dessa turma que saiu e que ainda nós deixou seu vice de opção.”

      Não! A culpa não é dos que saíram recentemente. Eles pegaram um sistema e aprimoraram. Incompetência, corrupção e desgoverno existem no Brasil há séculos.

      De quem é a culpa então?! Nossa! Renato Russo escreveu muita coisa sobre a nossa condição. Vou indicar “Perfeição” (Legião Urbana). No começo da música ele já explica a nossa culpa: “Vamos celebrar nosso governo // E nosso estado que não é nação”.

      Somos Estado (território, com autoridade soberana, organizado em poderes políticos e administrativos), mas NUNCA fomos uma Nação (agrupamento humano, com forte ligação cultural, histórica e de identidade).

      No dia em que o brasileiro entender que a culpa não é “sua” ou “minha”, mas “nossa”, os governantes serão melhor escolhidos, as Leis serão respeitadas por todos e o país finalmente terá uma Nação.

    • Marcelo de Andrade disse:

      Se Aécio tivesse ganho, estava toda sujeira debaixo do tapete e Aécio governando.

      Eu não tenho culpa. Eu não votei em Aécio.

      Aécio está para ser preso?
      Eu tenho culpa. Eu não votei em Aécio.

      • Marcelo de Andrade disse:

        Alex, onde foi que escrevi que votei em Dilma e Lula?
        Onde? Me diga que te dou razão.
        E vá bater panela pro Temer e não amola.

        • Alex disse:

          ….não amola vc com essa idolatria doentia…..aqui vc tá perdendo seu tempo…..ninguém é tonto e tapado como vc….ninguém usa viseira como vc….tá perdendo o seu tempo….nos poupe do seu choro……vá fazer campanha pra essa quadrilha lá no presídio de Curitiba…eu tenho é pena de fundamentalista como vc…..

          • Marcelo de Andrade disse:

            Quanto ódio no coração.
            Não posso ter uma opinião diferente da sua?
            Você é mesmo democrático? Gosta da democracia? Ou é mais um fã do Bolsonaro? Gosta da ditadura?

        • Alex disse:

          ….não Marcelo, vc não votou neles….votou em mim…….aliás, eu acho até que vc detesta a Dilma e do Lula não é mesmo…..vc se ENGANA….kkkkkkkkkkkkkkk

      • Alex disse:

        ….Marcelo, vc tem culpa sim….e muito mais do que eu…..vc votou em Lula e Dilma e ainda nos deixou essa herança maldita chamada Temer….eu nunca votei no Pt e nem no Aécio…..quero que eles paguem pelo roubo…

    • Marcelo de Andrade disse:

      Caro Raws.
      O que acharia se Itamar Franco tivesse posto em prática o plano de governo de Lula, o candidato derrotado, quando Collor foi impedido? E mais, o que acharia se Itamar, Lula e Ibsen Pinheiro, presidente da câmara na época, tramassem a queda de Collor? Golpe?

      • Raws disse:

        Marcelo, que existiu golpe não tenho dúvidas, porém sempre achei que o golpe estava sendo por parte do vice, que era um aliado. Com relação a legalidade do impecheament, eu achava que se em processo tão grave e significativo como aquele, eu duvidar que a suprema corte se alienaria ao ilegal, eu jogaria a toalha. Fato é que hoje vendo que está acontecendo STF, eu jogo a toalha, porém ainda penso que juridicamente teve pega, por isso não foi golpe dos dois poderes. Pelo fato de outros terem feito a mesma coisa, não eximiria a presidente de culpa, assim como a podridão da maioria, não diminui a culpa da cúpula petista. Realidade hoje, é que estou tão desiludido com esses conchavos para salvar Temer e Aécio, que nem estou ligando mais para a prisão do Lula. Cansei. Abraço.

    • José Eduardo Barata disse:

      Sem comentários sobre essa turma , RAWS .
      Bandidos , todos eles .

  • Julio Cesar disse:

    Me permita tambem Chico Maia uma citação: “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo…”. Funcionou o time com muitos da base.
    Vamos ver se funcionara com o time titular !
    Mas em relação a opinião formada, sobre o momento do pais não mudo. É a chance historica de começar a acabar ou pelo menos diminuir e muito essa historia de corrupção eterna, ja que a partir desse momento havera punição. Acabar com a realidade que o crime do colarinho branco sempre compensa.
    Então é hora de todos cobrarem da camara dos deputados a aceitação das denuncias todas contra Temer. Embora aquela casa “abriga/protege” dezenas de corruptos, veremos se a maioria tem vergonha na cara. E posteriormente o STF mande prende-lo! E inegibilidade eterna.

  • Regi.Galo/BH disse:

    Caro Chico,

    Agradeço pela menção.
    Em soma às reflexões do post, também incluo parafrasear Tolstoi, quando diz:
    “Todos (muitos) pensam em mudar o mundo;
    Ninguém (poucos) pensa em mudar a si mesmo.”
    Abraço flexível!

  • José Eduardo Barata disse:

    Ah , CRUZ , eu estava assistindo a preliminar dos azuis , esperando pelo
    meu GALO às 19 quando , num determinado lance do Allison elogiado
    pelo narrador , comentei com os meus filhos sobre como.deve ser difícil
    pra vocês relembrarem que aquela camisa foi usada por Joãozinho .
    Tem base ?
    E contei a eles o lance do Nelinho p. da vida com a “molecagem” do ponta
    que bateu a falta de surpresa depois dele , Nelinho , ter ajeitado a bola e
    que esse lance deu a Libertas pra vocês naquele ano .
    Nelinho até hoje não engoliu essa .
    Eita , que futebol era bom demais !!!

    • J.B.CRUZ disse:

      Me lembro perfeitamente do lance: Nelinho ajeita a bola carinhosamente, afasta-se os ‘famosos” cinco metros da bola; e eis que como um raio, Joãozinho o ‘Bailarino da toca’ toca por cima da barreira e sai para o abraço..Nelinho fica estático por alguns momentos; mas, quem deu a bronca no João, foi Zezé Moreira o técnico durão , mas de uma personalidade forte, chamou Joãozinho de moleque, por que, quem era o batedor de faltas oficial era o Nelinho…Mas, depois ‘caiu’ também na folia..

  • José Eduardo Barata disse:

    J.B.CRUZ , eu gostei demais da conta de uma resposta sua em um
    post lá atrás , quando você fala de futebol “entretenimento” .
    E é isso , exatamente , que nos falta hoje em dia : diversão plena !
    Hoje ‘tá tudo muito esquisito , não é mesmo ?

  • Leandro Fábricio disse:

    Mudar de opinião e bipolaridade no auge da minha ignorancia tem uma enorme diferença…

    pra mim quem muda de opinião é aquele que com humildade reconhece que esteve errado nas suas convicções e teve uma mudança de postura em relação a suas opiniões depois de melhor apurar os fatos….

    bipolar é aquele que muda de opinião constantemente e na hora em que lhe é conveniente, esse não tem opinião própria é como o vento que sopra em varias direções… na verdade ele é um oportunista e o que mais tem é esse tipo de pessoa…

    em qual dessas personalidade nos enquadramos?? (reflexão)

    • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

      Caro Leandro Fabrício,

      simplesmente, i r r e t o c á v e l !!!

      Abraços

    • Jorge moreira disse:

      Eu não tenho conseguido assistir aos jogos do Atlético sem bi-polaridade será porque?Ou eu não gosto mais de futebol ou este time, não tem alma e por isto alterna bons(muito poucos) momentos de futebol e o resto de verdadeiras peladas, de sustos, de salve-se quem puder, Mas mudar de alma Atléticana nunca

    • marcelo araujo disse:

      Leandro, a diferença é notória realmente. Mas a bipolaridade tem a ver com sentimento, transtorno de humor/irritação principalmente. E futebol é deveras ‘sentimental’ e serve de válvula de escape para muitos. Então torcedor ‘bipolar’ é o que mais tem, em todos os times. Se o time ganhando, tá feliz e alegre, e mesmo assim reclama. Agora, se perde, ou até empata, xinga a mãe, quebra copo no chão, chuta mesa, é um Deus nos acuda. Vi isso in loco no buteco em que assisti Galo x Sport. Quando vou ao campo, também existem muitos. Eu que tenho filho, tento passar a ele que apoio ao time é fundamental o tempo todo. Vaiar nem pensar! Já vi o Galo com cada time, que esse me abesta não pela falta de capacidade, mas pela falta de vontade em muitos jogos. Mas no próximo, posso mudar de opinião. Espero que contra o Botafogo, Cruzeiro e Jorge W eu possa vir aqui e dizer que nunca vi o Galo jogar com tanta vontade!! Saudações alvinegras!

      • Leandro Fábricio disse:

        Caro Marcelo, na verdade mandei minha resposta nesse post sem antes ter lido qualquer outro comentário, só depois é que fui ler o que os demais participantes tinha escrevido… e eu vi que essa minha resposta podia ter ido na contramão do que vc tinha escrevido na sua primeira resposta mas não foi essa a intenção viu amigão… e vc está correto em sua resposta aí em resposta a colocação que fiz…

        abraços

  • José Eduardo Barata disse:

    Vixe , esse blog ‘tá é bom demais da conta .

    • Paulo Cesar disse:

      E digo mais, Barata: se o Chico Maia continuar propondo estas pautas bacanas, independentemente de ser atleticano ou não, acabará “roubando” audiência de outros blogs. Dou o meu exemplo: era assíduo leitor de um blog de um articulista que hoje trabalha num portal ligado a uma rede de televisão e “outros negócios”.

      De uns tempos pra cá, diminuí o ritmo da leitura dele porque percebi que este só ia “na boa”. Tipo Engenheiro de Obra Pronta. Discretamente oportunista. Altamente contraditório (mas as pessoas nem notam). Zero humildade de se reconhecer eventual erro (quem não?), ou de assumir que mudou de opinião.

      Pois bem: neste ano, o cara “inovou”: simplesmente escreve 90% do tempo sobre os times de SP, 7% sobre os times de RJ e 3% sobre o resto, incluindo MG, RS e Seleção. Pergunte se ele tem minha audiência, já que o respeito, no começo da relação, vinha exatamente do fato de ele falar sobre times fora do Eixo…

  • João Chiabi Duarte disse:

    Prezado Chico Maia,
    Sou cruzeirense, mas, me enxergo em condições de fazer uma análise isenta a respeito de qualquer time, inclusive do Atlético-MG.
    O time titular do Atlético, tem em minha opinião Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca e Elias; Otero (Luan), Cazares e Robinho; Fred…
    Outra forma de jogar seria com os 3 volantes :
    Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adilson, Rafael Carioca e Elias; Cazares; Robinho e Fred.
    Dizer que o time atleticano seja ruim ou que não tenha boas opções de banco é não condizer com a verdade. Mas, creio que Roger Machado tenha tido sorte homérica de trazer a vitória de Chapecó escalando os reservas. Se perde estaria numa situação complicadíssima no Brasileiro. Mas, ganhou e neste momento dos times mineiros, importava mais ganhar do que jogar bem.
    O investimento feito não foi para disputar a posição do famoso Daniel Cardão, conterrâneo, que durante anos foi porteiro do famoso hotel Catete na Guaicurús (rs, rs, rs).
    E domingo tem clássico no Horto, com 90% de atleticanos… Vamos ver quem estará na frente na classificação na 2ª feira. Espero que seja uma grande partida e que a arbitragem não tenha influência sobre os resultados. Nada de Heber Roberto Lopes ou Luiz Flávio de Oliveira no apito, hein ?
    Um grande abraço – João Duarte

  • Sérgio Ricardo de Azevedo Cassiano disse:

    Bom comentário e vc sempre foi humilde e este artigo que vc escreveu mostra sua humildade de reconsiderar seu posicionamento. Muita colegas jornalistas são orgulhosos e “dão braço à torcer”. Um abraço e bons tempos do Minas Esporte.Cresci vendo vc e os seus comentários , Flávio Carvalho e Flávio Anselmo.

  • Titi disse:

    Boa!!!!!!!!!!

  • José Antonio disse:

    O ministro do STF Luiz Fux disse que só não muda de opinião quem já morreu…. No futebol as opiniões são dadas exclusivamente em cima dos resultados. Por isso as mudanças ocorrem com grande frequência pois, apesar de muita gente querer prever, os resultados no futebol são imprevisíveis.

  • marcelo araujo disse:

    Aí vale até parafrasear a máxima que diz: ‘em futebol, a verdade não dura 24 horas’. Assim como a opinião. Realmente, diante da corda mais que bamba no cenário atual, em todos os setores (política, economia, futebol e etcs), só falta agora a gente não poder mudar de opinião. Eu mesmo achei que o Roger ir com o time reserva seria o mesmo que colocar a corda no pescoço. Se perdesse, o time reserva seria a desculpa pela derrota. Mas como venceu, ganhou sobrevida. Torcedor ‘bipolar’ é o que mais tem. E não é por isso que não terá o direito de cornetar e mudar de opinião. Eu mesmo assumo que já mudei diversas vezes. Não sou nem pretendo ser o dono da verdade. Ainda bem!

  • Igor Mendes disse:

    Chico no seu texto você , assim como a imprensa mineira e nacional, fala em “… elenco cheio de estrelas…”; e todos, desde o início do ano, qualificam este fraco elenco, como dos mais caros e favoritos ao título. Gente, quais são esse monte de estrelas que está no Galo? O Galo tem o Fred, que depois da Copa vive sempre ofuscado oscilando bons e maus momentos ou o Robinho que a muito perdeu seu brilho. Até acho que Fred é prejudicado pela falta de garçons tanto pelo meio como pelas pontas e o passe não chega a ele com qualidade, já Robinho é ex em atividade. Este ano veio o Elias, que sempre atuou bem por onde passou, mas ressente justamente a falta de qualidade do elenco do Galo. A imprensa nacional usa isso em oposição ao sucesso do Corinthians, que tem um elenco fraco e em momento algum foi favorito, mas com a vontade dos atletas somado ao ótimo trabalho do técnico, estão na cabeça. Me engana que eu gosto, tudo uma questão de Camisa. Isto até já foi dito aqui e eu concordo plenamente, o elenco do Galo é fraco!