Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Mano Menezes enfrenta o fator “fadiga de material”, que costuma afetar e derrubar treinadores

Vida de treinador não é fácil: de “comendador” da Medalha Tiradentes em 21 de abril ao risco de “degolado” três meses depois

Quando um avião cai e os peritos não descobrem a causa, ele dizem que foi “fadiga de material”. A expressão é boa e passou a ser usada por marqueteiros políticos párea justificar a derrota de seus clientes nas urnas. Ano passado ouvi isso de um desses especialistas para tentar explicar o fracasso de um prefeito da Grande BH, tido como imbatível.  Serve também para o futebol.

Mano Menezes enfrenta turbulência no Cruzeiro em duas frentes: parte da torcida, que pressiona pela saída dele, e parte da imprensa, que dá troco nele por algumas patadas que andou dando em colegas, quando o time estava em bom momento e ele não gostava de determinadas perguntas.

Nada de anormal. É assim que as coisas funcionam quando os resultados em campo não são satisfatórios. E Mano não deixou de ser o ótimo treinador que é. Está é desgastado internamente porque desempenha papel duplo, de comandar o time e atuar também em muitas situações, como gerente, supervisor e até diretor de futebol. Mesmo problema que o Atlético viveu durante a enfermidade do Eduardo Maluf. Sem alguém para representar a diretoria, com poder de decisão, no dia a dia de um grande clube, sobra para o treinador, que acaba se desgastando com jogadores e funcionários em geral. Com o tempo, as relações ficam ruins com um ou outro e acaba refletindo no rendimento do time.

Diego Aguirre e Marcelo Oliveira enfrentaram isso no Galo; Roger Machado, também, até recentemente. Daniel Nepomuceno nomeou o ex-diretor da base, André Figueiredo, para a função que era do Maluf, recentemente. Ainda não deu tempo de sentir os efeitos.

O fato é que, um diretor competente e com força para se impor no dia a dia dos treinos, é fundamental, para que o técnico apenas cuide do time e não tenha que desviar a atenção para problemas que devem ficar para a diretoria. Vanderlei Luxemburgo voltou da fracassada experiência européia com essa idéia, intitulada “manager”. Tentou emplacá-la no Atlético e tanto ele quanto o clube se deram mal.


» Comentar

Comentários:
47
  • Julio Avila (Mariana) disse:

    O Clube modelo de gestão comprou e não pagou o Elias,se for listar o tanto de calote que essa gestão deu vou ocupar o espaço de mil comentários! agora quem fica puxando saco do Neponussono fica com cara grande mais uma vez né!

    • Alex disse:

      …quem defende o Nepomuceno fica com cara de orgulho…..o que esse cara tá fazendo na parte administrativa é digno de louvor….eu disse que não seria fácil, são muitas dívidas arroladas por décadas……parabéns Daniel, vc nos representa…..eu se fosse vc Mariana(graças a Deus que não sou), me preocuparia em fazer uma vaquinha para o Abilão…o homem vai vazar…kkkkkkkkk….e mais uma vez vc mandou indireta….não tem jeito, vc se acostumou a fazer xixi pra trás e agachado…kkkkkkkkkkkkkk

  • Marcão de Varginha disse:

    Para quem já comprou arbitragens colocando em dúvida a lisura de vários campeonatos conquistados no quase último meio-século de determinado dirigente celeste, até que o cruzeiro possui alguns torcedores… coniventes e iludidos, mas (sic) “torcedores”!
    – #Benecyeternomito

  • Carlos Henrique disse:

    O B otafogo so tem orçamentos maiores que a Chapecoense e Atletico Pr
    o clube alvinegro carioca trabalha com orçamento de 191milhoes
    isso na libertadores, ficam atrás de
    Palmeiras- 430 milhoes
    Flamengo-411 milhoes
    Atletico-328 milhoes
    Santos-319 milhoes
    Gremio – 267 milhoes
    dos 191$ milhoes 72 milhoes , sao usados para pagar a folha salarial
    o valor do Botafogoé praticamenteum terço do Palmeiras
    que tem a folha de de $15 milhoes
    o rival Flamengo 12 $milhoes
    o restante do orçamento é usado em recuperar a saude financeira do clube.
    os clubes mineiros , deveriam fazer isso
    o flamengo diminuiu as dividas e montou um grande time
    o Botafogo, esta reduzindo a divida
    e vivo na libertadores com um time modesto.

    • Renato César disse:

      Apenas Chapecoense e Flamengo não estão mais vivos na Libertadores. E todos os clubes têm reduzido suas dívidas também (imposição da adesão ao Profut).

  • Carlos Henrique disse:

    Gostei do Jose Eduardo Barata falar dos tecnicos.
    bem escrito, é por ai mesmo.
    Vi que o ex jogador Reinaldo o melhor centro avante que vi jogar
    ao lado de Romario, vai ser o proximo tecnico do Tricordiano.
    boa sorte ao Rei.
    Telê foi o melhor, muito melhor que Tite.
    Ceni, deveria começar na Base do Sao paulo
    Dorival ficou bom tempo no Santos degastou
    Mano é um Celso Roth com mais grife
    Renato so da certo no Gremio
    Luxemburgo ja foi bom, se perdeu.
    Abel é oque esta fazendo um bom trabalho, dos tecnicos mais rodados
    Mas nem tudo esta perdido, estao surgindo uma nova geraçao de tecnicos.
    Leo Condé , fez um bom trabalho na Caldense, quase foi campeao
    novo estudioso é um tecnico diferente.
    Diniz caiu com seu time la em Sao Paulo
    Jair Ventura, melhorou o Botafogo, e vai levando,
    Zé Ricardo tambem vai levando o Flamengo
    Carille aprendeu bem com Tite, e surge como boa opçao
    teve um tecnico no campeonato mineiro, se nao me engano da U.R.T.
    QUE FEZ BOM TRABALHO E SO TEM 34 ANOS
    O que precisa é renovar mais, tecnicos, como Givanildo
    levir, Luxa,Mano, vao cada vez perdendo mais espaços

  • Bernardo Montalvão. disse:

    Mano Menezes foi agraciado pela torcida azulada com a medalha Joaquim Silvério dos Reis, por ter prometido levar o cru cru aos Emirados Árabes disputar com o Real o Mundial de Clubes; agora disputa o não rebaixamento no Brasileirão e promete não levar 3 gols, só porque não tinha jogo na quarta.
    Tem mais um gringo na mira azul, só que o atleta pediu informações ao Ábila sobre o ambiente na Toca e Ábila não é mentiroso. Está em dúvida com receio de seguir a sorte de Montillo, Riascos e do próprio Àbila, que chegaram aqui cheio de pompa, com direito a carreata no aeroporto e hoje não querem nem passar na porta da Toca.

  • Gabriel Júnior disse:

    Seria melhor o Mano sair agora pra voltar em novembro!

  • Alex Souza disse:

    Olá Chico Maia, parece que chegou a hora de uma reformulação geral do futebol profissional no Cruzeiro. A temporada acabou e o que resta é tentar evitar o rebaixamento. Três anos tentando formar um time digno sem sucesso. Gastos imensos com gente ruim de bola.
    Elenco de 2015: Rafael, Elisson, Fábio, Alan, Dalberson, Fabiano, Paulo André, Fabrício, Charles, Gabriel Xavier, Vinícius Araújo, Leandro Damião e Henrique Dourado, Ceará, Douglas Grolli, Alex, Pará, Mena, Marquinhos, De Arrascaeta, Neilton, Joel, Leo, Manoel, Henrique, Willians, Bruno Edgar, Allano, Willian, Marcos Vinícius, Marinho, Willian Farias, Judivan, Dedé e Bruno Rodrigo.
    Elenco de 2016: Fábio, Rafael, Alan, Lucas França, Mayke, Fabiano, Bruno Rodrigo, Dedé, Manoel, Leo, Douglas Grolli, Alex, Bruno Viana, Fabrício, Bryan, Edimar, Antônio Carlos, Ariel Cabral, Henrique, Willians, Willian Farias, Uillian Correia, Bruno Edgar, Alisson, De Arrascaeta, Élber, Gabriel Xavier, Marcos Vinícius, Sanchez Miño, Bruno Nazário, Gino, Pisano, Rafael Sóbis, Willian, Allano, Joel, Vinícius Araújo, Marinho, Douglas Coutinho, Rafael Silva, Judivan, Ábila.
    Elenco de 2017: Fábio, Lucão, Lucas França, Rafael, Ezequiel, Bryan, Diogo Barbosa, Fabrício, Dedé, Léo, Luis Caicedo, Manoel, Murilo, Ariel Cabral, Henrique, Hudson, Lucas Romero, Lucas Silva, Alex, Alisson, De Arrascaeta, Elber, Raniel, Rafinha, Robinho, Thiago Neves, Judivan, Rafael Sobis, Ramón Ábila, Rafael Marques e Sassá.
    Nos três anos foi alegado que havia uma “boa base” que jogaria em alto nível com contratações pontuais. Não foi assim: esta base não é boa e o clube, às pressas, teve que trazer jogadores para tentar apagar incêndios, sendo que a maioria nem segue no time agora. A famosa baciada trouxe mesmo foram grandes problemas.
    Tá na hora de renovar e facilitar a saída dessa turma por empréstimo ou dispensa. Ao que parece a insistência com essa alegada base é o motivo dos problemas. Há muita gente no Cruzeiro recebendo uma ótima grana sem produzir resultados que justifiquem a permanência no clube.
    É bom lembrar: esse tal base do grupo insistiu na efetivação do Deivid como técnico, resistiu a todas as críticas alegando que não havia crise no Cruzeiro e perdeu absolutamente tudo o que disputou.
    A baixa competitividade, a dificuldade no trato com a bola e o preparo físico deficiente são as marcas dessa turma. As péssimas partidas do Cruzeiro no Mineirão são evidências muito claras dos problemas. Se essa farra não terminar essa turma acaba com o Cruzeiro. Mano Menezes, que montou esse grupo, também pode sair, contudo, acredito que o principal problema do clube é a qualidade e o perfil dos jogadores nos anos pós-bicampeonato.

  • Leandro Fábricio disse:

    A verdade é que se formos julgar pela maioria dos comentarios dos torcedores tanto em redes sociais quanto nas arquibancadas e nas ruas nenhum treinador presta ou vai prestar… e nem terá chances pra mostrar alguma coisa a não ser que na primeira passagem sua pelo clube ganhe uma libertadores ou campeonato nacional…

    a verdade é que aqui se vive a politica do “imediatismo” por parte da torcida, imprensa e as vezes até de diretorias de clubes de futebol, não dão tempo algum para qualquer treinador implantar a sua filosofia de trabalho, aliás ao primeiro regional que ele perder já vão pedir sua cabeça…. tem treinadores que sim são muito ruins e a prova disso é o grande tempo de bagagem no meio sem ter resultados significativos, enquanto que outros com pouco tempo já são cobrados como se estivessem bastante tempo de rodagem….

    para os que acham que nao existe treinador bom aqui no brasil faço a seguinte pergunta…

    me aponte pelo menos uma tentativa para resolver esse problema!!!! Aliás os dinossauros estão ultrapassados…. os novos são apostas que não podem assumir grandes responsabilidades (segundo alguns torcedores)…. os estrangeiros que por aqui passaram também foram execrados pela midia e torcedores… então senhores qual o caminho a ser seguido para que tenhamos bons treinadores aqui no brasil…. ou estamos fadados ao fracasso…. dizer que esse ou aquele não presta é fácil, dificil é ter fatos palpáveis para tal afirmação…. ha mas o time não engrena, tem aluno que pode ter o melhor professor que sempre vai ser “burro”, entenderam…já passou pela cabeça de algum de vcs que tem trabalho de treinador indo pelo ralo por causa de “boicotagem” de atletas?? Teoria da conspiração??? Perguntem a Alexandre Kalil meus amigos, tem bobo que acha que isso não existe no meio do futebol… outra questão é que aqui no Brasil os clubes e treinadores e também porque não dizer a torcida são todos reféns dos jogadores, quando gostam do treinador dão a vida por ele, quando é o contrário é corpo mole de tudo quanto é lado e a corda vai arrebentar sempre no lado mais fraco né… aliás o que é mais fácil, encostar 3 ou 4 mercenarios alguns desses com passe comprado pelo clube ou mandar apenas um embora (treinador)….me lembro que pouco tempo atrás douglas costa começou a fazer beiçinho lá no bayern reclamando do treinador e forçando uma transferencia de clube, ouviu um sermão do presidente do clube que disse que ele quiser sair do bayern vai ser por vontade da diretoria e não por vontade dele e que se assim continuasse era para ele de imediato ser afastado dos trabalhos tecnicos…colocou o rabinho entre as pernas e tratou de jogar bola… a verdade também é que a realidade financeira dos clubes de lá é totalmente diferente dos clubes daqui né… más….

    então senhores enquanto torcida, imprensa e alguns presidentes de clube não mudarem a postura de como enxergar o que é um bom trabalho, se tem perspectiva de melhora ou não futuramente e não enxergar com a razão o que é um planejamento de um clube vai ser isso aí mesmo… cuca era ruim e azarado, ganhou a libertadores virou mito… tite era execrado pelos atleticanos, agora virou o homem a ser seguido segundo a maioria dos atleticanos…. mano tem uma copa do brasil no curriculo e a fama de tirar times da zona de rebaixamento ms é melhor que marcelo oliveira com uma copa do brasil e dois brasileiros…. luxemburgo antes endeusado hj é o mendigo dos treinadores…. e assim vamos caminhando com nossas “bipolaridades”….

    aqui é terra sem lei

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    A verdade é que, o repertório de desculpas esfarrapadas do Mano já excedeu os limites !!!
    O ápice dele, foi falar que o Cruzeiro não toma 03 gols no próximo jogo e que vai conquistar a vitória. Mas peraí… Será que ele já combinou isto com o Palmeiras ?? Ou ele não percebe que falando assim ele só dá mais munição para o adversário e um bom ingrediente para a preleção do Cuca. Sem falar que ele próprio se colocou contra a parede. Porque, se o time não ganhar, ou pior, perder tomando 03 ou mais gols, onde ele vai enfiar a cara ?? Por essas e outras que começo a desconfiar que o que o Mano quer é exatamente isto… Criar uma situação onde sua permanência se torne insustentável, ser demitido e ficar recebendo sua indenização parcelada…
    Além de ter perdido o comando do Grupo, ele perdeu o prestígio junto a Torcida. Só uma Diretoria permissiva e amadora como esta do Cruzeiro não enxergou isso até agora…

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    Fã clube do Neponussono,só faltava essa! cada dia o limite da bobeira atinge outro patamar!

    • Alex disse:

      …e o que vc me diz sobre vc ter um fã clube do Reclamano meneses?….cara, vc se zoa, não acerta uma….kkk…essa sua fixação por me seguir tá te destruindo…..tem mais gente postando aí, tenta enxergar isso…..

  • Alex disse:

    De acordo com os registros do “Histórico Futebol Melhor”, no mês de junho, o Atlético aumentou em 8.601 o número de sócios no programa e chegou aos 96.655, sendo o sétimo clube com mais torcedores associados no Brasil. O número é quase o dobro do rival estadual Cruzeiro, oitavo colocado com 53.482. À frente do Alvinegro, em sexto, está o Flamengo com 101.402. O Palmeiras é o líder da lista nacional, com 122.778.

    Em 2017, o Atlético só perde para o Flamengo em número de adesões. Os cariocas tiveram 28.878 novos associados, contra 28.841 dos mineiros.
    Ps; eu fico vendo flamenguita e corintianos tirando onda e dizendo que são mais de 40 milhões de torcedores…..mas igual a essa MASSA não existe…..o Flalência com 40 milhões, tem o mesmo número de adesões do Galo no ano…..não adianta, do vamos ver, só da Galo……como bem disse os caras da FOX:” uma torcida que tem um time”……

    • Ronaldo Luiz disse:

      e qual a inadiplência?? ixprica ai…

      • Alex disse:

        …explico sim Ronaldo…..como o Galo não recebe por boleto como o seu time faz, a inadimplência é baixíssima….espero ter te ajudado…..é só aceitar que vai doer menos…..são 28 mil sócios novos só nesse ano….é pra poucos….mas a MASSA é diferenciada mesmo, atropela a crise…..

  • José Eduardo Barata disse:

    Eu gostaria imensamente de saber dos companheiros do blog
    ================================================
    Esses caras que aí estão a comandar os times brasileiros têm
    alguma coisa nova para mostrar ?
    Dorival , treinou quinhentos times
    Cuca , trezentos .
    Levi , só no GALO foram duzentas vezes .
    Ceni , principiante .
    Roger , Aprendiz de Feiticeiro .
    Luxemburgo , mil times e vários “proxetos” .
    Eduardo Batista ? No Sport era Rei .
    Mancini , Mano e afins , companheiros do
    Givanildo , apagadores de incêndio .
    Renato Gaúcho ? Só funciona no Grêmio ,
    mas com data de validade ; presepeiro ,
    mas o mais verdadeiro deles .
    E assim gira o mundo e a Lusitana Roda .
    Ah ! , sobra o Tite : morreu abraçado com
    o Ricardo Guimarães e foi ressuscitado pelo
    Timão .
    Virou Guru : com sua fala mansa e seu jeito
    Zen de ser , arrebata multidões .

    • Geraldo Lopes disse:

      Concordo! O futebol é uma “galinha dos ovos de ouro” pra muita gente. Todos ganham menos o torcedor, que, gasta seu suado dinheirinho pra embarcar nesta fábrica de sonho de vitórias e derrotas, de alegrias e tristezas. O técnico influi pouco, como já foi dito, depende de elenco. Fábio Carile, a bola da vez, pode alcançar o estrelato como pode seguir a trajetória do Andrade do Fla, que ganhou um brasileiro e hoje, como técnico vive no anonimato. As pessoas públicas vive de marketing popular, o brasileiro cai fácil nesta e o técnico vitorioso ultrapassa os limites da inteligência, passa a fazer palestras, dá entrevistas o tempo inteiro e extrapolam na sua vaidade. O Brasil possui milhões de técnicos, poucos recebem os louros da fama.

    • luiz ibirite disse:

      Caro Barata! acho que todos tem algo a acrescentar, so que a nossa cultura é a do imediatismo, pressão sempre existe e vai existir, a historia recente não mente, quando marcelo olveira foi contratado, me lembro que esta mesma torcida que protestou esta semana contra o mano foi protestar contra sua contratação pelo Gilvan, o que ele fez na epoca, bateu o pe e não cedeu as pressões, dai alguns vão dizer que o time deu liga (o time perdeu o mineiro de 2013), deu mesmo, so que foi depois, e o treinador esta lá par isso, revelar, mudar esquema, trabalhar jogadas, hj a diretoria vai na apresentação do treinador e promete mundos e fundos, usam como fundo de campanha (vide o q aconteceu com o ceni no sp), depois não dão as caras nem pra falar esta boca é minha, precisa mudar o planejamento, a cultura, de ficar amontoando dividas de rescisão, por isso acho que não deve mandar o mano embora, não agora, e no inicio do ano deveria apostar em um fernando diniz, léo condé, (o coxa tem um tecnico muito bom) por ex. já são rodados, tem muito potencial, mas o trabalho precisa de tempo, uma pergunta minha, se jogador não pode se transferir por mais de duas x no ano por clubes da mesma série pq o treinador pode? acho que precisa mudar de dentro pra fora.
      Muito boa esta sua questão dos “treineiros”.

    • Regi.Galo/BH disse:

      Alô Barata,
      Precisei de mais de 24 horas pra pensar naquela sua observação:
      – O que o homem do Sul apresentou e que pudesse refletir como uma característica inovadora dele no time do Galo (em campo) até agora?
      Pensei, pensei e continuo pensando. E ainda não sei justificar.
      Mas fiquei muito curioso em aprender/descobrir algo.
      Não seria interessante também estender a sua observação/questionamento em um outro post?
      Só uma sugestão.

    • Renato César disse:

      Meu caro, futebol se resume a resultado. Principalmente no Brasil, o país do imediatismo. Este ano, chances para o Fábio Carille ser o gênio da vez. Todos os outros ou tiveram ou ainda terão a sua vez.

      Inovação para quê? Sem título agora, serão meros aprendizes de feiticeiro, velhos, reis de um clube só, profexores, etc.

      • José Eduardo Barata disse:

        Pronto para um testamento ?
        Você é um bom pesquisador , respalda seus argumentos
        com uma linha lógica de raciocínio , tudo bem .
        Mas você diz , ou pergunta : inovar pra quê ? , já que o
        imediatismo hoje força as tomadas de decisões , isto em
        qualquer setor das atividades humanas .
        E você está certo , pelo menos para mim .
        Mas no futebol , e eu o entendo como uma expressão de
        arte e , pois , do entretenimento , a questão está em que
        a inovação se dá por intuição , e a partir da “descoberta” ,
        trabalha-se o coletivo .
        No meu ponto de vista , neste terreno , ninguém “estuda”
        para inovar .
        Essa história de “estudioso” do futebol é uma falácia .
        Neste esporte , cria-se , a bem da verdade .
        É um sopro , um “achado” , que difere o técnico .
        Eu sempre cito alguns nomes aqui , por ter vivido o que
        eles “criaram ” :
        Tim , no Bangu
        Aírton Moreira , no time azul
        Barbatana , no GALO ( mesmo ainda no juvenil )
        Telê Santana , a partir do GALO
        Saldanha , na Seleção
        Rinus Michels , no Ajax , Barcelona e na Seleção 74 .
        Eu pergunto ( e respondo por alguns ) :
        será que essa turma debruçava-se em laboratórios
        para buscar um ” modo diferente de jogar ” ?
        Não mesmo !
        A escola deles foi a vida de boleiros e os sonhos que
        tiveram para criarem seu próprio estilo de jogar .
        Eu não vejo , há anos , nada de novo no futebol .
        Apenas a apresentação,o rótulo, se me faço entender.
        E não é pelo fato de que os treinadores não têm mais
        tempo para colocar em prática os seus conceitos, mas
        sim porque hoje nos falta o gênio , o criador .
        Dentro e fora do campo .
        Dentro, a última expressão se foi com Ronaldinho , o
        Gaúcho .
        E fora de campo estamos à seca desde Telê Santana .

        • Renato César disse:

          Colocado assim, concordo plenamente! Estudar é importante para desempenhar qualquer atividade, mas acho que inovação não vem da dedicação acadêmica.

          Quem faz diferente, faz porque tem o dom. Não acredito que isto possa ser aprendido em escola. Escola acho que ensina a repetir direito, com metodologia. No máximo, ajuda quem já nasceu para fazer aquilo.

          Para mim o Roger usa métodos modernos de trabalho. Ele repete o que aprendeu na escola. Mas, inovar, fazer diferente, isto concordo que ele não faça.

          Também penso que falte, principalmente, quem faça diferença dentro de campo.

          Nem sempre vamos discordar, meu caro! Mas sempre vamos nos respeitar!

          • José Eduardo Barata disse:

            Nesta prosa caminhamos juntos .
            Não existe , hoje , dentro e fora de campo ,
            absolutamente nada de novo .
            Só mesmo a abordagem , o vocabulário , a
            necessidade que se tem de “vender o peixe”.

    • Rodrigo - Cruzeiro Sempre disse:

      José Barata…..disse tudo meu caro…..todos ricos e quando são demitidos logo arrumam empregos melhores……Dureza!!!

    • Regi.Galo/BH disse:

      Caro Barata,
      Acredito que a esperança de coisas novas virá de uma nova geração sim.
      Desses mesmos caras que todos vêm criticando em cada experiência nova que dá errado.
      Mas, no meu modo de ver, o erro começa quando esses futuros técnicos, ou as diretorias que os dão oportunidade, não privilegiam que as coisas devem começar de baixo, primeiro como experimentação e posteriormente com o amadurecimento contínuo. Não exigem, ou não aprendem, que tem que amassar bem o barro primeiro antes de subir o alicerce.
      Aí fica essa coisa capenga, mal formada, que a gente está vendo aí em vários times.
      São ‘treineiros’ que ainda vão puxar muita carroça até chegarem ao que esperamos deles.
      Abraço!

      • José Eduardo Barata disse:

        Alguma coisa nova tem surgir , não é possível .
        O problema é ter coragem para tomar decisões
        contra o “status quo” .
        Técnicos inexperientes a comandar boleiros em
        fim de carreira ?
        Os mesmos técnicos a tentar impor uma filosofia
        entre profissionais rodados e que um dia tiveram
        fama e hoje são “empresariados” por “abutres” ?
        Como admitir que a pessoa assuma um time sem
        condições de comando ?
        Sem questionar a qualidade , mas a primeira coisa
        a se fazer perante um plantel é dizer quem manda.
        E isto é difícil demais da conta .
        Continuo depois , pois o almoço está na mesa …

        • Regi.Galo/BH disse:

          Barata,
          Em soma, há de se lembrar também o peso que é a inversão de valores sobre a imagem do jogador de futebol nos dias atuais. Mais do que nunca, os técnicos lidam com o patrimônio ativo dos clubes e, portanto, devem estar sujeitos à obrigação de oferecer resultados condizentes. Ou seja, mais essa CONTA para o ‘professor’ administrar, além dos egos inflados, das pressões por resultados em campo, do próprio mercado de trabalho onde o salário dos técnicos é inferior ao de muitos jogadores, das ingerências e crises, entre outras coisas.

          Portanto, se o cara não chegar ao clube contratante com um modelo de filosofia que, além de tudo o que você tem abordado, também não seja abrangente nestes aspectos, certamente estará seriamente fadado a já entrar com a corda no pescoço. Frouxa, mas estará lá.
          Não estamos falando de uma competência. Estamos falando de competências múltiplas. Fato que no passado deveria pesar menos e dava mais vazão à criatividade.

          Mas como tudo é adaptação e não tem como ser diferente, por fim, algumas vezes os detalhes vêm à tona e a gente não procura se espelhar neles.
          Temos visto alguns episódios recentes de debates mais enfáticos na mídia, em relação a sofrida profissão de treinador de futebol. Vimos o Mano, o Eduardo Baptista, o Paulo Autuori, o Cuca, e esta semana também o Carille e o Abelão, cada um apontando para coisas que não são superficiais e são até veladas dentro do futebol. O Paulo Autuori foi o mais abrangente até.
          Contudo, um desses debates e que gostaria de relembrar aqui, foi o episódio em que os grandes técnicos Murici Ramalho e Guardiola, após o confronto do Santos com o Barça no Mundial, disseram em suas coletivas de imprensa e foram deveras felizes, cada um em suas prerrogativas.
          Não sei se foram bem estas as palavras, mas foi algo como:

          Coletiva do Murici: – …queria ver ele (Guardiola) sendo técnico aqui no Brasil, com todas as dificuldades, falta disso, falta daquilo, planejamento, cultura, etc, etc.., se teria assim tanto êxito.

          Coletiva do Guardiola: – Ninguém me convidou!

          As respostas não foram de um para outro, como disse. Foram para as argumentações da imprensa.
          E ambos foram muito felizes em seus propósitos, porque o Murici, que é notoriamente um grande vencedor e deveria servir de espelho para muitos, aproveitava os holofotes para cutucar a mentalidade geral da cultura esportiva brasileira. A mensagem era pra ser essa e seria muito séria.
          Isso, se minutos depois o Guardiola não tivesse sido inquirido à responder também.
          Ou seja, perdeu-se em parte a oportunidade de buscar uma reflexão sobre o assunto, enquanto que o Guardiola pôde aproveitar o espaço para demostrar ter capacidade ou competência para enfrentar desafios.
          No meu humilde entendimento sobre o episódio, se por um lado ficarmos intrinsecamente bitolados nesta visão de reféns ou vítimas das circunstâncias, sem se arriscar, não haverá meios de produzir inovação.

          • José Eduardo Barata disse:

            REGI.GALO , para reflexão sobre atitudes
            ================================
            Diz-se por aqui ( a 98 usa como bordão ) que o Atlético precisa
            buscar jogador “cais-cu-do” pra Libertadores , que o Gabriel é
            bom mas é um ” garoto” , sei lá mais quem não tem experiência
            e rodagem .
            Pois bem !
            O Botafogo colocou em campo um cara de 19 anos ( nos bons
            tempos já teria 3 anos de profissional , mas vá lá ) e o “garoto”
            foi o melhor em campo .
            Questionado sobre sua participação , disse ele ;
            ” os caras dizem que sou bom de bola , então eu tenho mais é
            que entrar em campo e mostrar o que sei fazer ” .
            O que será que esses bananas de nossa imprensa pensam a
            respeito disso ?

          • José Eduardo Barata disse:

            REGI GALO , você trouxe ponderações inquestionáveis para este debate.
            Boa conversa , que precisa ter aqui o LEANDRO , o RENATO , o IBIRITÉ ,
            CLAYTINHO e CRUZ , o RODRIGO e o GERALDO , e tantos outros que
            enxergam o péssimo momento por que passa nosso futebol .
            E o que vocês dizem aqui , como o imediatismo a determinar o que
            deve ser feito , o departamento financeiro a escalar as equipes , a
            necessidade urgente de se ter um ídolo para chamar de seu , faz com
            que os mercadores do futebol nos empurrem goela abaixo jogadores
            com validade vencida , pseudo-promessas , “meninos Élber” , “garotos”
            de 23 ANOS e técnicos que PROPÕEM o jogo como NOVO CONCEITO.
            É uma lástima !!!
            Replicando o CRUZ , será que essa turma de hoje tem noção do que era
            ter em seu time num mesmo jogo Batata , Jairzinho , Palhinha e o João ,
            o bailarino da Toca ? Ou Cerezo , Reinaldo-o baby craque- , Luizinho e
            Éder ?
            Pra não falar do Manoel , mais conhecido como Nelinho .
            Pois é , minha gente , por enquanto fico por aqui , com a lembrança do
            último GÊNIO que o Brasil viu em ação : RONALDINHO , o Gaúcho .

    • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

      Caro José Eduardo Barata,

      Boa reflexão esta sua !
      Na minha opinião, essa turma toda aí que vc relacionou, ano após ano praticamente só troca de clube, apresentar algo de novo mesmo, nada…
      Um cara que tem me chamado a atenção, é o Fernando Diniz e agora esse Carille do Corinthians. Sem muito oba-oba, sem muito holofote e sem nenhum baba-ovo da mídia, como alguns técnicos figurões têm.

      Abraços

      • José Eduardo Barata disse:

        Claytinho
        A melhor referência do Fernando Diniz quem nos pode dar
        é o Luan , o Menino Maluquinho .
        Não foi a ele que nosso ídolo se referiu como responsável
        pelo futebol que hoje o transformou em espelho do que é
        SER GALO ?
        p.s.
        “Nosso ídolo” pode incluir você também , certo ?
        O garoto merece essa deferência .

  • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

    Mano é culpado quando insistem com os zagueiros Léo e Caicedo; quando no segundo tempo, precisando de fazer gol ele põe Élber (fraquíssimo), tendo a opção de Rafael Marques e Sassá, além de outras decisões absurdas como relacionar Fabrício. São jogadores muito ruins, desprovidos de nenhum recurso. Insistimos em apontar essas deficiências e os fatos nos dão razões. Veja a situação de Mike(não está jogando no Paleiras), Lucas (lateral limitado no Fluminense), Fabiano, etc, todos criticados aqui e desapareceram quando saíram para outros times. Prova de que a torcida conhece também de futebol. Se os zagueiros da base são fracos pelo menos devem ter mais vigor e preparo físico para correr, antecipar uma marcação. Com Léo e cia ocorrerão falhas e mais falhas até dezembro. Basta colocar um atacante habilidoso e rápido que eles ficam pateticamente no chão. Outra coisa, se eu fosse o Abila eu “picaria a multa” do Cruzeiro e procuraria outro time onde pudesse jogar bola. Mano já demonstrou que suas convicções o levam a não gostar dele.Uma pena! Só de pensar no Palmeiras domingo com Léo e Caicedo marcando o veloz Dudu e seus companheiros velozes…

  • Silvio T disse:

    Já falei aqui antes, levei várias sarrafadas, mas mantenho minha opinião. É o técnico ideal para o galo. Infelizmente, pois eu tinha uma grande esperança, Roger não consegue fazer o time engrenar. A partida de ontem é mais uma prova disso. Depois de ganhar do Bota e o clássico com auroridade, a equipe broxa de novo. Os jogadores parece que jogam só quando querem, numa evidente falta de comando. Roger não vai resistir á primeira eliminação, seja na Copa do Brasil, seja na Libertadores. E, depois de ontem, tenho certeza que o galo vai se dar mal contra o Botafogo pelo brasileiro, o que equivale a despencar na tabela. Se essa diretoria for esperta, já começa a conversar com Mano, que também não vai durar muito. É prá repetir a história de 2012, com Cuca.

    • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

      Caro Silvio T,

      Tô achando que vc pode realizar este seu sonho ainda este ano viu… rs
      Se quiser, embrulho e mando entregar lá em Vespasiano amanhã mesmo… rs

      Abraços

      • Silvio T disse:

        Topo! Minha esperança é o Mano conseguir dar um padrão tático pro galo. Ninguém co segue tirar o esquema bando semi-profissional que vigora lá desde 2014.

  • Pedro Vítor disse:

    Olha como que são as coisas, o que o Mano vem fazendo e se mantendo no cargo, tem que até valorizar a diretoria do Cruzeiro que tem tomado muita porrada da torcida, e vai mantendo o Mano, aos trancos e barrancos, porém a culpa da instabilidade não pode cair inteiramente sobre o tecnico, a diretoria trouxe todo mundo e montou e desmontou o time, mas logicamente que o tecnico se manter durante este tempo sem resultados satisfatórios é pra ser aplaudido.

    No Galo, Aguirre teve insucessos como o Mano, barrou o Robinho como o Mano faz com o Abila, fez com o Willian Bigode, e agora com Henrique, foi vice campeão Mineiro, eliminado na Libertadores e fim de linha. Marcelo Oliveira não durou um ano foi vice da Copa do Brasil, coisa que Mano nem chegou perto. Roger campeão em cima do Mano, e a situação dele hoje é mais dificil que a de mano Menezes, e se cair na Libertadores, acredito que seja fim da linha pra ele!

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    Mano ainda tem meu respeito e acho que pra ele cair vai ter que fazer muita cagada!
    Roger não demora subir no telhado de novo! agora pagam uma conta atrasada e na justiça e o clube o e o nepo já são Deuses da honestidade,cada uma viu! o clube continua um dos mais devedores do Brasil e ponto final.

    • Alex disse:

      …sobre ser um dos maiores devedores, vc tem razão MARIANA, por enquanto…..porém , somos um dos poucos que paga…..agora, vcs além de se tornarem em um dos mais endividados, é um dos mais caloteiros….”Corra que a FIFA vem aí”…..kkkkkkkkkkkk

    • Alex disse:

      ….mais uma vez lhe falta coragem pra falar diretamente a mim….já te disse, indireta é coisa de quem faz xixi agachado….kkkkkkkkk…..e cara, o Mano ter seu respeito e nada é a mesma coisa……99% da sua torcida quer ele fora…..vc é por que gosta de ser zoado……Roger não está lá essas coisas, mas o risco do money rodar, infelizmente é muito maior….e qto as dívidas, não entra nisso….o Galo acaba de fechar uma dívida de 12 milhões, enquanto vcs não conseguem pagar uma merreca do Abilão……pronto, já fiz o serviço que vc ama, te fazer de tonto….kkkkkkkkkkkkk

      • Julio Avila (Mariana) disse:

        Saiu da casinha foi? calma meu jovem só falei verdade e teve mais gente que foi “indireto” com você e você arregou,você sabe né!?rs

        • Alex disse:

          …eu arreguei?….isso não faz parte da minha vida amigão…e se existe mais gente mandando indireta pra mim, faz xxi agachado igual a vossa excelência….kkkkkk…e não tem gente de sair da casinha com vc, é uma criança que me diverte, faz bem a minha saúde…..lá atrás em outros blogs eu te avisei;”não me segue que vc vai viver pra chamar minha atenção”….não me ouviu, agora sofre e paga recibo todo dia na minha mão…kkkkkkkkk

  • Ademilson disse:

    Fadiga de material… Até explicarem isso o Mano ainda vai ficar muito tempo. rsrsrs

  • Alex disse:

    “Atlético-MG acerta dívida com Ronaldinho e desconhece possível jogo de despedida

    Clube e R10 colocaram fim às pendências e acertaram o pagamento da dívida, que será parcelada.m das pendências judiciais entre Atlético-MG e Ronaldinho Gaúcho. Na tarde desta quinta-feira, o clube confirmou o acerto entre as partes e o pagamento da dívida trabalhista com o jogador. O valor não foi divulgado pelo clube, por envolver matéria de confidencialidade. Desde o início de 2016, R10 cobra do Atlético-MG a dívida. Inclusive, o caso foi parar na justiça.”
    Ps: esse post meu é direcionado para aqueles que chamam o Daniel Nepomuceno de NEPOMUSONO……como já disse outras vezes, nunca passei em perto desse Daniel, mas ele e todos da diretoria , em especial o pessoal do jurídico, merecem o meu respeito……o que esses caras estão se esforçando pra pagar dívidas antigas, inclusive algumas deixadas pelo excelente Kalil……como eu sonhei com isso….anotem aí, o Galo vai acabar com essas dívidas e não vai demorar…..o trabalho é sério……assim se constrói um time forte, com seriedade e pagando os débitos……ainda vamos sofrer um pouco, são anos de ingerências, mas o Galo chega lá…….as coisas voltaram para o rumo natural aqui em Minas….”o Gigante despertou de vez”…..

    • Ronaldo Luiz disse:

      Eles parcelaram a cobrança judicial de 300 mil reais…. a dívida de mais de 10 milhões ainda não foi negociada! e sobre o Nepo, monta um barraco e chama ele pra morar com vc…hahaha

      • Alex disse:

        ….Ronaldo, eu sei quem vc é….o mesmo lá do blog do melane….ou melhor, um dos nomes que vc usa…..a dívida chegava a 13 milhões e foi parcelada em 19 vezes de 1 milhão…..meu amigo, vá pagar a merreca do Abilão , depois vem falar de dívida comigo.,…..kkkkkkkk