Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A incrível história, apesar de breve, de William Lee, em lições de talento, humildade, e desapego

LEE

Amigos e amigas do blog, vejam um bom exemplo dos muitos motivos que me mantém motivado a continuar com este espaço, já que depois de tantos anos no futebol, só ele não dá pra segurar o ânimo. O Alex Sousa (a quem agradeço mais uma vez), que sempre posta ótimas resenhas sobre Cruzeiro aqui, principalmente pós-jogos, nos enviou dicas musicais para animar o fim de semana e uma me chamou a atenção de forma especial. A interessantíssima história de Willian Soares da Silva, mineiro de Belo Horizonte, com ramificações familiares em Bom Despacho. Músico da melhor qualidade, mas que optou por tocar nas ruas de São Paulo. Infelizmente, morreu no início deste mês, de câncer no pâncreas, mas deixou uma história e lições de vida, espetaculares.

Felizmente, teve o reconhecimento ainda em vida e foi reverenciado por internautas e imprensa em grande parte do mundo. Como incontáveis artistas de verdade, dinheiro não era a prioridade na vida para ele. Busquei mais sobre ele e selecionou estes endereços como sugestão para quem quiser conhecer este mineiro que fez história, e morreu tão jovem, aos 46 anos.

Folha de S. Paulo, de 09/07/2017:

* “Mortes: Willian Lee, sultão do suingue do centro de SP”

Julho de 2014, São Paulo tomada pela euforia da Copa no pré-7 a 1. Como tantos artistas que aproveitam a cidade cheia de turistas, um guitarrista vestindo uma camisa da seleção brasileira toca na rua uma versão cover de “Sultans of Swing”, do Dire Straits.

Dos vários vídeos publicados na internet que registram a cena, o mais visto tem 5 milhões de visualizações e boa parte dos comentários em inglês –todos elogiam a execução perfeita do músico.

Nascido em Belo Horizonte, Willian Lee (nome artístico que adotou) entrou na música aos 17, tocando em bares. Em SP, para onde se mudou em 1991, teve bandas cover e de música country, com as quais se apresentou em uma série de cidades pelo Estado.

WILLIAMLEE

Trabalhou em lojas de instrumentos musicais e passou a tocar na rua em 2013. “Foi quando se encontrou. Ele adorava estar no meio do povo”, diz o irmão Rodrigo. “Já vi, mais de uma vez, ele dividindo o dinheiro da caixinha com moradores de rua”, conta.

Depois que o vídeo de 2014 estourou na internet, participou de programas de auditório na TV e viajou pelo país, tocando no RJ, no PR e em RO, e registrou as apresentações em seu canal no YouTube.

Diagnosticado com câncer, recebeu ajuda de artistas para o tratamento. Kiko Loureiro, guitarrista brasileiro da banda Megadeth, leiloou uma guitarra por US$ 4.500. Conseguiu o recurso na última segunda (3), mas não teve tempo de repassá-lo a Willian.

O músico de rua morreu no mesmo dia, aos 46. Deixa a mãe, três irmãos e sobrinhos.

A família pretende lançar em breve seu último disco, “Clássicos do Rock Vol. 3”.

http://editorialivre.com.br/o-musico-willian-lee-precisa-da-sua-ajuda/

http://baudorock.net/2017/06/willian-lee-o-heroi-das-ruas/


» Comentar

Comentários:
6
  • marcelo araujo disse:

    Esse camarada fez sua história ao ser visto por milhares de pessoas tocando fielmente clássicos do rock de forma livre, espontânea e gratuita, para o bem do povo transeunte que teve a honra de vê-lo em ação. E também para o publico ‘online’. No youtube tem vários vídeos com ele tocando ao vivo! Infelizmente, foi embora cedo. RIP WillLee!

  • José Eduardo Barata disse:

    Os anônimos que nos brindam e nos dão lições de vida …
    Na Savassi , vez ou outra , no cruzamento de Contorno com
    Cristovão Colombo , em plena ilha de cimento , um rapaz ,
    de terno , executa belíssimos arranjos musicais com seu
    violino , enternecendo-nos com belas meloduas .
    Não há como não parar por uns minutos , mesmo com
    todo o tráfego em volta .
    Uma beleza !!!
    Aos familiares e amigos do Lee a Paz em Deus !

  • Enio Luciano disse:

    Que pena, um grande talento!! Os bons vão embora cedo de mais, Deus conforte a família dele!!!!

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Incrível, linda e ao mesmo tempo triste história…
    Que Deus possa nos brindar com mais seres-humanos assim nessa nossa Nação !!
    E que Deus console os corações dos familiares !

    • Alex Souza disse:

      Claytinho, uma entrevista de Willian Lee em 2014 (Programa Arte na Rua): https://youtu.be/e0T4a7Xucg0 contando histórias da família em BH, dos parentes músicos na cidade de Bom Despacho, de suas aparições no programa O Povo na TV, da Itacolomi/Alterosa (ele pediu que a tv, se tiver as imagens, as enviasse para ele), salvo engano, imitando Michael Jackson.