Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Tivesse arriscado mais, Cruzeiro poderia ter saído com três pontos do Rio

CRUFLU

Obrigado ao Alex Sousa, que enviou esta ótima resenha:

* Empate ruim para o Cruzeiro, que perdeu uma boa chance de vencer fora de casa um jogo em que teve as melhores oportunidades de marcar. Péssimo para o Fluminense, por se tratar de um jogo em casa em que a equipe exibiu tremenda dificuldade de articular jogadas para fazer um resultado.  Mano Menezes e Abel Braga, com suas substituições no tempo final, acabaram com a partida. O técnico tricolor tirou o atacante Pedro, que mesmo isolada dava trabalho para a defesa, e recuou o time; Mano deu a impressão que queria vencer, ao tirar Ariel e colocar Marques, contudo, logo em seguida, tirou Sassá, que vinha bem e colocou Bryan, ficando com dois laterais esquerdo e congestionando o setor por onde Diogo Barbosa apoiava e criava jogadas de perigo. Abel percebeu e substituiu Lucas, cansado, e fechou o lado direito; Mano tirou Elber, colocando Raniel, e a bola não foi mais mandada para a área.

PRÉ-JOGO: Jogo de dois times que ainda não engrenaram no Campeonato Brasileiro. O Fluminense, na 10ª posição, tinha apenas 47,6% de aproveitamento, com 5 vitórias, 5 empates e 4 derrotas; o Cruzeiro, na 7ª posição, tinha apenas 50% de aproveitamento, com 6 vitórias, 3 empates e 5 derrotas.

DE SAÍDA: O Cruzeiro confirmou a ida de Caicedo para o Barcelona do Equador; contratado para reforçar a defesa azul o jogador chegou cercado de boas expectativas pelo desempenho na Libertadores do ano passado. Testado “num guentô”. Ábila parece que também irá embora, contudo, parece que foi uma saída planejada pelo clube que trouxe Sassá e Rafael Marques. Difícil opinar sobre certas decisões; vamos aguardar.

1º TEMPO

ESTUDANTES: Fluminense e Cruzeiro entraram em campo extremamente cautelosos. Só a 11’ o time carioca foi ao ataque e Scarpa fez um arremate fraco para defesa de Fábio; a 13’ o Cruzeiro chegou em arremate de longe feito por Thiago Neves, defendido com tranquilidade pelo goleiro.

SOBRE O GOL: Depois de escanteio cobrado a 15’ a bola sobrou livre para Léo que chutou alto uma chance clara de abrir o placar numa falha de marcação tricolor; o Fluminense atacou em seguida e Richarlison, de muito longe, tentou um chute que passou longe do gol de Fábio.

LINHA INTELIGENTE: A 21’ Thiago Neves levantou para a área tricolor uma cobrança de falta. A defesa do Fluminense permaneceu quieta e os atacantes do Cruzeiro entraram na área; ficaram cinco impedidos.

DE FORA DA ÁREA: A 25’ o Cruzeiro trocou passes, depois de recuperar uma bola pressionando a defesa tricolor. Henrique recebeu e deu um chute forte; Júlio César deu rebote e a defesa afastou quando Sassá vinha para marcar; no lance seguinte outro chute de longa distância, desta feita de Thiago Neves, defendido com segurança por Júlio César.

JÚLIO CÉSAR: A 31’ o Cruzeiro apertou a marcação e Lucas Silva recuperou uma bola e acionou Sassá pela direita; o atacante deu bom passe para o meio e Thiago Neves finalizou para defesa do goleiro tricolor, evitando o gol azul.

PRESSÃO E GOL: O Cruzeiro seguia pressionando até Lucas Silva ganhou uma disputa pelo alto contra a defesa, tocando a Thiago Neves livre na direita, na grande área. Ele fez perfeito cruzamento, rasteiro, e Sassá apenas tocou para as redes do tricolor. 1 a 0 Cruzeiro.

SALVOU FÁBIO: A 36’ o Fluminense teve uma sequência de cinco escanteios cobrados com grande perigo por Scarpa. Na primeira cobrança Fábio fez uma defesa salvadora, evitando o gol de empate. Na última cobrança o Cruzeiro saiu em contra-ataque com Elber; ele venceu a defesa em velocidade e deu bom passe a Thiago Neves. O meia dominou, limpou o lance e chutou fraco.

CONTRA-ATAQUE E EMPATE: A 40’ o Fluminense atacou pela esquerda e foi dado um passe a Richarlison, que encontrou espaço em jogada de velocidade nas costas de Lucas Romero. O atacante ia livre para a área e o marcador azul acabou atropelando o atacante. O próprio Richarlison cobrou com tranquilidade, sem chances para Fábio. 1 a 1.

RESUMO DO 1º TEMPO: O Fluminense teve muitas dificuldades com a marcação do Cruzeiro no 1º tempo e foi envolvido e pressionado pelo time azul, que criou as melhores oportunidades e saiu em vantagem; no prejuízo o tricolor conseguiu articular sua única boa jogada no tempo inicial e empatar em cobrança de penal.

2º TEMPO

PERDEU: O Cruzeiro seguiu dominando o jogo no tempo final e a 4’ Élber levantou uma bola a Lucas Silva, na direita; ele cabeceou na direção de Sassá no meio da área e o atacante não chegou na jogada.

NA TRAVE: A 6’ Diogo Barbosa atacou bem, em velocidade, pela esquerda e cruzou para Thiago Neves; o meia dominou e chutou a bola que bateu na trave num tremendo perigo. A bola ia sobrando para o Cruzeiro, mas o árbitro marcou impedimento.

MANDANDO O ESQUEMA: A 15’ Mano Menezes sacou do time Ariel Cabral e colocou o atacante Rafael Marques, mudando a estrutura tática da equipe.

FALTA PERIGOSA: A 19’ a arbitragem marcou uma falta no interior da meia-lua da área azul, em lance que gerou muito protesto do Cruzeiro. Scarpa foi para a cobrança e chutou contra a barreira, desperdiçando a oportunidade. A 22’ o Fluminense pressionou com cruzamento da esquerda do ataque; Scarpa raspou de cabeça e Fábio defendeu em dois tempos.

TABELA: A 27’ Diogo Barbosa construiu boa jogada e deu passe a Sassá na área; ele dominou, fazendo a proteção e voltou a bola ao próprio Diogo Barbosa, que chegou finalizando sendo travado pela defesa. O Cruzeiro cobrou escanteio, Rafael Marques ganhou pelo alto e a bola foi a Sassá, em posição legal, contudo, o assistente assinalou impedimento erradamente.

NÃO DEU PARA ENTENDER: O Fluminense, jogando em casa, sacou o atacante Pedro e colocou Calazans, uma meia, deixando só Richarlison no ataque; já o Cruzeiro sacou Sassá, que vinha bem, e colocou o lateral Bryan.

VACILO: A 37’ Richarlison foi acionado e ganhou a jogada, na força, de Léo e Romero, dando um passe a Scarpa; a meia tocou pressionado pela marcação na esquerda e acabou perdendo ótima chance de colocar o Fluminense em vantagem, num erro terrível do Cruzeiro.

RESUMO DO 2º TEMPO: Caiu muito o ritmo da partida no tempo final e cada time teve uma chance clara de marcar; Thiago Neves chutou na trave e Scarpa chutou para fora. A partida ficou muito baseada em luta no meio campo e disputas físicas, sobretudo depois das alterações promovidas nos dois times.

OBSERVAÇÕES PONTUAIS

RICHARLISON: Mesmo isolado conseguiu, na base da força, superar a marcação de Murilo e Léo em alguns momentos; no único espaço que encontrou ia entrando livre para fazer o gol e acabou sofrendo o penal. Fez a diferença pelo lado tricolor.

THIAGO NEVES: Procurou o jogo, deu o passe para o gol de Sassá, tentou chutes a gol e ainda chutou uma bola na trave do gol de Júlio César. Fez a diferença em campo pelo lado do Cruzeiro e, aos poucos, vai evoluindo e apresentando bom futebol.

CAMPEONATO BRASILEIRO 2017 – 15ª RODADA – 2019:30JUL2017 – QUINTA

MESQUITA/RJ – ESTÁDIO GIULITE COUTINHO – FLUMINENSE 0 x 0 CRUZEIRO

FLUMINENSE: Júlio César, Lucas, Henrique, Frazan e Léo; Marlon Freitas, Orejuela e Wendel; Scarpa, Richarlison e Pedro (Márcio Calazans) – Técnico: Abel Braga

CRUZEIRO: Fábio, Romero, Léo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Ariel Cabral (Rafael Marques), Lucas Silva, Élber (Raniel) e Thiago Neves; Sassá (Bryan) – Técnico: Mano Menezes

CARTÕES AMARELOS: Richarlison, a 34’ 1ºT; Romero, a 39’ 1ºT; Marlon Freitas, a 1’ do 2ºT; Léo, a 2’ do 2ºT, Ezequiel, a 37’ 2ºT (sem colete no banco de reservas); Marcos Calazans, a 38’ 2ºT

CARTÕES VERMELHOS: Não houve

GOLS: Sassá, a 35’ do 1ºT; Richarlison, a 40’ do 1ºT

PÚBLICO E RENDA: 4757 pagantes e R$ 115.000,00

ATUAÇÃO DA ARBITRAGEM: (RS) Leandro Vuaden com auxílio de Jose Eduardo Calza e Mauricio C S Penna.

Não aconteceram lances de grande dificuldade na partida, sendo marcado um penal claro contra o Cruzeiro e assinalado um impedimento errado do ataque azul, contudo, Sassá já chegava desequilibrado no lance e chutou para fora. Vuadem ainda marcou uma falta inexistente na meia lua da área do Cruzeiro e Scarpa cobrou muito mal.


» Comentar

Comentários:
28
  • Marcão de Varginha disse:

    Para um time que é réu-confesso no quesito “comprar arbitragens”, até que radicado tem uma quantidade quase considerável de simpatizantes, testemunhas, admiradores… parabéns!
    – #benecyeternomito

  • Frederico Dantas disse:

    Cruzeiro poderia ter vencido…
    Atlético poderia ter vencido…

    E é verdade. De fato poderiam, mas não venceram. Não só na última rodada como em outras.
    Esta temporada para os times mineiros está marcada por lamentações. Mas como o “se” não joga, ambos seguem na mediocridade.

  • Rafael disse:

    Já tem cruzeirense reclamando da arbitragem, do pênalti a favor do FluminenC. Ué, não é só atleticano que reclama de juiz? Será que agora Benecy reforçou o depto do Flu que atua junto a CBF?

  • SAPEREIRA disse:

    Torcedor é um bicho esquisito…o time dele na maior draga, sem técnico sem comando e o cara metendo o pau no outro que não ganha a 2 partidas mas está a sua frente.

    • Alex disse:

      …isso é fácil de explicar Sapereira…é por que o seu time , disputa está “disputando” a Libertadores, a Champions , campeonato intergalático e por aí vai….para um time que só disputa título doméstico,vcs teriam que estar muito mais a frente….vc se contenta com pouco, sinal que apequenaram de vez…kkkkkkkkkk….

    • Bernardo Montalvão. disse:

      Também acho! Seu time nessa draga, com um “comando” bastante questionado e no post do Galo ontem, tinha mais de 130 postagens, boa parte de azulados.

    • Alex disse:

      …talvez seja pelo fato Sapereira do seu time só ter esse campeonato pra disputar….seu time não joga campeonato fora do país,só disputa título doméstico…. teria que estar melhor no brasileiro….e pela sua fala, vcs estão se apequenando, contentando com muito pouco….se contenta em estar 2 pontos a frente de um time que está numa “draga”…..e fala que vc não queria estar nessa “draga” que o Galo está?…kkkkkk….realmente, torcedor é um bicho esquisito….kkkkkk

      • SAPEREIRA disse:

        Deixa de conversa fiada, vamos aos fatos e já que vc acha que se deve palpitar a vida dos outros O Galo vai cair de novo com este Micale.Rsrsrsrsrs

        • Alex disse:

          …..Sapareira, vc gosta do Galo hein?…até lá no blog atleticano do Eduardo Ávila vc tá palpitando tentando se passar por atleticano……eu sempre soube que a vontade de vcs é gritar gallllooooooooooooooo…..kkkk……

  • Amaury Alkimim disse:

    Bom Dia!, a todos. Parece que o meu Cruzeirão, Tipo Exportação, finalmente adquiriu uma “certa” consistência e formação razoável. Longe do ideal, claro, ainda mais sem Manoel,Robinho e Arrascaeta. Sóbis caminha em campo. (Dedé não se fala pq ele não jogará mais futebol em alto nível, por tudo que se tem visto nos últimos dois anos.Espero está totalmente equivocado. Uma pena!). O Adversário também não era lá essas coisas, mas tem muita tradição.Chico, só não entendo as invencionices do Mano (parece provocação). 7 ou 8 em 10 cruzeirenses e/ou jornalistas não escalariam o Élber com as opções que tem (pelo menos, começando o jogo). Ele tem lá suas utilidades qdo entra no meio do segundo tempo e pega adversários cansados. E é só! Segue o jogo…

  • Gabriel Júnior disse:

    Mano fez cagada ontem e a imprensa mineira morre de medo de falar mal dele ou da instituição. A sorte é que o Gustavo Scarpa perdeu aquele gol. O Barcelona do Sertão está no caminho certo. Como gostam de copiar, este ano já compararam a máquina enferrujada azulada de Bayer, Barcelona Real e de time da Sampions, agora vem o Sassá comemorando gol copiando o C. Ronaldo. KKK!!!! Daqui a pouco chove de críticas, não se pode falar do time estrelado por aqui.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    23 pontos.

  • Bernardo Montalvão. disse:

    Uai, os azulados tem duas partidas que não vencem e as Marias fazendo festa. Fumo tá entrando e os caboclos gostando. Quero ver a lenga lenga das lavadeiras que detonaram o empate do Galo com o Botafogo lá.

  • J.B.CRUZ disse:

    Sendo este campeonato brasileiro o mais nivelado (por baixo) desde 2.010; podemos considerar que foi Um bom resultado…Continuamos naquele, entra-não-entra no g-6; mas, isto é questão de tempo…As peças chaves (Robinho-Arrascaeta- Manoel e Dedé) ; já estão de sobreaviso para entrar na equipe a qualquer momento..As expectativas são boas para o segundo turno…Vamos aguardar !!!,,,
    CRUZEIRO SEMPRE !!!…

  • Regi.Galo/BH disse:

    Nossa, mais uma vez ficou uma sinopse muito boa, hein!? É do caro Alex Souza?
    Se caso for uma nova experiência, por mim já está aprovada e precisa ser consolidada daqui em diante.
    Ficou show, de verdade. Parabéns!

    No entanto, não poderiam faltar duas considerações de um ATLETICANO:
    Uma, é que fico muito na dúvida na questão da troca do Abilão da Salvação pelo Sassáçha.
    O tempo será senhor da razão.

    Na outra, é que até esta 15ª rodada o Cruzeiro abriu VASTOS dois pontos do Galo.
    Normal , diriam alguns. Outros diriam, é nóis.
    Eu apenas digo, obrigado Mano!

    Abraço!

    • Leandro Fábricio disse:

      2 pontinhos de diferença e os caras fazendo buzinaço com a situação do atlético kkkk

      cada partida que o enseada não vence me dá um frio na espinha com medo do gilvan demitir o mano menezes freguês do galo…
      fica mano

      • Regi.Galo/BH disse:

        É mesmo Leandro Fábricio,
        Nesse campeonato de troca de pedradas, duas vidraças quebradas à menos não podem servir de motivos para derrubar o treinador não.
        – Então, calma lá, não é por aí.. (como diz o próprio Mano)!!!!
        Abraço!

  • Alex disse:

    …gente, façam o print desse post aqui…se um dia, o Galo trouxer esse RECLAmano pra treinar o time, eu não assitirei um jogo enquanto ele for o nosso treineiro….hoje ele conseguiu inventar a roda…..tirou um atacante(Sassá ) e colocou o Bryan….kkkkkkkkkkkkkk…….ele hoje fez inveja no Pardilson Inventor Batista….kkkkkkkkkkkkk….

    • Guaraci Lima disse:

      O bão mesmo é o time de vespasiano né…..aquele que não é bi!

      • Alex disse:

        ….Guará, o seu negócio é comigo…..então firma o corpo e segura o tranco…..vc diz que não somos BI, mas e aí, que dia vcs serão Bi em cima do Galo em uma final?…vc procura 2 títulos do Galo , eu sou menos exigente, eu procuro 1 título de vcs em uma final contra o Galo…vcs já tem mais de 90 anos, já mudaram de nome e de cores várias vezes , mas nunca foram homens pra ganhar da gente uma final Nacional….kkkkk…..

    • Leandro Fábricio disse:

      mas pra imprensa ruim é o roger…

      e pra falar a verdade Alex… que continuem assim, aí mano dancinha menezes continuará nos dando alegrias no comando do enseada esporte clube

  • Leandro Fábricio disse:

    O engraçado é que o enseada praticamente na mesma situação que o galo no campeonato já que tem apenas 2 pontinhos de vantagem em relação a nós, e seus simpatizantes fazendo festa com a desgraça alheia kkkkkkkkkkk

    fica mano
    fica mano
    fica mano

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Falta de ambição do Mano Menezes mais uma vez…
    O Mano brinca demais… E justamente essas suas brincadeiras irresponsáveis já nos custaram preciosos pontos. Infelizmente não pude assistir o jogo, mas empatar com o Fluminense, cheio de menino da base, mesmo que jogando na casa deles, só pode ser considerado um bom resultado em casa de luta contra a degola. Mas se o pelo menos sonha em beliscar uma vaguinha na Libertadores, foi um péssimo resultado.
    A presença desse Rafael Marques no Cruzeiro, só serve pra mostrar que a gente nem imagina o que rola entre os empresários, técnicos e dirigentes dos clubes. Sem esquecer do busca pé ( Foguete molhado pra ele é muito… ) Elber.
    Tivesse o Mano mais ambição, era pra buscar esses 06 pontos nos dois jogos fora de casa. Já perdeu 02 hoje e se voltar a ser o Mano medroso de sempre, vai perder mais 03 contra o Avaí…
    Na minha opinião, esse empate de hoje foi muito pior do que o anterior contra o Flamengo, que tem uma equipe muito melhor.