Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

As críticas de Bernard ao André Figueiredo e um pouco da história recente do Galo

Quem lê o blog com frequência vai se lembrar que na semana passada escrevi aqui que o senhor Délio, pai do Bernard, sempre reclamou e criticou o trabalho feito nas categorias de base do Atlético. Ontem, foi o próprio jogador quem surpreendeu a todos ao sair da sua discrição habitual e curtir postagem do atleticano que twittou: @daltonclf: “André Figueiredo é aquele cara que se orgulha de ser diretor da base do #Galo quando revelou o @b_10duarte (Bernard), mas esquece que tentou dispensá-lo três vezes”.

Logo depois Bernard entrou na conversa: “E em duas oportunidades conseguiu. “Grande parte da torcida, ou quase toda, não sabe nem da metade do que eu passei na base, mesmo assim, decidi voltar e ficar…”

Bernard enfrentava o preconceito pelo fato de ser baixinho e estava com data de validade pra vencer no clube. A salvação dele e do Atlético foi a parceria que Alexandre Kalil mandou o André Figueiredo fechar com o nosso Democrata de Sete Lagoas. O Jacaré estava a perigo, não tinha dinheiro para nada, corria o risco de nem disputar a terceira divisão mineira. O Galo bancou tudo. O time só ia a Sete Lagoas para jogar. Até o uniforme Kalil deu: mandou que a Topper fizesse uma cota dos mesmos modelos do Atlético, mudando apenas o preto pelo vermelho, cor do Democrata. O clube sete-lagoano só bancaria os ônibus e hotéis a serviço do time, e a única exigência do Kalil: “têm que ser do mesmo padrão que servem ao time profissional do Atlético”.

E assim foi feito. Rogério Micale treinador.

Primeiro e único amistoso antes do campeonato foi contra o Villa Nova na Arena do Jacaré. Bernard no banco, na reserva do grandalhão Wendell, que estava numa má vontade danada. No segundo tempo, entrou o baixinho no lugar dele. Partiu pra cima da defesa do Vila e só não fez chover. O Democrata fez 1 a 0; o Leão virou e venceu por 2 a 1. Mas a imagem que ficou foi do tal “baixinho”.

Começou o campeonato, Bernard ganhou a posição e a cada jogo crescia e impressionava mais. Uma raça incomum para jogador de Atlético emprestado a time do interior.

Eu assistia a todos os jogos e sempre escrevia e falava para os colegas da imprensa de Beagá sobre o “tal” Bernard. Eu argumentava que: além da qualidade técnica, a raça do menino era impressionante. Se ele dava todo aquele sangue pela camisa do Democrata, imaginem pela do Galo! E toda semana falava para a diretoria do Atlético, direto para o presidente, que passou a mandar olhar o “baixinho”.

Na virada de 2010 para 2011, Kalil mandou o técnico Dorival Junior incorporar o Bernard ao profissional e observá-lo com mais atenção. Um dia faltou lateral direito. Dorival reuniu o grupo e perguntou se alguém se voluntariava na posição para a emergência. Bernard levantou a mão e jogou. Foi bem, mas a posição não tinha nada a ver com ele. Aliás, muita gente comete injustiça com o Dorival ao dizer que ele escalara o Bernard ali para queimá-lo. Nada disso, e o próprio jogador sempre fez questão de contar que ele mesmo foi quem se ofereceu para jogar na lateral, pois precisa agarrar toda oportunidade de jogar que tivesse.

Meses se passaram, caiu Dorival e Cuca assumiu. Sentiu o potencial do garoto, perguntou a ele como gostava de jogar e começou a “oportunizá-lo” ali, pela meia esquerda. Aí chegou Ronaldinho Gaúcho, que foi bom pra todo mundo. Para Bernard principalmente. Ele se tornou o “secretário” do R10 em campo, o pulmão e as pernas que muitas vezes faltavam à estrela maior. Jô foi o maior beneficiado, pois recebia bolas diretamente do Ronaldinho ou indiretamente, via Bernard, transformando a maioria deles em chuvas de gols.

O resto da história todo mundo sabe, mas há outras que, como disse o próprio Bernard, pouca gente sabe. Por exemplo: o pai dele tinha informação de que ele poderia dispensado novamente. E se ocorresse, já estava acertada a ida dele para o Cruzeiro.

Graças à mão forte do Kalil e ao Democrata, o Galo não perdeu um patrimônio que depois se transformou numas das maiores negociações do futebol brasileiro; a maior do mineiro.

BERNARD

Inesquecíveis tempos do Bernard honrando a camisa do nosso Democrata Jacaré.


» Comentar

Comentários:
42
  • Matheus Henrique disse:

    Criticar o André Figueiredo é fácil né Bernard, problema é esquecer a pessoa que mais te ajudou nessa luta, como nosso amigo Rubens Martins.

  • Rafael Tavares disse:

    É desejável que o jogador que está sendo formado tenha boa estatura já q vai enfrentar outros jogadores altos, especialmente se for atacante. Mas obviamente q o talento que vem em ‘embalagens menores’ não pode ser desprezado de forma alguma. Bernard é baixo com 1, 64 m?! Só que, por exemplo, Lorenzo Insigne, atacante do Napoli e da seleção italiana mede 1,63 m, cogitado pelo Barcelona (q ofereceu 60 mi de euros), Arsenal etc. Essa gente q cuida da formação de jogadores dos clubes mineiros q tenham juízo sobre quem avaliam pois Bernard foi vendido ao Shaktar Donestsk por 25 mi de euros

  • RUBENS MARTINS DA SILVA disse:

    Boa tarde a todos,se querem realmente saber sobre a trajetória de Bernard no galo,leiam este post.
    Meu nome é Rubens Martins da silva(Rubão)vou endossar,confirmar e explicar o twitter do Bernard e a polêmica que mexeu na estrutura do galo.
    Quando Bernard declara “grande parte da torcida,ou quase toda,não sabe nem da metade do que eu passei na base,mesmo assim decidi voltar e ficar…..”
    Aqui fica uma pergunta:Quem aos 14 anos recém completado,no mundo do futebol de base que todos nos conhecemos como é,teria capacidade e condições de tomar tal decisão,por duas vezes e que mudaria sua vida,da sua família e até certo ponto a do Galo.
    Pois bem segue minha narrativa:
    Era vizinho e amigo da família de Bernard desde 1991,quando se mudaram para frente da minha casa no bairro Diamante,BH.
    Marquei um teste para ele no galo diretamente com Kal Baihano(técnico na época do pré infantil)
    isto tudo se deu,após anos de observação do seu talento e perceber que o Clube Comercial do Barreiro estava pequeno para o futebol dele.
    Cronologia de Bernard no galo:
    06/08/2006 o levei para o primeiro teste(aprovado por Kal Baihano) poucos minutos depois em que o time titular do galo treinava contra os garotos de teste,Kal mandou colocar o colete do time titular e sacou o craque daquela categoria que tinha o apelido de Cerezo.(espanto de todos os presentes naquele treino,pois tal fato não é normal.
    chegando à cidade do galo em conversa com o porteiro,ele me diz que ligaram de Pedro Leopoldo(campo do Vila,usado para treino desta categoria) informando que um baixinho,lourinho acabou com o treino.
    Kal me pede para trazer Bernard para uma segunda avaliação em 15/08/2006 feriado.
    levei junto comigo seus pais para acompanhar,teste realizado no hoje campo anexo a cidade do galo.
    novamente Bernard desequilibrando,fazendo 2 gols de bate pronto de fora da área,um com perna direita e outro com a perna esquerda.
    super aprovado,me mandaram retornar no outro dia com seus documentos para avaliação medica e assim fiz durante dias até sua primeira dispensa,que no minimo mesmo sem ter profundo conhecimento dos meandros do futebol de base me causou estranheza ao receber o Bernard para irmos embora,parabeniza-lo e contar a ele que escutei por traz de um poste membros da comissão técnica elogiando sua qualidade técnica,sua garra e seu empenho no treino.
    seguia eu e Bernard para o ponto de ônibus,quando escuto Luiz(supervisor da categoria) esbaforido gritando por Bernard,mandei Bernard ir até ele saber o motivo daquela gritaria,Bernard ouve Luiz e vem com os olhos marejados e me diz que foi dispensado, o confortei com um abraço e disse a ele que isto era coisa do futebol e que ali começava sua carreira como jogador profissional,ainda deu tempo de perceber que outros pais e acompanhantes de outros garotos ficaram perplexos com o fato.
    expliquei aos pais de Bernard sobre a dispensa e avisei que faria de tudo para retornar com ele para o galoe que que eu estava disposto a comprar esta briga,pois durante todo este período o acompanhado,não vi dentro daquele elenco nenhum jogador com sua qualidade.
    liguei para Kal Baihano e perguntei a ele o motivo da dispensa e a estranheza que me causou,pois horas antes escondido atrás de um poste ouvir rasgados elogios do meu garoto,ele alegou que apesar de todas as qualidades de Bernard ele achava que o garoto era muito franzino e que não aguentaria um jogo contra Cruzeiro,America,Palmeiras e outros clubes,coisa que na hora contestei perguntando a ele se o galo tinha outro time que não era aquele que Bernard treinou para disputar as competições e que ele já teve 13 anos e não devia ser muito diferente do tipo físico do Bernard na mesma idade,citei exemplos do Messi,Romário,Zico e etc…foi irredutível,mas,naquela ligação senti que ali não tinha o dedo dele nem da sua comissão técnica,agradeci a oportunidade dada ao meu garoto e que toda aquela experiência serviu para eu avaliasse o nível da base de um time profissional e que em breve iriam ouvir falar de Bernard.
    Entrei em contato com o conselheiro do galo João Gualberto,marcamos um encontro no Shopping do galo,encontro que não ocorreu,porém me ligou e me pediu que fosse para cidade do galo e levasse o pai do Bernard encontrar com Geraldo Dolabela e explicasse o motivo da dispensa de um suposto talento que ele já estavam fazendo levantamento dessas dispensas favorecendo terceiros e que o Andre figueiredo não ocupava mais a função de Gerente da base.
    Conversei com Dolabela,contei a ele todo o acontecido e ele me disse que Já tinha as informações sobre as qualidades do Bernard e determinou sua volta.
    Kal Bahiano foi dispensado,assumiu Ademir (que por coincidência era amigo do pai de Bernard) e mesmo assim não dava oportunidade ao Bernard que todos os dias ia comigo treinar com brilho nos olhos e voltava abatido e eu tinha que trabalhar quase todos os dias o seu psicológico e explicar a cada dia aos seus pais,como foi treino,o que ele fez e que se caso ele fosse novamente dispensado eu ia botar a boca no mundo e eles me diziam que não aquentavam mais ver Bernard no galo,pois isto estava trazendo sofrimento para todos e deixaram este acompanhamento por minha conta e para piorar Andre Figueiredo retoma sua função.
    Aciono minha rede de contato,Sergio Sette Camara,Chiquinho(mais de 40 anos de galo)Anisio(supervisor do time Junior do galo) e meio mundo relatando que estavam matando e abrindo mão de um grande talento e muitas das vezes eu sentia que eles ficavam cansados e de saco cheio com a minha insistência,mas fazer o que se eu e os família do Bernard sabíamos quem era a força oculta que travava e desenvolvimento do nosso garoto.
    e eu me perguntava:porquê uma comissão dispensaria o Bernard e quem compôs esta comissão se o técnico que o aprovou em 15 minutos,foi demitido do galo como bode expiatório e 3 anos depois após me relatar que Lucho Nizzo( técnico da seleção brasileira sub-17 em 2009) e Bebeto(tetra campeão mundial em 94)se encantaram com o talento do Bernard num treino,encheram Maurão(observador técnico chefe)de pergunta sobre Bernard e fizeram questão de descer no campo e parabenizar Bernard pelo seu talento e mais surpresos ficaram ao saber que Bernard não tinha vinculo profissional com o galo e era terceiro ou quarto reserva no galo,tudo isto foi exposto num simples telefonema que fiz para Kal Baihano na ansiedade de saber sua opinião sobre o meu garoto que ele supostamente havia dispensado no anos atrás.
    10 minutos após esta conversa com Kal,o telefone na minha firma toca e Kal me diz que Bebeto quer que eu embarque para o Rio naquela mesma sexta feira de Maio de 2009,com passagem aérea e hotel pago e tudo mais com o objetivo de apresentar uma proposta para empresariar a carreira do Bernard.
    propus para kal que levasse junto comigo o pai do Bernard,pois era chegado o momento que tanto aguardávamos…..nossa estratégia…fica no galo treinando e aproveitando a estrutura que alguém vai te ver…e viram.
    embarcamos na segunda feira para o Rio,eu,Kal e Delio pai do Bernard e lá reunimos com Bebeto,Lucho Nizzo e Omar Scafuro(italiano dono do clube Leme) Bernard na inocência da idade comenta na cidade do galo que eu e seu pai fomos ao Rio encontrar com Bebeto e naquele mesmo dia é publicado no BID da CBF registro de Bernard como atleta amador do galo.Coincidência?
    Uma frase que eu não esqueço que sou como uma confissão e que me deu mais força para brigar pela permanência de Bernard no galo,ainda no pre-infantil dita pelo Macaé(auxiliar técnico de Kal Baihano)
    “Rubão deixa eu te falar uma coisa,o Bernard não é o melhor jogador do infantil,ele é o melhor jogador do galo tecnicamente do pre-infantil ao profissional”
    como pode um jogador como Bernard ser emprestado para uma escolinha de Timóteo,disputar a copa Gazetinha no Espirito Santo e ouvir dele como o galo mandou para ele “você é padrinho do craque?”
    Bernard disputa sua primeira partida com a camisa do Galo numa festa em Congonhas do Campo chegou o dia dele vai ter repercussão na cidade do galo,Bernard entrou e sapecou 2 gols e todos no campo queriam saber quem era aquele Baixinho que incendiou o jogo e toda vez que pegava na bola a torcida gritava…..É Danilinho…é Danilinho….
    Detalhe:o time era composto dos reservas que não viajaram com o time titular para outro torneio e a Família do Bernard estava tão desanimada com ele no galo,que não quiseram ir assistir o jogo e por telefone eu passava para eles cada detalhe da sua estreia.
    Bernard é o único jogador do infantil a participar de um jogo com Ângelo(ex jogador)e que ficou responsável em montar e levar um misto de juvenis e juniores a Santa luzia,numa data festiva.
    detalhe…Bernard não foi relacionado para disputa de um torneio infantil e ele e os outros não relacionados se juntaram ao grupo de juvenis e juniores treinaram durante toda a semana,na sexta feira Angelo dispensa todos os infantis e relaciona Bernard para este jogo contra a seleção amadora de Santa Luzia,no time que do galo tinha jogador com diferença de até 3 anos de Bernard,sem contar a diferença física que por sinal Ângelo dava a mínima e fez questão de coloca-lo sob pressão da torcida local que ficou impressionada com o baixinho no aquecimento e a ponto de um torcedor cobrar de mim e do pai do Bernard nossa falta de responsabilidade de deixar aquele menino jogar no meio daqueles marmanjos e disse a ele:se o Ângelo acha que tem fazer o que?
    entrou,jogou e arrebentou despertando como sempre a curiosidade dos torcedores.
    pensei….agora vai relatório para Ademir seu treinador e para Andre Figueiredo gerente da base.
    2 ou 3 dias depois Ângelo falece vitima do coração e lá estava eu Ligando para Deus e o mundo,Sette Camara,Chiquinho,Anisio,o papa…….e pondo a boca no mundo.
    Final de ano 2007 Bernard e dispensado e não sobe para o Juvenil a luta para seu retorno recomeça e quero saber por porque?por quem eu Já sabia….aciono minha força tarefa,pois a família jogou a toalha então Felipe Ximenes assume a base no Lugar de Andre figueiredo o imortal,Bernard retorna ao galo por força do meu trabalho e meus contatos e fica sob o comando no juvenil de Diogo Giacomini,Wladimir(preparador físico) e supervisão direta do Maurão,e eu sempre alí conversando com um com outro me fazendo ver como sempre fiz todo este tempo.
    Bernard impressiona a cada treinamento e busca a titularidade no primeiro ano de juvenil,mas o inferno não acabou Andre Figueiredo retorna a base com a saída de Felipe Ximenes e uma coisa eu tinha certeza ele já não tinha força moral nem a comissão que ele alegava que reunia para fazer dispensa de jogadores,acredito sim,que ele tenha feito com outros jogadores,não a de Bernard,por traz desses quase quatro anos Andre Figueiredo não moveu uma palha para nos ajudar e apesar de todas as cobranças(entendam pedido,aviso de alerta)que fiz ao Sette Camara,Chiquinho,Maurão o contrato profissional de Bernard não saia.
    Sette Camara após de muita insistência minha ligou para Andre e permitiu que eu escutasse sua conversa com Andre disse para ele que estava na linha com o Rubão padrinho do Bernard e queria saber qual a verdadeira situação do garoto e porque ele não tinha contrato profissional e que se ele não servisse para o galo que o liberasse para que ele fosse para o outro lado da lagoa.
    Andre deu desculpas mil,disse que ele estava evoluindo e que não abriria mão dele naquele momento e tá indo,tá sendo avaliado,Sette Camara desliga o telefone,pergunta se eu escutei e na naquela hora fui direto fazendo uma pergunta a ele…..Camara o Bernard está no galo desde agosto de 2006,nos estamos em 2008,ele completa 16 anos dia 08 de setembro,foi dispensado 2 vezes,te procurei desde o primeiro dia que ele passou nos testes do galo,nas dispensas nem se fala,ida ao seu escritório,ligação para sua casa,todos conhecem o Bernard no galo e o cara vem falar que tá indo?
    aquilo ali não existe,mas…..Chiquinho aqui é o Rubão……..Maurâo aqui é o Rubão…….vocês vão perder o Bernard e este menino vai valer muito dinheiro,escutem o que eu estou falando……
    um ano depois setembro de 2009 Bernard assina contar setembro de 2009 faltando 4 dias para completar 17 anos autorizado por um E-mail enviado por Andre Figueiredo ao departamento de registro profissional na sede de Lourdes,que demostra ter total falta de respeito ao Atleta e que por motivos que não cabe a mim neste momento revelar e prova neste simples detalhe…..duração do contrato…..rateio dos dos direitos econômicos…X para A,,,,Y para B e z para…..assina Bebeto,assina Delio pai do Bernard,como responsável,Bernard menor de idade.
    Pasmem,Bernard estava no galo a 4 anos e não sabiam o nome completo dele.
    Andre Figueiredo não saber o nome completo do Bernard e até aceitável,ele não o via treinar nem jogar.
    em outra oportunidade explico porque Bebeto e o pai do Bernard assinaram o contrato que só foi retificado quando da venda para o Shakthtar.
    nome correto Bernard Anicio Caldeira Duarte.
    nome no e-mail enviado:Bernard Anico de Oliveira.meu Deus como pode!!!
    Quanto a ida de Bernard para o Democrata,tive o prazer de conhecer Chico Maia no campo do comercial do Barreiro,a ele apresentado pelo Jajá do barreiro e disse a ele que ficasse de olho no meu afilhado que provavelmente jogaria no democrata em virtude da parceria e que o Kalil afirmou numa entrevista que iria mandar os meninos as feras e ali ele saberia quem era peixe ou frango,quem era quem,eu e o pai do Bernard não concordávamos com sua ida já que Bernard no primeiro ano de junior sinalizava que ocuparia a vaga de titular e Rogério Micale dava mostra da predileção pelo futebol do nosso garoto.
    meu questionamento e do Delio era o seguinte:porque mandar o Bernard para o verdadeiro teste que se ele tivesse algum problema estaria fora do galo,no meu raciocínio logico ali deveria estar os juniores dos anos de 91 e 90 e aqueles que teoricamente estavam sendo preparados para o time de cima,Wendel(seleção brasileira sub-20) Nicão,Eron,João Pedro,Sidmar(seleção) e por ai vai….
    Bernard estava atrapalhando a titularidade de Wendel e Nicão,até que Chiquinho nos convence que seria bom para o Bernard ir para o Democrata argumentando para nos que com o futebol que ele tinha e exposição na mídia mesmo que pequena seria bom para ele,mesmo assim ficamos reticentes,Bernard me liga e pede para interceder junto ao seu pai e alega que gostaria de ir,pois,além do ROGÉRIO MICALE ter feito um pedido a ele e o mesmo seria o técnico do democrata,usou como argumento que precisava dele e que os outros jogadores queriam que ele fosse, que ele não ficaria por muito tempo no democrata,que voltaria ao time Junior assim que os lecionados se recuperassem,pois,o mineiro de Juniores estava em pleno vapor.
    conversei com Delio e chegamos a conclusão que Chiquinho e Bernard tinham razão e vimos que era hora dele provar se era peixe ou frango,como disse o Kalil e horas depois Bernard era jogador do Democrata de Sete Lagoas e o Democrata passou a ser meu Primeiro time e passou a ser o único para ele,.
    E ai meu amigo Chico deu no que deu,estreia no Ipatingão contra o Social….eu estava lá,Leonardo Condé estava lá,e naquele dia tive a sensação de estar vendo pela primeira vez Andre Figueiredo assistindo um jogo do Bernard.
    Radinho no ouvido para escutar os comentários de ILDEU FONSECA e como vibrei quando ele disse que,ainda bem que mandaram o Bernard no lugar do Grandão Wendel,aquilo para mim foi o máximo,era a prova que nossa decisão foi acertada,
    segundo jogo na ARENA DO JACARÉ,bom público,clima gostoso da manhã e o menino acaba com o jogo e toma radio Eldorado e da-lhe Ildeu Fonseca,Tarabal,Vilaça e Rubens Junior.
    abro o jornal no outro dia e leio o seguinte na Coluna de Chico Maia:
    “hoje eu vi um camisa dez………”
    Diante de tudo isso,Bernard errou na postagem?É Andre o castigo vem a cavalo,apesar de tudo que você fez ou deixou de fazer pelo Bernard ele sobreviveu e Deus permitiu que você sobrevivesse sabe-se lá como,autorizar assinatura do seu contrato,ver a nossa vitoria e ainda se vangloriar de te-lo revelado e até mesmo se emocionar ao dar depoimento para TV Bandeirantes na época da copa do mundo,seria tudo mais fácil se naquele 06/08/2006 Bernard chegasse ao galo pelas Mãos de pessoas mais”qualificada” do que eu e que aquele garimpo chamado ATLÉTICO prospectasse,lapidasse o verdadeiro diamante que até o último momento você tratou como ouro de tolo.
    Bernard tem Razão quando diz que poucas pessoas e grande parte da torcida não sabe o que ele passou na base,voltou lutou e venceu….parabéns Bernard se tem poucas poucas pessoas que conhecem sua historia,lembre-se sempre que só existe uma que ajudou e trabalhou muito para construí-la e te conceder o doce prazer jogar na cara do Andre Figueiredo que nos vencemos.
    Um grande abraço a todos>

    • Guilherme Ximenes disse:

      Boa Tarde, só quem convivi com você Rubens, sabe a historia do tanto que você trabalhou para Bernard chegar onde chegou, infelizmente no Brasil a maioria das coisas só funcionam com o famoso jeitinho brasileiro quantos jogadores perdemos pra essa máfia dos “quem pagam mais chegam no profissional” o jeito é torcer para esses “Andrés Figueiredo” sumirem do poder para ai sim as grandes promessas chegarem ao profissional.

      Grande abraço.

    • Renato - 7 Lagoas disse:

      E agora, André Figueiredo? Qual será a próxima mentira? Estamos aguardando. Parabéns ao Rubão!! Vê se arruma um trocadinho com o Bernard lá pro Democrata, Rubão!! A coisa lá tá feia! O time vai muito bem na 3ª Divisão, mas a grana tá curta! kkkkk

    • José Eduardo Barata disse:

      Que relato !!!
      Disse em outro post : quantos Bernards não se perderam
      nessa aventura pelos sombrios caminhos “da base” ?

    • Regi.Galo/BH disse:

      Poxa vida!
      Parabéns pela perseverança e superação, Rubens!
      E também obrigado pelas revelações.
      Eu já ouvia algumas declarações escabrosas antes desta.
      Parece que ali, na base do Galo, as forças ocultas imperam.
      Abraço!

      • RUBENS MARTINS DA SILVA disse:

        Obrigado Regi.Galo/BH,a mentira tem muitas caras,mas a verdade apenas uma.
        Ninguém sabe que quando Bernard jogava pelo Democrata veio um observador técnico do Dínamo de Zagreb da Croácia,trazido por Carlinhos São Geraldo(amigo e empresário do Sammir que ele trouxe garoto para a base do galo e disputou a copa do mundo 2014 pela Croácia) e o indicou ao Dínamo,falou sobre suas características e semelhança física com Luka Modric,após o jogo do Democrata no estacionamento da arena e sabendo da situação do contrato do Bernard que passei a eles,nos ofereceram R$ 400.000,00 na mão e um salário de R$ 10.000,00 e que poderia chegar a R$ 30.000,00 para não renovar com o galo e olha que nesta Época recebia salário de Juniores,iriamos para a Croácia conhecer a estrutura e como prêmio para mim,poderia escolher um carro no valor aproximado de R$ 40.000,00 para que eu exercesse minha influência junto a família,pedi que formalizassem esta proposta por escrito e se fosse o caso que fizessem uma proposta para o galo e que o Bernard apesar de tudo que passou no galo,não deveria sair pela porta dos fundos e eu como Atleticano não veria quebrar a praga que joguei no galo e falava com todos meus amigos ao relatar as dificuldades em manter o baixinho no galo.
        assim eu dizia”O GALO SÓ VAI GANHAR UM TITULO DE EXPRESSÃO QUANDO O BERNARD CHEGAR NO PROFISSIONAL” ERREI? UM ABRAÇO.

        • Regi.Galo/BH disse:

          Fantástico, Rubão!!!
          Muito digno. O verdadeiro atleticano torce contra o vento; e ainda arruma tempo para mandar as ‘outras
          forças’ às favas. Abraço e novamente obrigado!

  • Lucas H. Nobre disse:

    Mas como tem azulino se passando por atleticano.

  • Edson Dias disse:

    Bom…

    Pra começar, a primeira pergunta que se tem que fazer é porque André Figueiredo (AF) é responsável pelas divisões de base do Galo a tantos anos. Qual foi o legado de AF no futebol enquanto profissional? Nenhum. Zagueiro que não merece ser chamado de medíocre, fraquíssimo, horroroso. Formou uma das piores zagas do Atlético de TODOS os tempos ali pros idos de 1992/1993, principalmente em 1993, quando formava a zaga junto com Luís Eduardo (ex-Grêmio), ou Kanapkis ou Riuller. Não posso crer que alguém com carreira tão horrorosa e desprovido de talento para dentro das quatro linhas pode servir para ser o principal gestor da base do Galo. Quem talvez possa nos responder isso é o ex-presidente Ricardo Guimarães. Fica a dica…

    Segundo, há um entrevero terrível entre AF e o elenco atleticano. O porquê, eu sinceramente não sei… mas logo após a derrota para o Botafogo na CdB todos sabemos – o próprio Chico divulgou reportagem aqui que o clima ficou tenso no dia seguinte entre AF e o grupo, com Victor e Léo Silva pedindo que ele medisse palavras. O que foi dito? Não faço ideia… mas se duas das principais lideranças positivas do grupo chegaram a esse ponto, imagine o que esse camarada não falou. Convém lembrar que a liderança de Léo Silva é tão grande e ele é tão querido pelo grupo que ele foi responsável direto pelo Kalil não ter demitido Ronaldinho Gaúcho ainda em 2012, antes do jogo contra o Vasco no primeiro turno do Brasileirão. A caneta para a demissão já estava pronta. Entre dar crédito a Léo Silva e dar crédito a AF, cujo trabalho na base atleticana é cercado de nuvens e poréns, eu não tenho dúvida a quem dar crédito.

    Fato é que Nepomuceno precisa se decidir se vai ser presidente do Atlético ou político. As duas coisas ninguém tem cacife pra fazer. Quando ainda havia um cabra bruto como o Maluf, ainda vá lá… mas desde o ano passado estamos sem diretor de futebol com a doença do Maluf e posteriormente seu falecimento. Acreditar que AF seria solução é acreditar que temos o melhor congresso do mundo lá em Brasília.

  • Regi.Galo/BH disse:

    Mas que bagunça é essa no Atlético??
    Está mais parecendo troca de favores em cargos comissionados do que busca por solução.

    E mais essa Chico: Domênico Bhering, que fazia um excelente trabalho no Depto de Comunicação, se arriscar na Superintendência de Esportes?? Sem experiência e no meio de um caos danado??

    Isto tudo é para tapar os buracos com vistas à reeleição ou ao Estádio??

    Daqui à pouco vão ter a audácia de trocar a pessoa que faz o cafezinho.
    Aí desanda tudo de vez…

  • Vinicius Fraga disse:

    O melhor jogador mineiro depois de Reinaldo e Tostâo! Dirceu Lopes e Cerezo igualam o baixinho!

  • Regi.Galo/BH disse:

    As cortinas vão se abrindo…

    https://rodrigomattos.blogosfera.uol.com.br/2017/08/25/com-custo-baixo-projeto-do-estadio-do-galo-preve-10-mil-lugares-populares/

    (…)
    A maior fatia do investimento, no entanto, virá da venda para a Multiplan de R$ 50,1% do shopping Diamond Mall, que seria inteiramente do Atlético-MG daqui a 9 anos. O valor a ser arrecadado é de R$ 250 milhões.

    Há uma discussão sobre esse negócio porque o clube hoje recebe R$ 9 milhões por ano com o shopping, e é estimado que receberia R$ 40 milhões quando tivesse a posse integral. A diretoria atleticana entende ser um bom negócio porque manteria R$ 20 milhões e passaria a ter a renda do estádio.

    Contas do clube apostam em torno de R$ 50 milhões de arrecadação bruta com a arena, e R$ 20 milhões de despesas. Essas contas são de um estádio com manutenção baixa e com boa rentabilidade. Resta botar a fórmula em prática.
    (…)
    O BMG, banco de propriedade de um ex-presidente do clube Ricardo Guimarães, entra com uma garantia de pelo menos 60% desse total caso as vendas não ocorram. O banco e Guimarães são credores de cerca de R$ 100 milhões do Atlético-MG por empréstimos, mas isso não entrará na operação. A dívida foi construída na própria gestão de Guimarães do Galo.
    (…)

  • João Cavalieri disse:

    Caros frequentadores, o futebol está largado as traças, que venham as 7 vitórias.

  • José Eduardo Barata disse:

    Aí está o resultado de um desastre anunciado .
    Quantos Bernards não devem ter ficado pelo
    caminho nessa imundície que grassa pelos
    bastidores do futebol .
    Gente abjeta que se utiliza dos meios os mais
    hediondos que se possa imaginar para atingir
    seus objetivos , sabe-se lá quais sejam .
    E sem conversa do politicamente correto, que
    não se deve acusar sem provas e bláblábla, o
    que hoje em dia é praxe para sustentar todo
    tipo de argumentação fajuta .
    Momento único para passar a limpo a história
    de uma das maiores instituições do país .
    A mim , como torcedor , me basta a presença
    do time em campo .
    Quero lá saber de estádio , de shopping , não
    me interessa a marca do uniforme usado …
    Enquanto tocar em mim a mística alvinegra que
    é alimentada por jogadores como Bernard e seu
    decantado compromisso com o Atlético estarei
    aqui a me perguntar o que foi que aconteceu na
    minha vida para estar de maneira indecifrável a
    me emocionar com uma partida de futebol ao ver
    o meu time em campo .
    Chega de tanta conversa , de tanto negócio , de
    tanta prancheta , de tanta promessa , de tanta
    enganação , que faz com que o futebol hoje seja
    uma das coisas mais artificiais que possa existir .

    • luiz ibirite disse:

      Barata é impressão minha ou seu lema é viver um dia de cada vez?

      • José Eduardo Barata disse:

        Pode ser , caro IBIRITÉ .
        A coisa tomou tal proporção que o prazer de um domingo
        de futebol foi para o espaço .
        Os bastidores de um clube , trazido para o debate , deixou
        o jogo jogado em segundo plano .
        Sem querer entramos nessa de discutir as maracutaias
        dessa gente cujo compromisso é seu próprio bem estar .
        Os jogadores, definitivamente, tornaram-se mercadorias :
        compra-se, vende-se , empresta-se a qualquer momento ,
        sem nenhum objetivo para com a montagem de um grupo.
        Usam uma maquiagem , um verniz, mas na verdade o que
        se faz hoje é distanciar o atleta do torcedor , esculhambam
        com o Hino Nacional , banalizando-o , mercantilizam tudo
        da maneira mais sórdida que possamos imaginar .
        Querem ser donos até da torcida em campo , querem reger
        a emoção , querem que “façamos nossa parte” .
        Ora bolas , vão catar coquinhos todos esses abutres !
        Não sou robô , nem drone , para ser guiado .
        A você eu digo : curta o momento de seu time , porque o
        meu só me traz desconforto .
        Sinta-se feliz por estar numa final de torneio .
        Não permita que assuntos “extra-campo” dominem a
        razão maior do torcedor que é ver seu time jogar .
        Isso vale para todo torcedor .
        Aplauda , vaie , grite , xingue , chore , sorria , cada um
        tem o direito de viver a sua própria emoção da forma
        que lhe aprouver .
        Eu estou na “muda” , à espera de poder rever a mística
        de meu time , a empolgar a MASSA .
        Um abraço !

        • Regi.Galo/BH disse:

          Caros Barata e Luiz Ibirité,
          Muito salutares as observações, porém não há como desprezar o engajamento (e por que não dizer: o método) nestas horas. Talvez porque seja um ciclo que deve (e precisa) se adequar às exigências. Talvez porque para que ‘uns’ gritem gol; outros ‘uns’ precisam fazer o seu melhor; ou quando não querem fazer esse ‘o seu melhor’, precisam ser/estar devidamente cobrados para tanto.
          Sabemos que podemos ponderar muito mais sobre.

          Infelizmente os tempos são outros. E, nos tempos atuais, o espaço de referência é sempre o espaço do que não foi dito. Contudo, até para isto tem método. A loucura tem método. A canalhice tem método.
          E por que não podemos propor um método para o devido acerto???
          Preencher o espaço do que pensam que não foi dito???

          Vamos diagnosticar, adaptar e providenciar o método!!!
          Abraço!

          • José Eduardo Barata disse:

            Caro REGI.GALO ,
            tudo em nosso país foi tomado de assalto .
            A nós nos impuseram aceitar calados toda
            sorte de vagabundagem .
            O Brasil não tem mais norte , em nenhum
            segmento ou atividade .
            Todos aqueles em comando seja lá do que
            for pensam tão somente no seu deleite .
            A sociedade como um todo está em choque
            com tanta balburdia .
            Concordo com você que deveríamos tomar
            atitudes de proposição .
            Só que não existe mais eco .
            Nada reverbera .
            A única esperança é a chegada do Nibiru ,
            do Segundo Sol .

          • luiz ibirite disse:

            Aos dois (regi.galo e barata) obrigado pelas considerações.

        • José Eduardo Barata disse:

          Mais uma vez , vírgulas fora do lugar .
          Eita ! , que não consigo escrever direito .

    • José Eduardo Barata disse:

      Um ponto de exclamação no segundo parágrafo e
      um plural na última linha , em “possam” .
      Coisa de copy desk , não é mesmo ?
      Só que aqui é “online” e não permite edição .

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    Problemas na gestão da base derrubaram o diretor de futebol profissional do Atletico. O que acontece? Ele volta a coordenar a base. alguém me explica porque sou meio “jeca” e não entendi nadinha!

  • Tom Vital disse:

    Muito bom o esclarecimento do Bernard,eu também sempre achei que a culpa dele ter sido escalado como lateral direito era do Dorival Junior.

  • Marcão de Varginha disse:

    Quem sabe jogar futebol joga em qualquer time… daí o sucesso do Bernard, menino humilde que encanta o planeta!
    – #benecyeternomito

  • Márcio Luiz disse:

    E o Galo continua uma nau cada vez mais à deriva.

    Acabaram de destituir o inútil André Figueiredo do cargo de superintendente do futebol profissional, mas voltaram ele para a superintendência da base. Pode um negócio desses?

  • Erik Eduardo Maia disse:

    Se Bernard falou, a torcida pede insistentemente a saída do André, Nepomuceno está esperando o que?
    Bernard foi uma das maiores transações do futebol brasileiro, pena que o Galo não colocou a mão na grana.

  • Carlos Henrique disse:

    Chico parabens por falar bem do menino até entao, no Democrata jacaré
    você conhece muito de futebol, sao anos de janela
    E falo mais, aprendi a gostar de futebol em b.h. onde morei até a adlescencia
    Você fala da estreia de Bernard
    estva na estreia dele na lateral direita
    um amigo atleticano, estava comigo na arquibancada
    e ficou encantado com o jovem lateral
    raça e correu muito naquele jogo
    foi contra a Caldense, depois o garoto deslanchou
    ganhou moral, e fez parte daquele timaço com Ronaldinho
    espero que um dia volte ao Atletico
    é novo ainda, e a Russia nao é um mercado forte na Europa
    se tivesse ido para outro centro da Europa, como Italia
    França, Alemanha, Espanha, Inglaterra
    falariamos sempre nele.

  • Renato disse:

    Alexandre Kalil sempre magistral. Sensível aos interesses do Democrata e visionário quanto ao patrimônio do Galo. Daniel Nepomuceno um presidente incompetente assessorado por idiotas. Aqui uma ressalva ao brilhante departamento jurídico que vive para acertar as cagadas do ex-diretor das categorias de base Andre Figueiredo. Futuro sombrio para a configuração atual da Diretoria do CAM.

  • Cesar Rodrigues disse:

    Uma pergunta que não quer calar: O que que time, o atleta, o diretor, a imprensa ganham com este ranca rabo???Nada nem conhecimento isto é papo furado.

  • Marlucio Oliveira disse:

    Verdades..Há muito tempo a base do Atletico tem dado prioridade aos butramontes e não aos jogadores que sabem jogar.Além disto tem perdidos meninos bons de bola por não saberem fazerem a transição financeiras e contratos que pendem os meninos ao clube.Foi o que aconteceu com o Fred que foi para o Inter e o Tabata que foi para Portugal.Agora perderam o Flávio por motivos exclusos e já,já perdem o Marquinhos…

  • dili disse:

    Era uma vez em um reino chamado cidade do Galo, onde reinava uma rainha chamada Nepumosono, onde tinha seu fiel escudeiro o bobo da corte, com o nome de Andre Figueiredo, que por sinal era muito esperto, e passava sempre essa rainha para traz. Nesse reino existia milhões de súditos, no qual sofria muito com a fraqueza, sonolência, e inoperância da rainha Nepomusono. Mas por sua vez seu fiel escudeiro o bobo da corte Andre Figueiredo continuava articula toda tramoia bem de baixo do nariz de sua majestade a rainha Nepomusono, mas a Rainha com sua soberba, não dava a minima para isso, deixando a merce do bobo da corte, o bem mais precioso que existia no reino da Cidade do Galo. Enquanto isso seus súditos, sofriam amargamente na esperança de que seu reino volta-se a ser como era antes, com o impecável Rei Kalil. Resumo da historia ! Somos súditos apaixonados por um Reino, onde é comandado por uma Rainha sem pulso, fraco, manipulado por um bobo da corte, que de bobo não tem nada !affffff

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    Falou e disse, Chico! Tudo no detalhe. Só uma coisinha: o Bernard jogou em 2010 no Democrata. Da mesma forma que veio este craque para o DFC, veio o péssimo Marion. A parceria ocorreu em 2010 e 2011, quando veio o Jemerson. Lembrando que o André Figueiredo sempre foi contra a parceria e, quando a diretoria do Democrata disse que não queria o Marion pra 2011, o André ameaçou dizendo que se ele não viesse, nada feito. No final, ele veio, mas comeu banco o campeonato todo com o Baiano como treinador. Marion não tinha condições de vestir sequer a camisa do Jacaré, com todo o respeito que este tradicional time merece, mas teve contratos sucessivamente renovados com o Galo até o início deste ano de 2017, quando rescindiu para ir para o América. Coisas do arrogante, André Figueiredo. A torcida do Galo tem toda a razão em não gostar dele.

  • Mendel katri disse:

    Grande Chico, vc se confundiu. Foi na virada de 2010-2011

  • J.B.CRUZ disse:

    O ”Descobridor” Oficial do BERNARD foi o CHICO MAIA,,Me recordo perfeitamente..