Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Luto mais uma vez na imprensa e no esporte: lá se foi o Luiz Carlos Alves

Luiz Carlos Alves à direita, no encontro de fim de ano dos debatedores do Rádio Vivo, na residência do José Lino Souza Barros (centro) em dezembro do ano passado. À esquerda o ex-presidente da Federação Mineira de Futebol, Delegado Paulo Schetinno.

Com que tristeza volto a falar de mais um grande jornalista e amigo que se vai: morreu agora há pouco, no Hospital Felício Rocho, Luiz Carlos Alves, um dos melhores repórteres que o rádio brasileiro já teve. Comentarista afiado, bem informado, um dos pioneiros no empreendedorismo da comunicação esportiva. Se destacou nos anos 1960/70 nas rádios Itatiaia, Guarani, Inconfidência e TV Itacolomi. Nos anos 1980/90 tive a honra trabalhar com ele na Band (Minas Esporte) e ultimamente dividimos a bancada de debatedores do Rádio Vivo, do José Lino Souza Barros, na Itatiaia.

O Luiz comandou também o departamento de esportes da Rede Manchete, onde era arrendatário do setor. Depois a Manchete se tornou Rede TV. Em 1976 foi para a Alemanha, especificamente para Munique onde realizou um trabalho fantástico sobre o Bayer, de Beckembauer e cia., que decidiria o Mundial de Clubes contra o Cruzeiro. Na época, uma missão considerada impossível, em função dos custos e dificuldades técnicas. Foi pela TV Itacolomi, dos Diários Associados. Quebrou todas as barreiras, comercializou cotas e o trabalho foi mostrado para todo Brasil pela Rede Tupi, a qual pertencia a Itacolomi.

Eu era criança e uma das primeiras lembranças que tenho de uma reportagem esportiva é do bordão que o Luiz usava para abrir e encerrar os seus noticiários, pela Rádio Inconfidência: “No calor ou no frio, Café Minas-Rio…”.

De repente foi acometido por um câncer no pâncreas e em poucos dias a situação se complicou em função da metástase. Visitei-o na UTI do Felício Rocho uns dias atrás e tive o privilégio de batermos um último papo, que qualquer dia conto aqui.

Descanse em paz caro Luiz, e obrigado pelos ensinamentos! Um dia a gente se encontra!


» Comentar

Comentários:
20
  • Raws disse:

    Com muita tristeza recebi atrasado essa triste notícia. Aceitou-me como amigo do Facebook depois de postar uma indireta, “Não aceito qualquer um no Facebook, sem fazer uma pesquisa”. Foi uma honra. Bati um papo com ele certa vez no clube Jaraguá, e questionei o seu “afastamento” da mídia esportiva, ele me disse que financeiramente não estava valendo a pena e se direcionou a outros projetos. Pelo menos duas vezes por semana, coincidia de encontrá- lo no café matinal de uma padaria no bairro Dona Clara. Subiu junto ao “Alemão”, um dos profissionais mais cultos da nossa imprensa. Descanse em paz.

  • Jorge moreira disse:

    Coisas do Luiz Carlos, um Atléticano de quatro costados(como ele por vezes dizia) sempre honesto e imparcial em suas opniões,nunca deixava que o seu Atleticanianismo ofuscace a verdade, a imparcialidade,sempre verdadeiro, gostava de coisas simples,mesmo estando com amigos da prateleira de cima, sempre disposto a uma conversa mesmo com quem ele não conhecia(humildade)tinha o poder de angariar e fazer amigos e admiradores, exatamente por nunca ter se negado a apagar suas origens, é comtemporaneo como estou sentindo falta do seu ultimo repique no seu tamborim de pendurar na cintura, nas cores amarelo,preto e vermelho do seu bloco caricato do coração(Corsarios do Samba, mesmo sendo amigo do pessoal da elite como os Bocas Brancas, mas voçê sempre foi fiel as cores e aos amigos daquela turma que ensaiava la na pracinha Negrão de Lima e mesmo quando não desfilava e já na imprensa sempre nos fazia REVERENCIA nos desfiles de um Carnaval que não existe mais , desculpe colega(que com muita humildade pois voçê sempre nos teve como amigos)
    que me faz lembrar de tanta coisa boa e (parafraseando o 14Bis) de paginas de um livro muito bom da nossa Juventude Saudades, Saudades, como escrevi ontem até um dia

  • Hermon Bastos Paiva disse:

    Oi chico aqui e o |Hermon (caminho da roca) deixo aqui o meu depoimento sobre o Luiz Carlos Alves ,me ajudou muito quando eu tinha o Caminho da roca,que pena que se foi tao cedo que deus o tenha em um bom lugar um abraco para vc ,e sucesso na prefeitura Hermon Bastos Paiva

  • Julio disse:

    Assim como Willy Gonser, possuía raro talento para a comunicação, sempre clara, precisa e bem informada. A voz de nossa imprensa fica mais fraca. Deus conforte a família e lhe receba em bom lugar.

  • JOAO BALDOW disse:

    ESTOU MTO SENTIDO TB,COMO TORCEDOR DO GALO EQUE SOU. ,A FOTO COM UM MICROFONE GIGANTE PX AO MESTRE TELÊ ,E UMA REFERENCIA . APRENDI GOSTAR DE OUVIR RADIO COM ESSES CARAS QUE VAO NOS DEIXANDO PAULO ROBERTO PINTO COELHO, VILIBALDO ALVES,OSVALDO FARIA ,WILLY GONSER E AGORA O COMENTARISTA DE PERSONALIDADE LUIZ CARLOS ALVES. JA FAZIA FALTA NAS TRANSMISSOES ESPORTIVAS ,AGORA ENTAO ! DESCANSE EM PAZ !

  • João Cavalieri disse:

    Uma pena, nossos sentimentos aos familiares e amigos.

  • Ed Diogo disse:

    Bom dia para todo mundo e pro mundo todo!
    Nunca mais escutarei isto.

  • Luiz disse:

    Lá se foram dois dos os melhores… Vily Gonser. Luiz Carlos Alves…eita Mês de agosto.
    Luiz Carlos era sem dúvida do time dos dez mais de todos os tempos na imprensa esportiva.Me estarrece saber como esse moço foi esquecido pela imprensa esportiva. A voz, o talento e a honestidade desse rapaz não podem ser esquecidos. Cala-se mais uma voz do time dos grandes.
    Ele está no mesmo time de Jairo Anatólio Lima, Jota Junior,Jugurta Anatólio Lima, Vilibaldo Alves, Flávio Anselmo(Graças a Deus entre nós), Osvaldo Faria, V. Gonser, Alair Rodrigues, Roberto Abras ( na ativa), Paulo Roberto Pinto Coelho….Grandes nomes!
    Vá em paz grande Luiz!

  • Tom Vital disse:

    Outra grande perda.Luiz Carlos Alves,outro monstro sagrado,da Imprensa Esportiva Mineira,que nos deixa essa semana.Grande comentarista.Esse era mais um dos que eu aprendi a admirar desde que eu era menino.Que ele descanse em paz.

  • Hadson Santiago disse:

    Na TV Itacolomi, na década de 1970, Fernando Sasso e Luiz Carlos Alves comandavam o “Bola na Área” toda segunda-feira, às 23h. Eu era uma criança e lutava contra o sono para assistir ao programa. Bons tempos!

  • César Lopes disse:

    Notícia muito triste essa viu…
    Vai deixar saudades…
    Jamais vou me esquecer de um dos seus últimos jargões:
    -Bom dia pra todo mundo e pro mundo todo!
    Descanse em paz Luiz!

  • Marcão de Varginha disse:

    Meus sentimentos à familia, amigos, colegas…

  • Jorge moreira disse:

    Luiz Carlos Alves contemporaneo do Bloco Caricato Corsários do Samba da Floresta, este
    é mais um Amigo que foi na frente e nos deixara muitas saudades, até um dia grande tocador
    de tamborim dos nossos eternos carnavais, aos amigos e familiares, meu abraço e solidariedade
    pelo passamento do Luiz Carlos, até um dia

  • Regi.Galo/BH disse:

    Quanta tristeza!
    Sentimento e força aos familiares.

  • Christiano Jilvan disse:

    Jornalismo segue em luto intenso com a perda de Luiz Carlos Alves, repórter, editor e memorialista nato. Uma capacidade ímpar para contar histórias com precisão.
    Continuarei muito fã.
    Esteja em paz…

  • Márcio Luiz disse:

    A morte é uma sacanagem com quem gosta da vida.

    Cresci ouvindo o Luiz. Aquela foto emblemática dele ao lado do Telê no Maracanã após a conquista do Brasileirão sempre me vem à cabeça quando ele estava falando ao microfone.

    Mais um grande profissional e grande atleticano que se vai.

  • J.B.CRUZ disse:

    LUIZ CARLOS ALVES era por assim dizer, um CATEDRÁTICO DO ESPORTE….Sabia dissecar todos os assuntos relacionados a qualquer tipo de competição..Grande empreendedor na área do marketing, LUIZ era conhecido e reconhecido em todo o setor ESPORTIVO e empresarial no setor de propaganda e sabia como nunca divulgar as belezas turísticas de nosso ESTADO e nosso PAÍS..
    Esse realmente Honrou suas atividades a que abraçou por vocação..
    CORINGA NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO…

    EXISTEM PESSOAS QUE VÊM E QUE FICAM;
    OUTRAS QUE VÊM E PASSAM..
    EXISTEM AQUELAS QUE VÊM, FICAM E DEPOIS DE ALGUM TEMPO SE VÃO;
    MAS, EXISTEM AQUELAS QUE VÊM E QUE VÃO COM UMA ENORME VONTADE DE FICAR…….
    DESCANSE EM PAZ….

  • Aloísio Tanure disse:

    Que tristeza, sempre gostei de ouvir os comentários do Luiz Carlos Alves, falava bem demais, seja na área esportiva ou de qualquer assunto debatido no Rádio Vivo com o Zé Lino.

  • MARCIO MATA disse:

    Bom dia Chico

    Eu conheci o Luiz. Fizemos alguns trabalho juntos.
    O primeiro deles foi um outdoor da BRA
    Depois outros menores, eu ia no apto dele no Planalto para fazer a arte.

    Ele me contou na época que a frase: “Samarino, o seu próximo sapato” era dele.

    Marcio Mata

  • Wagner disse:

    Lamentável perda, grande figura, frequentador do bar do Chumba no Santa Tereza ..Vai fazer falta.
    Grande abraço Chico Maia…