Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ainda não vi essa “evolução” que o Micale e alguns colegas estão dizendo que aconteceu no futebol do Atlético, mas no Avaí sim!

Fred no caderno de esportes de O Tempo, dia 18 de agosto, quase no fim da atual temporada.

Na ansiedade de “jogar pra cima”, alguns repórteres e comentaristas entram na conversa do Rogério Micale de que o Atlético está evoluindo. Não sei onde ele viu essa evolução. O jogo contra o Palmeiras foi um momento bom para que as palavras do treinador se confirmassem e ganhassem eco, mas o futebol apresentado foi aquele que vimos e um empate com sabor de derrota. Não por culpa apenas dele, mas consequência de uma série de erros absurdos que o Galo cometeu este ano. Essa foto do Fred, de um mês atrás no O Tempo mostra bem isso. Como pode uma comissão técnica e uma diretoria deixarem um dos atletas mais bem pagos do continente chegar a uma situação dessas. São detalhes assim que constroem um time vencedor ou fadado ao fracasso.

Quem pode falar em evolução, de verdade, é o técnico do Avaí, Claudinei Oliveira, cujo time saiu da zona do rebaixamento e faz a melhor campanha do returno. Confira essa reportagem do Estadão:

* “Avaí aposta na defesa e surpreende rivais na luta contra o rebaixamento”

Diretoria defende continuidade de Claudinei Oliveira para escapar da degola

Por Aline Torres, O Estado de S.Paulo

O Avaí é um clube conhecido por seus feitos improváveis. A equipe do técnico Claudinei Oliveira surpreendeu ao vencer o Sport fora de casa na última rodada do Nacional. Ninguém pontuou mais do que o time catarinense no segundo turno, com três vitórias e um empate em quatro partidas. A vitória por 1 a 0 em cima do Sport, no Recife, foi suficiente para tirar a equipe da zona de rebaixamento após 96 dias. Claudinei acredita que a arrancada não deve parar por aí. “Vamos buscar o título do segundo turno. Isso pode não valer nada, mas para a gente é um marco e representa muito”, comentou o treinador.

Ex-técnico do Santos, Claudinei já havia feito um bom trabalho no clube na temporada passada. Depois de assumir o Avaí em situação difícil na terceira rodada do returno da Série B, ganhou 12 jogos e empatou quatro, garantindo o vice-campeonato e a vaga na elite do futebol.

Na campanha deste ano, o Avaí empatou com times grandes do País, como Flamengo, Corinthians e o próprio Santos. Fora de casa, venceu Botafogo e Grêmio, atual vice-líder da competição. Mas Claudinei balançou no cargo na 18.ª rodada, quando o time perdeu por 5 a 0 para o Atlético-PR.

A diretoria resolveu dar um voto de confiança a ele e desde então a equipe não perdeu mais. Como recompensa, o técnico teve o contrato renovado na última semana para continuar lutando pela permanência na primeira divisão. A fórmula, segundo ele, é a consistência tática e defensiva e a efetividade no ataque, que tem aproveitado as chances que surgem.

“A principal característica da nossa equipe é saber sofrer. Sem a bola, temos um comprometimento tático muito bom, compacto, com bloqueios de cruzamentos e finalizações. Por outro lado, quando tem a bola, o time mantém o equilíbrio e espera pela chance de finalizar”, analisou.

Claudinei aposta no elenco mesclado com jovens e jogadores mais experientes, como os meias Marquinhos e Juan (ex-Flamengo e São Paulo) e o zagueiro Betão (ex-Corinthians).

Na visão do treinador, o principal desafio agora é manter a boa fase diante de uma sequência difícil, contra o Atlético-MG, em casa, e o Flamengo, fora. “Agora temos de nos cobrar ainda mais. A responsabilidade só aumenta. Temos de manter o foco. Eu tenho orgulho de comandar esta equipe”, finalizou o técnico.

CLAUDINEI

Claudinei Oliveira, técnico do Avaí Foto: Alex Silva|Estadão

http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,avai-aposta-na-defesa-e-surpreende-rivais-na-luta-contra-o-rebaixamento,70001987756


» Comentar

Comentários:
20
  • Luiz ibirite disse:

    Fazia um bom tempo que nao assistia a uma partida do atlético, agora estou entendendo o porque de ter lido alguns comentário aqui neste espaço falando q o empate hj seria como se fosse uma vitória, o time está mais perdido do que o tal micale, a continuar assim a briga será mesmo contra a degola!

  • Pedro Vítor disse:

    As Marias deitam e rolam neste espaço e os pseudos alvinegros assistem o Circo dos horrores!

    Estou pronto pra guerra!

    Aqui é Galo!

  • Marcos disse:

    Time evoluiu sim.
    Parou de só “chuveirar”. Voltou a tabelar, tentar infiltração, ir a linha de fundo.
    Só não vê quem não quer.

  • RODRIGO ALVES DA SILVA disse:

    Boa Chico, percebo que vc é um dos poucos da imprensa mineira que fala a verdade é crítica o “especialista” que pra mim já deu juntamente com o Robinho

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    E a convocacao do Tardelli, que absurdo !!! pior e que o Galo mais uma vez vai cair como um patinho, Tardelli ja esta velho nao da mais !!! o treineiro da selecao ainda usou o nome do Galo pra justificar tamanho absurdo, a cbf mais uma vez sendo usada por empresarios dos boleiros !!!!

  • Alisson Sol disse:

    Minha barriga de corredor e jogador amador ficou com inveja desta barriga de jogador profissional do Fred. Tenho de engordar uns quilinhos para chegar a esta “forma”…

  • Regi.Galo/BH disse:

    Alô Micale!

    Foi uma semana por conta só de treinamentos e de aprimoramentos.
    Está na hora de mostrar a que veio, pôxa!
    Vamos agitar Galo!!!!!

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Fred foi um grande jogador. Centro-avante nato, matador, goleador. Dos melhores que o Brasil já teve.
    Infelizmente, o tempo passou. Hoje não passa de um “ex-jogador em atividade”, faturando os últimos milhões de sua carreira antes de voltar prá Tchó-Tchó e aproveitar a aposentadoria. Se tem quem ainda paga, porquê não ?

  • Carlos Henrique disse:

    Olha no futebol, tudo pode acontecer, ja vi cada coisa, alguns lunaticos
    sonham com Cuca eu tambem sonho
    entao sou lunatico, olha para Cuca ser tecnico de novo
    vai depender , primeiro
    Do ATletico conquistar a vaga na libertadores ou pre libertadores
    segundo
    o Palmeiras ta lá na proxima Libertadores
    o Palmeiras tem dinheiro, arena pronta e nao vai desfazer do melhor treinador do Brasil
    o melhor esta na seleçao, entao o time paulista nao vai abrir mao, do treinador
    terceiro, acho que o Daniel sera candidato a reeleiçao
    por querer ,passar na historia como o presidente que fez o estadio
    vamos ver como será o planejamento o ano que vem.
    vendo o trabalho de Rogerio Micale, so posso falar
    que é melhor do que o do R. M
    E O TIME QUE ELE ACHOU COM 3 MEIAS ESTA COM APROVEITAMENTO MELHOR
    VAMOS VER O JOGO DOMINGO PELA MANHA
    Podemos ganhar l, do Avai em crescimento na competiçao
    e um empate la em Floripa, nao é um resultado ruim
    resultado ruim é empatar em casa.
    Se Fred, continuar a ma fase, Micale vai aproveitar o Clayton de centro avante
    tomara que este jogador, faça muitos gols
    custou caro, é novo,e deslanchando, seria uma boa opçao de venda
    pela sua idade, ja que implodiu no Corinthians e no Galo
    tomara que volte a fazer gols, e ganhe a posiçao
    Com Luan, Cazares, Valdivia, Fred ou Clayton
    esse time pode melhorar muito com essa formaçao

  • Silvio T disse:

    Chico, na minha opinião o galo só não ganhou do Palmeiras por causa exatamente do barrigudo aí da foto e do Robinho. O Micale está pagando pela inexperiência do primeiro comando num time grande. Não aguentou a pressão da mídia e dos bastidores e botou a dupla em campo. Contrariou o que fez contra o Flamengo e Ponte, quando o galo teve duas boas vitórias, superando os empates do primeiro turno. Concordo também quanto ao Avaí. Já foi um jogo duríssimo no Indepa na vitória por um a zero. Mas levo fé que, sem Fred e Robinho, o galo possa trazer de lá pelo menos um ponto. Minha conta é contra o rebaixamento, que continua bem próximo.

  • Herminio disse:

    parece que a velha bagunça voltou ao Atlético

  • Thales Rosa disse:

    Normal, a maioria vive no mundo da lua…

    Fred tá com uma pança grandinha para um.jogador… explica a tal ma fase.

    • Jorge moreira disse:

      Voçê e os outros? bem que gostariam de ter o Fredão todinho pra voçês não queriamkkkkkkk só que ele não esta mais a fim de voçês então kkkkkkkkk pra voçêskkkkkkkkkkk se duvidar pergunte ao samuel rosinha que ele sabe que a resposta É N Ã O

  • José Eduardo Barata disse:

    CHICO MAIA ,
    o seu texto é mais que uma constatação :
    é um dedo na ferida na falta de comando
    que assola o Atlético há uns dois anos , e
    que alguns aqui estão a ressaltar desde
    sempre .

  • Márcio Luiz disse:

    Bom dia, Chico! Cuidado!
    Lembre-se que a preparação física do Galo está nas mãos do “melhor preparador físico do Brasil”, kkk, Carlinhos Neves.
    E não se pode criticar a preparação física de um time que está sob o comando deste “mago”, pois antes a culpa era da turma do Aguirre que não o deixava agir devidamente, kkk.