Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Estilo Mano Menezes não agrada a muita muita gente, mas continua dando certo no Cruzeiro

Essa vitória do Cruzeiro sobre o Bahia confirma o que disse o técnico do Corinthians, Fábio Carille, numa entrevista ao O Globo, que republicamos aqui semanas atrás, de que ele manteve características implantadas no time paulista pelo Mano e pelo Tite. No caso do atual comandante cruzeirense, a aposta num sistema defensivo forte e aproveitamento das poucas oportunidades surgidas. E desse jeito o Cruzeiro está na final da Copa do Brasil e invicto há quatro jogos no Brasileiro e sem saber o que é derrota no Mineirão há nove paartidas.

Detalhes do 1 a 0 sobre o Bahia, na reportagem do Thiago Prata para o SuperFC:

* “No sufoco, Cruzeiro bate o Bahia no Mineirão”

Precisando de um triunfo para se garantir na sexta posição ao fim de mais uma jornada da competição, os celestes enfrentaram dificuldades na armação e na conclusão de jogadas, mas saíram com a vitória

Haverá dias em que os homens da linha de frente do Cruzeiro não estarão tão inspirados. Mas isso não quer dizer que a Raposa sairá de campo sem vencer. Acontecerão ocasiões em que nomes um tanto quanto inusitados deixarão o gramado como heróis. Foi o caso deste domingo, na vitória por 1 a 0 sobre Bahia, no Mineirão, pela 24ª rodada do Brasileirão.

Precisando de um triunfo para se garantir na sexta posição ao fim de mais uma jornada da competição, os celestes enfrentaram dificuldades na armação e na conclusão de jogadas. Chegou-se ao ponto de a categoria de Thiago Neves não aparecer em momentos-chave – o meia perdeu uma penalidade no início do segundo tempo. Coube ao zagueiro Léo, de cabeça, sacramentar uma vitória sofrida, suada e fazendo jus à aura guerreira do clube.

Não foi fácil consolidar o resultado positivo, uma vez que o Cruzeiro teve Lucas Silva expulso aos 38 min da etapa final. E bem expulso, diga-se de passagem. O atleta deu uma tesoura por trás de Zé Rafael. Jogou apenas nove minutos desde sua entrada e deixou o time na mão. No entanto, os demais comandados de Mano Menezes correram muito para impedir o empate do tricolor.

Com o resultado, a Raposa chegou a 37 pontos, na sexta colocação do Brasileirão. No próximo domingo, encara o Atlético-GO, em Goiânia. Será o último compromisso antes da partida decisiva contra o Flamengo pela Copa do Brasil.

O jogo
O início de partida se mostrava bastante promissor ao Cruzeiro. O time celeste construiu algumas boas jogadas, forçando o goleiro Jean a trabalhar. Mas depois o que se viu foi uma sucessão de erros de passe por parte dos celestes, o que foi crucial para o empate sem gols no primeiro tempo.

Do outro lado, o Bahia apostava nos contra-ataques e na bola parada. Porém, Fábio se mostrava atento e eficiente diante do setor ofensivo do tricolor da Boa Terra.

Na saída para o intervalo, o meia Thiago Neves cobrava uma mudança de postura de todos os jogadores do Cruzeiro. “Algo precisa mudar, a gente está errando muito passe. Não estamos conseguindo armar as jogadas. Deixamos o Bahia sair para o jogo. Precisamos melhorar para ganhar o jogo”, destacou o camisa 30.

Curiosamente, a primeira chance de modificar o panorama e o placar da partida no segundo tempo veio dos pés de Thiago Neves. Só que o discurso do armador não se traduziu em gol. Após o árbitro assinalar pênalti de Rodrigão sobre Raniel, o meia da Raposa desperdiçou a penalidade. Méritos para Jean, que, antes da cobrança, ficou parado mais no canto direito e, depois do apito do juiz, pulou para a esquerda, fazendo grande defesa.

O Cruzeiro insistia bastante na busca pelo gol. E tanta luta deu resultado. Aos 17 min, Léo, de cabeça, completou o escanteio para as redes: 1 a 0.

Com muita raça e atuando com um atleta a menos desde os 38 min – Lucas Silva foi expulso –, os celestes seguraram o placar.

CRUZEIRO – ATUAÇÕES

Fábio – Mais uma vez, protagonizou grandes defesas – 7

Ezequiel – Ocupou bem os espaços pela direita – 6

Léo – Seguro na defesa, marcou o gol da vitória – 7

Murilo – Vem evoluindo cada vez mais – 6

Diogo Barbosa – Buscou jogo pela esquerda – 5

Hudson – Teve trabalho no primeiro tempo, melhorou no segundo – 5

(Lucas Silva) – Deu uma tesoura no adversário e foi bem expulso – 1

Henrique – Um leão no gramado – 6

Robinho – Está devendo um melhor futebol – 4

(Rafael Sóbis) – Teve que ajudar na marcação – 5

Thiago Neves – Perdeu um pênalti no segundo tempo – 4

Rafinha – Se esforçou pelo lado esquerdo, mas não teve muita eficiência – 5

(Arrascaeta) – Correu, correu, correu… mas ficou no quase – 5

Raniel – Lutou muito no ataque – 5

CRUZEIRO 1 X 0 BAHIA

Motivo: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro

Estádio: Mineirão

Árbitro: Wagner Reway (MT/Fifa)

Gol: Léo (Cruzeiro)

Cartões Amarelos: Henrique, Raniel, Robinho, Thiago Neves (Cruzeiro); Vinícius (Bahia)

Cartão Vermelho: Lucas Silva (Cruzeiro)

Renda: R$ 217.609

Público: 11.849 pagantes

http://www.otempo.com.br/superfc/no-sufoco-cruzeiro-bate-o-bahia-no-mineir%C3%A3o-1.1521148


» Comentar

Comentários:
12
  • Ademir disse:

    O juiz deu ajuda não assinalando um penalti claríssimo do Leo puxando a camida do jogado do Bahia. E o Mano ficou calado….

  • Gabriel Júnior disse:

    Ninguém comenta que o Bahia foi assaltado no Mineirão ontem.

    • Thiago disse:

      Assaltado? Num entendi…primeiro tempo o juiz largou o pau comer solto, os jogadores do Bahia tiveram alvará pra dar pontapé e no segundo tempo também. Mas ele so expulsou do nosso lado.

  • Alisson Sol disse:

    Mais uma das partidas em que o time vence por 1×0 com gol de um defensor. Não é fácil entender isto.

  • Thales Rosa disse:

    Foco no penta…
    3 pontos garantidos.. cruzeiro nas cabeças
    Normal…

  • luiz ibirite disse:

    3 pontos, o time parece não estar no jogo, dois tempos distintos, lucas silva bem expulso, acho que ele queria somente segurar e tomar o amarelo, mas não consegue e a tesoura é inevitável, ao cruzeiro muita atenção pois a final está em aberto, nada ganho, será um jogo muito difícil.

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Valeu pelos 03 pontos. E por mesmo que com aquela certa preguiça, não ter perdido ponto pra time da parte baixa da tabela, como foi no primeiro turno.
    Agora é time totalmente reserva contra o Atlético Goianiense e descansar e preparar o time titular para a granfe final da Copa do Brasil.

  • Julio Cesar disse:

    Levou sufoco (pelo que li), o Bahia reclamou muito da arbitragem; e no Corintians o estilo Mano (que o Carile gosta) estava a 3 partidas derrotado (e os concorrentes mais proximos não aproveitaram; são 9 pontos) e ganhou ontem na mão grande ontem Não do Jô; este usou o braço. A bola entraria ? Ou ia na trave e voltava as mãos do goleiro ?!
    O estilo Mano vai dando certo ? A copa do Brasil ainda não terminou, foi eliminado pelo Londrina e o campeonato brasileiro tambem não terminou.
    Mano tem uma copa do Brasil e uma serie B. Muito pouco pra esquema vencedor. Mesmo que vença a Copa do Brasil 2017, muito pouco, pra esquema vencedor !
    Ainda foi eliminado pelo Atletico na copa do Brasil 2014 com uma vantagem enorme, e todos o criticaram por recuar seu time (priorizar defesa) e levar sufoco ate o Galo levar os 4X1 !! Segurou o Flamengo no Rio (levando sufoco) porque o Flamengo tem bom elenco e contratou ao longo da competição e ainda não deu liga. E o goleiro ainda ajudou.
    Menos, gente, menos !

  • J.B.CRUZ disse:

    ENTROSAMENTO – MOTIVAÇÃO e PAGAMENTO EM DIA:;
    MANO MENEZES continua implementado táticas condizentes com o futebol moderno…
    ”Feijãozinho com arroz com simplicidade””….
    Bons Jogadores e a motivação que visa um grande título este ano, é o que move esta Equipe..A torcida Agradece e ”joga junto” , pois todos ganharão…
    CRUZEIRO SEMPRE !!!…

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    O time esta claramente pensando na final! basta ver o primeiro e o segundo tempo do jogo,primeiro tempo o cruzeiro não jogou e no segundo amassou o Bahea!valeu demais pelo resultado,lembrando que no momento o G6 vira G7 pois raposa e fla estão entre os 7 e os vão decidir a CB! já critiquei o Léo demais viu mas tenho que reconhecer que sua luta,perseverança e o bom rendimento esse ano tenho que admitir que queimei minha língua!quem sabe ele não faz mais 1 dia 27?!

    • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

      Caro Júlio Ávila,

      Concordo contigo. É nítido que o time tá com a cabeça na final da Copa do Brasil. Por isso que eu achei temerária a final ter sido marcada só para o dia 27/09. Teria que ser na semana seguinte do primeiro jogo, como sempre foi. Menos mal que até agora o Cruzeiro venceu esses dois últimos jogos no Brasileirão, mesmo sem ter demonstrado muita gana.

      Abraços

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    8 pontos.