Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A camisa América no filme “Chocante”, o dia em que Tostão chegou ao Barro Preto e recordação de gente e tempos de ouro da comunicação de Minas

AMERICAFOLHA1

AMERICAFOLHA2

A Folha de S. Paulo publicou resenha do filme Chocante, que estreou ontem em circuito nacional e o que me chamou mais a atenção na foto foi a camisa do Coelhão, usada pelo ator Lúcio Mauro Filho numa das cenas. Lembrei-me de outra foto de gente famosa vestindo a camisa do América, que foi o então presidente Lula, ainda em lua de mel do seu primeiro mandato, jogando uma pelada em Brasília.

LULA

Foto que correu o mundo na época, a camisa foi um presente do professor e ex-deputado Luiz Soares Dulce, grande figura, torcedor apaixonado do Coelhão, que na época era Secretário da presidência da república. Recorri ao Google para encontrar essa foto e a encontrei no meu próprio blog, com outras fotos muito legais, enviadas pelo conterrâneo Rodrigo Couto, que vale a pena publicar de novo. Inclusive para lembrar dos saudosos Januário Carneiro, fundador da Rádio Itatiaia e Luiz Carlos Alves, falecido recentemente, numa foto que tem também o Roberto Abras e Procópio Cardoso, que estão aí firmes e fortes para a nossa satisfação:

* “Obrigado ao conterrâneo, cruzeirense, Rodrigo Couto, que nos enviou ótimas fotos, tiradas de suas revistas históricas… Contam muito da história do nosso futebol e da nossa comunicação, envolvendo alguns dos principais nomes de Minas e do Brasil. Ele escreveu a seguinte dedicatória: “Chico, seguem as fotos do meu arquivo: uma tem Procópio, Januário Carneiro, Luiz Carlos Alves e Roberto Abras. DORODRIGO

Outra de Tostão no dia que chegou ao Barro Preto . . .

TOSTAO

e a ultima para o seu deleite, o time azul da década de 1980 que foi várias vezes humilhado pelo Galo; mas o detalhe é a camisa, por sinal a mais bonita de todos os tempos!

CRUZEIRO-1980

Abraço,

Rodrigo Couto”

http://blog.chicomaia.com.br/2011/page/34/


» Comentar

Comentários:
19
  • J.B.CRUZ disse:

    TORCIDA DE VERDADE: — ECOS DO PASSADO — MERGULHO NO TEMPO.. (JULHO DE 1.945)
    A Transformação do velho Campinho do Barro Preto (Estádio da Sociedade Esportiva PALESTRA ITÁLIA), no Estádio JUSCELINO KUBITSCHEK de OLIVEIRA; já como CRUZEIRO ESPORTE CLUBE; foi uma Obra de Lances Sensacionais…
    Pelo INEDITISMO,pelo VERDADEIRO AMOR que os ATLETAS e TORCEDORES conseguiram Demonstrar e pelo Ritmo Vertiginoso Empreendido..
    Deve-se tudo à Capacidade de Liderança de um CRUZEIRENSE de Coração Largo, de Peito Aberto para as Grandes amizades e Para seu Clube: MÁRIO GROSSO, Cuja Placa de Bronze , que foi Inaugurada quando o Estádio era entregue ao Público; é apenas um símbolo do Agradecimento que o CRUZEIRO ESPORTE CLUBE deve a ele..
    Foi com seu Espírito de Líder que MÁRIO GROSSO levou para o Barro Preto até Jogadores de sua Equipe Principal , cada um auxiliando num setor..Muitos Torcedores também se apresentavam para ajudar sem cobrar nada pelo trabalho; afim de que as Obras Terminassem no Prazo Previsto…
    E o Prazo Previsto era Curtíssimo….Mas, WILSON SALIBA (Arquiteto) Projetara Tudo..Riscara a
    Propriedade toda: ”aqui será a Piscina,,ali o Basquete,; Vestiários para lá, Iluminação saindo daqui e os Jogadores terão um Túnel de acesso ao Campo”..
    O Torcedor via o Projeto Desconfiado: 120 dias para a Conclusão (quatro Meses): só Milagre…
    O Milagre era o Trabalho da dupla GROSSO-SALIBA..Nem mesmo o custo Financeiro Assustava..Seria 500 Mil Cruzeiros(moeda da Época) e que representava Verdadeira Fortuna para um Clube sem Arrecadação e sem maiores Possibilidades..
    Mas, os CRUZEIRENSES foram para o Trabalho..O Principal deles, que começava tudo, era o de Empurrar o Campo seis metros de um lado para outro..Imposição do Projeto para aproveitamento funcional da área..
    Aí apareceram os Jogadores : BIBI não era apenas um Zagueiro Vigoroso que fazia dupla com CAIERA, era também Técnico em Marcenaria..HEMETÉRIO, Centro-Médio da Equipe, Filosofava até: ”A minha posição (no jogo) ,me obriga a correr o Campo Inteiro..Onde está a Bola o Centro-médio tem que estar perto. Por isso Conheço tudo de campo..Deixe comigo que não haverá problema..Darei o Jeito em pouco tempo””..Se falava dessa forma, não agia diferente ; era encontrado em qualquer hora do dia com seus auxiliares em campo, onde havia uma placa; ”Qualquer assunto com respeito ao gramado , falar com o DR. HEMETÉRIO-ENGENHEIRO”..Juntando-se ao BIBI, CAIERINHA, também colaborava e os dois acabaram por fazer o cercado do Campo..
    GERALDO I e GERALDO II, chegaram a erguer paredes (eram Pedreiros), trabalhando onde havia necessidades de mexer com cimento..Integrava-se os JOGADORES E TORCEDORES no trabalho pesado; e cada um ia dando um pouco de sua Capacidade para cumprir o Projeto…
    E quem deixou de visitar o BARRO PRETO em Quatro Meses deve ter levado um Susto quando lá apareceu no dia Primeiro de Julho de 1.945 para Assistir CRUZEIRO E BOTAFOGO, o Jogo que Inaugurava o Estádio J.K (O MAIOR ESTADISTA QUE O BRASIL JÁ TEVE), Homenagem a JUSCELINO KUBITSCHEK de OLIVEIRA, então PREFEITO de BELO HORIZONTE, que tanto ajudara o Clube, como também ajudou muito o Esporte Mineiro..
    Ali estava o Novo Estádio..Arquibancadas de Cimento Substituindo as velhas arquibancadas de madeira dos tempos de PALESTRA..Gramado novo, Túnel de acesso ao campo, quadras de basquete e Volibol..Era um Ambiente de Festa, comparecendo Figuras Representativas do Esporte Brasileiro..
    O Ponto Culminante da Inauguração foi o descerramento da PLACA DE BRONZE em Homenagem a MÁRIO GROSSO..
    Depois Houve Também a Entrega de um Belíssimo TROFÉU a ÍTALO FRATEZZI,o Popular BENGALA( (antigo jogador do Palestra), também um Colaborador Prestimoso da Obra..
    O PREFEITO J.K. lá estava Acompanhado do Sr. JOÃO EVERTON QUADROS, que representava o GOVERNADOR BENEDITO VALADARES, RIVADÁVIA CORREIA MEYER, Presidente da C.B.D. atual C.B.F., dando o Prestigiamento que a Solenidade Exigia..
    Restava o ponto final do CRUZEIRO à sua TORCIDA; o lado Esportivo do Acontecimento..
    E quando entrou em Campo a Equipe do CRUZEIRO, correndo por aquele gramado novo,sem desníveis, impecável mesmo; a torcida explodiu…
    Lá dentro, GERALDO I e o II, BIBI, CAIERINHA, HEMETERIO e todos os outros que colaboraram com a construção do Estádio, sorriam de outra forma..Ali estava o Trabalho deles; o AMOR PELO CLUBE, a Vontade de Ajudar…
    E entrou o BOTAFOGO..Um Punhado de CRAQUES , de Jogadores do mais alto Gabarito Técnico, onde um HELENO DE FREITAS era a FIGURA MÁXIMA..
    Enfim uma equipe para participar de um Acontecimento tão Importante como o que ali se realizava..
    Começou o Jogo e o CRUZEIRO partiu para cima do Quadro Carioca…Aí apareceu OSVALDO, Notável Goleiro Botafoguense, que era uma Barreira quase Intransponível..Quase, Por quê NIGINHO, ao Final do Primeiro Tempo, conseguiu marcar o primeiro gol da partida..
    O Delírio da TORCIDA foi Indescritível…Jogava para Fora toda a Alegria que reunira desde os primeiros momentos daInauguração..
    Mas, veio o Segundo Tempo e com ele um BOTAFOGO ainda mais Forte; atacando,correndo,lutando
    em busca do empate..E eel veio numa jogada Sensacional de HELENO DE FREITAS. que se deixou
    tristes os CRUZEIRENSES, provocou aplausos pela beleza e alta Técnica da Jogada..
    O jogo terminaria em 1 x 1, resultado Justo de uma Grande Partida, Coroamento Festivo de um dos Maiores Acontecimentos na vida do CRUZEIRO ESPORTE CLUBE..

    O PALESTRA-CRUZEIRO TEM HISTÓRIA PARA CONTAR:

    CRUZEIRO SEMPRE !!!…

  • luiz ibirite disse:

    Páginas heróicas imortais! onde a vaidade era dar um drible espetacular e não ficar passando a mão no cabelo, se preocupando em mostrar os cortes e se esquecendo de jogar o futebol!

  • J.B.CRUZ disse:

    07 de OUTUBRO de 1.942; —– 75 ANOS )….
    Por Entrave Políticos e Geográficos; Neste dia, A SOCIEDADE SPORTIVA PALESTRA ITÁLIA (Bem como o PALESTRA ITÁLIA PAULISTA; Hoje SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS) se viu Obrigada a Mudar seu Nome Para CRUZEIRO ESPORTE CLUBE…
    Neste dia 07/10/2.017, Queremos Parabenizar Esta GLÓRIA do Futebol Brasileiro, que ao longo destes 75 anos de Vida Genuinamente Brasileira; vem Honrando o Nome dos seus Fundadores, Imigrantes Italianos) , que vieram com sua mão- de -obra( Pedreiros, Carpinteiros, etc,etc, ajudar aos Irmãos Brasileiros de Belo Horizonte na Construção da Grande Cidade Capital dos Mineiros…A SOCIEDADE SPORTIVA PALESTRA ITÁLIA ( 21 Anos (1.921-1.942) com este nome; ganhou 4 Títulos), ”Repousa e Dorme”” nos louros do Passado, Enquanto o CRUZEIRO ESPORTE CLUBE segue com Seu Destino Vitorioso de Conquistar Títulos, Troféus e Glórias ao Longo de sua Caminhada rumo a Eternidade…
    MILHÕES de APAIXONADOS SEGUIDORES, Mesmo em Tempos Difíceis e Sacrificados, Cobram Com Veemência, Exigem dos Diretores e Comissão Técnica E jogadores: Seriedade, Determinação e Fidelidade ao Clube que AMAM E VENERAM; Resultando destes esforços, Incontáveis Triunfos Sobre Nossos adversários que Empreendem a Mesma Luta…

    CRUZEIRO ESPORTE CLUBE, LAUREADO com o TITULO de MELHOR CLUBE BRASILEIRO das AMÉRICAS no SÉCULO XX !!!…

    CRUZEIRO SEMPRE !!!…

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Eu não tenho vergonha de assumir que votei no Lula desde 1989. Acreditava nele sim como um autêntico representante do povo. Porém infelizmente ele se corrompeu e virou um verdadeiro gângster. Fez muito pelo Brasil sim, chegou a nos iludir, mas o preço que estamos pagando hoje, não justifica tudo que ele fez lá atrás. Pra mim ele é um crápula de marca maior.

  • Fernando disse:

    Viva Lula! O melhor Presidente que o Brasil já teve.

  • J.B.CRUZ disse:

    O TIME DA FOTO: ( 1.979) –
    Em pé: Zezinho Figueiroa – Nelinho – Geraldão – Marquinhos – Mariano e o Goleiro Luiz Antonio..
    Agachados: Eduardo Rabo de Vaca – Mauro Madureira – Roberto Cezar – Alexandre e Joãozinho..

    Obs: Era Um Time Sofrível, mas a Maior Goleada do Mineirão, foi essa Turma que proporcionou:

    CRUZEIRO 11 X O FLAMENGO ( VARGINHA)..
    Gols: Roberto Cezar (5) -Mauro Madureira ( 4) – Alexandre (1) e Carlinhos Sabiá (1)..
    ——————————————————————————————————————
    P.S. _ O CRUZEIRO é o SENHOR DO MINEIRÃO..
    25 Campeão Mineiro – .Bi-Sul Minas (2.001 e 2.002) –
    Copa Centro Oeste (1.999) – Super campeão Mineiro (2.002) –
    Copa dos Campeões Mineiro ( 1.991 e 1.999 ) ~-
    Taca Minas Gerais (1.973 – 1.982 e 1.983)
    Torneio Início (1.966) –
    ——————————-
    Super-Copa dos Campeões da Libertadores das Américas (1.991 e 1.992)
    Copa Libertadores das Américas ( 1.976 e 1.997 )..
    Recopa Sul Americana (1.999)..Copa Ouro e Copa Master da Super Copa..
    PENTA CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL ( 1.993 – 1.996 – 2.000 – 2.003 e 2.017) —
    TETRA CAMPEÃO CAMPEONATO BRASILEIRO ( 1.966 – 2.003 – 2.013 e 2.014 ) —
    CRUZEIRO SEMPRE !!!..

  • Thiago disse:

    Infelizmente no futebol empresarial que anda hoje nunca mais veremos os uniformes sem aquele monte de propaganda…so falta começar a colocar oferta de supermercado na camisa.

  • Silvio T disse:

    A lua de mel não acabou. Massacrado pela mídia diariamente há mais de dez anos e perdeguido pelo judiciário e PF de maneira feroz, Lula lidera todas as pesquisas. E tem até filme contra ele na maioria das salas de cinema

  • José Eduardo Barata disse:

    ‘Tá explicada a “zica” do América …

  • Maurício disse:

    Que timaço esse ai do Cruzeiro.
    Esse time deveria ser referenciado pelo famoso marketing do Cruzeiro.
    Fica ai a dica.

    Um Abraço!!!!

  • Zé Renato disse:

    Chico, o goleiro que está na foto do time do cruzeiro é aquele (esqueci o nome) que foi apresentado como estrela jogar no Jacaré no final de sua carreira, por volta do final dos anos 80 e início dos 90? Abraços meu amigo.

  • Thales Rosa disse:

    Tirando a foto de Lula – o escroque da nação – é legal demais ver as fotos antigas..

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Bom… Mas como nem tudo são flores… Lá vem eu de novo falar desse momento político / administrativo do Cruzeiro… rs

    Tenho amigos lá no Clube, que uns são ligados à chapa vencedora e outros ligados à chapa perdedora. E alguns deles com quem tenho conversado, eu percebo que tá cada um puxando a sardinha para o seu lado. Então, confesso-lhes que estou confuso… Cheguei a acreditar num possível “golpe”, mas depois de mais conversas, comecei a desconfiar que a coisa possa não ser bem assim.
    E de certa forma me vi num conflito interno, já que eu mesmo tanto critiquei essa Diretoria que está se desligando, os tratando as vezes como “amadores”… Então era pra eu estar até alegre com a saída deles. Só que, além deles terem consertado muita coisa que erraram e pareciam ter encontrado um rumo, se a coisa foi na base mesmo da “traição” como o Vicintin tem colocado, aí eu já não concordo. Porque isso demonstraria de cara o perfil de quem vai gerir a Administração / Futebol do Cruzeiro a partir de agora e tiraria a legitimidade da vitória. Porém, ao que tudo indica, na verdade parece que não houve nenhuma “traição”.
    O difícil é saber quem está mesmo falando a verdade, num meio de tantos interesses envolvidos…
    E o mais irônico é que a chapa vencedora e que em menos de uma semana já se dissolveu, foi batizada de “Chapa União”…

    Agora, uma tacada de mestre que o Wagner Pires fez até agora, foi a contratação do Marco Antônio Lage. Esse cara sim é fera !!!

    • luiz ibirite disse:

      Claytinho nos deixe mais informados ai, como vc tem “alguns conhecidos” pois eu até agora estou sem entender nada.
      Abraços!!

      • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

        Caro Luiz Ibirité,

        Pior que, como falei em outro comentário, cada hora um me fala uma coisa. E cada um puxando a sardinha pro seu lado… Confesso que continuo confuso e muito preocupado
        Pelo que me falaram o Mano não deve ficar mesmo. Ou essa nova Diretoria vai calar muita gente, inclusive a mim, ou não terminarão nem o primeiro mandato.

        Abraços

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Poxa, que bacana essas lembranças !!
    Jogadores que ajudaram o Cruzeiro a se tornar o que é hoje, um gigante do Futebol Brasileiro !!
    Imagino que o nosso colega de Blog, J.B. Cruz deve ter viajado no tempo ao ver essas fotos…
    Valeu mesmo, Rodrigo Couto e Chico Maia !!