Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Demissão de Cuca pelo Palmeiras mexe com o imaginário de atleticanos e cruzeirenses

cuca

O treinador é o primeiro na lista de preferências da torcida do Atlético que poderia ter Oswaldo Oliveira como diretor de futebol em 2018. Já os cruzeirenses torcem pela permanência de Mano Menezes na Toca da Raposa. Ele é o primeiro nome do Palmeiras para suceder Cuca.

Detalhes da saída do Cuca no Globoesporte.com:

* “Cuca não é mais técnico do Palmeiras; Mano é favorito ao cargo”

Por Tossiro Neto, GloboEsporte.com

Cuca não é mais técnico do Palmeiras. Em decisão tomada em comum acordo na tarde desta sexta-feira, o comandante não vai continuar seu trabalho até o fim do ano. O último jogo dele foi o empate por 2 a 2 com o Bahia, nesta quinta, no Pacaembu. Ele tinha contrato válido até dezembro de 2018.

Sem Cuca, o auxiliar Alberto Valentim assume a equipe interinamente a partir do jogo deste domingo, contra o Atlético-GO, às 17h (de Brasília), em Goiânia. O presidente Maurício Galiotte vai se pronunciar na manhã de sábado.

Mano Menezes, do Cruzeiro, é o único nome com o qual a diretoria trabalha no momento. Ele tem contrato com o clube mineiro até o fim do ano e futuro ainda indefinido. Ele é o favorito da cúpula palmeirense desde que Cuca passou a balançar no cargo. Jogadores consultados pela reportagem mostraram surpresa com a decisão. Bancado pela diretoria até o fim do ano, o técnico foi vítima da fase irregular do Palmeiras no Campeonato Brasileiro. Com 44 pontos, o Verdão está a 14 do líder Corinthians e ocupa a quinta posição na tabela.

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/cuca-nao-e-mais-tecnico-do-palmeiras.ghtml?utm_source=Twitter&utm_medium=Social&utm_content=Esporte&utm_campaign=globoesportecom


» Comentar

Comentários:
30
  • Thiago disse:

    Na minha opinião Mano Menezes vai enrolar a diretoria até ter certeza da classificação do Palmeiras a libertadores pra jogar pra torcida a responsabilidade da diretoria pra acobertar sua vontade (declarada dentro do clube de sair).Tomara que eu esteja errado e queime minha língua.
    Não acho errado ele sair, vence seu contrato, ele e profissional e tem seu direito, mas acho que a conduta de sair duas semanas pra tratar de pele em SP uma desculpa das mais esfarrapadas. Além disso ele não pode segurar a vaga a não for ficar.

  • Alisson Sol disse:

    Ora Senhoras e Senhores,

    Financeiramente, chegou a vez do Palmeiras lavar dinheiro de construtoras. O time teve sua “fase Parmalat”, e depois esteve mal, e agora está bem de novo. Mas que ninguém se engane: a política no Palmeiras é de deixar as recentes disputas na eleição do Cruzeiro parecendo debate científico. E com o Matos por perto, o clube deve estar construindo uma dívida futura de deixar muito político com inveja.

    Meu parecer: Mano conhece SP, e sabe que por lá a continuidade de projetos não existe. O problema é que a nova diretoria do Cruzeiro foi amadora, e trocou aqueles em que Mano confiava. Para ser demitido aqui ou lá depois de três derrotas nos estaduais, ele vai para onde tiver o melhor contrato. E vamos aguardar…

    • Thiago disse:

      Ninguém trocou nada. Simplesmente mentiram pro Gilvan e pro Bruno Vicintin, dizendo que não iria haver mudanças mas na verdade ninguem foi mandado embora.
      A entrada de Itair na vice presidência de futebol colocaria o Bruno como subalterno coisa que ele nao aceitou. E ai plantou um monte de babaquice na cabeça da comissão técnica e jogadores.
      Esse Bruno agiu como um idiota, como moleque. Postura profissional foi zero.
      Tinga teve mais elegância e vai cumprir o contratao mesmo discordando de tudo que foi feito. Imagina se numa multinacional um funcionário, ou um gerente começa a dar piti pq foi eleito um novo presidente e um novo diretor de área ?

      • Alisson Sol disse:

        Thiago,

        Você escreveu: ““Imagina se numa multinacional um funcionário, ou um gerente começa a dar piti pq foi eleito um novo presidente e um novo diretor de área ?

        O maior motivo de alguém trocar de empresa em multinacionais é exatamente este: as chamadas “reorgs” (reorganizações), devido a trocas de presidentes, VPs e diretores. Não é questão de “piti”. A questão é que todo funcionário a partir de certo nível tem métricas de avaliação. Por exemplo: seu objetivo este ano é lançar N produtos novos, ou aumentar a receita em 50%. Suponha que você trabalhou 11 meses do ano priorizando a meta de aumentar a receita, e aí chega um novo diretor de área e informa que “vamos agora avaliar os gerentes priorizando a retenção dos funcionários“. As duas abordagens são válidas. Mas se você no meio do ano demitiu funcionários que não estavam trabalhando bem, e contratou novos que aumentaram a receita, agora você terá um bônus na revisão de métricas pior do que o gerente de um setor que deixou todo mundo “descansando” e não teve nenhum atrito!

        Óbvio, isto é uma simplificação: geralmente muito mais métricas são avaliadas ao mesmo tempo, e um novo diretor muda os “pesos” pontualmente. Porém, junte a isto o fato de que o VP/diretor que saiu provavelmente vai precisar de alguém de confiança no setor ou empresa para onde foi. E considere o fato de que grandes multinacionais tem a tendência de ter um “bônus de contratação” que é maior que o “bônus de retenção”. É mais fácil para um VP/diretor que mudou de empresa dar um enorme bônus para convencer um gerente que ele conhece mudar de empresa do que era para ele dar o mesmo bônus quando já trabalhava com aquela pessoa na empresa anterior. E assim ocorre a chamada “dança das cadeiras”: sai alguém de alto nível, e pouco depois começam a sair todos os gerentes intermediários que ele conhecia… Às vezes, é até o desejado. Na maioria das vezes, não é.

  • João Reis disse:

    Vejam isto:http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/interior/2017/05/05/noticia_interior,399768/compare-as-financas-de-atletico-e-cruzeiro.shtml
    E ainda tem torcedor , preocupando-se com as dívidas do Galo…Antes de falarem asneiras infundadas,procurem primeiro se informarem melhor,e não absterem da verdade “nua e crua”.Galo é o único clube dentro do país capaz de pagar suas dívidas e ainda construir seu estádio próprio,pois seu patrimônio,lhe garante isso…Suas receitas foram maiores que suas despesas ano passado,e este ano não será diferente,já que vendeu Prato,Macsuel,Rafael Carioca.Outra coisa interessante,e que os números que aparecem na matéria do site acima,são antes do acerto com a receita federal,antes até do abatimento dos 60 milhões,o que garantiu as prestações pagas até 2026…O que mais existe é jornalista azul querendo aumentar as dívidas do Galo,por isso peço ao nobre jornalista Chico Maia,que faça uma pesquisa séria e imparcial,das fianças atleticanas hoje,não peço para que faça do rival,pois não tô nem aí para as dívidas deles,e tão somente com a de meu time de coração:Galo.Faça este levantamento para nós nobre jornalista,pois você,sempre fora e continua sendo Imparcial em suas publicações,o que o torna confiável.

    • Guaraci Lima disse:

      João, essa matéria é do portal Uai/Superesportes, jornal de atleticanos.

      • João Reis disse:

        Se é de atleticanos eu não posso provar que é,Guaraci Lima,talvez você possa!Mas,posso colocar dezenas de fontes,que apresentam os mesmos números.Sendo assim,sendo ou não matéria de atleticanos,tem sido, a mais aceita,por ambas as partes,uma vez que nenhum dos lados contradisse o que está acima,nem do lado cruzeirense,nem do lado atleticano.E mais,a dívida do galo,antes de entrar no profut,acedito ser esta mesmo,incluindo o total,ja que a receita federal emitiu notas,dizendo que a dívida do Galo com a união era de 270,antes do acordo,o restante são as outras dívidas,quanto ao montantes celeste,nem me preocupo,mas,já vi esses números,em fontes de sites neutros.

        • Alisson Sol disse:

          Os números vem dos balanços, e portanto vão ser os mesmos em qualquer análise.
          O problema é que os balanços são obras de ficção, como já apontado repetidamente por vários sites.
          É como quando as pessoas acreditavam nos balanços da Petrobrás, e tudo parecia uma maravilha…
          Se uma empresas com ações na bolsa tem que balanços não confiáveis no Brasil, imagine clubes de futebol!

          A família dos diretores do grupo Estaminas é de atleticanos, e isto já foi bem documentado (exemplo). Até acho que, dentro de certos limites, fazem um bom trabalho, apesar de preferência clubística. Mas isenta a cobertura não é…

  • Alex Braga disse:

    Cuca? Aquele que, no Mundial de Clubes, deixou o Galo na mão? Exatamente no auge da história do clube e dele próprio? Não, obrigado! Se for para trocar o treinador no fim do ano, prefiriria ter o Levir Culpi, que fez o Galo jogar muito em 2014, quando tinha um bom elenco, comandado em campo pelo Tardelli. Levir só não teve mais sucesso em 2015, porque apostamos num jogador que não deu certo, Cárdenas, e encontramos um adversário superior, o Corinthians do Tite.

  • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

    Sou grato ao Mano pelo título da Copa do Brasil ( o PENTA!) e se ele continuar será bom para o Cruzeiro pq já conhece a estrutura e deficiências do elenco. Sem falar que ele é um dos melhores técnico atualmente. Mas se a proposta for boa para ele tem mais é que ir correndo. Sem receio se ser chamado de mercenário por nós Cruzeirenses. Mesmo pq se ele perder duas ou três seguidas estaremos aqui e alhures pedindo sua cabeça. Isso é normal no futebol. Sem hipocrisia! Se não der para o Mano continuar, pode trazer o Adilson Batista, nosso Professor Pardal que inventou muita coisa, mas acertou mais do que errou com um elenco limitado.De qualquer forma precisamos qualificar o elenco com zagueiros, laterais, armador e centroavante acima da média. Portanto, Mano, se a grana for boa e a proposta do Palmeiras (que muita mais dinheiro que meu Cruzeirão) para montar elenco forte for melhor do que a nossa, sem melindre, vá correndo, pq tão logo vc for mal aqui pediremos sua cabeça. Simples assim…

  • João Reis disse:

    Que venha o Cuca,pois Galo precisa ser remontado,e dentro do Atlético hoje,ninguém entende de futebol,quanto mais montagem de time…Os mesmos que estão contra a vinda do Cuca,por causa de 2 vitórias do Galo,irão pedir a cabeça do Osvaldo amanhã,uma vez que tal treinar,é ultrapassado e muito limitado,não passa de um Dorival piorado.E outra,as partidas que ele venceu até agora,foram contras times medianos.Lembrando,que nem de um time da segunda divisão o cara não teve exito,para vencer um sul-minas-rio.E embolsar 3 milhões.

  • jorgemoreira disse:

    Comentario aparti, o Atlético cujo presidente é um talzinho( um talzinho sim sr) de nepomusono increveu ridiculamente um time em uma serie do ruralzão sabem praque pra dar vexame, VERGONHA mais uma MANCHA NESTA PORCARIA DE MANDATO, do afilhado politico do Kalil, vejam a VERGONHA tomaram de CINCO do ipatinga, vergonha, TEM QUE MANDAR TODOS EMBORA, a começar pelo andré protejido figueiredo, quanto aos PEREBAS travestidos de atletas é muito dinheiro jogado FORA, VERGONHA até quando nós torcedores vamos ver noticias de vexames, atrás de vexames desta porcaria do nepomusono, FORA MALDITO NEPOMUSONO

  • Marcão de Varginha disse:

    Particularmente sou contra a vinda de Cuca… o Galo já está “muito bem servido” de “profissionais” que quando mais se precisa deles são os primeiros a não apresentar serviço, e quem vai atrás de treinador que desprezou o próprio clube é a moçada do barro preto., que possui em seu plantel um técnico dessa estirpe.
    #benecyeternomito

  • Silvio T disse:

    Vai ser ótimo ter o Cuca de novo. Teremos aquele revolucionário esquema: o beque domina a bola e dá um chutão para o ataque; o lateral domina e dá um chutão; o volante domina e dá um chutão. Funciona com o R10 jogando em alto nível ou o Gabriel Jesus. Senão… Lembram do Raja?

    • Lucas H. Nobre disse:

      Lembra do Borússia?

      • Silvio T disse:

        Lembro do Borússia sempre, já que acompanho a Bundesliga pela ESPN e Fox. Mas o que tem a ver essa pergunta com o meu comentário? Vc não entendeu? O que eu quis dizer é que o Cuca é um treinador bem mais ou menos, no sentido de não saber montar uma equipe com um sólido sistema tático. Os dois triunfos da carreira dele dependeram da participação de dois jogadores fora de série: R10 e Gabriel Jesus.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Mais um técnico supervalorizado. Não que ele não tenha seu valor, e certamente está acima da média do mercado. Mas não é essa coisa toda, e para mim não justifica todo esse frisson.
    Conseguiu entregar uma Libertadores quando estava no Cruzeiro, e o 6 x 1 livrou sua cara de sair pela porta dos fundos no clube.
    No Atlético, encaixou um excelente elenco, acima da média, mas que tinha uma jogada só – o Chico não concorda, eu sei, mas continuo pensando assim – e ganhou a Libertadores com todos os méritos. Falhou estrondosamente no Mundial de Clubes – não tenho nada com isso, é problema do Mineiro, mas vi o jogo com o Raja e o resultado me pareceu claramente falta de comando com o grupo.
    No Palmeiras do ano passado, montou o elenco que quis e repetiu o esquema que tinha usado no Atlético. E esse ano, todos já sabem.
    O cara ser gente boa, educado e de bom trato faz muita diferença e ajuda, e isso o Cuca é. Ninguém merece a ignorância de Luxemburgo, Leão e outros. Mas o que importa mesmo é a bola na casinha.
    Cuca nunca me convenceu, por mais gente fina que seja e por mais que tenha ganho esses dois títulos acima.
    Não sei se gostaria que ele voltasse para o Cruzeiro, mas confesso que não consigo pensar em outro nome caso o Mano saia mesmo.

  • Horacio V Duarte disse:

    É estes times com elencos milionários são isto mesmo que são: elencos milionários. Na minha opinião é um monte de jogadores que já têm nome, que não precisam mais correr para serem escalados. É o departamento de futebol escalando um time sem pé nem cabeça.

    A imprensa ‘especializada’ pressiona sempre com o argumento do ‘investimento’ feito, pela qualidade do elenco etc etc, e sempre sobra para o técnico que não consegue fazer jogar este ajuntamento de vaidades. E aí, a sucessão de técnicos e cada um com uma filosofia diferente, só piora as coisas.
    É a cartolagem justificando sua enorme incompetência. Acho que quem ganha com isto são apenas os ‘empresários’ que conseguem empurrar estas muxibas com o garboso nome de investimento no elenco.
    E tem gente que, sem entender nada, ainda pede raça ao time. Vamos começar do básico, futebol é conjunto, nunca vai ser um ajuntamento de grandes nomes, NUNCA.

  • Paulo Cesar disse:

    Acho que Cuca será assediado, inclusive, pelo próprio Cruzeiro. Pensem: seria um tapa de luva se eles trouxessem o cara que, hoje, tem a maior motivação de vencer a Libertadores e superar o Palmeiras e, eventualmente, Mano Menezes.

    Se o Galo realmente tiver intenção de contar com Cuca em 2018, é melhor não perder tempo…

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Em São Paulo tem o Benja, da Fox, cravando que o Mano será o treinador do Palmeiras a partir de 2018. Em BH tem o Jaeci Carvalho falando que o Mano já está apalavrado com o Itair Machado do Cruzeiro. É uma ânsia de antever algo, de dar o chamado furo jornalístico, que nós meros Torcedores ficamos sem saber de nada, sem poder acreditar em ninguém.
    A informação que eu tive de dentro do Clube, é que o Mano realmente não fica. Mas mesmo assim não posso cravar isso porque as coisas mudam de uma hora pra outra, principalmente nesse meio do futebol. O que o Itair Machado tem tentado é apagar o início de incêndio que começou logo após a eleição do Sr. Wagner Pires. Então, ele tá meio que tentando “jogar pra galera” pra acalmar a grande parte da Torcida que continua muito apreensiva e desconfiada do que pode vir a acontecer com o Cruzeiro.
    Minha preferência, é que o Mano ficasse. Hoje, o melhor treinador em atividade do Brasil. Mas se ele realmente não ficar, minha primeira opção fosse eu o Presidente do Cruzeiro, seria o Abel Braga e caso não fosse possível, aí eu arriscaria o Fernando Diniz, mesmo sendo uma aposta.
    O jeito é aguardar…

  • Leandro Celeste disse:

    O Mano vai continuar no Cruzeiro pq não é bobo, sabe que o Cruzeiro tem hoje o melhor elenco do país, é o favorito pra ganhar a Libertadores do ano que vem! O Mano não ganhava título há um bom tempo, o Cruzeiro proporcionou isso a ele! O Cruzeiro tem um time formado e caixa pra contratar reforços de peso pontuais, o Palmeiras tem o dinheiro do patrocinador, mas terá que remontar o time!
    Agora a situação do time de Vespasiano vai de mal a pior, vai ter que aguentar o Oswaldo ano que vem, ele que chegou pra tentar salvar o time da Série B, do Bi rebaixamento! Vendo essa notícia sobre as dívidas dos clubes dá para imaginar que os próximos anos do segundino serão de muito sofrimento!
    http://www.otempo.com.br/superfc/d%C3%ADvidas-de-atl%C3%A9tico-e-botafogo-superam-as-dos-times-espanh%C3%B3is-1.1530307

    • João Reis disse:

      Vejamos a verdade por trás do que você postou.Galo não tem “dívidas”,pois toda ela está equacionada,e suas prestações foram pagas até 2022,graças 60 milhões que foram para o pro fute, dinheiro do Bernard.Está matéria que você trás não é verdadeira,pois tal dívida era antes do Galo entrar no profut. Divida do Galo hoje,é esta,e antes do desconto dos 60 milhões.Veja:518 – 60=458 milhões.Quanto ao futuro do Galo,não se preocupe,pois o clube tem patrimônio para pagar a dívida e ainda contruir seu estádio próprio,coisa,que já está em vias de fato…Todavia,aconselho a esquecer as fianças do Galo e preocupar-se com a do seu time,pois a mesma fonte que aponta as dívidas do Atlético aponta as do seu cruzeiro,que são de 360 milhões.Agora compare você mesmo os patrimônios de nossos clubes,Galo têm um shopping avaliado em 850 milhões,inclusive irá vender metade dele por 250 milhões,valor bem abaixo da avaliação,já que tal imóvel,só valerá 850 milhões em 2026,quando finalizar sua concessão.E para provar que tudo isso é verdade,veja esta fonte confiável,que aponta tanto as dívidas do Galo,quanto as de seu time:http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/interior/2017/05/05/noticia_interior,399768/compare-as-financas-de-atletico-e-cruzeiro.shtml

      • Joao VItor disse:

        Os times têm dívidas acima do ideal para competir com times do rj e sp. Atlético teve dinheiro penhorado (esse ano) com o dinheiro da venda do pratto, já o cruzeiro recebeu intimações da fifa para quitar débitos. Atlético tem uma dívida com o Ricardo Guimarães e o cruzeiro com o dono do supermercado bh será que essas dívidas estão computada no balanço. Agora o shopping valer isso só em 2026 é pura mentira né, pq o atlético não fez um leilão para arrecadar mais dinheiro, esse valor é o do balanço patrimonial.

      • Paulo F disse:

        Só um conselho meu caro Leandro, quando for falar sobre um assunto procure se informar minimamente sobre ele.
        Falar de dívidas sem falar da capacidade de pagá-las não faz qualquer sentido… Se você for ao Banco pegar um empréstimo e não tiver nada para garanti-lo, tenho certeza que será bem mais difícil obter o dinheiro do que caso você tiver um patrimônio milionário!
        A dívida do Flamengo, por exemplo, é gigante, e também não tem nenhum patrimônio, mas sua marca é disparada a mais valiosa dentre os clubes, o que lhe dá liquidez… Já o botafogo, coitado, não tem patrimônio nem marca

        • João Reis disse:

          Colega,para afirmar que algo é mentira,você tem que fazer a contra-prova,como fiz acima…O valor do Shopping,queira,goste,aceite ou não é este citado a cima, quando vencer seu arrendamento.E foi baseado nisto que ocorreu parte de sua “cessão”,onde o Galo cedeu 50,1 dele,por 250 milhões.Se não pode provar o contrário,então trata-se de apenas sua opinião.E outra,o valor é pouco mesmo,pois o shopping vale bem mais,todavia o clube pensa que tal sacrifício será o melhor,já que o estádio depois de pronto valerá mais de 600 milhões,e ainda trará uma renda liquida muito maior do que os 50% do shopping cedidos.98% dos conselheiros voltaram sim,logo,eles devem entender bem mais que nós dois para dizer sim a um negócio desse.

  • Thiago disse:

    Notícia quente!!!!
    Após investida em Mano , Palmeiras cogita trazer o raposao e atual patrocinadora diz que se for necessário jogar no Mineirão, não médira da esforcos.
    Alexandre Mattos e o presidente do Palmeiras, Maurício Galliote pretendem procurar dirigentes do Cruzeiro pra fazer uma oferta pelo empréstimo das cinco estrelas na camisa.
    Mais notícias acompanhe por aqui no blog do Chico, o canal da sua informação! !!!