Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cazares e Botafogo; dois problemas urgentes que o Atlético tem que resolver se quiser um futuro imediato melhor

cazares2

O Atlético precisa vencer o Botafogo às 17 horas deste domingo no Independência se quiser continuar acreditando numa vaga na Libertadores. O clube vive situação complicada e delicada com o Cazares, dessas não muito raras no futebol que, entretanto, só termina em final feliz quando há habilidade e competência no trato pessoal do assunto. Não há dúvida de que o equatoriano é craque, um dos melhores jogadores que atuaram no futebol mineiro e brasileiro. Porém, irresponsável fora de campo, péssimo para ele mesmo e por conseqüência para o clube, que nunca sabe quando poderá contar com o futebol dele. Cada vez mais, qualquer atleta precisa estar em ótima forma física para uma disputa de alto rendimento. Um jogador de futebol 100% fisicamente rende mais que um superior a ele tecnicamente, e isso está provado, pela ciência e aos olhos de todos nós. Quem vive em Belo Horizonte e região metropolitana, seja eu, você, atleticano, cruzeirense, americano e até quem não liga para futebol, já ouviu alguma história do Cazares em algum lugar público da Capital ou no condomínio onde ele mora. Ninguém tem nada com a vida particular de qualquer pessoa, até o momento em que o comportamento da figura não interfira na vida alheia. Um jogador de futebol mexe com a vida de milhões de pessoas, especialmente quando é decisivo. Um gol que ele fizer ou evitar, altera até na cotação do dólar.

Com a bola que tem e a idade, 25 anos, este Cazares se tivesse um pouquinho mais de consciência profissional, jogaria em qualquer clube do mundo, entraria para o rol das estrelas mais bem pagas do futebol. Mas, prefere ficar nessa, sendo motivo de piadas, como esta do Duke, hoje, no Super Notícia:

2017-10-28-PHOTO-00000145 Ronaldinho Gaúcho resolveu provar que não estava acabado e terminou a sua carreira de alto rendimento no Atlético, levando o clube à conquista da Libertadores da América. Com uma atitude simples: ao invés de fazer festas diárias, diminuiu para uma ou duas vezes por semana. Como jogava muito mais que a concorrência, o pouco que sobrava do grande craque, dava para o gasto.

Há casos em que psicólogos e dirigentes ou treinadores dão conta de resolver, casos como o do Cazares, mas não é fácil. O Atlético apostou muito no Jobson e nada deu certo. Lembram do volante Claudinei, do América e Cruzeiro? Chegou a ser cotado para a seleção brasileira e terminou assassinado numa boate.

Emprestado pelo América ao Cruzeiro, no dia 5 de maio foi dispensado, e o portal Terra registrava no dia seguinte:

* “Cruzeiro dispensa o volante Claudinei”

Nenhuma surpresa no desfecho do caso de indisciplina protagonizado pelo volante Claudinei. A diretoria do Cruzeiro divulgou nesta terça-feira que o jogador foi dispensado.

“O Claudinei não veste mais a camisa do Cruzeiro”, declarou o presidente Alvimar Perrella.

A decisão foi tomada após uma reunião ocorrida na noite desta segunda-feira, entre Alvimar Perrella, Claudinei e Alexandre Faria, diretor de futebol do América.

Perrella considerou que a justificativa de Claudinei não foram convincentes. Ele será devolvido ao América. Falta apenas um acerto entre as partes para a rescisão contratual do atleta.

Claudinei ficou sem aparecer na Toca da Raposa-II por uma semana. Nos tempos de América, ele costumava cometer esta indisciplina, mas era sempre perdoado.

“O Cruzeiro é um clube altamente profissional e não aceita este tipo de atitude”, justificou a cúpula cruzeirense.”

Meses depois virou manchete nacional, neste caso, no Estado de S. Paulo, no dia 6 de novembro de 2004:

* “Volante do América-MG é assassinado”

O volante Claudinei, do América-MG, foi morto na madrugada deste sábado durante um tiroteiro numa casa de shows do bairro Vila Maravilha, região oeste de Belo Horizonte (MG). Segundo testemunhas, um grupo se envolveu em uma confusão no interior da “Via Expressa, 6001” e deixou o local. Mas retornou logo depois, quando o espetáculo já havia se encerrado. Foram disparados vários tiros da porta do estabelecimento. Claudinei estava dentro da casa noturna, acompanhado de três amigos, quando foi atingido por um tiro na cabeça O jogador foi socorrido por policiais militares, mas, segundo os médicos, já chegou morto ao Hospital de Pronto Socorro João XXIII, por volta das 3h. Pelo menos outras cinco pessoas ficaram feridas na troca de tiros. Entre elas, o também jogador Bruno Fernando Nascimento, de 20 anos, que foi atingido na mão…”


» Comentar

Comentários:
9
  • Pedro Vítor disse:

    Atlético tinha que renovar com o Robinho e negociar o Fred. Fazer um esforço grande no Tardelli aí resolveria o problema ali na frente.

    Quanto ao Casares tem de voltar a concentração e a diretoria ficar em cima, orientar e acessorar o dito cujo, que já mostrou que tem bola.

    A saída do Fred é pra dar equilíbrio ao sistema tático alvinegro, a bola não vai chegar nele, será menos um a maioria dos jogos somente no Campeonato Mineiro, Primeira fase de Libertadores e Copa do Brasil é que ele vai encontrar o espaço pra jogar, hoje o futebol requer um atacante que esteja em todos os lugares do campo e tenha gás pra manter este esforço conclua as jogadas em velocidade.

  • Audisio disse:

    Cazares se tivesse a determinação e disciplina seria um grande jogador apesar de péssimo nas conclusões. É um jogador acima da média com muita categoria e muita inteligencia mas falta-lhe o essencial, a vontade.

    Enquanto isso Levir Culpi continua o mesmo, se escondendo nas horas decisivas. Hoje poderia estar dormindo a três pontos do Corinthians mas foi mais Levir do que nunca. Reafirmo o que disse la atrás, não ganha nada! Aquela Copa do Brasil foi consequencia de um grupo de jogadores comprometidos e craques que assumiram a responsabilidade.

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Que fenomeno, o time a 2 semanas brigava pra nao cair, hoje ja sao mais de 100 mil socios, como explicar o Clube Atletico Mineiro ????

  • João Cavalieri disse:

    Nunca me enganou, possui lampejos de bom jogador, mas na maior parte do tempo, é um sono eterno. Que tenha uma sequência de jogos descendentes e passem pra frente essa bomba.

  • Gabriel Júnior disse:

    Não vi nada demais na foto, mas como tudo no Galo dá Ibope…
    Cazares é um jogador mediano, marca poucos gols para um jogador de frente, tem bom drible, mas é péssimo em finalizações. Venda ele e me traga o Bernard.

  • Guilherme Gonçalves disse:

    Esse botafogo é uma pedra no sapato do Galão. Ô time enjoado! Está para o Galo como o Galo está para o cruzeiro. Espero que amanhã o Galo possa vencer pra ganhar confiança pra próxima partida, que será contra o Santos. Santos por sinal, está perdendo agora pro São Paulo. Vamos que vamos, Galo!!! Vai pra cima deles.

  • João Reis disse:

    Não acho este cara craque,ao contrário,o acho um “pipoqueiro de mão cheia”,um fominha que acha melhor isolar a bola,ao invés de passá-la ao companheiro melhor posicionado.E por mim,o Galo já deveria tê-lo vendido…O problema maior do meio campo atleticano é este Cazares,o cara inventa de ser Pelé,tenta sair das marcações no drible,perde a bola,e quase sempre acaba em gols do adversário,já que nossa zaga é lenta…Penso que se o Galo,quer tentar algo mais,que um simple mineiro em 2018,tem que mandar este cara embora,e trazer um camisa 10,mais eficiente nas assistência,assim como nos arremates…A verdade sobre esse cara é que ele faz uma jogada de Pelé e 10 de Macalé.

  • Carlos Henrique disse:

    Boa materia Chico, mas Cazares posou fotos sem camisa ao lado de uma mulher
    com um corpo bonito, e viralizou no twitter #taperdoadocazares
    Acho que foi esse o motivo no atraso
    se foi esse mesmo menos mal
    o pior é jogador na balada bebendo
    muitos jogadores fazem sexo antes dos jogos
    errou
    mas aqueles como sassa, que ficam na s baladas bebendo é pior
    o alco mina o atleta, ressaca , noite sem dormir e drogas
    Cazares tem jeito Chico, se for verdade , que estava acompanhado
    e nao na balada
    um namoro serio, uma companheira, colocaria o craque com a cabeça no lugar
    e falo mais, ta dormindo na cidade do Galo ate amanha
    vai entrar e fazer a diferença
    é diferenciado
    Cazares nao é o Sassa nem o Jobson
    é oque todos torcemos, para ele colocar a cabeça no lugar
    no ultimo gol do classico
    pegou a bola na direita driblu um passou por tres na corrida em diagonal
    e deu para Robinho cortar e meter na gaveta.
    tem que ajudar o cara, os companheiros de clube
    o clube, e pessoas mais qualificadas
    torço pelo garoto se encontrar na vida
    pois joga em qualquer lugar
    tem muito talento
    é inteligente para jogar
    dribla facil
    as vezes egoista, mas pode vingar sim
    e o Galo ganhar dinheiro com ele.