Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Autor da carta motivacional aos jogadores do América antes da decisão da Série B é conterrâneo, de Sete Lagoas

Esta o José Eduardo Barata vai gostar demais, já que é a história de alguém que apenas ama um time de futebol, sem cursos de psicologia, sem mestrado, doutorado ou coisa assim, sem dados estatísticos e sem bla, bla, bla…

Mas soube motivar um grupo de jogadores, só com a emoção e simplicidade, que andam faltando no mundo do futebol. Escrevi em minha coluna no jornal Sete Dias, de ontem:

* A carta do sete-lagoano Rafael

Repercutiu muito na mídia a carta enviada pelo nosso conterrâneo Rafael, filho do médico Antônio Lobo e da professora Teresa, ao Capitão do América, Rafael Lima, para que ele lesse aos colegas de time que estavam prestes a conquistar a Série B, se vencessem o CRB no Independência. Texto carregado de emoção, escrito por um engenheiro com veia de poeta, lido brilhantemente pelo Bruno Azevedo no programa Rádio Esportes, da Itatiaia, com o hino do Coelhão ao fundo. Confira:

“Capitão, estou te escrevendo enquanto me preparo para sair e comprar o ingresso para o jogo de sábado. Quero te mostrar e pedir para você explicar para o resto dos jogadores, o quanto esse título é importante para nós, torcedores do América.
Primeiro que não é nada fácil torcer pelo Coelho. A gente não escolhe. A gente herda esse amor. Eu herdei do meu pai. Ele me levava aos jogos quando pequeno e com isso o amor nasceu. Já vi o América calar as maiores torcidas de BH mas já vi, muito mais, a nossa torcida ser calada. E termos que ir embora engolindo o orgulho. Cabisbaixos e fingindo não ligar.
Não é fácil torcer para um time que já amargou a série C, que já deixou de disputar o campeonato mineiro. Não é fácil ouvir as outras torcidas comemorarem 6 pontos garantidos na série A do ano que vem. Não é nada fácil…e a gente sofre com isso há tanto tempo que não sei como conseguimos. Realmente é um time para poucos.
Por isso eu peço que entenda e explique aos outros jogadores. Quando nossa torcida ficar calada, impaciente, começar a chiar e ameaçar algumas vaias… isso não é falta de apoio, não é falta de reconhecimento por todo trabalho e esforço de vocês durante o ano. Isso é excesso de SOFRIMENTO. É toda angústia, dor, humilhação que está entalada na garganta. É o medo de ter que ouvir calado novamente. É ansiedade pra gritar CAMPEÃO, coisa tão rara em nossa história.
Pensa que não estarão nos dando só o título. Pra nós é muito maior que isso. Vocês vão me dar o direito de, daqui a 10 ou 15 anos, sentar com meu filho, colocar os melhores momentos na TV e mostrar pra ele o momento que um grupo de jogadores devolveu pra nossa torcida o orgulho de ser americano.
Quando vocês entrarem em campo (nossa casa não vai estar lotada, mas vai estar cheia), olha pra nossa torcida e pensa o quanto nós temos que amar esse time para passar por tudo isso. Pensa em todos os anos de sofrimento que tivemos, pensa em tudo que a imprensa fala do nosso Coelho, pensa em como o Inter entrou no campeonato considerando o título garantido e aí vão entender a importância desse título pra gente. E guarda isso tudo no coração, debaixo dessa camisa maravilhosa (a mais bonita do Brasil). Debaixo desse escudo que já foi tão castigado. E, se em algum momento do jogo o cansaço bater, olha pra gente. A gente vai estar lá roendo unha, ou xingando, ou gritando, ou calado, chorando ou sorrindo…mas a gente vai estar lá. Com vocês. Contra tudo e contra todos. Te escrevo pois sei que além de capitão você é o líder desse grupo. Te escrevo para agradecer esse campeonato maravilhoso com quebra de recordes e campanha irretocável. Mas peço que no sábado, só no sábado, jogue como se nada disso valesse. Como se nada disso importasse. Como se o nosso ano, os nossos últimos 20 anos, estivesse em jogo nesses 90 minutos. ACREDITA, ACREDITA, ACREDIIIITA AMÉRICA!!!!!!!”

2017-12-10-PHOTO-00000036

O América convidou o Rafael para ir ao CT Lanna Drumond para conhecer pessoalmente o Capitão Rafael Lima e demais jogadores, além de ganhar uma camisa autografada.

LOBOS

Americanos queridos, felizes e nada raros nos estádios como dizem as más línguas: Tereza, Dr. Antônio Lobo, Thaís e Rafael, prestigiando o Coelhão, a caminho da Série A, em dia de jogo no Independência; A Tereza é “infiltrada”, cruzeirense, para dar força ao marido, filho e nora.

* http://www.setedias.com.br/coluna/chico-maia/chico-maia-ecos-do-passado/100/18061/chico-maia


» Comentar

Comentários:
4
  • Rodrigo Pedroso de Carvalho disse:

    Faço minhas as palavras do belo e real texto que o Rafael escreveu. Coincidentemente, meu Pai, Nilton Campolina de Carvalho,. natura de Inhaúma/MG era Americano, jogou no Democrata de Sete Lagoas e devo a ele a bela herança que tenho Realmente, é isto mesmo, mas nada nos tira de ser Americano. Os torcedores de outros clubes não entendem, nos julgam por eles. Chico Maia: já contei a você por meio de e-mail a história de meu pai no juvenil do Democrata como zagueiro, tentar marcar o Genuíno (Bela Vista). No 3o jogo como titular do Democrata aos 18 anos o pegaram e arrebentaram com o joelho dele, teve que ser operado e parou com futebol.. Como Americano saúdo o Democrata e seu acesso ao Módulo II da 1a. Divisão do Mineiro. Meu pai ficou Americano quando meu tio Valfrido chegou do Exército na Fazenda de meu avô em Inhaúma ( em 1936 ficou um anos em BH) , falando em América e com jornal em mãos, ele (pai) tinha 9 anos, estudou em Sete Lagoas, veio para BH e desde a vinda, sempre acompanhando o América e passando este belo sentimento a nós. Rafael, você expressou muito bem o que é ser Americano! Parabéns!

    • José Eduardo Barata disse:

      Alô , RODRIGO ,
      história é bom demais …
      Nada melhor que uns casos pra alegrar essa monotonia
      das “percentagens”, se é que me faço entender .
      Adorava ficar à beira do fogão ouvindo minha sogra a
      relatar cenas da vida de interior ….
      E também a minha mãe: eu sentava no sofá , “pautava”
      a prosa e me deleitava com sua narrativa .
      Era bom demais !

      • Rodrigo Pedroso de Carvalho disse:

        José Eduardo Barata, postei aqui junto aso Chico Maia, porém mais detalhada, a história que meu pai contava sobre ele marcando Genoíno (respectivamente, Democrata e Bela Vista). Décadas mais tarde o carro estragou na BR 040 e quem nos deu carona? Genoíno. A carta do Rafael é emocionante, mostra todo o sentimento dos Americanos. E junta-se a isto, a incompreensão de pessoas que torcem por outros clubes, quanto ao sentimento, as ações de sermos Americanos. Muito mais que uma vitória, derrota ou campeonato.

  • José Eduardo Barata disse:

    Caro CHICO MAIA ,
    uma postagem como essa nos devolve o verdadeiro sentimento
    do que seja um jogo de futebol , uma relação clube/torcedor .
    Que saudade dos tempos de Hélio Fraga , Roberto Drumond ,
    Daniel Gomes , Tancredo Naves , Jairo Anatólio , e de toda
    essa gente ( cujo DNA você carrega ) que nos fazia sonhar o
    futebol , a partida do fim de semana , as jogadas e o folclore,
    a viver a essência do esporte bretão .
    Pudera termos aqui mais cartas como essa , mais alegria ,
    mais emoção , mais “arquibancadas” ….
    Muito bom !
    p.s
    Para reverenciar outros torcedores americanos que não se
    afastam nunca do alviverde , como Dr. Humberto Pessoa ,
    minhas primas Carmem , Ângela , meu primo Cláudio, meu
    tio Caetano e outros parentes que têm a felicidade de estar
    sempre com o América , em qualquer situação .
    Torcedores “raiz” .