Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Mais mistérios na arbitragem e o árbitro capenga de vídeo do Brasil

Foto: CBF

Muito interessante a opinião do Renato César, tradicional comentarista aqui do blog:

* “VAR utilizado em dois jogos ontem mostrou a que veio: dar “credibilidade” à roubalheira!

Dois pênaltis que não foram marcados. E em nenhum dois lances os árbitros foram no monitor “simular” que estavam tomando a decisão. Permaneceram no gramado ouvindo as orientações sabe-se lá de quem contrariando a orientação (ou regra, não sei) que diz que a decisão do árbitro é soberana.

Na Copa, a gente tinha imagens de diversos ângulos para formar a nossa opinião, ainda que fosse diferente da decisão do árbitro. Aqui no Brasil, não mostraram imagens adicionais e o árbitro não foi verificar o monitor, apenas colocou o dedo no ouvido e seguiu as ordens de alguém.

Ainda relacionado a estas questões de bastidores, um argentino apitará Flamengo x Cruzeiro na Libertadores. Resta saber quem solicitou árbitro estrangeiro…”

* Por Renato César


» Comentar

Comentários:
24
  • Gabriel Júnior disse:

    Elias e Galdezani foram suspensos, Galdezani ainda no final da partida , Elias (2 jogos) e 7 Câmara pelo que falaram. Já era esperado, enquanto isso Dracena foi absolvido pela asneira e desrespeito que falou. Na véspera do jogo Palmeiras x Galo, um zagueiro do palmeiras ganhou condições de jogo através de efeito suspensivo. Ê Galo, entra VAR e sai Var não tem jeito.

  • Luiz Ibirité disse:

    Caro chico, ontem o “VAR” foi bem no jogo Bahia e Palmeiras, até na expulsão do camisa 9 do verdao, acho que a tendência é de haver mais justiça na hora de aplicar a regra!

  • José Antonio disse:

    Agora além do “apito amigo” vamos ter o “VAR amigo”, basta ver quem gera as imagens e quem vai consultá-las. Com disse Giuseppe Tomasi de Lampedusa: ” Ás vezes é preciso mudar para que tudo continue como está…..”

  • Bernardo Montalvão disse:

    Concordo com o Renato, não todos os lances, mas os capitais, deveriam ser mostrados por vários ângulos e demonstrar a decisão do árbitro como foi na copa. Sabemos que ainda assim vai haver erros, mas vai diminuir. Não se concebe que alguém dentro de um estúdio decida o lance, há muitos interesses em jogo e sendo assim, não está havendo mudanças. O povo quer saber e ver com os próprios olhos. Não basta ser honesto, tem que demonstrar.

  • José Eduardo Barata disse:

    O VAR no Brasil é abastecido com as
    câmeras da …………… GLOBO !?!?!?!
    Para tudo que vou descer em Marte…

  • Silvio T disse:

    Esse VAR, tenho certeza, ainda vai passar por muitos, muitos ajustes. Acho que o ideal é uma ideia que li há algum tempo, adotando regras já consagradas por outros esportes. Cada equipe e o juiz teriam direito a pedir duas revisões por jogo. Lances de dúvidas sobre se a bola ultrapassou a linha de gol e jogadas de agressão estariam fora dessa contagem. Seria muito mais prático, justo e evitaria parar o jogo em excesso. E faria técnicos e jogadores serem bastante conscientes na hora de reclamar de tudo. By the way, o Mano ficou quietinho, quietinho num jogo com o VAR, heim? kkkkk

  • Renato César disse:

    Obrigado, Chico!

    Acho que a diretoria do Galo fez certo em não aceitar pagar um valor alto para passar por isto.

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Esta questão já havia sido levantada aqui mesmo no Blog por um outro participante, que agora eu não me lembro o nome, onde ele destacava justamente esse ponto… De que se o árbitro for parar pra ver todo e qualquer lance que algum jogador ou técnico reclamar, o tempo de jogo acabaria mais fracionado ainda do que já é. Então, pelo que ouvi alguns jornalistas esportivos falando, o que está alinhado entre os árbitros supervisores do VAR e o árbitro principal da partida, que já foi inclusive repassado para os Clubes, é que em caso de reclamação, primeiramente os supervisores do VAR vão analisar ( Com ou sem a solicitação do árbitro principal ) e eles passarão a opinião deles para o árbitro principal, que aí sim poderá voltar atrás numa marcação dada ou não dada. No caso específico do lance de reclamação ontem do Gabriel ( Santos ), o árbitro principal teve a percepção dele inicial de que não havia sido pênalti, mas como houve a reclamação por parte do jogador ( Que aliás só ele reclamou, nem seu técnico e outros jogadores do seu time reclamaram de forma mais contundente… ), ele então parou para “ouvir” a opinião dos supervisores do VAR que ratificaram a sua decisão e bola que segue. O resto é mi…mi…mi…
    O árbitro de vídeo não é obrigado a parar toda e qualquer jogada onde houve reclamação e se dirigir até os supervisores do VAR para “assistir” o lance e só aí decidir. A não ser quando for um lance muito duvidoso, onde os próprios supervisores do VAR estão em dúvida entre eles e também o próprio árbitro principal. Porque, se toda hora que tiver reclamação o árbitro for lá assistir, o tempo de bola rolando por jogo diminuirá ainda mais.
    Mas como eu sempre digo, time que quer ser Campeão tem que se preocupar muito mais em jogar bola de verdade do que com arbitragem. Porque infelizmente os árbitros sempre erraram e vão continuar errando. As vezes pró, as vezes contra nosso time. Mas ficar sempre culpando ou transferindo a responsabilidade para os árbitros, é desculpa de time incompetente que acha mais cômodo perpetuar e vender a imagem de “injustiçado” do que reconhecer suas próprias limitações.

  • Helio Antonio Corrêa disse:

    CHICO MAIA
    Acabo de ler a noticia no Superesportes
    Falando sobre a morte do MARCIAL
    Para os que o viram jogar, tratava-se de um goleiraço
    Eu o vi várias vezes, foi nosso goleiro quando fomos campeos brasileiro de seleções em 63
    Marcial, Wilhiam e Procópio
    Massinha, Hilton e Geraldinho
    Luiz Carlos, Rossi, Marco Antonio, Amauri e Ari.
    Para os que viu, viu.
    Que Deus conforte a familia.

  • Julio Cesar disse:

    Não vi os jogos mas o arbitro que deveria ver o video ficou no campo ouvindo orientação? Esculhambação é o nome disso! E o custo do VAR é 50.000 ?

  • Antonio da Silva disse:

    Novidade nenhuma, sorria você está no Brasil!!!!

  • Julio Cesar disse:

    Jose Eduardo Barata me permita uma ressalva. Um gol no fim irrita qualquer um. Relatos do ocorrido no vestiario do Gremio ontem dão conta disso. Mas o jogador que fez o gol do Flamengo tinha dois marcadores correndo pra cima dele. Ele foi mais rapido, se deslocou antes.
    O atacante do Bahia estava livre na grande area com 3 ou 4 jogadores do Atletico observando o dominio e a conclusão sem incomoda-lo. Aí, a irritação, minha particularmente é bem maior. Só isso. E o jogo “so acaba quando termina”! E me desculpem os anti-Patric de carteirinha mas responsabiliza-lo por aquele gol é injusto. Ele não cabeceou pra tras como li e ouvi por ai! Ele tentou tirar a bola e sua estatura fez com que a bola tomasse aquela direção. Mas o tempo em que a bola esteve no ar até encontrar o atacante livre dentro da area com uma “galera” so observando é imperdoavel. Queriam que o Patric se abaixasse pra bola passar? Talvez ele deveria pensar: não, não vou tentar cortar este lançamento porque não sou tão alto e a bola pode tomar direção indesejada e resultar em gol ! Patric tem limitação mas é um jogador de entrega que não se esconde. E contra o Parana evitou dois gols com sua intervenção no atrapalhado sistema defensivo do Atletico.

    • José Eduardo Barata disse:

      JULIO CESAR ,
      bom te ler .
      Sobre o Patrick peço a você que leia o
      que escrevi no post do Galinho Hexa .
      O cara é um forte .
      Quanto ao seu comentário sobre o gol
      tomado no final , é justamente isso :
      acontece com os melhores times , seja
      de uma forma ou de outra .
      Enquanto o Renato cobra atenção dos
      atletas até o fim , sem contudo querer
      desmerecê-los , aqui se dá motivo de
      terra arrasada , e tome Victor , Patrick
      Gabriel , Larghi , todo mundo FORA .
      É de amargar !!!!!!

  • mauricio souza - serrano disse:

    Acho que este tal de VAR, veio para ajudar o flamengo, corintians e o time do PÓvo.

  • José Eduardo Barata disse:

    Ah! , o futebol …..
    Atlético toma empate no final e o mundo vem
    abaixo , com a imprensa a estimular a torcida
    para desancar o time , inexperiente , que não
    tem postura , zaga ineficiente , jogadores que
    não deveriam vestir o Manto e coisa e tal .
    O melhor time do país, ontem , cedeu empate
    no final e a imprensa ….. glorifica o adversário
    pela luta e por não desistir do jogo até o apito
    final .
    NOJO !!! ASCO!!!!

    • Pedro Vítor disse:

      Com todo respeito do mundo José Barata, nossa defesa falta qualidade, e muita, os números estão aí, existe perseguição de parte da torcida há alguns jogadores? Existe. Existe justificativa a quantidades de erros? Existe também.

      O que eu vejo é que o clube, no caso diretoria, tem que se manifestar de forma categórica, como se faz isso?

      Tem que enfiar a mão no bolso e contratar!

      • José Eduardo Barata disse:

        PEDRO VITOR ,
        qual o motivo de a nossa defesa , com os mesmos
        jogadores , ter passado um bom tempo sem tomar
        tanto gol , com os números a apontarem como uma
        das melhores no período ?
        Eu escrevi lá atrás que um time não é estanque em
        sua formação , o conjunto dos onze possibilita uma
        defesa sólida e um ataque arrasador .
        Nosso esquadrão está todo desconjuntado , ou você
        acredita que mudar seis/sete peças de uma vez não
        traz nenhum problema para a armação de um time ?
        O Larghi , que começara a estruturar a equipe , se
        viu , de repente , obrigado a ajeitar a casa com gente
        se apresentando no corredor do vestiário .
        E não lhe dão desconto .
        Zagueiro que um dia joga do lado esquerdo, no outro
        do lado direito , um dia com o Zé , outro com o João ,
        e a torcida ( e a IMPRENSA ) “caindo de pau” , sem
        trégua …
        O time PRECISA vencer DE QUALQUER MANEIRA ,
        pois a ele não é dado o direito de errar ou tentar .
        Tem time por aí que vence “as babas das babas” e
        o seu treinador é considerado “estrategista” .
        Perde para time mais qualificado duas seguidas e o
        seu treinador é considerado ……. “estrategista”, pois
        está “poupando” as peças .
        É , meu caro , estamos a viver tempos sinistros !
        Mas , no final , tudo se ajeita .
        Um abraço !!!

        • Marcão de Varginha disse:

          Comentário completo.. e cirúrgico! Endosso suas palavras em gênero, numero e grau…
          – #benecyeternomito

        • Pedro Vitor disse:

          As vendas as contusões as mexidas no time além da falta de qualidade defensiva.

          Eu te entendo, compartilho contigo vários termos aí citados, não quero citar nomes, apenas um caso a parte foi dizer, que tínhamos até o jogo contra o Sport uma defesa em crescimento, depois teve uma queda de produção até em virtude da sequência de jogos e eu considero que falta qualidade ao setor!

        • Renato César disse:

          Vamos considerar também que o Larghi perdeu a principal peça que fazia a engrenagem do time funcionar: Gustavo Blanco. Apesar da maioria só lembrar do Róger Guedes.

          Se não houver paciência não teremos time.

    • Renato César disse:

      Time inocente, juvenil Marcelo Oliveira não marcou o Renê, inexperientes Geromel e Kannemann não marcaram o menino no cruzamento que obviamente seria feito para trás, Renato Gaúcho não tem bagagem e colocou o time inteiro para defender o placar que tinha construído. Isto tudo porque o jogo era em Porto Alegre.

      Galo tomando gol fora de casa nos acréscimos, culpa nossa!

  • Júlio Ávila disse:

    Vejo isso como choradeira de quem está vendo jogo do sofá!O árbitro de vídeo veio tarde para o Brasil e é uma decisão muito acertada!E se tiver falando do lance do entre Santos e Cruzeiro na pequena área pode colocar óculos porque nem o Santos reclamou.