Eu não tinha visto nenhuma entrevista do ex-vice presidente executivo do Cruzeiro sobre a sua rápida passagem pelo cargo. Tão discreto quanto brilhante em tudo o que faz, Marco Antônio é acima de tudo um conciliador, que prefere “construir pontes” em vez de dinamitá-las. E acredito que só tenha falado porque foi para o conterrâneo dele, Marcos Caldeira, dono do jornal O TREM Itabirano, cuja qualidade e credibilidade extrapolam as montanhas de Minas. E mesmo assim falou pouco sobre este assunto, numa das últimas edições de dezembro. A entrevista era sobre a terra deles e de Carlos Drummond de Andrade, Itabira, que poderá tê-lo como candidato a prefeito em 2020, ano em que o minério fácil vai acabar e a Vale deverá encerrar as suas atividades lá. Com isso, a nossa Conceição do Mato Dentro e vizinhanças que se cuidem
Certamente Itabira, a região e a política brasileira ganharão muito, caso o Marco Antônio Lage se torne prefeito.
O TREM também fala da chegada do MartMinas, uma das maiores redes varejistas do país a Itabira.
Repasso às senhoras e senhores do blog o papo do Marcos com o Marco e os links d’O TREM, para que acrescentem à suas listas de leituras preferidas:
… “O TREM – Li sua carta de despedida do Cruzeiro, mas, para mim, não ficou claro. Por que saiu?
MARCO ANTÔNIO LAGE – Saí porque meu projeto era transformar o Cruzeiro em um clube vencedor também fora de campo, o que significa acabar ou reduzir drasticamente as dívidas, cortar custos e aumentar receita criando novas plataformas para novos negócios no futebol. Há imenso potencial, mas isso exige planejamento e desenvolvimento de projetos de médio e longo prazo. A atual gestão está mais focada em emergências de curto prazo e tivemos visões diferentes na estratégia para a solução. Não poderia me demorar em um projeto com o qual não concordo, no qual o meu potencial de gestor ficaria no banco de reservas.
MARCO ANTÔNIO LAGE PARA PREFEITO DE ITABIRA, JÁ PENSOU?
“Quero usar a experiência que adquiri na minha vida profissional para ajudar a criar um plano sustentável que tire Itabira do atraso em que se encontra”…
Assim que 2019 entrar, daqui a alguns segundos, é hora de dizer: “Gente do céu, ano que vem já é ano de eleição para prefeito de Itabira”.
Entre espiada e outra nas patacoadas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro, entre conferida e outra no que fará o governador Romeu Zema, o assunto político que monopolizará corações e mentes dos itabiranos é este: e para prefeito de Itabira?
Um nome que tem sido comentado nas rodas políticas da cidade é o do jornalista itabirano Marco Antônio Lage. Ex-diretor de comunicação do grupo Fiat Chrysler, ele deixou, recentemente, o cargo de vice-presidente executivo do Cruzeiro e foi convidado a integrar o governo Romeu Zema.
Para itabiranos cuja opinião pesa, Marco Antônio Lage possui visão alargada de mundo, tem pegada social, compreende cultura como desenvolvimento e transita facilmente pelo meio empresarial do Brasil e do exterior. “Reúne ótimos predicados para ser bom prefeito”, abonou aO TREM um atento observador da política local.
O jornal conversou com ele sobre sua saída do clube azul, sobre o assunto mais importante em Itabira hoje, no plano coletivo, que é o fim do minério, documentado para 2028, e fez a pergunta que não poderia faltar: tem intenção de ser prefeito de Itabira?
O TREM – TEM PRETENSÃO DE SER PREFEITO DE ITABIRA?
MARCO ANTÔNIO LAGE – A única pretensão que tenho é usar a experiência que adquiri na minha vida profissional para ajudar a comunidade a criar um plano sustentável que tire Itabira do atraso em que se encontra. Como qualquer itabirano consciente, ando muito preocupado com o futuro da nossa cidade natal. É realmente iminente a exaustão mineral e, consequentemente, uma dramática redução da receita financeira do município. É um debate muito sério e, mais que apenas debate, é preciso encontrar soluções. Posso contribuir muito com a construção de um plano de uma cidade sustentável pós-mineração.
O TREM – ESTARIA DISPOSTO A SER CANDIDATO EM 2020?
MARCO ANTÔNIO LAGE – Não sei se para criar esse plano eu precisaria necessariamente ter um cargo público executivo. Duas coisas que serão fundamentais: a mobilização da comunidade – não acredito em salvador da pátria – e um líder com perfil conciliador, gestor e bom articulador, seja no campo político seja na interlocução com a própria empresa Vale. Pode ser que haja outras lideranças na cidade dispostas a assumir um compromisso como esse. Tenho pensado e avaliado tudo isso com muita cautela e observação.
O TREM – FIM DO MINÉRIO EM ITABIRA: 2028. QUAL SUA OPINIÃO?
MARCO ANTÔNIO LAGE – Crônica de uma morte anunciada. Mas nem a elite política nem a Vale leram os proclames do apocalipse. Agora, se nada for feito, a população vai pagar a conta da devastação. Faltou estratégia. Todos os prefeitos erraram e se omitiram. A Vale aceitou o jogo político de cada uma das equivocadas gestões. Atendeu às demandas pontuais, manteve boas relações com o poder, mas não trabalhou para construir nenhum legado – algo já tão difícil na atividade mineradora. Portanto, estamos 50 anos atrasados. Como fazer nos próximos 5 anos o que deveria ter sido feito em pelo menos 5 décadas? Mas algo precisa ser feito. Essa é a minha angústia diária. Deveria ser a inquietação que unisse mais os políticos da cidade.
O TREM – COMO VÊ A POLÍTICA ITABIRANA HOJE?
MARCO ANTÔNIO LAGE – Repete um modelo obsoleto da típica política do interior, em que grupos se digladiam por poder e não debatem as soluções sociais, econômicas e ambientais com estratégias reais. Os políticos deveriam escalar mais à altura da importância da cidade de Drummond – este sim, foi profético. Da cidade que deu origem à companhia Vale, que se tornou uma das maiores mineradoras do mundo. O Brasil tem uma dívida histórica com Itabira e a política deveria adotar esse tema. Cabe aqui o velho jargão “pensar globalmente e agir localmente”. Pode ser o mote que vai salvar nossa Itabira de uma tragédia anunciada.
O TREM – PRETENDE ACEITAR A PROPOSTA DE TRABALHAR NO GOVERNO ROMEU ZEMA?
MARCO ANTÔNIO LAGE – Realmente, recebi o convite, mas ainda estou avaliando e conversando sobre o escopo do trabalho.
O TREM ITABIRANO.
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* (Empregos, renda, concorrência)
REDE MART MINAS COMEÇOU A CONSTRUIR SUA SEDE EM ITABIRA
Em 20 de setembro O TREM noticiou, com absoluta exclusividade, que a rede de supermercados Mart Minas, de atacado e varejo, virá para Itabira.
O leitor se lembra?
Pois bem, acabei de receber do funcionário público José Luiz de Araújo uma foto mostrando o início da obra de construção do prédio em que o Mart Minas funcionará, próximo ao Parque de Exposições Virgílio José Gazire.
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