Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A mídia tradicional em discussão: exemplo de João Otávio, o “corneta” de Nova Lima, confirma constatação de Gerard Piqué

Símbolo da torcida Pavilhão Vermelho, do Villa Nova, que teve o João Otávio como um dos fundadores

Todos os tradicionais veículos de comunicação estão buscando caminhos para se reposicionarem no mercado. A internet mudou tudo e obriga não só os meios impressos, mas também a TV, aberta e por assinatura. Os profissionais do setor estão no mesmo barco e quem não se atualizar está com os dias contados.
Em 2016 o zagueiro Gerard Piqué disse em entrevista que era preciso cortar a imprensa ruim pela raiz, e que para isso bastaria usar as redes sociais, pois ele e os companheiros de Barcelona tinham mais seguidores que o jornal mais lido da Espanha.
Na época Piqué reclamava que a urgência da notícia tinha mais importância que o rigor da apuração, gerando polêmicas e por consequência problemas para os envolvidos. E dava razão ao Barcelona e outros grandes clubes da Europa que decidiram blindar seus jogadores da imprensa que tinha este comportamento. E citou seu exemplo pessoal: “Eu poderia não dar mais entrevistas, e nada aconteceria. O jogador tem cada vez mais poder, e usa menos a imprensa. Alguns têm mais seguidores que o jornal esportivo mais lido na Espanha”.

O desabafo espontâneo do vilanovense João Otávio é um bom exemplo dos novos tempos que norteiam a mídia. A partir do momento em que seu vídeo viralizou ele foi visto por mais de seis milhões de pessoas, em dois dias. E tudo começou na TV Banqueta, emissora comunitária que existe há quatro anos em Nova Lima. O dono é o Fred Sarti, que já possuía jornal impresso, com o mesmo nome na cidade.

E o João já tem experiência de vídeo. Fez em 2017, voluntariamente, a TV Villa, junto com o jornalista Wagner Álvares de Freitas, tradicional e grande colaborador do Leão do Bonfim, autor do livro comemorativo dos 100 anos do clube. Aliás, o Wagner elogia a personalidade do João, a quem considera “muito inteligente e lúcido”. É estudante de Direito, tem 19 anos de idade, e caso aceite um dos muitos convites, poderá aumentar o time de comentaristas esportivos de Minas e do Brasil a qualquer momento.

E vale a pena ver de novo as verdades espontâneas do João Otávio, depois dos 5 a 1 que o Villa tomou do Tupynambás, em Nova Lima, na primeira rodada do Campeonato Mineiro:


» Comentar

Comentários:
4
  • Roger Campos disse:

    Chico Maia,
    Primeiro, parabéns por esse post em particular. Embora você tenha sido muito claro, alguns podem não ter percebido a abrangência do mesmo. O público não suporta mais a pasteurização da mídia. Aqueles velhos acordos de reunião de pauta para construir (ou destruir) imagem, narrativas etc. Alguém tem que avisar nas redações que o tempo de gado passou. Estamos cansados dos tais “especialistas” que nunca ouvimos falar. Queremos ver a realidade; a verdade sempre, genuína e pura. Isto é o que fez “famosos” a TV Banqueta, o João Otávio e os times do Vila Nova, Morro Velho e Palmeirinha.
    O seu blog ocupou esse espaço muito bem e diria que está na frente nessa corrida pela “nova audiência”.
    Poderia escrever e falar muito mais, mas o intento foi apenas elogiar o post e externar a minha alegria em perceber que você está muito antenado com tudo.

  • J.B.CRUZ disse:

    UMA FRASE E UMA CONSTATAÇÃO;
    1-)FRASE: RENATO GAÚCHO Sob vaias da torcida Galista, Depois do Jogo galo e CRUZEIRO, em que o ATLÉTICO perdeu para o Maior de Minas, com três Gols de RONALDO FENÔMENO
    ””’Hoje me atiram Pedras; Amanhã vão me carregar nas ‘costas’ por uma simples Vitória”
    2-) Para os tempos atuais no futebol mercenário, NETO de “Os Donas da Bola’ da BAND é o melhor Comentarista Esportivo do momento,, Em um Programa ele enaltece um jogador, diz que é o melhor da posição no momento e cobra do TITE uma a vaga na Seleção; e, em outro programa se aquele mesmo jogador que exaltou jogar mal, ”desce a ripa” no jogador sem dó nem piedade chamando-o de ”zé ruela e que não serve para vestir a camisa (do Corinthians que é o time dele) e que é pior que o perna-de-pau do time de Casados e Solteiros,,É o Comentarista Autêntico do dia-a-dia….

  • Juliano Coelho disse:

    Chico Maia, tudo blz né; venho por meio desta mensagem comunicar uma opinião sobre este artigo; este rapaz na minha opinião é o torcedor que a mídia comercial não pega e não tem interesse na audiência dele( e é reciproco para ele e tb pra mim tb penso eu), pelo simples fato de que ele sabe separar o joio do trigo; em minhas rodas de resenha sobre futebol;que, seja em um bar, dentro do estádio ou no clube q frentamos, sempre prezo por expor muitas coisas parecidas que ele falou; esta percepçao é muito dificil para muitos concordo; mas é muito bacana e prazeroso dar enfase aos diversos assuntos do meio do futebol como ele, volto a dizer colocou nos comentários; gostaria de te elogiar como um dos poucos jornalistas e comunicadores que estão inseridos fora da mídia comercial e que dão o devido respeito a este tipo de torcedor raiz; que acompanha a varzea(futebol amador) fazendo analogias com o profissional. abraços, Caso venha a Gov Valadares, disponha para recebê-lo na roda de conversas.