Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

No Cruzeiro a ressurreição de Itair Machado como dirigente de futebol

Itair Machado foi o entrevistado do Bola da Vez dia 19 de janeiro no canal ESPN Brasil e no WatchESPN

Está na coluna do Fernando Rocha que estará no Diário do Aço, de Ipatinga, que irá às bancas e assinantes amanhã. Ele dedica grande parte dela a Itair Machado, que realmente superou as desconfianças que pairavam sobre ele entre os cruzeirenses quanto à competência para comandar o futebol profissional do clube.

* “O melhor time”

Muito criticado no começo, alvo de gozações, visto com  desconfiança por alguns setores da imprensa na capital, o diretor e atual homem forte do futebol no Cruzeiro, Itair Machado, ex-presidente e fundador do Ipatinga, conseguiu dar a volta por cima e vive agora seu melhor momento no clube, em lua de mel com a torcida. Com a sua experiência e capacidade de negociar, Itair obteve êxitos incontestáveis na montagem do atual elenco, como nos casos recentes das contratações de Rodriguinho e Marquinhos Gabriel, do colombiano Orejuela e o lateral Dodô. Agora também passou na frente de grandes clubes nacionais, com maior poder financeiro, ao trazer o atacante Pedro Rocha, ex-Gremio, que atuava no futebol russo.

  • Por conhecer bem a capacidade do dirigente Itair Machado, nunca tive dúvida de que faria sucesso no Cruzeiro, sobretudo pela rara virtude que possui, de identificar jogadores que se encaixam e dão certo nas suas equipes, como foi o caso do Ipatinga, campeão mineiro em 2005. Na época, foi até a base do Cruzeiro e montou o elenco do Tigre, sob o comando de um técnico jovem em busca de afirmação, Ney Franco, conquistando o título estadual e quebrando um tabu de 41 anos, sem que um clube do interior levantasse a taça de campeão.
  • No Cruzeiro, com respaldo da diretoria presidida por Wagner Pires de Sá, Itair Machado tornou-se o piloto, não de um Teco-Teco, mas de um Boeing de altíssima potencia e  valor, que pode ir muito mais longe do que ele próprio imagina. Mineiramente, Itair vê em pouco tempo, merecidamente, o seu trabalho reconhecido no futebol mineiro.
  • Ganhou respeito aqui e já está sendo visto com outros olhos também a nível nacional. O velho e bom Jair Pereira, ex-jogador e ex-técnico, campeão em vários grandes clubes nacionais, entre eles o próprio Cruzeiro, nos anos 80/90, costumava dizer que no futebol “o certo é o que dá certo”. Que continue assim, para alegria e felicidade dos milhões de cruzeirenses espalhados pelo mundo, bem como daqueles que torcem pelo seu sucesso sem nenhum outro tipo de interesse.

Melhor time

Só um desastre muito grande poderá tirar o Cruzeiro da final do Campeonato Mineiro. Além do empate pode até perder por um gol de diferença para o América, no Mineirão.

Independente disso, os números são favoráveis ao time dirigido Menezes, que a meu juizo no momento pratica o futebol mais eficiente e competitivo  do continente, superando equipes de maior poder econômico no país, como Flamengo, Palmeiras, além dos gaúchos Internacional e Grêmio, bem como os argentinos River Plate e Boca Juniors.

Os números da equipe celeste não deixam dúvidas: dos 32 clubes que disputam a fase de grupos da Libertadores, só o Cruzeiro dos times brasileiros chegou aos 9 pontos, depois de três rodadas, igualando à sua campanha de 2001.

O  Cruzeiro, além de melhor time da atual Libertadores, por conta de ter também quatro gols marcados e  nenhum sofrido,  é o único clube das Séries A e B do Brasileirão ainda invicto, sem derrotas este ano, pois em 16 partidas, sem contar o jogo de ontem contra o América, ganhou doze e empatou quatro.

Faz parte

O Atlético vive uma situação totalmente oposta, passando dificuldades e dando sustos na sua torcida, mesmo diante de adversários muito inferiores, como na  última quarta-feira, pela Libertadores, quando derrotou na bacia das almas o Zamora, da Venezuela, 3 a 2 de virada, no Mineirão, com mais de 40 mil torcedores.

Hoje, o adversário é o Boa Esporte pela semi-final do Mineiro, um time também fraco, mesmo assim  não se pode garantir que o Galo, que tem a vantagem do empate,  não irá passar  dificuldades.

“Mudar de opinião faz parte dos Direitos Humanos”, esta frase atribuída ao ex-governador Leonel Brizola, que já li algumas vezes em textos escritos pelo amigo Chico Maia, jornalista da prateleira de cima e muito gente boa, serve para ilustrar a minha atual avaliação do trabalho de Levir Culpi no Galo.

Caso continue no comando, não vejo boas chances do Atlético seguir na Libertadores, pois não existe evolução ou crescimento da equipe, que na verdade estagnou, não apresenta padrão de jogo, jogadas ensaiadas.

Além disso, nas entrevistas coletivas do técnico do Galo,  não se extrai nada que possa fazer acreditar numa melhora do futebol apresentado pelo time em campo, que é da pior qualidade, muito abaixo do que se espera para um clube da grandeza do Atlético. (Fecha o pano!)  

Por Fernando Rocha – Diário do Aço – Ipatinga


» Comentar

Comentários:
11
  • J.B.CRUZ disse:

    Este CRUZEIRO que, Hoje, é uma Referência Nacional em Administração, Estrutura, Patrimônio e Qualidade em Futebol; é uma Soma de Conquistas e Feitos Históricos, Indispensável; contudo, Fazer uma Reflexão Sobre como o Clube Estrelado Alcançou Tamanha Grandeza e Chegou a tão Espetacular Fartura de Glórias…
    Para tanto é Preciso Voltar no Tempo, para que Possamos Reverenciar todos Aqueles Abnegados Dirigentes Celestes; Com Destaque para ( MÁRIO GROSSO- TRI-CAMPEÃO EM 43-44-45;) ( FELÍCIO BRANDI TRI-CAMPEÃO EM 59-60-61 –PENTA CAMPEÃO MINEIRO 65-66-67-68-69: TETRA-CAMPEÃO MINEIRO 72-73-74-75 E CAMPEÃO MINEIRO EM 77–LIBERTADORES EM 1.976) e Menção Honrosa Para os Irmãos PERRELA que em 16 Anos à Frente do MAIOR DE MINAS Conquistaram a INCRÍVEL MARCA de 26 Títulos; Incluídos 3 COPAS DO BRASIL- 1 LIBERTADORES E A INÉDITA TRÍPLICE COROA) , até mesmo com Sacrifício Pessoal e Lutando contra todas as Adversidades, Construíram este CRUZEIRO que, Hoje é uma Referência Nacional em Administração, Estrutura, Patrimônio e Qualidade em Futebol..
    Esses Inesquecíveis Dirigentes, que Plantaram a Semente no BARRO PRETO há 98 Anos, Certamente tiveram uma Iluminada Visão do Futuro, Correspondida, com FIDELIDADE e muita Luta pelos os que Sucederam…(Observem os atuais Dirigentes: WAGNER E ITAIR com que Carinho e Amor tratam dos Negócios do Clube)…
    Por Fim, Além dos Parabéns que todos Diretores, Conselheiros Merecem, Dedico Um Cumprimento Especial à FABULOSA Massa ESTRELADA da Qual faço parte há exatos 70 anos..
    Nós que tantos Motivos temos para Vibrar Sempre com TIME CABULOSO, precisamos manter as Esperanças e Perspectiva de mais um ano de Grandes Batalha, que virão ..
    Tenho Certeza de que a Recompensa pelo Grande papel da Torcida será dada em Campo pelo time Celeste…Com Luta, Garra e Títulos !!!
    CRUZEIRO SEMPRE !!!..

  • Claytinho do Nova Vista - BH ( Hexa-Campeão ) disse:

    Como diz o outro… “Ccceeeiiiiii”… rs

    Volta lá pra sua penumbra do ostracismo cara pálida… kkķkkk

    Ão… Ão… Ão… rs

  • Raws disse:

    Eu sinceramente jamais iria querer esse senhor com o poder nas mãos dirigindo o clube que torço. Méritos? Deve ter, porém “o tempo é o senhor da razão”. Acho que todo mundo ainda se lembra de Eike Batista. O “Midas”, o brasileiro que “orgulhava” o país, bajulado por todos, e o tempo …

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Só não acho legal esse negócio dele ficar falando por aí que “furou o olho” do Flamengo na venda do Arrascaeta. Ele tem que entender que amanhã ou depois vai estar negociando com algum outro Clube e que essa postura é muito pequena e desrespeitosa com a outra entidade.

  • Juliano Salvador disse:

    O Itair disse que enxugou a folha do cru cru. Ora ora, não vendeu só contratou jogadores bons, mas caro e teve que dar um bom aumento ao TN30 pra ele não ir embora. Declaração Nebulosa como tantas outras, mas a imprensa não pode criticar as coisas de lá. Essa é a matemática azulina!

    • Marcão de Varginha disse:

      Juliano, chega a ser cômico: ter inveja desse cidadão como dirigente do adversário? Ele, esse clube e sua suposta torcida tem muito a ver: arrogantes, vaidosos, prepotentes… parte da mídia é só elogios acesse clube e seus dirigentes, mas todos se falaram quanto as declarações daquele dirigente que colocou sob suspeita vários campeonatos manchando ainda mais sua ex-rica história, o tempo passa e continuam coniventes, omissos, surdos! Quem cala, consente!
      – Provavelmente aparecerá uma Margarida com ofensas por não aceitar essa grande verdade, e procurará justificar o injustificável. Sim, são extremamente sensíveis!
      – #benecyeternomito

      • Marcão de Varginha disse:

        Ao invés de “… é só elogios acesse clube e seus dirigentes, mas todos se falaram quanto é só elogios acesse clube e seus dirigentes, mas todos se falaram quanto as declarações daquele dirigente…”, leia-se: “… é só elogios a esse clube e seus dirigentes, mas todos se calaram é só elogios acesse clube e seus dirigentes, mas todos se calaram quanto as declarações daquele dirigente …”.
        – #benecyeternomito

    • Helio Antonio Corrêa disse:

      JULIANO SALVADOR
      A inveja é mesmo uma MERDA né?
      Na falta de argumentação do campo, o que sobrou para vocês?
      Ter que falar nas dívidas do Azulino, como vc. o trata, mas não se preocupe , nós entendemos esta sua frustração.
      Imagina só, ter amigos de arquibancada tatuando PATRICAO DA MÁRCIA no corpo, deve ser foda mesmo ter que aturar o desempenho Celeste.
      Olha, surta nao, se tudo caminhar bem, na terça feira , o LUAN, ex Gremio deve desembarcar aqui para aumentar ainda mais o desespero e a frustração da sua “thurma” viu?

      • Juliano Salvador disse:

        Moço vocês são sensíveis demais, vocês deitam falação do nosso time e não podemos falar das verdades de vocês azulinos. Eu quero é que venham mais jogadores caros pra desagregar seu time. Quanto a tatuar o Patricão, cada um faz o que quer da vida, mas dois presidentes do seu time se beijaram na boca diante das câmeras numa comemoração. Se é inveja falar de vocês então vocês que vem pra blogs de atleticanos estão bem servidos.

        • Helio Antonio Corrêa disse:

          JULIANO JULIANO
          Nao é sensibilidade não meu caro
          É apenas a constatação de uma realidade, não ter argumentos de bola rolando e ficar procurando bastidor para falar do “azulino”, como você trata o unico time realmente importante do estado.
          Ja imaginou MG sem o Cruzeiro?
          Seriamos menos que a Bahia, pois lá, o Tricolor de aço, tem um Bi e aqui?
          Nós até deitamos falação , conforme vc. falou, mas é coisa de campo de jogo, não é estas bobagens que vcs, inventam todo dia não.
          Vc. acha mesmo que nós, torcedor comum, estámos preocupados com o quanto de dinheiro o Cruzeiro deve,paga,recebe?
          Deixe de ser bobo cara, nós queremos é time no campo, faixa, titulo e gritar É CAMPEAO. O resto é perfumaria.
          Todos nós mineiros, temos o exemplo do AMÉRICA, clube rico, futebol pobre, de que vale isso?
          MORRA DE INVEJA, é assim que gostamos de vê-los
          Só que antes, quando a situação era essa, vcs. se viravam, e arrumavam time para contrabalançar a disputa, agora fazem festança com pompa e tudo por terem ganho do coitado do time da Venezuela.

          • Juliano Salvador disse:

            Inveja do AZULINO eu jamais teria, pois não quero para meu time títulos barganhados ou as custas de tramoia do RÉU CONFESSO da sua diretoria; prefiro meus poucos títulos sofridos, mas ganho em campo. Só não consigo entender. como que um time que não ganha nada incomoda tanto.