Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A seleção do Tite e a Copa América, que vale quase tanto quanto um campeonato estadual

Foto: www.cbf.com.br/selecao-brasileira

Obrigado ao comentarista do blo, Paulo F., que questionou:

“Chico, faz um tempo que você não fala sobre a seleção! O que achou da convocação da seleção pra Copa América?

***

De uns bons anos para cá seleção brasileira não me atrai, caro Paulo. Só mesmo por dever de ofício que entro no tema, principalmente em época de Copa do Mundo, já que as competições dos clubes param e o assunto é só Copa, enquanto a seleção está na disputa.

Uma seleção formada por quase 100% de jogadores que atuam fora do país, pouco conhecidos até nos estados de origem, pouco interessa.

Nem entremos nas questões de bastidores, dos interesses inconfessáveis de dirigentes, treinadores, agentes e dos próprios jogadores.

Mas, vem aí a Copa América, que também não empolga a muita gente, mas daqui alguns dias os campeonatos param e o assunto será monopolizado.

Tite começou muito bem. Salvou a seleção do vexame histórico de ficar pela primeira vez de uma Copa (Rússia 2018), ao substituir Dunga, arremedo de treinador, durante as eliminatórias. Jurou que acabaria com a tal “Neymardependência”, mas pouco tempo depois se tornou mais um paparicador da figura, que mais uma vez fracassou quando o time mais precisava dele.

Depois da Copa, Tite “jurou” que renovaria o time, que daria oportunidade a gente nova, visando a Copa de 2022. Aí repete velhas figuras que já não têm muito a acrescentar e que dificilmente disputarão a próxima Copa, por estarem com a data de validade vencida ou o futebol, que já é questionável, ter piorado até lá. Se um Fábio, venceu a data de validade, Dedé ainda não e está jogando muito. Merecia estar no lugar de um Thiago Silva, Miranda ou Marquinhos. E o que dizer de Daniel Alves, novamente convocado? É para ser homenageado?

No caso, não tenho nenhum jogador do futebol mineiro para sugerir. Daqui, o único que poderia almejar um lugar nessa convocação seria o Dedé mesmo.

É isso. Ganhar ou perder a Copa América tanto faz. Perdê-la dá menos dor de cabeça do que perder o Campeonato Mineiro. Ganhá-la, acrescenta tanto quanto. Aí quando vem a Copa do Mundo, fica chupando dedo, assistindo as seleções européias decidirem.

As datas e horários dos jogos do Brasil na primeira fase e os convocados do Tite:

14 de junho – Brasil x Bolívia, em São Paulo, 21h30
18 de junho – Brasil x Venezuela, em Salvador, 21h30
22 de junho – Peru x Brasil, em São Paulo, às 16h

Goleiros
Alisson (Liverpool)
Cássio (Corinthians)
Ederson (Manchester City)

Laterais
Daniel Alves (Paris Saint-Germain)
Fagner (Corinthians)
Alex Sandro (Juventus)
Filipe LUís (Atlético de Madrid)

Zagueiros
Marquinhos (Paris Saint-Germain)
Miranda (Inter de Milão)
Thiago Silva (Paris Saint-Germain)
Militão (Porto)

Volantes
Casemiro (Real Madrid)
Arthur (Barcelona)
Allan (Napoli)
Fernandinho (Manchester City)

Meias
Philippe Coutinho (Barcelona)
Lucas Paquetá (Milan)

Atacantes
Neymar (Paris Saint-Germain)
David Neres (Ajax)
Everton (Grêmio)
Gabriel Jesus (Manchester City)
Richarlison (Everton)
Roberto Firmino (Liverpool)

***

A opinião do Paulo F.:

“… Confesso que não entendo nada dessa “renovação”” que não da chances pra jogadores que estão voando, como Lucas Moura e Fabinho, mas continua chamando jogadores como Thiago Silva, Miranda, Daniel Alves Fernandinho, sem falar nesse Fagner que não seria convocado por nenhum outro técnico.
Tite é muito fraco, seleção vai ficar mais uns anos sem ganhar nada. Não entendi a justificativa pra manter ele depois do fiasco na copa, deixando Neymar fazer o que quer dentro de campo, estimulando e defendendo comportamento individualista. Seleção é o contrário disso. Fora a falta de coerência nas alteracoes: manteve Fagner no lugar do Danilo dizendo que ia manter quem entrou bem, mas não fez o mesmo quando filipe Luiz fez brilhante partida, sendo Marcelo o pior jogador da copa. Fernandinho titular sem razão e Renato Augusto camisa 10. Enfim, não fez nada na copa que justificasse sua manutenção. Não boto muita fé nesse time”

Paulo F.


» Comentar

Comentários:
6
  • Majoli disse:

    Não ujma serie B do Brasileirão.

  • Paulo F disse:

    Chico, obrigado pela menção e parabéns pela crônica, expõe simplesmente tudo que penso e sinto em relação a seleção, que já foi motivo de orgulho para muitos. Fico chateado pois tem uma nova geração despontando que parece ser muito promissora. Militao, Arthur, Paquetá, Neres, Rodrygo e Vinicius Jr. tinham que começar a jogar juntos desde já na seleção, mas infelizmente sequer veremos isso com Tite.
    Quanto à Copa América, só serve pra se divertir com a Argentina perdendo denovo.

  • J.B.CRUZ disse:

    Mais uma vez para voltar a exercer o meu SEGUNDO****** ENTRETENIMENTO FAVORITO: CINEMA..
    Já estou separando uns trinta (30) Títulos (SÓ CLÁSSICOS ANTIGOS ) DAS DÉCADAS DE 30,40,50 E 60) Aventuras,Faroeste,Guerra,Dramas, Romances e Comédias); tudo Produções estrangeiras, nada da Teledramaturgia Brasileira..Será mais Divertido..
    E para vocês que vão acompanhar a ex-gloriosa seleção canarinho, desejo-lhes os piores resultados..Seleção Brasileira (estrangeira): sou contra…

    ***** O PRIMEIRO ENTRETENIMENTO (paixão) continua sendo o CRUZEIRO 100% – E a Simpatia a outros Clubes, fica Assim distribuída: RIO De JANEIRO; BOTAFOGO 40% (por causa do GARRINCHA); SÃO PAULO: PALMEIRAS 40% (Nosso Irmão de Sangue PALESTRINO) e SANTOS 20% por causa do PELÉ)…Bom Divertimento a todos…
    CRUZEIRO SEMPRE !!!..

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, boa noite,

    Quando eu tenho lembrança desse elenco da Seleção brasileira, eu me lembro do Thiago Silva chorando copiosamente ANTES da disputa dos penaltis contra o Chile na Copa de 2014.
    O cara era capitão do time e ao invés de ir lá dar força pra todo mundo, ele se afastou, sentou numa bola e desabou no choro! um vexame!!

    Eu fiquei impressionado como pode um jogador desse nível, de seleção, jogou no Milan, joga no PSG, ganha uma burra de dinheiro e não ter um preparo emocional e dá um vexame desses na frente de seus colegas e do mundo inteiro??

    E o pior que ele continuou a ser chamado em outras competições pelo paizão do Tite. Agora ao invés de renovar a equipe, dar oportunidade para outros, chama de novo o bebê chorão!

    Técnico de futebol no Brasil é assim mesmo, gosta de morrer abraçado com os seus peixes e perebas em volta!
    Por essas e outras os torcedores vão tomando nojo dessa Selecinha Canarinha!

  • Valmar Azevêdo disse:

    Além da cúpula azulina não deixar, Dedé não merece a convocação; vem dando muita cabeçada, ainda bem que a última só acertou o vento no gol do Flu. Depois que os azulinos pediram a convocação do Fábio ele vem tomando muitos gols, principalmente de falta, de costas, de rebotes e se não fosse o VAR tinha levado mais. Sem expectativa nenhuma nesta seleção e na Copa América. A mandona do futebol fazendo um esforço danado para promover a competição, mas não há renovação na seleção
    brasileira. Tal qual a política, no nosso futebol tudo tem um preço, capitalismo, troca de favores, etc. Novos 7 x 1 virão!

  • Silvio T disse:

    “… interesses inconfessáveis de dirigentes, treinadores, agentes e dos próprios jogadores.” Já que você tocou no assunto, Chico, foi até divertido acompanhar algumas resenhas dos programas esportivos hoje. Era quase unânime essa queixa das não convocações de Dedé e Felipe Melo. Santa ingenuidade, Batman! Será que só eu que noto que determinadas equipes NUNCA são desfalcadas pela seleção? Basta lembrar dos anos de 2013/2014. Enquanto o galo, que tinha tudo para ganhar o título brasileiro, era continuamente prejudicado com convocações de Ronaldinho! Jô!! Vitor e Bernardo, o time que acabou campeão não tinha nem ameça de convocação. E todo mundo achando normal..rs. A história acaba de se repetir. Enquanto o galo, com seu elenco limitado, vai perder o Guga para um torneio sub-qualquer coisa na França, equipes consideradas as mais fortes, as mais bem treinadas, com os melhores elencos, não perdem ninguém!!!??!! E assim caminha a humanidade..