Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Para quem torcer nessa final da Champions?

Mineiro de João Pinheiro, Gomes (em foto da Getty Images) começou no Democrata de Sete Lagoas, fez história no Cruzeiro em 2003 e foi do Tottenham de 2008 a 2014

Este sábado é de final da Champions, a competição de futebol que foi transformada no maior evento futebolístico entre clubes do planeta. Um show de marketing e futebol, que faz boa parte do mundo parar para assistir. Em horário nosso, 16 horas, muita gente também vai se sentar diante de uma TV para torcer para Totthenham ou Liverpool.

Lamento que a mídia regional brasileira dê mais espaços para os campeonatos da Europa que para o futebol de suas respectivas regiões e brasileiro. É questão de grana, claro, mas um erro grave dos maiores jornais, rádios e TVs dos estados. Tenho certeza que se falassem mais dos times do interior, apesar de toda a pobreza técnica e financeira deles, a audiência e venda de exemplares seria muito maior. Sou seguidor da tese de Fernando Pessoa, que diz que o “Tejo não mais belo que o rio que corre pela minha aldeia; porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia…”.

Por mais fortes que sejam os times europeus e os espetáculos fantásticos que dão, a maioria absoluta dos mineiros quer notícias do seus times locais. Quem é do interior do estado torce para o time da sua cidade ou região e para um grande da Capital. Mas é órfão de informações sobre um Ateneu de Montes Claros, por exemplo; um Rio Branco de Andradas; Fabril de Lavras; Araguari; Democrata de Sete Lagoas; Esportivo de Passos, Valeriodoce de Itabira, etecetera e tal…

Os que disputam a primeira divisão estadual ainda aparecem na Globo, Itatiaia, O Tempo, Super Notícia, Estado de Minas e Hoje em Dia, durante os três meses da temporada estadual. Depois, só “no ano que vem”.

Voltemos à final da Champions. Você vai torcer por quem? Eu fico no piloto automático em finais como essa, tipo, “que vença quem merecer”. O Liverpool tem três brasileiros: o goleiro Alisson, o meia Fabinho e o atacante Firmino. O Totthenham tem Lucas, que a imprensa resolveu acrescentar “Moura” ao nome dele, numa bobagem danada. Mas o Totthenham  é também o time onde jogou o goleiro Gomes, nascido em João Pinheiro-MG, morou criança em Sete Lagoas, onde brilhou na base do nosso Democrata. Uma grande figura humana, que mantém a simplicidade de sempre, mesmo depois de brilhar tanto no Cruzeiro em 2003, no PSV da Holanda, no próprio Totthenham e agora, chegando ao fim da carreira no Watford.


» Comentar

Comentários:
4
  • Araides Almeida Nascimento Pereira Agencia disse:

    PSG

  • Silvio T disse:

    Chico, do jeito que os torneios são administrados no Brasil, esquece. Cada dia mais as competições europeias vão ganhar espaço por aqui, especialmente entre os mais jovens. Os homens de neandertal que dão as cartas no futebol do terceiro mundo querem tudo, menos mudar prá melhor. A sua citação sobre os clubes do interior é o melhor exemplo. Repetindo pela trilhionésima vez: clubes das séries A e B teriam que ficar fora dos estaduais. E este duraria o ano inteiro, dando chance, trabalho e visibilidade ás equipes do interior. E a equipes maiores e os principais campeonatos teriam mais datas para se organizarem melhor. São quatro meses!! jogados pela janela. Não interessa aos clubes, aos torcedores, ás empresas de comunicação. Mas, mantém-se a fórmula falida para privilegiar uma meia dúzia que fatura seus milhões e vive desse descalabro.
    Quanto ao Gomes, apesar de atleticano, é um cara que admiro muito. Não só pelo grande jogador que foi. Mas pela inteligência e postura como ser humano e profissional. É um dos poucos brasileiros que foram prá Inglaterra e falam o idioma local com uma fluência de dar inveja ao Shakespeare. Só isso já mostra o quanto ele é diferenciado. E a toda hora é citado pelos brazucas que vão prá lá como o colega que ajuda, dá apoio.

  • J. B. CRUZ disse:

    Quando Criança e Adolescente lá pelos idos de 60, era tradição ter o CLUBE DE CORAÇÃO e, nos demais Estados e outros países o CLUBE de Simpatia..Até Hoje (aos 70), sigo com este procedimento.
    CLUBE DE CORAÇÃO – CRUZEIRO ESPORTE CLUBE..
    SIMPATIA:
    Em São Paulo: PALMEIRAS . – Rio de Janeiro: BOTAFOGO – R. G. Sul; GRÊMIO – Bahia: = BAHIA..
    No Paraná: CORITIBA..- Pernambuco: SANTA CRUZ..
    Na ITÁLIA: MILAN—-Na Espanha: BARCELONA: – Na Alemanha: BAYERN de MUNICH: – Na Escócia; AJAX: Na Inglaterra: LIVERPOOL e no México: CRUZ AZUL….
    Até Hoje Permanece a PAIXÃO para o MELHOR BRASILEIRO; E MAIOR DAS AMÉRICAS NO SÉCULO XX; e SIMPÁTICO aos Acima mencionados..
    CRUZEIRO SEMPRE !!!…

    * LIVERPOOL 3 X 1 TOTTHENHAM *