Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Risco de punição da FIFA, rebaixamento, dívida com o Atlético e pressão da torcida e Conselho levam Zezé Perrella a pedir o afastamento de Wagner Pires, Itair e toda a diretoria do Cruzeiro

Está tudo escrito na “NOTA OFICIAL” distribuída agora há pouco pelo presidente do Conselho Deliberativo do Cruzero:
* “Como Presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro Esporte Clube (CEC) tenho passado os últimos dias muito apreensivo diante de sucessivas e graves denúncias que aparecem quase que diariamente sobre nosso Clube.

Diante disso, determinei a criação de uma Comissão para realizar Sindicância com intuito de analisar documentos e averiguar as possíveis irregularidades que vem ocorrendo no Cruzeiro.

Os abnegados Conselheiros que compõem esta Comissão trabalham diuturnamente para encerrar o trabalho, entretanto, há muitos documentos para serem analisados.

Sabemos, também, que a dinamicidade do futebol infelizmente não nos permite trabalhar com muito tempo. O Cruzeiro encontra-se na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e, no mês de julho, passará por duas grandes decisões na Copa do Brasil e na Copa Libertadores.

Fato é que de tudo que se tem divulgado, dois fatos já estão documentalmente comprovados e podem ser muito prejudiciais ao Cruzeiro.

Um deles é um contrato de mútuo firmado com empresário sem qualquer relação com futebol, que foi quitado 8 meses antes do seu vencimento e com a oferta de percentuais de jogadores que superam – e muito – o valor do empréstimo. Embora a Diretoria Executiva alegue que não houve pagamento e sim oferta dos percentuais como garantia do empréstimo, breve análise do balanço de 2018 nos permite concluir que ali o referido empresário constava como “parceiro em direitos econômicos”, o que evidencia que o novo contrato feito em 27/5/2019 para ser apresentado à imprensa busca alterar uma situação já consolidada anteriormente.

Como a participação de terceiros em direitos econômicos é proibida desde maio de 2016 pela FIFA, a CBF já notificou o Cruzeiro para explicar tal situação e uma vez instaurado processo na entidade para apurar tal situação nosso clube pode ser apenado até mesmo com rebaixamento, o que não podemos admitir já que, pelo que se vê, o Cruzeiro na verdade vem sendo vítima e não autor de atos que podem ser extremamente danosos.

Ainda que se queira aceitar a tese de oferta dos percentuais como garantia, o próprio advogado contratado do Cruzeiro para uma causa, Marcos Motta, especialista em Direito Desportivo, já deu entrevista consignando que direitos econômicos de um jogador não podem se dados como garantia de pagamento de empréstimo. (Jornal Estado de Minas, 12/01/2018).

Além dessa grave situação temos agora a publicação da decisão da CNRD que gerará ao Cruzeiro, em um momento financeiro tão delicado, inclusive com atraso de salário dos seus funcionários – o nunca ocorreu na nossa história quase centenária – um prejuízo superior a R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais) quando o valor for atualizado.

É indubitável que passamos pela mais grave crise institucional da nossa história e não me sinto confortável em ficar alheio a isso. O Cruzeiro saiu das páginas de esporte para estar nas páginas policiais, sendo inclusive alvo de investigação em curso na Policia Civil mineira.

Diante disso, e certo que, repito, o Cruzeiro é VÍTIMA e não autor de todos esses fatos, que *requeiro ao Presidente do Cruzeiro Esporte Clube que ele e todos seus diretores envolvidos nos fatos acima citados se afastem imediatamente de seus cargos* pelo menos até o fim da Sindicância, de forma a minorar os já incontáveis prejuízos que o Clube vem sofrendo. Esta seria uma medida de grandeza da parte dos mesmos para de reconhecer que, agora, o melhor para o Cruzeiro é isso e, sem dúvidas, o que todos querem é o melhor para o Clube.

Por fim, diante da urgência e relevância da matéria contida no requerimento formulado por um grupo de Conselheiros chamado Pró Cruzeiro Transparente, informo que *na 2ª feira próxima, dia 17/6,/2019, convocarei reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, com base no art. 21, II, a do Estatuto do Cruzeiro Esporte Clube, a ser realizada no prazo mínimo estabelecido pelo Estatuto,* para apreciar o pedido de afastamento com base no art. 30, IV, d do Estatuto, que dispõe sobre gestão temerária e suas consequências.

Belo Horizonte, 15 de junho de 2019.

Zezé Perrella.”


» Comentar

Comentários:
22
  • Marcos disse:

    Caso seja punido pelos seus erros, o Cruzeiro não escapará de descer degraus, seja economicamente, seja administrativamente, seja dentro das quatro linhas. Isso dá alegria aos torcedores atleticanos, isso não dá pra negar.
    Só que, caso o Cruzeiro receba todos os castigos pelos os erros que cometeu, boa parte do futebol mineiro morrerá, já que o Cruzeiro é o time mineiro com mais títulos nacionais e internacionais. Um clube que poderá jogar fora todo o seu histórico de glórias e conquistas, pq entregou sua gestão para estelionatários. Já está no nível de caos dos times cariocas, e quiçá ultrapassou o Atlético em dívidas…

  • Audisio disse:

    Lastimável a situação do clube. Quem se lembra da época das parcerias da Hicks Muse Tate and Furst, o Cruzeiro disparou na década de 2000. Na mesma época o Atlético não conseguiu a dele. Formou-se um abismo.
    Mesmo que haja uma recuperação no atual campeonato a disputa pelo título já foi para o saco! O Cruzeiro está entrando em uma situação perigosa, não só em relação a sua posição técnica como em sua situação administrativa. Acertos estratégicos na década de sessenta lançaram o clube num patamar muito alto, entre os maiores clubes do mundo. Erros estratégicos poderão custar decadas de recuperação. Lembrando que o rival se prepara para inaugurar em prazo relativamente curto um estádio próprio e arrumando a casa economicamente poderá se lançar para patamares mais altos. Não estou falando de uma boa “fase” de uma equipe ou de de uma explosão técnica devido ao aparecimento de um ou dois craques no elenco (Reinaldo, Cerezo). Estou me referindo a uma supremacia administrativa que resultará numa hegemonia técnica por quem sabe, decadas!
    Foi através dessas “bobeiras” que o América Futebol Clube, gigante na década de 40 em Minas, ficou observando a locomotiva azul passar enquanto se amontoava em erros. Estou apenas conjecturando sem maiores pretensões, apenas, analisando os dados amontoados pelas experiência de anos observando as coisas do futebol e com grande respeito aos cruzeirenses aqui do blog.
    Abraço

  • Alisson Sol disse:

    Gosto muito de futebol. Como torcedor do Cruzeiro, quero o bem do clube a longo prazo. Igualmente, quero o bem do Brasil a longo prazo. Mas isto implica em saber separar o que são coisas diferentes, não misturando as instituições com aqueles que as gerenciam de modo irregular. Ao mesmo tempo, não se pode achar que são apenas erros de pessoas isoladas que levam instituições para tais situações. É muita gente errando por muito tempo…

    Este teatro de que tirando o Presidente e sua diretoria vai “resolver” tudo é uma balela. Se o título que o clube conquistou enquanto tinha um certo presidente vale, como pode a dívida que ele assumiu não valer? E saindo o atual Presidente, qual o plano para o futuro? O tal plano de ganhar os campeonatos e copas, fazer estádio, lucrar com venda de jogadores todo ano, já não funciona mais. O que vem da TV mal daria para pagar dívidas fiscais. Nem Corinthians consegue pagar seu estádio. Flamengo, o dito “bem administrado”, mata jovens e continua com enorme dívida com o fisco. Qual o plano para um clube de futebol viável a longo prazo no Brasil?

    Os clubes tem uma publicidade gratuita enorme, diversos benefícios fiscais, jogam em estádios públicos ou subsidiados. E ainda assim só dão prejuízo! Óbvio que isto só continua porque alguém está lucrando. Mas o dinheiro sai de alguma coisa, e poderia estar, ao menos a nível governamental, sendo utilizado em hospitais, escolas, etc. Até quando o país vai sustentar este “vício” numa atividade que tira de todos e enriquece uns poucos?

  • Renato César disse:

    Para mim, o Perrela arriscou demais, apostou muito alto. Confessou os crimes e está apostando na estratégia da responsabilização das pessoas, para livrar a instituição. Certamente, um aconselhamento jurídico.

    Acho que pode ser um tremendo tiro no pé. O conselho aprovou as contas com as irregularidades, a situação envolvendo passes de atletas também era de conhecimento deles, denúncias internas foram arquivadas e a bomba só explodiu quando a investigação veio de fora, a partir de outras instituições independentes.

    Ou seja, não é possível separar responsabilidades e os crimes são institucionais sim, com risco de penalização desportiva e cívil para o clube.

    Clube agora é réu confesso e está tentando diminuir sua pena. Talvez até conseguir uma absolvição por causa de um pedido de desculpas.

    Espero que ninguém caia nesta e que se faça justiça!

  • Marcão de Varginha disse:

    Se o clube é “vítima” da situação, qual o motivo do pedido de afastamento da diretoria? Trono desocupado, rei posto…
    – #benecyeternomito

  • Ely g borges disse:

    Quero saber, quando vão pagar só galo. A FIFA vai punir

  • Guilherme Gonçalves Costa disse:

    O baixinho quer “livrar” o cru cru de alguns membros da diretoria??? E quanto a ele??? Nada vai acontecer??? Hahahaha. Ê, Brasil….. Ê lugarzinho, viu??? Me lembra uma piada antiga, quando o Criador diz a um de seus anjos que faria um país maravilhoso, sem vulcões, sem terremotos, com clima ameno e etc… O anjo, intrigado pergunta: “Mas, Senhor…. Não é muita coisa boa pra um país apenas???” O Criador, responde tranquilamente: ” Tenha calma, filho! Você vai ver o povinho que vou colocar pra morar nesse país….” Estamos vendo isso há tempos. Há tempos. Se der menos que série D….. Já sabem.

  • israel alvarenga disse:

    “”toda arrogancia será castigada””

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Agora é tarde !
    Para o bem do desporto nacional, o Cruzeiro deve sofrer todas as sanções e penalidades da lei.
    Não se pode agora, tentar obstruir mais ainda a verdade, com outro caminhão de mentiras. O que o Perrela politicamente vai tentar fazer agora, é realmente colocar a instituição Cruzeiro como vítima. Porém, o presidente atual desta instituição foi eleito pelos conselheiros do próprio Cruzeiro. Logo, esse pseudo-presidente e seus asseclas, representam os interesses da instituição.
    O que essa quadrilha fez, foi enganar e literalmente trair milhões de Cruzeirenses.
    O Cruzeirense sempre se gabou de nunca ter manchado sua história com uma segundona e agora vem justamente um inimigo íntimo, quem mais do que ninguém deveria preservar o Clube e nos expõe ao risco de rebaixamento. Risco esse que se não for confirmado dentro do campo, muito provavelmente o será fora dele.
    Muitos de vcs conhecem a minha postura aqui de anos. Sabem da minha coerência e da minha linha de nunca passar a mão na cabeça de quem faz coisa errada. Então, vcs podem imaginar a dor da minha alma em estar escrevendo essas palavras. Não quero saber de brechas na lei, não quero saber de politicagem. Quero ver meu Cruzeiro passado a limpo. E que o câncer que está lá seja extirpado de uma vez por todas. Mesmo que para isso tenhamos que amargar um rebaixamento.
    Não adianta pregarmos lisura para o outro, sem olharmos para o nosso próprio umbigo.
    Errou, roubou, ludibriou, forjou, tem que pagar. Simples assim.
    Nasci Cruzeirense e vou morrer Cruzeirense. Mas jamais vou compactuar com bandidagem.

    • Carlos Henrique disse:

      Caro Clayton, nao gosto do Perrelanem do Aecio.
      a maiotia nao gosta sao corruptos.
      Aecio nao deveria ser deputado, mas se elegeu
      é o Brasil.
      Mas te falo, perrela deixou o Cruzeiro com pequenas dividas.
      ganhou muitos titulos junto com seu irmao.
      e todo ano vendia jogadores da base que sobressaiam, ou jogadores
      que comprava barato, e vendia por uma fortuna.
      bom negociador, e todo ano aliviava o caixa no fim do ano.
      agora esses bandidos,
      nao querem lagar o osso.
      se deixarem nao saem, deveriam sair.
      os clubes brasileiros todo ano,dveriam abrir a caixa preta.
      nao é assim num aviao quando cai.
      No Atletico é pior ainda, é um clube fechado
      a torcida nunca fica sabendo de nada.
      as contas sao aprovadas.
      as dividas aumentando.
      e algumas familias estao e mandam no conselho.
      tinha que ser mais democratico.
      os socios do Atletico deveiam votar
      como nos clubes cariocas.
      logico que os conselheiros,teriam um peso maior nas votaçoes.
      mas socios torcedores
      deveriam ser mais ouvidos.
      falando do seu clube.pode haver um impeachment no Cruzeiro
      no Flu quase teve, mas o presidente antecipou as eleiçoes e saiu.
      O Cruzeiro era tranquilo sem brigas
      E O Atletico era uma guerra
      varias correntes politicas brigando
      hoje isso esta traquilo,quase sem oposiçao.
      mas o clube nao tem transparência

      • Claytinho do Nova Vista - BH ( Hexa-Campeão ) disse:

        Caro Carlos Henrique,

        Não é fácil não meu amigo…
        E tudo isso devido ganância desenfreada de pessoas inescrupulosas.

        Abraços

    • Ramon disse:

      Também acho que pelo bem da legalidade e para acabar com corrupção no país como no esporte, o Cruzeiro tem que ser punido. O Cruzeiro não é vítima como diz o Perrella, é culpado pela ações dos seus diretores e Presidente, devidamente eleitos pelo conselho.

    • Lobato disse:

      Quando você esta acuado vem com essa conversinha de “vocês me conhecem”. Sim! Conhecemos tanto que sabemos ser falsa essas afirmações de que nunca compactuou com as falcatruas do seu clube.
      E mais, para falar do momento ruim do cruzeiro, para que – indiretamente – citar o rebaixamento do Galo? Caímos e subimos na bola, com muita DIGNIDADE. “História manchada” é ter dirigente assumindo publicamente a compra de arbitragens. Ter presidente do Conselho Deliberativo envolvido com suspeitas de tráfico de drogas, de desvio de verba de merenda e etc. Essa lama vem de longe, por que só manifestou agora? Sua credibilidade é igual a do seu clube.

      • Claytinho do Nova Vista - BH ( Hexa-Campeão ) disse:

        Lobato,

        Esse seu comentário só demonstra que vc parece que só acompanha o Blog na boa, quando lhe é conveniente, ou que vc é só mais bobão virtual que gosta de destilar nos teclados aquilo que sua alma pode estar cheia, veneno.

        No meu comentário eu disse “quem me conhece aqui no Blog” sabe da minha postura aqui, porque eu sempre fui um dos poucos Cruzeirenses daqui que sempre criticou duramente o próprio Clube. E que deve ter sido o único que desde a eleição para Presidência já falava aqui dos temores que tinha, por ter como Diretor mor um Itair Machado. Talvez vc não se lembre, ou esteja fingindo de bobo mesmo ( O que é mais provável… ), mas na ocasião do Benecy, eu também fui um dos poucos Cruzeirenses daqui que falou que ele deveria ter sido banido do Cruzeiro para sempre.
        Mas o que eu posso fazer é só isso. Criticar e cobrar. Não tenho o poder pra ir lá e tirar ninguém.
        Pelo que entendi no seu murmúrio, vc ficou todo dodoizinho por eu ter falado que o Cruzeiro nunca manchou sua história com uma segundona e achou que estava me referindo ao Atlético Mineiro… Me ajuda aí né ?? Num momento como esse vc realmente acha que eu tenho tempo pra me preocupar com o Atlético Mineiro ?? Não sei se vc sabe, mas outros grandes Clubes também já caíram.
        Mas a ânsia é tão grande né ?? O veneno é tanto, que vc nem pensa antes. Ou então é porque não tem vergonha na cara mesmo.
        Basta vc verificar o histórico do Blog, que perceberá a minha postura em relação à essa administração do Cruzeiro.
        Volta lá agora para o seu tribunal… Próximo…

        • Lobato disse:

          Volta pra escola e estuda de novo interpretação de texto!!!
          “Pra cima de mòi não” hum!!! gracinha da menina!!

          • Claytinho do Nova Vista - BH ( Hexa-Campeão !!! ) disse:

            Pelo visto além de “bobão”, parece que é “burrão” também… rs

            O bobão fala que eu cito mesmo que indiretamente o Atlético Mineiro e sou eu quem não sabe interpretar um texto… rs

            E como vc escreve na primeira pessoa do plural, “conhecemos”… “sabemos”… pede mais ajuda a outros, porque vc é bem fraquinho nas argumentações viu… rs
            Se pautasse pela verdade, apontasse algum erro meu, eu teria que baixar a cabeça e me desculpar publicamente. Agora, ter a cara de pau e desfaçatez de falar que são falsas as minhas afirmações sobre nunca ter compactuado com falcatruas do Cruzeiro e que me manifestei só agora, é a cara de pessoas sórdidas por natureza, que por não terem argumentos para um apontamento ou acusação pautado na verdade, atacam a pessoa de forma leviana.
            Aqui não tem essa de bom moço. Aqui tem é um homem de verdade que honra e sustenta o que fala, que sabe debater educadamente com qualquer um, mesmo que num debate divergente. Mas que quando atacado, quando a coisa descamba para o pessoal, aí rebate na voadora sim !! Então, bobão, vc pode me zoar ou discordar sempre que quiser. Mas toda e qualquer vez que adotar essa postura baixa e leviana de ataque à pessoa e não ao argumento ou ideia, esteja certo que a réplica será proporcional ou até pior.

        • Lobato disse:

          Vc esta igual ao jogador Felipe Melo, chamando os outros de bobão!! Quero dizer vc esta igual a um juvenil. Participar ou não, eis a questão! Realmente participo da forma que me convém, não sou obrigado a participar da maneira que vc acha que tenho q participar. Já li de pessoas aqui no blog que vc é o fiscal do blog. Agora entendo. Muitos atleticanos não comentam mais aqui no blog pq vc afastou a turma e fica nesse papinho de bom moço. Fez acusações infundadas ao nosso amigo Alex, que sempre te jantava nos embates.

          Filhão a minha participação acaba aqui!!

          • Claytinho do Nova Vista - BH ( HEXA-CAMPEÃO !!! ) disse:

            Kkkkkkkkkkkkkk
            Não tô falando… rs
            Pra cima de mòi não “bobão” !!! rs
            Te chamei de “bobão” não foi por participar pouco ou como bem queira, não “bobão” !!!
            Foi por destilar seu veneno em cima do pouco que acha que viu ou que de alguma forma foi levado a deduzir. Bobão !!!
            Volta lá chorando pro seu tribunal… kkkkkkkk
            Típico… rs
            Próximooooooo…

      • Queiroz disse:

        Sr Zéze Perrela,a culpa não é do cruzeiro,a culpa é do Kalil,da “imprensa atleticana”,do Kalil. Agora é a hora dos falsos moralistas aparecerem,mas qdo o Itair e o Perrela foram eleitos a maioria dos cruzeirenses diziam q os atleticanos estavam com medo . mancha é ser rebaixado por falcatruas.

  • Germano Brás disse:

    Atitude louvável do Tattoo, digo presidente do conselho… Cabe agora ao presidente Wagner, exija a renúncia do presidente do conselho, baseado no velho chavão: somos todos farinha do mesmo saco… Caso contrário, a maldição será sacramentada e Tattoozinho assumirá o trono da Ilha da Fantasia.