Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O show da Holanda contra a Itália e a implicância chata e sem sentido com a “bola parada”

Que belo jogo fizeram Holanda e Itália pelas quartas de final da Copa feminina, em Valenciennes.

Aliás, foi o segundo melhor momento que assisti nesta Copa: o primeiro, eu estava lá, vendo presencialmente o canto do hino da França, no Parque dos Príncipes, na abertura, quando as francesas atropelaram o time da Coréia do Sul. Hoje, vi pela TV: sol radiante, mulheres belíssimas, jogo futebol de verdade e sem interrupções.

E que show de bola da Holanda, com uma movimentação e troca de passes impressionantes. A Itália, com estilo de jogo parecido com o tradicional do time masculino: força, que entretanto, durou e agüentou até o momento em que o fôlego acabou. Pouco depois dos 20 minutos do segundo tempo, só deu Holanda, que fez 2 a 0 em duas cabeçadas sensacionais.

Continuo não entendendo comentaristas e treinadores, fazendo ressalvas a bolas cruzadas na área de córner, lateral ou faltas, que resultam em gols. Falam: “foi de bola parada, mas…” Mas o quê? Bola parada não faz parte do jogo? Bons cruzamentos e boas cabeçadas ou o elemento surpresa da infiltração na defesa não são frutos de treinos, jogadas ensaiadas e etecetera e tal? Quem treina mais este tipo de lance não merece ser exaltado? Se é pra fazer ressalvas a este tipo de jogada, que se elimine também a expressão “bola parada”, pois ao pé da letra, isso não existe. Se a bola estiver parada então ela não sai do lugar, e aí não acontece nada.

Bobagens ao vento e conversa fiada fora, essas fotos da FIFA mostram bem o que foi o jogo…

da fineza e o “balet” das holandesas . . .

…contrastando com a força e a bateção de cabeça das italianas principalmente depois que o gás acabou.

Daqui a pouco tem Alemanha x Suécia. Deve dar Alemanha. Aí o bicho deverá pegar para a Holanda. “Ou não”; como diria o Caetano!


» Comentar

Comentários:
2
  • Marcos disse:

    Alemanha está nas semifinais… SQN. Suecas surpreendem, facilitando o caminho para as norte-americanas.
    E na Copa América o Uruguai também foi surpreendido. Todos os gols que fez no time do Peru foram anulados. E ainda desabou nos pênaltis por causa do Suarez…
    Já o pobre Cruzeiro segue balançando em uma corda que a cada dia que passa vai ficando mais bamba…

  • Ed Diogo disse:

    São duas coisas que não aquento :
    Estes comentários dos repórteres de rádio e tv com está tal bola parada e todos os jogadores só sabem comemorar os gols com dois dedos para o céu.
    Não que eu esteja contra a fé das pessoas mas onde está aquelas comemorações com um soco no ar ou um punho fechado ou tirar a camisa e jogar para a torcida?
    Tudo e igual sem entusiasmo ou autenticidade .