Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A impressionante metamorfose peruana, que atropelou o Chile e enfrentará o Brasil na final

O futebol e suas surpresas. O Peru esmagou o Chile, na Arena Grêmio, como foi esmagado pelo Brasil na primeira fase. Apesar do placar menor, 3 a 0. Sim, porque tomou de 5 a 0 do Brasil, mas naquele jogo o goleiro Gallese contribuiu bastante para isso.

É preciso lembrar de um ingrediente especial neste confronto. Trata-se de uma rivalidade extrema, que envolve questões históricas, geopolícas, em especial a Guerra do Pacífico (de 1879 a 1883) quando Peru e Bolívia se uniram para atacar o Chile. Chegaram a ocupar o território chileno até as portas de Santiago, quando foram repelidos de forma avassaladora pelo exército chileno, que recorreu aos índios mapuches, famosos e sanguinários guerreiros, impiedosos contra seus inimigos. No contra ataque, os chilenos chegaram às portas de Lima e ao território da Bolívia no Oceano Pacífico, quando organismos internacionais entraram na parada e promoveram um acordo. Algumas terras peruanas foram devolvidas, mas a Bolívia ficou sem mar e até hoje discute e tenta negociar, sem sucesso.

Pelo que vi do Peru contra o Brasil e contra o Uruguai, não deverá será páreo duro na final de domingo no Maracanã. Apesar do técnico argentino Ricardo Gareca estar fazendo um ótimo trabalho na seleção deles.


» Comentar

Comentários:
8
  • Alisson Sol disse:

    Brasil será bem ajudado pela arbitragem. Creio que o Peru vai jogar bem diferente da primeira fase. É franco atirador, e só tem a ganhar. Os jogadores peruanos sabem que podem fazer História.

  • Victor Maia disse:

    O Peru está muito motivado e são humildes, não é o mesmo dos 5 x 0. Devagar com o andor!
    Por aqui Chico, justiça indefere pedido de afastamento de Itair, mais uma derrota da oposição azulina. Chegou novo reforço para o Cru Cru, Valdir Barbosa que já foi bastante criticado por Itair, mas com certeza se entenderão em nome das “tetas”. Ambos tem algo em comum, Itair proporcionou dores de cabeça ao Cru Cru do qual está em julgando, inclusive o Bruno Silva; já Barbosa proporcionou ao Cru Cru a enxaqueca chamada Latorre.

  • Luiz Ibirité disse:

    blog do chico maia sempre, um espaço mais q cultural, futebol, gastronomia, historia e muito mais, e tem gente q me zoa por participar aqui (com muito orgulho), como nao tem jeito, o peru apareceu, mas jaja ele some d novo, kkkkkk

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, bom dia,

    Só tenho dúvidas se estas questões históricas tem alguma influência nesses jogos, porque esses jogadores muitas vezes não sabem nem ler e escrever direito, pois só sabem fazer tatuagens, jogar videogame e cortar o cabelim na régua, tipo Nego Ney… Geração de alienados!

    Deviam fazer um teste com esses caras tipo uma gincana, uma competição, com tarefas como: Mandar o jogador fazer um depósito em sua conta no banco, Mandar o cara fazer uma compra num supermercado, Mandar o cara ir ao Detran revalidar sua carteira de motorista. Esses caras tem aspone até pra pegar água na geladeira pra eles. Acredito que eles nem sabem a história de seus países!

    A lembrança que tenho da seleção do Peru foi na Copa do Mundo disputada na Argentina em 78, que ENTREGARAM o jogo pros argentinos de forma inacreditável! A Argentina precisava de um saldo, se não me engano, de 3 gols e meteram 6a0. Eu assistia esse jogo e não acreditava no que estava vendo! Um absurdo e vexame! Achava que mais nunca essa seleção poderia competir em torneio algum! tinha que ser banida! Depois de anos voltou das profundezas da vergonha…

    Agora foi uma surpresa a vitória do peruanos e achava que seria um jogo duro, tipo um 2a1 pro Chile ou até um empate com passagem nos penaltis, futebol é uma caixinha de surpresas, mesmo! Tomaram de mão cheia do Brasil e será que podem surpreender no jogo da final?

    Falar de Peru é uma piada pronta! Vamos ver se o Brasil vai engolir o Peru ou vai mandar o Peru pra casa…kkkk vamos aguardaaar….kkk

    • Mauricio Souza - Serrano disse:

      As lembranças que eu tenho é que em 1958, Nilton Santos fez o pênalti mas deu 1 passo para fora da área e a Tchecoslováquia se danou; link
      https://www.youtube.com/watch?v=cpmro6H7wwI
      Em 1962 Garrincha havia sido expulso e não jogaria a final, mas o João Avelange deu um jeito e ele jogou;
      Em 1994 a falta que o Branco bateu foi a favor da Holanda, mas ele esperto pegou a bola e bateu e gol;
      Em 2002 a Bélgica teve um gol anulado e isto a prejudicou e ela foi desclassificada.
      Agora em 2019 o Peru também perdeu de 5X0 para o Brasil, mas aqui ele não vendeu, só o goleiro que falhou duas vezes com 15 minutos de jogo

      • Helio Antonio Corrêa disse:

        MAURICIO SOUZA
        Pequena correção que não invalida em nada a sua tese
        O passo à frente dado pelo magnifico NILTON SANTOS, nao foi contra os Tchecos, e sim contra a Espanha, e com um detalhe importantíssimo, naquele momento, ja perdíamos por um a zero, se tomássemos o segundo, dificilmente teriamos virado o jogo.
        E também esse fato, nao foi em 1958 e sim em 1962 no Chile.

        Desculpe pelo pitáco, mas como disse, nada disso invalida a sua tese.

  • Guilherme Gonçalves Costa disse:

    Guerrero, aos 35 anos de idade, ainda é um grande jogador! Isso é inegável!!! Não vi o jogo, mas me parece, pelo que vi nos melhores momentos, que o ex gremista Eduardo Vargas, teve um papel fundamental na partida. Acertou a trave estando debaixo do gol, perdeu gol na cara do goleiro, quando deveria ter dado um totozinho por cima, e ainda, não satisfeito, com sua seleção perdendo por 3 x 0 nos acréscimos do segundo tempo, ao invés de soltar uma “borrachada” no pênalti, pra marcar o gol de honra, o cara resolve mascarar e perde bisonhamente o pênalti. Se sou da federação chilena de futebol, esse sujeito nunca mais vestiria a camisa do Chile. Ri Dí Cu Lo!!!