Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Imperdível, especialmente para quem quer curar qualquer dor: Festival de Inverno de Conceição do Mato Dentro, a partir de amanhã

Nesta foto do Ariel Branco, que me foi enviada pelo Igor Duarte, o visual predominante de Conceição do Mato Dentro nessa época do ano

“Peço desculpas se deixei meu verso / espelhar o inverso /

reclamar sem ter razão / POIS SEMPRE QUE A COISA APERTA /

A RECEITA CERTA É VIR PRA CONCEIÇÃO.”

Com este trecho da Marchinha de Conceição (de autoria do Cadinho Faria e Murilo Albernaz), recomendo a todas as senhoras e senhores que estão precisando descansar o corpo e a alma do dia a adia estressante ou qualquer outro problema (atleticanos do mundo unamo-nos ), que peguem o carro, o ônibus, a bicicleta, avião ou até à pé, e sigam rápido pra Conceição do Mato Dentro. Hoje à noite ou amanhã cedíssimo estarei na MG-010 para curtir o 1º Festival de Inverno de Conceição do Mato Dentro, que começa neste sábado, 13, conforme mostra o site da prefeitura de Conceição:

O Festival de Inverno de Conceição do Mato Dentro, terá sua primeira edição no período de 13 a 21 de julho, na sede do Munícípio de Conceição do Mato Dentro, e nos Distritos de Córregos, Santo Antônio do Norte (Tapera) e Santo Antônio do Cruzeiro (onde nasce o Rio Santo Antônio em MG). Iiniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, com a realização da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, em parceria com a FLAMA.

Serão 09 dias de intensa programação cultural, sendo todas atividades gratuitas, propiciando a reflexão sobre o tema da arte e da cultura, em seu potencial transformador e de pertencimento. Terão oficinas de arte, cultura, educação, rodas de conversa, teatro, cinema, dança, cinema, exposição de artes plásticas e vários shows na sede e em distritos, em espaços como praças, ruas, escolas públicas e outros equipamentos sociais.

Tema

O tema do Festival será “Patrimônio Cultural e Diversidade”. “O evento tem a proposta de promover a reflexão sobre a arte e a cultura em seu potencial transformador e de pertencimento”, ressalta a secretária de Cultura da cidade, Silvana Lages. Serão nove dias de intensa programação cultural gratuita realizadas em espaços como praças, ruas, escolas públicas e outros equipamentos sociais na sede e nos distritos próximos.

Segundo o Prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira, o Festival de Inverno é um evento de cunho cultural, que terá como matéria-prima a essência de nossas raízes.

“Estou muito feliz com a realização desse antigo projeto do nosso governo de democratizar o acesso à cultura, incluindo os distritos. As mais variadas formas de arte serão ensinadas por meio de oficinas gratuitas com mais de 700 vagas. Estamos investindo no resgate de nossa identidade, na alma de nosso povo. Contamos com todos vocês!”, comemora.

Confira a programação completa no site oficial.

https://festivaldeinvernocmd.com.br/oficinas/

E para quem ainda não conhece Conceição e adjacências, sinta-se lá neste poema do Cadinho Faria e Murilo Albernaz, composto nos tempos em que a MG-010 ainda era toda de terra:

“Oh! Conceição / Oh! Concieção

És um cantinho no meu coração (Refrão)

Eu subo a curva já com a mente turva / e em cada curva /

é um vai ou racha/

O ônibus só tem buzina/ ao invés de gasolina / um tanque de cachaça

 

Desço do ônibus às dez e meia / já com a cuca cheia /

chegando ao fim /

beber que é bom não bebi nada / a maldita estrada/ é que bebeu por mim

 

Graças a Deus o povo é hospitaleiro / se faltar dinheiro / não tem problema não

Há sempre um banco a mais praça /pra dormir de graça / em Conceição/

 

Se a poeira incomoda a gente / lá na Água Quente / tem lugar pra um

Mas é preciso ter cuidado / morrer congelado / É lugar comum.

 

Fica escondida entre montanhas, serras/ essa linda terra / que eu amo tanto

Mas fica uma interrogação / o que é que a Conceição/ faz lá dentro do mato

 

Oh! terra boa, gente de futuro / outro ar tão puro / eu sei que não tem não

Mas se quiser pagar promessa / que não se despeça / fique em Conceição

 

Peço desculpas se deixei meu verso / espelhar o inverso /

reclamar sem ter razão / Pois sempre que a coisa aperta /

a receita certa é vir pra Conceição.”


» Comentar

Comentários:
1
  • Márcio Luiz disse:

    Mais essa agora referente ao Galo, Chico.
    ADILSON, o volante menos ruim que dispomos, vai ENCERRAR a carreira devido a problemas cardíacos. Deu na Itatiaia há pouco.

    Já não bastasse o Blanco, o melhor de todos, parado por DOIS anos devido a contusão grave.
    E lá vamos nós de ZÉ welisson, pqp.

    Vida de Atleticano não é fácil.