Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O rolo compressor do Santos e as inevitáveis comparações entre os treinadores brasileiros e estrangeiros  

Foto: twitter.com/SantosFC

Logo no começo da letra do hino do Santos está a frase: “Agora quem dá bola é o Santos…”. Pois é. E o Santos é a bola da vez. Sem um elenco caríssimo como Palmeiras e Flamengo, líder do Brasileiro, jogando bonito e marcando muitos gols. O técnico é argentino, para a irritação de muitos colegas brasileiros dele. Assim como Felipão que recuperou seu prestígio conquistando o Brasileiro com o Palmeiras jogando bonito, Jorge Sampaoli trilha caminho semelhante, marcado negativamente no comando da seleção Argentina na Copa da Rússia. Gosto de treinadores estrangeiros dirigindo clubes brasileiros. Eles sempre trazem alguma inovação. Temos grandes técnicos, mas o intercâmbio é sempre bom.

Também concordo com Renato Gaúcho que ironizou aquela onda de ex-jogadores indo fazer “estágio” em grandes clubes europeus. Na época ele disse que os caras iam para lá tirar fotos com treinadores e jogadores famosos e voltavam dizendo que fizeram “estágio”. Mas resultado em campo que é bom, nada. A gozação do Renato funcionou e a onda acabou. E ele próprio provou que se trabalhar muito e for competente para montar uma comissão técnica e elenco, dá pra se destacar na prateleira de cima, sem invenções e frescuras.

Hoje o Santos tacou 6 a 1 no Goiás, sétima vitória consecutiva e provocou a demissão do técnico Claudinei Oliveira. Algumas declarações de gente conceituada no futebol induzem a quem não acompanha o time tão de perto acreditar que realmente o Sampaoli está fazendo um belo trabalho. Pepe, lenda do maior Santos de todos os tempos, escreveu: “@josemaciapepe “Obrigado ao elenco do meu @SantosFC por esse futebol maravilhoso que me faz reviver os bons tempos!”. Carlos Cereto, do Sportv, mandou sem dó: @carloscereto “É um espetáculo ver o Santos jogar. Sampaolli é muito melhor que os técnicos brasileiros. Faz de um elenco modesto, o melhor time do campeonato. Joga bonito e consegue aliar a posse de bola com velocidade e eficiência. Um tapa na cara dos treinadores retranqueiros.”

E ao ver o Goiás esmagado desse jeito, inevitável lembrar que o Galo passou aperto para empatar com ele. Sobre isso o Igor Assunção, da 98FM não perdoou: @Igortep “Santos mostrando ao GALO como se faz com time que vai brigar lá embaixo na tabela.”. Henrique André, do Hoje em Dia fez uma ressalva importante: @ohenriqueandre “Santos e Flamengo passaram o trator no Goiás; o Atlético mal chutou a gol contra o Esmeraldino, mas ganhou dos cariocas no Brasileirão e eliminou o Peixe na Copa do Brasil. Futebol é doido demais!”

Baseado no que disse o André, o que se conclui é que os jogadores do Atlético não mantém o “sangue nos olhos” em todos os jogos. Possivelmente baixa a soberba contra os adversários considerados mais fracos e as vitórias não saem. Ou seja: toda arrogância é castigada!


» Comentar

Comentários:
2
  • Marcão de Varginha disse:

    Sampaoli vai na contramão do que Mano Meneses sempre adotou.. a audácia e coragem tem que prevalecer sobre a retranca e o anti-jogo!
    – Parabéns ao Santos que faz por merecer estar liderando o brasileirão.
    – #benecyeternomito

  • Marcos disse:

    Pobre Cruzeiro, não ganha de ninguém e não faz gol em ninguém, e digo mais: ainda não enfrentou Santos e Palmeiras!