Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Arena MRV: às mineradoras as benesses das leis, ao Galo os rigores delas

Foto: twitter.com/ArenaMRV

O Silvio T, a quem agradeço pela presença constante no blog, pede a minha opinião: “Chico, aproveito este post prá sugerir um com sua opinião e abordagem dessa novela que virou a licença para que o Atlético construa seu estádio. Já disse aqui que sou contra essa aventura, mas já que vão fazer mesmo, acho um absurdo tudo que a “justiça #24milmiserê” e as instâncias políticas têm feito prá atrapalhar a obra. Beiram o surreal as exigências e rigores num estado conhecido mundialmente pelas tragédias ambientais, na cidade que também tem fama mundial pelo espigões espalhados por tudo quanto é canto. Pela facilidade com que destruíram as árvores em volta do Mineirão prá botar aquela monstruosidade de concreto no lugar. Pelo assassinato de árvores de modo indiscriminado em toda a cidade todos os dias.”

Só discordo de você em relação a “essa aventura”, caro Silvio. Este estádio vai mudar a história do Galo, principalmente porque será construído e administrado por gente competente, que entende de grandes empreendimentos e ama o Atlético. Vejo como normal este trâmite legal para a liberação de tantas licenças e alvarás. É da legislação, cumpra-se. O problema é que outros segmentos não passam por tanta burocracia e dificuldades. Têm atalhos. A Vale, por exemplo, não poderia mexer na mina que rompeu em Brumadinho. As CPIs instaladas estão mostrando que ela teve facilidades anormais para mexer, e deu no que deu.

Depois de todas as novelas, em todas as instâncias, a obra da Arena do Galo vai sair, porque será boa para todo mundo, até para os adversários do Galo, que continuarão motivados a se fortalecer cada vez mais para não ficarem para trás. A população daquela região será a maior beneficiada. O que hoje serve como esconderijo de bandidos e desova de corpos, vai se tornar um parque ecológico, comercial e esportivo, se inserindo em um dos metros quadrados mais caros de Belo Horizonte. Sem falar na geração de empregos, renda, impostos e lazer. Enquanto a Vale e outras mineradoras (que matam centenas, milhares de pessoas, acabam com rios e ecossistemas) têm todas as facilidades do mundo para rasgar nossas montanhas, o Atlético cumpre com as suas obrigações com todos os entraves que permitem a muita gente aparecer mais do que deveria.

Um empreendimento que não traz nenhum risco para ninguém, muito pelo contrário. Diferente das barragens das mineradoras, que matam, destroem e ainda contam com uma Lei Kandir para aumentar os seus lucros estratosféricos. E até hoje nenhum executivo da Vale nem da Samarco, preso pelos crimes cometidos em Mariana e Brumadinho.

É o Brasil!


» Comentar

Comentários:
28
  • Carlos Henrique disse:

    Q uero se Bruninho entrar que arrebente.
    Di santo ou Alerrandro..
    Rodrigo Santana, tem que ser cobrado pela imprensa.
    a torcida, tem que cobrar no campo.
    o veterano da camisa nove.
    pedir mudança.
    o Problema todo, sao os dois atacantes,
    nao fazem gols e nao dao assistencias.
    e o Rodrigo santana. os defende.
    o veterano, por que marca os volantes.
    o outro por que corre o jogo todo.
    mas no ataque nao resolve.
    chara ajuda na marcaçao, mas no ataque é nulo.
    nao vai pra cima , nao ajuda

  • Marcos disse:

    Há anos o Cruzeiro falava em construir estádio proprio, mas como o carma em nosso estado é nada ir pra frente, e os Perrellas não tiveram competência pra issl, esse estádio não vingou.
    E agora, quem diria, quem tem tudo pra ter o seu próprio estadio é o Atlético e não o Cruzeiro. O estádio proprio poderá ser um sonho convertido em realidade para o Atlético, coincidindo justamente com o momento em que o Cruzeiro está ameaçado de cair em um poço sem fundo, pq entregou sua gestão nas mãos de uma quadrilha. E o pior, nem o Mineirão poderá usar pra jogar mais…
    Cá pra nós, o Atlético só não dominará o futebol mineiro sozinho, já na década de 20, se não quiser.

  • Audisio disse:

    Acho que o Rodrigo Santana está numa encruzilhada! Ele mesmo cavou essa situação com essa bobagem de time reserva. Rodrigo me amedrontou quando foi cumprimentar o técnico do Corinthians e disse que êle era sua referencia! O tal do Carrili. Ganhou um campeonato com o Corinthians mas isso não lhe autorga o título de grande treinador! Oswaldo Oliveira foi campeão mundial com o Corinthians e campeão brasileiro. Pegou um time montado e estruturado pelo seu antigo chefe Wanderley Luxemburgo, esse sim, inegavelmente, foi um grande treinador, uma pena que a arrogância e o excesso de orgulho lhe subiram à cabeça e o derrubaram.
    Assistindo á um debate na fox não me lembro o nome do comentarista fez um interessante comentário de como êle começou a reparar e detectar como os dois estrangeiros que estão na dianteira do campeonato começaram a influenciar os técnicos médios e mais jovens que começam a armar suas equipes de forma mais agressiva e e ofensiva. Alguns abrindo mão até do segundo volante e colocando meias ou jogadores extremamente habilidosos para essa função! Infelizmente vejo o Santana mais como um seguidor do Tite e seus conceitos conservadores provenientes da velha escola gaúcha de Carlos Froner, que tanto mal fez ao futebol brasileiro. Rubens Minelli e outros tantos impuseram guela a baixo do povo e dos clubes o tal futebol de resultados matando a beleza e a alegria do futebol brasileiro.
    Gostaria que o Rodrigo Santana tivesse mais coragem de lançar novos juniores, caras novas, sistemas novos, mas ao que parece vai seguir a linha conservadora dos defensivistas e temo que se transforme em mais um Largui, Oswaldo Oliveira, Ivo Worthman, Celso Roth, Ney Franco e tantos e tantos outros por aí! Os defeitos são padronizados. Demora em reagir diante de problemas durante o jogo, falta de autoridade diante de medalhões, excesso de teoria e preciosismo tático, Enquanto isso Ricardo Oliveira segue fazendo um gol a cada quinze jogos!

  • Horacio disse:

    Caro Chico, recentemente saiu na imprensa uma declaração que pode resumir bem esta questão
    do licenciamento ambiental. É a declaração de um promotor, destes que choram miséria com 24
    mil líquidos todo mês na conta: “Mas a questão jurídica é filigrana dentro do contexto maior que é político”.

    Portanto, dependendo do freguês é filigrana. Explica as facilidades da vale e até mesmo porque esta empresa, que na prática era um monopólio estatal, foi “vendido” a um banco paulista.

  • Amaury disse:

    Que atraso de vida, gente. Por que não liberam logo essa autorização para o Atlético começar as obras do seu belo estádio? Todos ganharão com essa construção, não só o Atlético que ficará maior ainda do que já é, como meu Cruzeirão que terá mais trunfos e cartas na manga para negociar uma possível administração do belo Mineirão. O América já tem o bonito e funcional Independência. Que comecem logos as obras.Minas ganhará empregos, riquezas e valorização. Ah, e meu Cruzeirão não ficará um milimetro menor com o crescimento do seu maior adversário.

  • Audisio disse:

    O Atlético mudará de patamar nacionalmente e internacionalmente.
    Ultrapassará o Vasco como quinto colocado no ranking dos clubes brasileiros.
    A Juventus foi seis vezes seguidas campeã da Itália depois da inauguração do seus estádio.

  • Francisco Amâncio filho disse:

    Concordo plenamente

  • Marcos disse:

    Minas Gerais, principalmente aonde fica BH, é uma terra onde o carma é nada ir pra frente, nem o básico evolui. Metrô não desenvolve, anel rodoviário nunca muda, duplicação de rodovias não acontece, dentre outras coisas mais. E nisso, nem o estádio do Atlético escapa…

    • Alisson Sol disse:

      Nenhum estádio do mundo dâ lucro, exceto para a construtora…

      • Audisio disse:

        Inveja é uma m…

      • Queiroz disse:

        Meu caro Alisson Sol,
        estádio nenhum dá lucro,como assim?Pode até não dar lucro exorbitantes mas se o estádio for construído com recursos próprios não tem como não gerar dividendos. A equação é simples,se o CUSTO DO ESTÁDIO for =a RECURSOS ADIQUIRIDOS sem recorrer a empréstimos, é lucro certo. Tirando os custos de funcionamento a casa partida,sobrará grana. Isso é fato! Fora o ganho dentro do campo que o diga a Juventus de Turim,cujo o estádio serviu de parâmetro para o estádio do Galo.Alison ,só existem dois caminhos pra acompanhar as receitas geradas pelo Flamengo hoje Estádio próprio sem gerar dívidas na sua construção e ou o time se tornar uma EMPRESA. No Brasil existe muita disparidade nas receitas, quem não ficar esperto fica pra trás. Sinta-se a vontade pra contestar mas acho difícil,os números estão aí. Sei que o sr deve estar se referindo as empreiteiras que tanto nos roubaram mas o caso do GALO é pacote fechado,a empreitada é a preço fixo,quem aceitar gerir a obra,terá que trabalhar com um ORÇAMENTO já pré estabelecido o contrato. O Aecio jogou vcs no mato.

  • Gilberto Costa disse:

    Só pra lembrar: Chará custou o mesmo que Bruno Henrique, 23 milhões de Reais.

  • Germano Brás disse:

    Justiça brasileira e seu vale quanto pesa.

  • Rogerio Natanael disse:

    Ao meu ver este terreno entrou no negócio porque já se sabia das dificuldades que se iria enfrentar se fosse feito algum empreendimento ali.
    Estao usando o Galã o para levar vantagens e espero que no futuro que Atlético não fique com a conta para pagar…

  • Edson Dias disse:

    Melhor não ter facilidades, gente… se facilidades estivessem acontecendo, não tenho a menor dúvida que estariam sendo associadas à presença do Kalil no cargo de prefeito de Belo Horizonte.

    Só fico ressabiado, Chico, com esse seu comentário: “Este estádio vai mudar a história do Galo, principalmente porque será construído e administrado por gente competente, que entende de grandes empreendimentos e ama o Atlético.”. Quanto à primeira parte, vou guardar minha boca pra e agir como na contratação de jogadores: dizer que é reforço, só depois de ver em campo e aprovar. Não vai adiantar ter um grande estádio e não revelar um volante que presta, e aí quando um mediano Jair se machuca, ficarmos desesperados porque Zé Welisson vai ser acionado novamente. “Ah!! Mas com o dinheiro que o estádio vai gerar não será preciso contratar essas porqueiras!”. Estamos carecas de saber que antes de ter dinheiro, é preciso saber contratar. Desde que Maluf adoeceu e infelizmente nos deixou, o festival de cagadas em termos de contratações por parte da diretoria do Atlético – tanto nos tempos do Nepomuceno quanto agora na gestão Sette, é assustador. Na gestão Nepomuceno, na segunda metade, gastou-se tudo o que se podia para se montar um ataque caro, cheio de nomes velhos e decadentes. Na gestão do Sette, o pouco que se tem gasta-se mal ou volta-se a apostar na lógica do “reforço bom e barato”. Isso sem falar em contratações de qualidade duvidosa, que nós sabemos a quem atende, e não é ao clube…

    Por fim, o novo estádio vai permitir a volta do “torcedor raiz” para seus assentos, ou a exclusão vai continuar?

  • Pedro Vitor disse:

    Comentário lúcido e sensato!

  • Silvio T disse:

    Não tem que me agradecer, Chico, eu e tantos outros é que agradecemos você manter um blog desse nível nesses tempos de trevas no Brasil e no mundo. E continuo com minha opinião com relação à verdadeira perseguição que sinto em relação ao galo, aqui e no país. Lembra do furdunço da imprensa, judiciário e classe política quando o Kalil anunciou o contrato com o Indepa? Deu até CPI na Assembléia!?!?! Uma simples e transparente operação comercial foi tratada durante meses como se fosse um crime. Se o presidente do galo na época fosse um desses bananas incompetentes pós-Kalil, com certeza teria sucumbido aos ataques. Já o desastroso contrato do rival com o Mineirão sempre foi tratado como se fosse o supra sumo da inteligência empresarial. Por falar nisso, como anda aquela dívida de milhões com o gigante da Pampulha, heim?

  • Guilherme Gonçalves disse:

    Tremei, adversários do Galão da Massa!!! O estádio vai sair. E vai ser o top dos tops.

  • Áureo disse:

    E pros cruzeirenses que um dia sonharam em construir um estádio também , a oportunidade chegou : já começaram a fichar pedreiro e serventes no Caldeirão do Galo ..

  • Helso Luiz Lima de Bem disse:

    Amigo, sou o Helso Téia, o mesmo, que anos atrás lhe procurou, para pedir ajuda, quanto às organizações dos encontros dos ex atletas do galo.. 28 de setembro será o décimo. Gosto de ler vc, seu blog, porém, tenho dificuldades, quanto a este formato..hoje moro em Calgary no Canadá . Abraços!! Vai lá no 10° encontro..

  • Fernando Luiz Baldioti disse:

    falou tudo o amigo, tá certo, tem gente que só quer atrapalhar a comunidade de alguma forma, quanto as mineradoras estão fazendo do solo mineiro um grande buraco, destruindo tudo e o estado ficando com centavos e elas lucrando assustadoramente, acabando com o meio ambiente, destruindo tudo de forma gritante…o estádio do Atlético vai proporcionar alegria e bem estar aos torcedores Atleticanos e sou um deles. Chico Maia, amigo aquele abraço e Deus nos proteja sempre. Fernando Luiz Baldioti, o repórter feliz.

  • Lourenço disse:

    Boa Chico, concordo.

  • Walter Gallo disse:

    Parabéns Chico!
    compartilho plenamente com as suas considerações.
    Difícil compreender, como ainda somos terras de colonizados! O pior, pelo nosso próprio conterrâneos.
    A legalidade e a lei, são importante extremamente e necessária. O que não pode ser, é a manipulação que fazem sobre e sob ela. Mas em um um mundo que até as leis sagradas, são usadas para benefícios próprios. Não pode se esperar mais nada!

  • Marcão de Varginha disse:

    Sim, as exigências das leis tem que ser cumpridas, embora nota-se que demoram demais pra analisar se houve ou não cumprimento do que foi imposto ao clube.. trabalhei com um chefe que nos dizia (sic) “aos amigos a lei, aos inimigos os rigores da lei”.. é bem por aí mesmo que ocorre desde quando o Galo manifestou interesse em possuir seu próprio estádio.
    – Por outro lado é mt bom o Galo não procurar atalhos, pois, ficar devendo favores é viver numa balança!
    -#benecyeternomito

  • FRANCISCO SA disse:

    Parabéns, pela sua análise, caro CHARÁ.
    De fato, além do desenvolvimento social daquela região, a tendência é o NOSSO GALO, deslanchar, assim como o ATHLETICO PARANAENSE.
    Abraços,
    XICO SÁ
    Tenho saudades de seus debates na TV, com o VALDIR, quando os azuis não tinham a AMARELINHA. rsrsrsrs

  • Queiroz disse:

    Sr Lobato, pegou pesado demais com o pai dos bobos. He he he.Que fiquem com a “Toca 3″e que se explodam por lá. O Galo não é instituição filantrópica que vive de caridade. Ajudar defunto é coisa de funerária. O DESALOJADO tá pedindo ajuda rsrsrs.

  • Queiroz disse:

    Meu caro fake news,bom dia!
    Nao entra nesse assunto que isso demonstra sua inveja.Seu time está prestes a ser DESALOJADO por causa de uma dívida de 26 milhões com a Minas Arena e o sr querendo dar palpite no estádio do Galo?

  • Lobato disse:

    Duda,
    A resposta é simples,
    La é a toca 3 (vc escreveu isso). Diverta-se, delicie-se, usufrui-se. Teremos o nosso estadio como tivemos no passado e sem as custas de ninguém. Não precisamos de um clube meia boca para alavancar os nossos grandes projetos!
    A gestão do Mineirão não deu certo pq o seu deputado estadual (Aecio Neves) mijou pra tras.( coisa de cruzeirense) , então não finja de bobo e pare de escrever asneiras!!