Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Galo x Inter: no calor do Horto, uma vitória para evitar que a frigideira alvinegra comece a esquentar mais que o normal

Foto: www.arenaindependencia.net

Atlético x Internacional, domingo, 11 horas no Independência. Por causa da final da Copa do Brasil os gaúchos vêm com time reserva, o que aumenta a responsabilidade do Galo, que além de jogar em casa vem de inacreditáveis quatro derrotas consecutivas. Uma nova derrota esquentará demais a frigideira. O público aprovou este horário de futebol desde a primeira vez em que a Globo determinou isso, em 2015. Inclusive aos sábados, experiência mais recente. Atlético x Bahia, mês passado, teve quase 23 mil pessoas no Horto, para ver aquela palhaçada, desnecessária, de time reserva perdendo para o tricolor da boa terra.

Alguns jogadores não gostam do horário, principalmente os mais velhos. Fábio Santos é o que mais reclama: “Eu não gosto de jogar esse horário. Nunca gostei. Todo jogo que eu fiz às 11h, sempre passei mal. Não passo o dia bem, não gosto, sinto dor de cabeça. Treinamos essa semana toda de manhã para adaptar, ainda mais com esse calor, quem perde é o espetáculo.”

Pois eu acho ótimo e a maioria com quem converso sobre o tema, também. Ora, ora, um jogo de futebol afere tudo para apontar o vencedor, não apenas a qualidade técnica, individual ou coletiva de um time. As condições físicas e psicológicas, as estratégias dentro e fora de campo, fazem parte do pacote, que envolve a competência dos treinadores, fisicultores, dirigentes, enfim. No frigir dos ovos, o melhor preparado vence. O resultado dos treinos do dia a dia, aparece ou não. Exceção feita quando um árbitro, bandeirinha ou, agora o “vídeo manipulador de resultados”, VAR, influencia no placar. Aí, não tem jeito.

A Copa do Mundo de 1994 foi decidida num jogo que começou ao meio dia, sob quase 40 graus de temperatura. O Brasil venceu graças à competência de Taffarel, Romário e cia., em consonância com a incompetência de Pagliucca, Baggio e etecetera. Na condição física e placar, empataram no tempo regulamentar e prorrogação. Nos pênaltis o time do Carlos Alberto Parreira se mostrou melhor preparado emocionalmente para bater, defender e contar com o descontrole de Baggio, o melhor jogador italiano, que chutou nas nuvens.

Ao contrário do que avalia o Fábio Santos, o público ganhou. Emoção além dos 90 minutos num calor escaldante, mas quem tem de estar preparado e agüentar tudo isso em campo são os jogadores, cuja profissão é essa e são muitíssimo bem remunerados para isso. O horário do espetáculo precisa agradar é ao público, que paga para ver. No caso, horrível, para mim, é sábado ou domingo às 19 ou 20 horas.


» Comentar

Comentários:
12
  • Roger Campos disse:

    Pois é, a frigideira vai esquentar. Ninguém aguenta um time tão relapso.

  • Paulo F disse:

    Meu Deus, Chico, como esse Chará é ruim, ele está todas as tomadas de decisão, com 3 companheiros livres ele consegue cruzar pra ngm
    Custou o mesmo que Bruno Henrique…

  • Clóvis Mineiro disse:

    Acho que o Galo deveria punir o Cazares com multa, tira-lo da partida é punir o time. Sei que ele não é lá essa brastemp e vem atuando muito mal; o problema é que o Galo não tem substituto, não vence a 4 jogos e Cazares já cumpriu aquelas partidas que ele não joga nada. Quem sabe seria hoje. Vamos aguardar, queira Deus que o Galo vença, ainda faltam quase 20 pontos pra ficar livre da degola.

  • edson dias disse:

    Nem times varzeanos costumam gostar desse horário… Se fosse bom, não seria necessário parar o jogo em cada tempo para reidratação dos jogadores. E isso não tem haver com a ruindade e velhice atual do time do Galo, que tem tudo pra se complicar hoje.

  • edson dias disse:

    Detesto o horário e a razão é simples: Via de regra os jogos são peladas horrorosas. E não estou falando apenas do Galo. Para qualquer par de clubes que se enfrentam nesse horário, só dá jogo feio. Inclusive a final da Copa de 1994, que foi uma pelada monumental. Afeta de forma a qualidade técnica do jogo. Imagine então quando o time não tem lá muita qualidade como é esse – no máximo, mediano time do Galo de hoje em dia. Mas como o que importa é apenas atender o interesse das transmissoras, tudo bem…

  • Silvio T disse:

    O Inter é um dos times que mais têm dificuldade prá vencer fora de casa e vai jogar só com reservas. Será que mesmo assim o estagiário 2 vai conseguir emplacar a quinta derrota seguida?

  • Flávio Orsini da Costa Val disse:

    Estou com o Fabio Santos, mesmo para os espectadores. Imagine ficar torrando no sol de meio-dia?

  • Guilherme Gonçalves disse:

    Pelo que parece o Cazares não vai fazer raiva em ninguém nessa partida. O sujeito chegou uma hora e meia atrasado no treino. É um irresponsável! Uma diarréia em mais uns dois ali já seriam o bastante pro Galo ter chance de vencer esta partida e acabar com esse jejum miserável.

  • Horacio disse:

    Pois é seu Chico, acho o horário péssimo para quem curte o pacote ‘ir ao jogo’, é um horário muito quente e perde-se praticamente todo o dia, quase que fica por conta. A muiiito tempo atrás já joguei bola neste horário, é uma b. muito desgastante.

  • Flávio Azevedo disse:

    A globo/premiere arranjou estes horários para não serem esmagados pelos concorrentes que transmitem os campeonatos ingles, espanhol, alemão…e na serie b, tem jogo todo dia para sempre terem um jogo ao vivo na programação…

  • Paulo F disse:

    Tá aí uma boa desculpa pra colocar todos os velhos no banco!
    Não aguentam o calor!! Assim o Galo ganharia…
    Mas parece que a base do time é a mesma, mesmos titulares do meio pra frente, mesmo totalmente inoperantes nos últimos 4 jogos, o que demonstra que comissão técnica e diretoria estão satisfeitos. Se contentam com a mediocridade, o que compromete a Vitória.