Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Manga, o goleiro da defesa mais difícil que já vi, volta a morar no Brasil e pede ajuda

É desagradável e muito triste falar de ex-jogadores de futebol em dificuldades, mas o assunto é permanente e só ganha repercussão quando envolve nomes muito famosos. O caso do momento é do ex-goleiro Manga, que ao contrário da maioria em situação semelhante, não põe a culpa em ninguém pela sua atual situação, nem trata da situação como “vítima do sistema”, hipocrisia ou coitadinho. Mostra a realidade, é grato a quem o ajuda e a quem já o ajudou.

Tenho apenas uma discordância em relação a quem acha que os ex-clubes de ex-jogadores têm a obrigação de sustentá-los quando passam por dificuldades. A relação entre eles foi profissional, como de todo trabalhador que tem direito e deveres em qualquer empresa. Com uma diferença a favor dos jogadores de futebol: eles são premiados por vitórias e empates (bichos) e principalmente por metas e títulos alcançados. O Internacional, aliás, foi um dos pioneiros no país a pagar altas quantias em bichos e premiações, muito maiores que os salários, fórmula essa fundamental para que ele fosse bi-campeão brasileiro consecutivamente em 1975/1976.

A final de 1975 foi a primeira que não contou com time carioca nem paulista. Grande jogo no Beira-Rio, 1 a 0 para o Inter, gol de cabeça do Figueroa, com 82.568 pagantes. Nunca me esqueci a defesa do Manga de falta batida por Nelinho, o maior cobrador do mundo naquela época. Bola na risca da grande área, cinco na barreira. Chute forte, fazendo curva em torno da barreira, com tendência de ir na gaveta do lado direito do Manga que já tinha pulado, porém, numa elasticidade e reflexo inacreditáveis, conseguiu voltar e dar um tapa na bola, aliviando o que seria o empate do Cruzeiro. Felizmente a memória eletrônica está aí para que o resumo da partida possa ser visto de novo:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=17&v=5wCh-mOrF8Q&feature=emb_logo

ue=333&v=hyodkLQgMWo&feature=emb_logo

A notícia sobre a atual situação do Manga está no Uol:

* “Ex-goleiro Manga será o primeiro ex-jogador a morar no Retiro dos Artistas”

Goleiro da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1966 e ídolo de Botafogo e Internacional, no Brasil, e Nacional, no Uruguai, Manga será o primeiro ex-jogador a morar no Retiro dos Artistas, instituição localizada no Rio de Janeiro fundada há mais de 100 anos e que acolhe artistas idosos que passam por dificuldades financeiras e emocionais. É o caso do ex-arqueiro, de 82 anos. Aposentado, Haílton Corrêa de Arruda, o Manga, passou recentemente por uma cirurgia para tratar uma insuficiência renal aguda. A operação foi realizada no Uruguai e contou com ajuda financeira de torcedores do Nacional-URU, entre eles Mateo D’Costa, Cônsul do Uruguai no Equador — país onde Manga vive desde  que pendurou as chuteiras pelo Barcelona de Guayaquil, no início da década de 80. Ele mesmo conta em entrevista exclusiva ao UOL Esporte….

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2020/03/18/em-crise-ex-goleiro-manga-e-o-1-ex-jogador-a-morar-no-retiro-dos-artistas.htm?utm_source=twitter&utm_medium=social-media&utm_content=geral&utm_campaign=esporte&cmpid=copiaecola


» Comentar

Comentários:
0