Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O discurso e a prática. Me engana que eu gosto. Até parecem socialistas pregando um Brasil com menos desigualdade social. Os discursos até parecem

Disse Tom Jobim no início dos anos 1990, que “o Brasil não é para principiantes”. Sem dúvida. Um ligeiro exemplo:

Discurso 1

* “… __ Nessa última década, que termina agora em 2020, o PIB do Brasil cresceu zero. Com o impacto da pandemia, aliás, vamos estar levemente negativos em termos de PIB nesse período. Na década de 80, a década perdida, o PIB per capita não cresceu. Agora, será o PIB que não vai crescer, o que significa uma queda do PIB per capita da ordem de 15%. O que é duríssimo – calculou. – Temos realmente que mudar, precisamos de reformas profundas. Precisaríamos estar crescendo mais rápido. Temos um estado extremamente ineficiente, uma desigualdade enorme…”

Discurso 2

* “… a crise traz a obrigação de trabalharmos para diminuir essa desigualdade colossal que nós temos… Talvez essa crise seja a oportunidade de trabalharmos mais juntos, com mais solidariedade. Nos últimos anos, um dos problemas foi a polarização, de ricos e pobres, de esquerda e direita. Eu esperaria que essa crise trouxesse mais bom senso, mais pragmatismo…”

Quem lê, pensa tratar-se de duas lideranças de esquerda, na pior das hipóteses, de centro esquerda. Porém, são, ninguém menos que Roberto Setúbal, um dos donos do Itaú/Unibanco (Discurso 1)) e Jorge Paulo Lemann, (3G Capital, AB InBevKraft Heinz e Burger King, entre outras) o segundo brasileiro mais rico do mundo, no discurso 2. Em um seminário virtual sobre a atual crise provocada pela Covid-19, em trechos publicados pelo O Globo. A propósito, a Guarda Municipal de Belo Horizonte fechou esta uma unidade das Lojas Americanas, na Rua Jacuí, por não respeitar as normas de prevenção contra a pandemia.

https://oglobo.globo.com/economia/jorge-paulo-lemann-que-eu-gosto-mais-que-toda-crise-cheia-de-oportunidades-24375730


» Comentar

Comentários:
4
  • J.B.CRUZ disse:

    CARO CHICO MAIA:
    A SOCIEDADE MODERNA PARADA se DESESTRUTURA:
    Apresenta-se o Desafio de Escolher (Entre a Cruz e a Espada); a Perda de Parentes, Amigos Ou de nós Mesmo; Ou pela Doença (COVID-19); ou pela MISERABILIDADE e a FOME…
    Apesar dos Trancos e Solavancos; o Avanço Continua, Mesmo que a Contragosto, porque tudo deveria ser diferente..As coisas são como são; e é SÁBIO as Aceitar para não Perder Tempo com mimimi..
    Fazer Drama seria Contraproducente agora, por que é Preciso Seguir em Frente.e Suprir as Necessidades que se tornaram URGENTES e que Beneficiariam a Todos…
    Tudo Aquilo que não Tiver Aplicação Prática neste Momento; e que não seja de alguma Utilidade, há de ser REJEITADO SUMARIAMENTE..
    Nesta hora, ficar Discutindo ou Competindo para ver qual Opinião Seria Melhor; é Pura Perda de Tempo..
    E Também é nessa hora que Aparece o LÍDER NATO; e tinha que ser ”ELE”…
    Nosso PRESIDENTE : JAIR MESSIAS BOLSONARO; que tomou a Frente para Defender um Modelo de Isolamento Chamado ”VERTICAL” que Permite a Reabertura de Escolas, Universidades,Empresas, do Comércio e Indústrias; e a volta aos Empregos, trabalhos e Serviços; porquê; sem Dinheiro, não há Pão, Carne, Arroz e Feijão Sobre a mesa.
    E como Cumprir com Nossos Compromissos no Fim do Mês ??..As Contas estão chegando !!!..
    Nesse CENÁRIO CRÍTICO com Atividades Econômicas Agonizando, os EMPRESÁRIOS Clamam para que Governadores e Prefeitos levantem a Quarentena..
    No meio Saturado de Incerteza, o DEBATE, Infelizmente, se Politizou e perdeu a Clareza que Ajudaria a Encontrar Soluções para a SAÚDE PÚBLICA sem Quebrar o EQUILÍBRIO SOCIAL !!..
    Porém< Verdadeiros Abutres Humanos em Momento de Calamidade abusam com aumentos extorsivos de preços, sem qualquer cuidado para atenuar os estragos que geraram..
    Estarrecedor ainda como Pessoas Ricas e Abastadas; mas, ''Pobres de ESPÍRITO DE SENSIBILIDADE'''', ficam na Contramão da SOLIDARIEDADE; e se Aproveitando do Momento para Explorar á População..
    CARO CHICO MAIA: Tempos Estranhos; As Forças da Natureza deixaram os ANIMAIS ( Tenho 12 Gatos e 6 Cães – todos SADIOS E SAUDÁVEIS) de fora da PANDEMIA, que ataca apenas a Raça Humana,,,será porquê ???…Talvez SINAIS DOS TEMPOS que chegaram para convencer-nos a MUDAR……………….

    • Horacio disse:

      Caro J. B., as coisas não voltarão ao normal por decreto. Antes do isolamento quase todas industrias pararam por falta de componentes importados, as exportações caíram, houve uma fuga de investidores do país e nada foi feito além de emendas a constituição, juros, como sempre, na estratosfera. Mais uma lei, mais um decreto não farão mágica, não muda nada. Seu líder não passa de um político brasileiro como qualquer outro. Polítiqueiro ruim que só pensa na próxima eleição. Quem viver verá.

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Desde que as reformas não interfiram no lucro dos bancos e no consumo da cerveja. O discurso é sempre lindo.

  • Wendel disse:

    Creio que a última frase diz tudo “por não respeitar as normas de prevenção contra a pandemia.” se existe uma norma e você não respeita a culpa é de quem lhe pune ?
    A dificuldade do brasileiro em entender que quem quebrar pode se reerguer, mas quem perder a vida, não conseguirá outra. Sinto que o governo não esta preocupado com a economia, a sua preocupação é única em não gastar com a população mais pobre, se tem algo que admiro nos americanos é o senso de nação, ocorra o que ocorrer eles não deixam uma americano para trás, aqui no Brasil querem saber se é rico ou pobre, se é de direita ou de esquerda, socialista ou capitalista.
    Mamon é o deus que os move, se dizem defensores da vida mas adoraram na verdade a Mamon.